PSDS com CMMI Nível 2 Dimitri de Almeida Malheiros Barbosa 27/03/2006.

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Transcrição da apresentação:

PSDS com CMMI Nível 2 Dimitri de Almeida Malheiros Barbosa 27/03/2006

Tópicos Abordados Introdução Histórico CMMI PSDS PSDS e CMMI Nível 2 Conclusões Referências

Introdução SERPRO – Serviço Federal de Processamento de Dados Desenvolve e mantém sistemas da administração pública Alguns sistemas: Siscomex, Rais, Renavam, Siafi, Siape, IRPF, Receitanet, Rede Governo, Siafem, Siapenet, Siorg, Passaporte

Introdução PSDS – Processo SERPRO de Desenvolvimento de Soluções Aderente aos níves 2 e 3 do CMMI - Capability Maturity Model Integration

Histórico Até 1999, não existia um processo de desenvolvimento padrão Em 2000, lançamento do release 1.0 do PSDS, aderente ao nível 2 do SW-CMM Versão atual é a 6.2 que está aderente aos níveis 2 e 3 do CMMI O SERPRO conta com dez unidades qualificadas no nível 2 do CMMI

CMMI Capability Maturity Model Integration Criado em 2002 pelo SEI - Software Engineering Institute Integra vários modelos de qualidade, entre eles o SW-CMM Apresenta orientações para definição e implantação de processos

Representações do CMMI Duas representações: contínua (continuous) e por estágios (staged) Estágios: cumprimento de requisitos faz com que se evolua nos níveis de maturidade Contínua: organização escolhe entre evolução para o próximo nível de capacidade ou extensão daquele nível de para um número maior de áreas de processo.

Representações do CMMI

Disciplinas e Áreas de Processo Quatro disciplinas focadas no CMMI:  Engenharia de sistemas  Engenharia de software  Subcontratação  Desenvolvimento integrado de produto e processo Cada disciplina associa um conjunto de áreas de processo (PAs)

Áreas de Processo Conjunto de melhores práticas Proporcionam melhorias quanto implementadas Representação por estágios: organiza as PAs por seus níveis de maturidade Representação contínua: organiza as PAs de áreas funcionais

Áreas de Processo: representação por estágios

Áreas de Processo: representação contínua

Nível 2 do CMMI Staged Nível 1 do CMMI staged (inicial) não existe processo ou documentação a respeito Nível 2 (gerenciado) possui as macroatividades:  Gerenciamento de requisitos  Planejamento, controle e monitoração de projeto  Gerência de aquisição com o fornecedor  Medição e análise  Garantia da qualidade do produto e do processo  Gerência de configuração

PSDS Processo SERPRO de Desenvolvimento de Soluções Fundamenta-se no RUP Desenvolvimento OO e Estruturado Aderente aos níveis 2 e 3 do CMMI Atualmente na versão 6.2

PSDS Ciclo de vida dividido em iterações que são agrupadas em fases: concepção, elaboração, construção e transição

PSDS Macroatividades definem atividades, subatividades, fluxos de trabalho, papéis, artefatos e ferramentas

PSDS e CMMI Nível 2 Última versão do PSDS, a 6.2, está aderente aos níveis 2 e 3 do CMMI Staged Macroatividades do PSDS implementam as áreas de processos Cada macroatividade corresponde a uma ou mais áreas de processo

PSDS e CMMI Nível 2

PSDS e CMMI Nível 2: Desafios Manter-se na excelência da Tecnologia da Informação e Comunicações para o serviço público Distribuição geográfica (descentralização do desenvolvimento) Diversidade de negócios, projetos e plataformas Grande número de desenvolvedores Aumento de volume de demandas Explosão de novas tecnologias Integração entre Sistemas

Gestão de Requisitos Implementa a área de processo Requiremetns Management Define processos para elicitar, organizar, documentar e gerenciar as mudanças nos requisitos de uma aplicação de software Garante a resolução do problema e construção do sistema de forma correta

Gestão de Projetos Implementa a área de processo Project Planning e Projetct Monitoring and Control Atende as expectativas relativas aos objetivos, prazos, orçamento e demais compromissos do projeto Duas atividades principais:  Planejamento de Projeto  Monitoração e Controle do Projeto

Gestão da Aquisição com o Fornecedor Implementa a área de processo Supplier Agreement Management Trata de produtos e serviços Inclui processos necessários a obtenção de bens e serviços externos a empresa Principais atividades:  Planejamento de aquisição  Estabelecimento de compromissos  Acompanhamento de evolução do contrato  Avaliação de produtos adquiridos  Encerramento da aquisição

Garantia da Qualidade do Processo e do Produto Implementa a área de processo Product & Process Quality Assurance Controla a qualidade do processo e do produto de software Verifica se o PSDS está de fato sendo seguido durante o desenvolvimento Principais atividades:  Planejamento e revisão de processos de qualidade  Coleta e análise de dados  Tratamento de ocorrências e apresentação de resultados

Gestão de Configuração de Software Implementa a área de processo Configuration Management Estabelece procedimentos de controle de mudanças e de versões Principais atividades:  Planejamento da gestão de configuração  Criação de ambientes de configuração  Execução e liberação de mudanças em ítens de configuração  Administração de baselines  Monitoração e relatação da configuração  administração de solicitações de serviços e mudanças

Medição e Análise Implementa a área de processo Measurement and Analysis Desenvolve e mantém a capacidade de uma medição para ser utilizada como suporte às necessidades gerenciais de informação Principais atividades:  Estabelecimento dos objetivos e especificação das medições  Especificação dos procedimentos de coleta  Armazenamento e dos procedimentos de análise  Comunicação dos resultados

Conclusões PSDS é uma realidade dentro do SERPRO Diversas melhorias foram implementadas Processo não está uniformemente instituicionalizado dentro da empresa Todas as unidades ainda não certificadas estão trabalhando em busca da certificação Sistemas desenvolvidos pelo SERPRO são de extrema importância para a sociedade PSDS e CMMI garantem a qualidade e a satisfação do cliente

Referências Portal do SERPRO, Acesso em 19/03/2007. Portal Corporativo do SERPRO – Manual do PSDS Software Engineering Institute – CMMI Web Site, Acessado em 21/03/2007. Vasconcelos, Alexandre. CMMI – Capability Maturity Model Integration: Introdução e Experiência de Implantação Cepeda, Sandra L. CMMI – Staged or Continuous? Rational Unified Process. Included in Rational Method Composer, ibm.com/software/awdtools/rup/index.html. Acessado em 22/10/2007