2008 estações de integração e travessia de pedestres P3 EXERCÍCIO1 USP - São Carlos 2008 allan. ana carolina. fabrício. natalia. priscila c. priscila i.

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2008 estações de integração e travessia de pedestres P3 EXERCÍCIO1 USP - São Carlos 2008 allan. ana carolina. fabrício. natalia. priscila c. priscila i. thais.

INTRODUÇÃO Ao imaginarmos a cidade de São Carlos num futuro próximo, nos deparamos com a provável necessidade de adequação e melhoria do sistema de transporte público, uma vez que a demanda de passageiros é sempre maior, o tráfego de automóveis torna-se cada vez mais pesado, os fluxos e cruzamentos mais complexos e os limites da malha urbana encontram-se constantemente em expansão. Para solucionar os problemas de mobilidade já existentes e evitar que a situação do trânsito na cidade se agrave, apresentamos nossa proposta de implantação de uma linha troncal de VLT, a qual deverá se integrar ao sistema viário da cidade e se adequar ao fluxo simultâneo de outros tipos de veículos, além de garantir segurança aos seus usuários e demais pedestres da cidade.

TRECHO DE INTERVENÇÃO av. sao carlos ~ mercado municipal shopping bicão

CONCEITO baixo impacto ambientalsegurançamodulaçãoalta tecnologiaidentidade/memóriarapidez/agilidadevalorização do entorno

sinaliza cao segurança permeabili dade baixo impacto ambiental PROPOSTA por se tratar de um meio de transporte de baixo impacto ambiental, daremos continuidade a esta linha de pensamento através da implantação de trilhos sobre gramado. nos trechos onde haverá cruzamento de automóveis sobre os trilhos a pavimentação a ser adotada deverá ser do tipo “concre-grama”. ambos serão iluminados por LEDs quando o VLT estiver a 100 metros de distância daquele ponto. todo o percurso do VLT será dotado de sonorizadores nos limites com as ruas (exceto cruzamentos) e por spots de luz nos limites com o passeio público ou canteiros.

sinaliza cao racionaliz acao modulação PROPOSTA a execução em módulos produzidos em série e que poderão se arranjar de diversas maneiras deverá ser aplicada a todos os pontos, diminuindo desperdícios e economizando tempo e dinheiro, além de criar uma identidade para cada local onde os pontos serão implantados. essa iluminação será possível através de sensores localizados nos próprios trilhos. além da sinalização descrita, as calçadas deverão ser equipadas com pavimento especial para a orientação de deficientes visuais, evitando assim acidentes com usuários, veículos e pedestres em geral.

identifica çao futuri smo alta tecnologia a linguagem visual de nossos pontos será voltada para um design moderno, com o uso de materiais como o aço, o vidro ou o acrílico. consideramos que assim eles serão condizentes com a tecnologia dos VLTs, moderna, e com certeza voltada para o futuro. PROPOSTA identidade/memória optamos por utilizar placas de acrílico na proximidade de cada ponto de VLT, criando uma identificação para o sistema. nas estações de integração, essas placas serão transparentes, diferentemente dos pontos comuns, e terão nelas impressas imagens antigas da cidade de São Carlos, remetendo à sua história.

transfor macao facilid ade rapidez/agilidadevalorização do entorno deverão ser implantados terminais do tipo “auto- atendimento” em determinados pontos para a emissão de tickets e recarga de cartões, conforme a demanda de usuários, agilizando a cobrança de passagens e consequentemente tornando o embarque de passageiros mais rápido. a implantação deverá ser feita de modo a não prejudicar as edificações existentes, mas sim tornar-se um atrativo para a região, facilitando o acesso dos usuários. a mobilidade traz consigo melhorias sociais e conseqüentemente valorização ambiental e imobiliária. a estrutura deverá ser disposta de modo que tanto a expansão do trajeto como o aumento do número de VLTs por trilho seja facilitado. PROPOSTA

SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO TRAÇADO o trecho inicial compreendido entre a estação intermodal da av. são carlos (e.i.mercadão) e o início da av. Grécia deverá ter apenas um trilho, pelo qual o VLT transitará tanto no sentido da avenida como no sentido contrário (percurso de ida e volta ), devido à falta de espaço livre. a implantação de dois trilhos poderia agravar ainda mais os problemas de tráfego nos horários de pico e comprometer o desempenho esperado da combinação entre os diversos tipos de veículos. é também por isso que o fluxo de ônibus deverá ser eliminado neste trecho, uma vez que seu percurso seria redundante à atuação do VLT. a ausência de espaço para realizar manobras e manutenção dos veículos neste trecho torna necessária uma área de descanso, que poderá servir futuramente como trecho de alternância/desvio de veículos, caso a demanda de usuários aumente e novos VLTs necessitem ser utilizados.

SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO TRAÇADO nos demais trechos serão implantados dois trilhos paralelos, que deverão ocupar freqüentemente os canteiros centrais das avenidas. a transposição de trechos em declive deverá ser feita através de pontes. trecho av. são carlos – e.i. sul

trecho e.i. sul – av. henrique greggori SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO TRAÇADO trecho greggori – al. das castanheiras

trecho av. bruno ruggiero – r. miguel petroni SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO TRAÇADO trecho al. das castanheiras – av. bruno ruggiero

TRECHO DE INTERVENÇÃO DO GRUPO shopping Estação de Integração Oeste Estação Bruno Ruggiero Estação Shopping 1 2 3

SOBRE A REGIÃO os trechos seqüenciais a serem detalhados pelo grupo encontram-se inseridos numa região definida pelo PD de São Carlos como zona de ocupação induzida. a área é caracterizada por dispor de infra-estrutura básica e conter grandes vazios urbanos, coincidentemente no principal vetor de crescimento da cidade. sua ocupação é de uso misto, ou seja, concentra tanto residências como edifícios comerciais e de serviços. a região tem apresentado grande aumento na densidade populacional desde ANÁLISE DE FATORES CONDICIONANTES COM BASE NOS FATORES ACIMA APRESENTADOS, ENTENDEMOS QUE A IMPLANTAÇÃO DO VLT NESTA ÁREA FAZ-SE NECESSÁRIA NÃO SÓ COMO INFRA-ESTRUTURA PARA A REGIÃO, MAS TAMBÉM COMO ALAVANCA DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DO LOCAL, PODENDO SER CONSIDERADO COMO UM ATRATIVO.

TRECHO 1 ESTAÇÃO INTERMODAL OESTE análise do entorno baixo fluxo de veículos no local, com destino ao comércio, indústrias e serviços da área. grandes áreas desocupadas. por se localizar sobre o eixo de expansão da cidade, futuramente a utilização da via como meio de acesso a outros bairros deverá ser intensificada.

TRECHO 1 ESTAÇÃO INTERMODAL OESTE implantação

TRECHO 2 ESTAÇÃO AV. BRUNO RUGGIERO análise do entorno fluxo descontínuo de automóveis em alta velocidade. o ponto será localizado em frente a uma praça. ocupação mista: residencial, comercial e de serviços. baixo fluxo de pedestres. probabilidade de instalação de equipamentos públicos no local futuramente.

TRECHO 2 ESTAÇÃO AV. BRUNO RUGGIERO implantação

TRECHO 3 ESTAÇÃO SHOPPING análise do entorno grandes áreas livres, com grande potencial de expansão e desenvolvimento. atualmente é caracterizado pela presença do shopping e de alguns condomínios, o que condiciona os fluxos a horários pontuais dos trabalhadores, usuários e moradores dos locais o projeto para tal ponto pretende reconfigurar o espaço, induzindo outros usos e ocupações do local. tendência à verticalização

TRECHO 3 ESTAÇÃO SHOPPING implantação

PERSPECTIVA ANIMADA