Frenectomia e Frenotomia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BOCA A boca é revestida por uma membrana mucosa de epitélio escamoso estratificado queratinizado.
Advertisements

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ANATOMIA
TRATAMENTO DAS FRATURAS DO 1/3 MÉDIO DA CLAVÍCULA COM HASTE INTRAMEDULAR ELÁSTICA DE TITÂNEO (TEN-AO) Marcelo De Vita; Rüdger Hercht; Axel Jobel Städtisches.
Adequar as funções mastigatórias Fonética Estética Manter espaço perdido Desenvolver o bem-estar psicoemocional.
CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCOMAXILOFACIAL
GENERALIDADES.
Electromiografia II Aula V: Mononeuropatias membro superior
Faculdade Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ)- UNESP.Botucatu
Erupção Dental ESTÁGIO PRÉ-ERUPTIVO: até a formação completa da coroa;
Ligamento Periodontal histOdonto
Seminário “ENSINANDO E APRENDENDO”
Seminário de Genética Fibromatose Gengival
Mandíbula Ramo Face Lateral Texto Ramo.
Prof. Edmundo Melo Júnior
TÉCNICAS OPERATÓRIAS TAYGUARA C. CAVALCANTI.
? Você está preparado para o novo mundo da odontologia? Página 6.
Desde 1999.
Enf. Maria Helena Pompeu -HCFMRP-UN
Plastias gengivais associadas a facetas e coroas anteriores
Como promover o autocuidado no dia a dia: Intervenções para Mudança de Hábitos de Vida e Autocuidado Apoiado no Diabetes Mellitus - Saúde Bucal - Lina.
A cronologia de erupção dos dentes
SulAmérica Odontológico PME Tele-vendas: (61) /
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ANATOMIA
Aspectos periodontais durante a infância
Especialidades Odontológicas
Aluno (a): Ana Paula Krolow Bonetz Curso: Auxiliar em Saúde Bucal – ASB Disciplina: Informática Aplicada I – Atividade 2 Orientador: Nilzo Machado.
A DENTIÇÃO HUMANA No decorrer da sua vida, o ser humano possui duas dentições: a 1º conhecida como dentes de leite, é a decídua; ela é formada até 3.
Faculdade de Odontologia LESÕES PERIODONTAIS AGUDAS
Auxiliar em Saúde Bucal – EAD Prof.: Catarine Grisa
SORRISO BONITO E SAUDÁVEL
Curso: Auxiliar de Saúde Bucal
CLASSIFICAÇÃO DAS CAVIDADES
GENGIVITE.
Periodontia Tratamento odontológico eficaz na remoção da placa bacteriana presente entre os dentes e a gengiva.
Escovação Infantil.
MOLARES SUPERIORES.
Ortodontia Aluna.Martina Eloiza Breyer Fruhling Prof. Nilzo Machado.
Câncer de boca.
PREVENÇÃO DAS DOENÇAS BUCAIS
Nome:Marli Antunes Kieling
FRENULO LINGUAL: MODIFICAÇÕES PÓS-FRENECTOMIA RESULTADOS
Aluna: Patrícia Silva da Rosa Professor: Fábio Cristiano Muller Disciplina: Educação em saúde lll Trabalho: Projeto de atividade prática Atividade ll:
PRÓTESE TEMPORÁRIA DISCIPLINA DE PRÓTESE PARCIAL FIXA
Oclusão em Prótese Dentária
Fase do Patinho Feio de Broadbent
DISTRIBUIÇÃO PERIFÉRICA
Fisioterapia Cardiorrespiratória
APARELHO MASTIGATÓRIO
APOIOS São os elementos da PPR responsáveis pelo princípio biomecânico da fixação e também para estabilização. Os apoios asseguram que as cargas que incidem.
ORTODONTIA PREVENTIVA
Momento apropriado para o Tratamento Ortodôntico
DOENÇA PERIODONTAL X NASCIMENTO DE BEBÊS PREMATUROS E DE BAIXO PESO
Tratamento Ortodôntico Preventivo e Interceptativo
Grampos Retém a prótese na sua posição de assentamento,impedindo que apresente movimento no assento gêngivo-oclusal,quando o paciente utilizá-la funcionalmente.
Planejamento Interdisciplinar e Preparo de Boca preliminar
Operações Fundamentais em Cirurgia
A Relação entre a Oclusão e a Periodontia
PARACOCCIDIOIDOMICOSE BUCAL: FUNDAMENTAÇÃO/ INTRODUÇÃO
SUTURAS CONTÍNUAS.
REGENERAÇÃO ÓSSEA GUIADA E OS IMPLANTES DENTÁRIOS
: Hochheim*, R.N; Bez**, L ; Benfatti***, C.; Chagas****, M *Doutor em Implantodontia pela UFSC, Professor FURB ** Mestre em Implantodontia pela UFSC ***
Transcrição da apresentação:

Frenectomia e Frenotomia Alunos: Cristianne Teixeira 881.809-7 Deborah Araújo 879.246-1 Diogo Malaquias Fabrício Moreira Guilherme Ramos 881.488-0 Joabe Rodrigues Julian Miguel 223.537-4 Patrícia Magalhães 581.056-6 Rafaella Rosolem Rayanne Rosa 877.587-7 Rodrigo Vinícius 222.709-6

Frenectomia e Frenotomia A frenectomia e a frenotomia se diferem em extensão. A frenectomia (frenulectomia) é a remoção completa do freio, incluindo sua inserção ao osso subjacente. A frenotomia (frenulotomia) é a incisão do freio, ou seja, remoção parcial.

Freio de inserção interdentária associado a um freio; Objetivos Em algumas pessoas, os freios podem estar com sua inserção fora do lugar habitual, dificultando a fonação, alimentação e estética. Para corrigir esses defeitos, utiliza-se da técnica de frenectomia ou frenotomia. Freio de inserção interdentária associado a um freio; Freio lingual curto. Freio de inserção papilar;

Objetivos A frenectomia deve ser considerada como parte de plano de tratamento de alguns defeitos, como: Problema de limitação dos movimentos da língua e dos lábios; Fechamento ortopédico de um diastema; Posição em uma crista edêntula que dificulta a realização de uma prótese; Associação a uma falta de tecido queratinizado.

Indicações As indicações para frenectomia: A) Periodontais: Freio que traciona a gengiva marginal ou que impede a higiene; Freio desarmonioso para a estética do sorriso gengival; Freio associado a uma patologia periodontal.   B) Biomecânicas: Freio hipertrófico associado ao fechamento ortodôntico de um diastema ântero-superior; Freio lingual curto.

Técnicas cirúrgicas Existem várias técnicas preconizadas pelos autores, que variam de simples para outras mais complexas. Porém, há um ponto em comum, a anestesia. Deve ser infiltrativa terminal com dupla finalidade: tirar a sensibilidade e isquemiar a área , que é ricamente vascularizada.

Técnicas cirúrgicas GOLDMAN (1983) preconiza a apreensão do freio com um pinça mosquito, seguidas de duas incisões verticais. Com uma tesoura periodontal, secciona-se o freio na sua base. LASCALA e MOUSSALI (1989) preconiza a incisão em dois tempos, ou seja, uma primária ou mucosa, na qual tracionam o lábio fazendo-se um incisão de 1-1,5mm no sentido mésio-distal, perpendicularmente ao rebordo alveolar; e uma secundária ou perióstica, na qual é feita a divulsão das estruturas fibro-elásticas, além de macerar o periósteo, impedindo o deslizamento da inserção gengival durante a cicatrização.

Técnicas cirúrgicas Segundo COSTA PINTO e GREGORI (1975), concluíram a partir de comparação com diversas técnicas, que a “Técnica de Archer” ou da “dupla pinçagem”, que é simples e rápida. Com ajuda de duas pinças hemostáticas, uma faz a apreensão do freio na porção mais próxima do rebordo alveolar enquanto a outra, na porção de mucosa labial, de tal forma que as pontas das pinças se tocam. O tecido apreendido é incisado, acompanhando a superfície externa das pinças hemostáticas.

Caso Clínico 1 Foto inicial do caso: freio labial curto. Pinçamento do freio e incisão. Remoção do freio. Tamanho do freio retirado. Vista após sutura.

Caso Clínico 2 Técnica de frenectomia associada a enxerto de mucosa mastigatória: relato de caso clínico. Vista anterior do freio. Remoção do freio e obtenção do molde. Leito doador. Sutura do enxerto no leito receptor. Conclusão do caso.

Caso Clínico 3 Frenectomia ou frenulectomia lingual. Foto inicial do caso. Vista lateral do freio preso. Apreensão da lingua e incisão do freio. Conclusão do caso. Remoção do freio.

Caso Clínico 4

Conclusão A partir da análise e revisão da literatura consultada e experiências clínicas, concluímos que: O freio pode ter várias inserções, e essa pode estar ou não atrapalhando alguma função; A indicação da frenectomia tem que ser feita com cautela, fazendo o diagnóstico correto; A idade ideal para se fazer, após o diagnóstico correto é por volta dos 12 anos; A técnica cirúrgica pode sofrer variações, mas as vistas aqui nesse trabalho são de bom prognóstico.

Bibliografia BORGHETTI, A.; MONNET-CORTI, V.; Cirurgia plástica periodontal. São Paulo: Artmed. 2002. Cap. 9, p.187-197. CARRANZA, N.T; Periodontia clínica. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan. 2002. DUARTE, C.A.; CASTRO, M.V.M.; Cirurgia estética periodontal. São Paulo, Livraria Santos. 2004. Cap.8, p. 97-113. DUARTE, C.A.; Cirurgia periodontal: pré-protéticae estética. São Paulo, Livraria Santos, 2002. NEIVA, T.G.G. et all; Técnica de frenectomia associada a enxerto de mucosa mastigatória: relato de caso clínico. Rev. Dental Press Periodontia Implantol., Maringá, v. 2, n. 1, p. 31-36, jan./fev./mar. 2008. SEIBT, G.B. et all; Frenectomia: revisão e caso clínico. RGO, 42(4): jul/ago. 1994. Caso clínico 1 cedido pelos alunos Guilherme Ramos e Rayanne Rosa, estudantes da UNIP-DF. Caso clínico 3 disponível em: http://www.odontologiaestetica.com.br Caso clínico 4 cedido pelas alunas Patrícia Ladeia e Rayssa, estudantes da UNIP-DF.