CEOS - CENTRO ESPÍRITA OBREIROS DO SENHOR

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Transcrição da apresentação:

CEOS - CENTRO ESPÍRITA OBREIROS DO SENHOR DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO DE EXPOSITOR ESPÍRITA

1. INTRODUÇÃO Do grego méthodos - “caminho para chegar a um fim”. Processo ou técnica de ensino. O método depende dos propósitos que se tenha, da habilidade do professor ou líder, da disposição do aluno, do tamanho do grupo, do tempo disponível e dos materiais de trabalho. POR QUE UM MÉTODO DE ENSINO? Embora não seja o caso, gostaria de lembrar da figura de Alan Kardec

2. PRELEÇÃO É o método clássico, onde o orador faz seu discurso diante do auditório. Transmissão de grande quantidade de informações em pouco tempo; pode ser empregado com grupos grandes; requer uso de pouco material. Vantagens Impede que o aluno participe contestando; dificulta o poder de retenção; poucos conferencistas são bons oradores. Limitações

3. DINÂMICA DE GRUPO É a divisão de um grupo grande em diversas equipes. Estimula os alunos tímidos; desperta um sentimento cordial de amizade; desenvolve a habilidade para dirigir. Vantagens Pode ser o resultado de um conjunto de deficiência; os grupos podem desviar-se do assunto em questão; a direção pode ser mal organizada. Limitações

4. DEBATE ORIENTADO Método no qual os oradores apresentam seus pontos de vista e falam pró ou contra uma determinada proposição. Apresenta os dois aspectos de um problema; aprofunda os assuntos em discussão; desperta o interesse. Vantagens O desejo de “ganhar” pode ser demasiadamente enfatizado; requer muita preparação; pode produzir demasiada emoção. Limitações

5. OUTROS MÉTODOS 1) Maiêutica - método socrático, onde o instrutor desenvolve sua exposição fazendo perguntas aos alunos. Deve-se evitar o pseudo-diálogo. 2) Cochicho - durante a aula, permitir que pares de alunos conversem sobre o tema em questão. 3) Brain storming - deixar espaço para a criatividade, onde cada aluno é livre para falar o que quiser, sem medo de reproche. 4) Exame - é considerado um método, porque permite ao aluno reorganizar a matéria dada.

6. RECURSOS VISUAIS Imagina sinais de trânsito sem desenhos. Quanto tempo demoraria a ler “cuidado, risco de pista escorregadia?” 1) Quadro negro ==> De emprego econômico, serve para sistematização de raciocínio. 2) Cartaz ==> Ajuda o professor a mostrar as etapas de um processo ou fatos correlacionados entre si. 3) Slide (Moderno) ==> Torna a apresentação mais dinâmica, pois pode-se usar projetor, videoclips, animações e programas de computador.

DICAS PARA USO DE SLIDES MOS (mantenha-o simples); Use desenhos ou gráficos sempre que puder e reduza o número de palavras e números; Deixe bastante espaço entre os itens para facilitar a visualização; Os desenhos não precisam de ser perfeitos, mas devem ser claros e ter sentido; Mantenha sempre a mesma aparência.

7.CONCLUSÃO O Expositor deve evitar a metodomania, lembrando-se de que todos esses métodos apontados são meios. A finalidade maior é a transmissão do conhecimento. Cuidemos para que seja bem objetiva e proveitosa.

8.FONTE DE CONSULTA LEROY, FORD. Pedagogia Ilustrada Tomo I : Princípios Generales. 3ª ed., S/L/P, Editorial Mundo Hispano, 1976. R.O.D.S.E. Reuniões de Orientação a Dirigentes de Sessões Espíritas. São Paulo. São Paulo, FEESP (Área Federativa), S/D/P. HASBANI, GHASAN. Fazendo Excelentes Apresentações. São Paulo, Market Books, 2001 (Série Essencial).