Pensamento Estatístico e sua Aplicação

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Transcrição da apresentação:

Pensamento Estatístico e sua Aplicação EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz

Pensamento Estatístico “A estatística é uma ciência que se preocupa em com a coleta, organização, análise, interpretação e apresentação de dados” (EVANS & LINDSAY) 2

Pensamento Estatístico A medição de processos gera estatísticas Dimensões de parafusos produzidos na linha Entrada de erros de pedido no departamento de pedidos Número de atrasos diários em um aeroporto A estatística é fundamental para a implementação da melhoria contínua 3

Pensamento Estatístico Pensamento estatístico: filosofia de aprendizado e ação e baseada em princípios Todo trabalho ocorre em um sistema de processos interconectados Variações acontecem em todos os processos Compreender e reduzir variações levam ao sucesso 4

Pensamento Estatístico Compreensão de processos Determinação dos efeitos de variação Determinação da ação gerencial a ser tomada Aplicação da estatística de forma consistente Realizar previsões Implementar melhorias 5

Pensamento Estatístico Redução da variação => compreensão INPUTS PROCESSO OUTPUTS Ferramentas Materiais Máquinas Ambiente Operadores Métodos Instrumentos de Medição Desempenho de Medição do Operador 6

Pensamento Estatístico Causas Comuns de Variação Máquinas INPUTS PROCESSO Ferramentas Materiais Ambiente Operadores Métodos 7

Pensamento Estatístico Causas comuns de variação Partes naturais do processo Geralmente 80 a 95% das variações observadas processo produtivo Redução da variação Melhores treinamentos e tecnologia 8

Pensamento Estatístico Causas especiais/determináveis de variação Surgem de recursos externos ao processo Aparecem esporadicamente Rompem os padrões aleatório das causas comuns Podem ser detectadas por métodos estatísticos 9

Pensamento Estatístico Tempo PREVISÍVEL ? Tempo IMPREVISÍVEL 10

Pensamento Estatístico Principais erros dos gestores SOB CONTROLE 1 Tratar uma causa comum como causa especial Aumento da variação em um sistema 2 Tratar uma causa comum como causa especial Perda da oportunidade de reduzir variação RESULTADO NÃO ESTÁVEL 11

Pensamento Estatístico Nível organizacional Executivos compreendem o sistemas e seus processos centrais Uso dos dados para avaliação de performance Desenvolvimento de sistemas de medidas úteis Encorajamento para que os funcionários tentem melhorar seu trabalho 12

Pensamento Estatístico Nível de processo Desenvolvimento e avaliação de sistemas de gestão de projetos Estabelecimento de metas realistas Manutenção da informação para funcionários Foco no processo sem culpar os funcionários pela variação 13

Pensamento Estatístico Nível individual/pessoal Funcionários conscientes da variação Melhor análise dos dados do trabalho Identificação de oportunidades de melhoria e medição 14

Métodos Estatísticos em GQ Aplicações Análise de produto e mercado Projeto do produto e do processo Controle do processo Análise de confiabilidade Verificação de melhorias no processo 15

Métodos Estatísticos em GQ Nível organizacional Executivos compreendem o sistemas e seus processos centrais Uso dos dados para avaliação de performance Desenvolvimento de sistemas de medidas úteis Encorajamento para que os funcionários tentem melhorar seu trabalho Todos devem conhecer os conceitos básicos 16

Métodos Estatísticos em GQ Metodologia Estatística Básica Principal componente => estatística descritiva Coleta, organização e descrição de dados eficientes Distribuição de frequência histogramas Organização e apresentação de dados Medidas de tendência central (médias, medianas, proporções) e medidas de dispersão (intervalo, DP, variância) Informações quantitativas sobre natureza do processo 17

Métodos Estatísticos em GQ Metodologia Estatística Básica 2º Componente => inferência estatística Tirar conclusões de características desconhecidas de um população da qual se tem os dados Experimentos controlados (influência de temperatura) 18

Métodos Estatísticos em GQ Metodologia Estatística Básica 3º Componente => estatística preditiva Desenvolvimento previsões de valores futuros com base em valores históricos Estabelecimento de características do processo Análise de regressão e correlação 19

Métodos Estatísticos em GQ Conceitos Básicos Variáveis aleatórias Distribuições de probabilidade População e amostra Técnicas de amostragem 20

Controle Estatístico do Processo (CEP)

Controle Estatístico do Processo Sistema de Controle do Processo Sistema de feedback CEP = sistema de feedback Elementos Processo Informações de desempenho Ação sobre o processo Ação sobre o resultado 22

Controle Estatístico do Processo Combinação de fornecedores, produtores, pessoas, equipamentos, materiais de entrada, métodos e ambientes que trabalham para produzir o resultado + clientes Desempenho do processo = comunicação cliente + fornecedor 23

Controle Estatístico do Processo Informações de Desempenho Informação mais útil =>conhecimento: processo e variabilidade Determinação de valores-alvo (características) e monitoramento seu alcance Tornar operação produtiva Interpretação correta Processo em condições normais X anormais Execução de ações adequadas 24

Controle Estatístico do Processo Ação sobre o processo Mais econômica para prevenir que características importantes variem muito Manutenção da estabilidade e garantia da variação dentro dos limites aceitáveis 25

Controle Estatístico do Processo Ação sobre o processo Treinamento de operadores Mudanças de materiais de entrada Equipamentos Comunicação entre as pessoas Projeto do processo como um todo 26

Controle Estatístico do Processo Ação sobre o resultado Menos econômica Detecção e correção do produto fora da especificação Não indica o fator gerador do problema no processo Inspeção e classificação de TODOS os produtos/ refugo ou retrabalho 27

Controle Estatístico do Processo Variação Dois produtos/características nunca são iguais Fontes de variabilidade Variações de curto prazo / variações graduais Intervalo de tempo e condições da tomada de medidas 28

Controle Estatístico do Processo Variação Causas comuns Agem de forma consistente no processo Produzem distribuição estável e repetitiva ao longo do tempo Sob controle estatístico 29

Controle Estatístico do Processo Variação Causas especiais / atribuíveis Sinalizadas por um ou mais pontos além dos limites de controle Afetam resultado imprevisivelmente a menos que sejam todas identificadas e tomadas providências Resultado instável ao longo do tempo 30

Controle Estatístico do Processo Variação Mudanças negativas Compreendidas e eliminadas Mudanças positivas Compreendidas e incorporadas ao processo 31

Controle Estatístico do Processo Sistema de CONTROLE do processo Fazer previsões sobre o estado atual e futuro Controle estatístico: causas comuns Instrumento de avaliação Instrumento contínuo de aprendizado 32

Controle Estatístico do Processo CAPABILIDADE do processo Determinada pela variação das causas comuns Melhor desempenho do próprio processo Demonstrada quando o processo está operando sob controle estatístico 33

Controle Estatístico do Processo CAPABILIDADE do processo Desempenho do processo Resultado geral em relação aos requisitos Especificações Desconsideração da variação do processo Processo sob controle => distribuição previsível => estimativa de peças dentro da especificação 34

Controle Estatístico do Processo Atende aos requisitos/ não está sob controle Controle Estatístico Ideal Sob Controle Fora de Controle Caso 1 Caso 3 Aceitável Capabilidade Inaceitável Caso 2 Caso 4 Variação de causas comuns e especiais Sob controle/excessiva variação de causas comuns 35

Controle Estatístico do Processo Ciclo de Melhoria e o Controle do Processo 2. MANTER O PROCESSO Acompanhar o desempenho do processo Detectar a variação de causa especial e atuar sobre ela 1. ANALISAR O PROCESSO O que o processo deveria estar fazendo? O que pode dar errado? O que o processo está fazendo? Alcançar o estado de controle estatístico Determinar a capabilidade 3. MELHORAR O PROCESSO Mudar o processo para entender variação de causa comuns Reduzir variação de causa comum 36

Controle Estatístico do Processo Cartas de Controle: Ferramenta para Controle e Melhoria do Processo Meio efetivo para detectar causas especiais Linguagem comum para a discussão do desempenho do processo Ajuda o processo a ter desempenho consistente e previsível 37

Controle Estatístico do Processo 38