Imigração Alemã no Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS
Advertisements

BAHIA SERGIPE ALAGOAS PERNAMBUCO PARAÍBA RIO GRANDE DO NORTE CEARÁ
A história do idioma português
Sudeste.
Imigração japonesa Inícios da imigração.
A diversidade cultural e a imigração
A diversidade cultural e a imigração
MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS
Imigração Eb2/3cManuel de Figueiredo Área de projecto Torres Novas 2008/2009 Francisco Gonçalves nº12 Júlia Vasconcelos nº13 Miguel Costa nº18.
Movimentos Migratórios e Urbanização
Correção da Prova 4° Bimestre.
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
HISTÓRIA DO BRASIL Prof. Lisiane – 8ª série.
CENTRO SUL.
Imigrantes Alemães Prof: Marceli T. 43 Laura e Sarah.
MIGRAÇÕES.
A Formação do povo brasileiro.
FESTAS POPULARES 2º ANO-2013
FESTAS POPULARES 2º ANO-2013
FESTAS POPULARES 2º ANO-2013
FESTAS POPULARES 2º ANO-2013
As Invasões Francesas no Brasil
NOVO HAMBURGO.
Em novembro de 1822, os imigrantes portugueses estiveram por aqui
Correntes imigratórias
1-A POPULAÇÃO RURAL E URBANA
Imigrantes italianos Giovanna e Sofia Turma 42 Professora marceli.
Migrações internas no Brasil
IMIGRANTES ALEMÃES PROFESSORA: MARCELI TURMA 42 DUDU E LORENZO.
América.
FESTAS POPULARES 2º ANO-2013
Professora Carol/Geografia
E O parque nacional dos Lençóis Maranhenses
E.E.E.F.M SENADOR ARGEMIRO DE FIGUEIREDO (POLIVALENTE) DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORA: MARIA HELENA TURNO: MANHÃ EQUIPE: Eric, Carlos, Viviane, Jéssica,
EEEFM Senador Argemiro de Figueiredo
Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
TRABALHO DE HISTÓRIA UMA SOCIEDADE EM TRANSFORMAÇÃO
ÁFRICA Aspectos gerais da África Colonização Descolonização
A EXPANSÃO DA ECONOMIA CAFEEIRA E A INDUSTRIALIZAÇÃO
Escola: Coopen Aluno: Eduardo Filho Série: 5° ano - vespertino.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 – POPULAÇÃO BRASILEIRA
Movimentos Migratórios e suas Motivações
População Brasileira.
Fluxos Migratórios.
TRABALHO DE HISTORIA TEMA:A ERA NAPOLEÔNICA
PÁGINAS 279 E )SIM, POR QUE AS FESTAS REPRESENTAM UMA IMPORTANTE CARACTERÍSTICA DA CULTURA DO NOSSO POVO. 2)A) AS NÃÇÕES INDÍGENAS B) LUCRO DO TRÁFICO.
América Platina.
Revolução Liberal (1830) Primavera dos Povos (1848)
Carnaval no Brasil
A história da cidade de São Paulo ocorre paralelamente à história do Brasil ao longo de aproximadamente 455 anos de sua existência, contra os mais de.
Joana Machado Marques Kelber Filho Costa Simão
A população européia A Europa não é um continente muito grande, mas apresenta grande variedade étnica, linguística e cultural.
A INFLUÊNCIA DA MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA
IMIGRAÇÃO.
Imigração no Brasil Final do Séc. XIX e Séc. XX.
Revisão P3 História pontos importantes!
História dos Portugueses no Mundo
O que a população de Salvador enfrentava entre 1797 e 1798?
A região sul do Brasil Aluna: Ana Clara Leonel Pajuaba
CANADÁ.
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
SÉCULO XIX NO BRASIL: A INFLUÊNCIA ESTRANGEIRA
Sociedade Agraria.
Imigração Alemã no Brasil
Jéssica Mendes, Jéssica Lorena, Larissa Andrade, Sabrina Abrantes e Leticia Ferreira.
FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL
Espírito Santo Histórico.
A população brasileira Prof.º Jeferson. Medido através do censo (contagem da população realizada de dez em dez anos no Brasil); 1500 a 1872: Período sem.
Ocupação e formação do espaço brasileiro – G2
Trabalho de História Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves
Transcrição da apresentação:

Imigração Alemã no Brasil

Contexto Histórico Brasileiro Em 1808 a família real portuguesa fugiu para o Brasil escapando da invasão das tropas de Napoleão. Com a derrota do mesmo, em junho de 1815, D. João VI retorna à Portugal. Sendo assim, necessitando de soldados e de colonos para o desenvolvimento do país.

Promessa de um Futuro Melhor A imigração Alemã ocorreu nos séculos XIX e XX (por iniciativa de Dom Pedro I), motivados principalmente por frequentes problemas sociais que ocorriam no continente Europeu, ao mesmo tempo em que existia fartura de terras existentes no Brasil. Para atrair os imigrantes, propagandas eram feitas na Europa, através de agências contratadas e com a ajuda das companhias de colonização, que retratavam o Brasil como “o paraíso”.

Início da Imigração O primeiro grupo de alemães chegou ao Brasil em 1818, no sul da Bahia, mas foi no sul do país que eles formaram a primeira colônia, em São Leopoldo - RS. Já em 1927, chegaram mais imigrantes alemães no porto de Santos, que seguiram para a região de Santo Amaro, São Roque, Embu, Itapecerica, Rio Claro e para os cafezais no interior do estado. Dois anos depois deu início à colonização de Santa Catarina. O Rio Grande do Sul foi o Estado que mais recebeu imigrantes alemães seguidos de Santa Catarina.

O ápice da Imigração O ápice da imigração alemã no Brasil foi entre os anos de 1920 a 1930, onde desembarcaram no Brasil cerca de 75.000 mil alemães fugindo das tensões econômicas que causaram grande desemprego. Diferente dos primeiros imigrantes, estes não foram trabalhar no campo, e sim em zonas urbanas, exemplos como operários e professores. Ou seja, era a mão-de-obra qualificada e especializada que chegara ao Brasil ajudando o crescimento, e o desenvolvimento, da industrialização do Sul Brasileiro e também do país.

Locais de origem dos imigrantes alemães

Os Problemas na Imigração O governo alemão proibiu em 1859 a emigração para o Brasil por conta de um forte movimento contra a emigração, já que muitos imigrantes morriam ao chegar ao Brasil, por causa de doenças tropicais. Os imigrantes alemães sofreram para se adaptar ao clima brasileiro, ao idioma e às novas condições e costumes de vida, além de não receberem tudo o que a campanha migratória prometia.

Contribuições dos Imigrantes Os imigrantes desempenharam um importante papel no desenvolvimento do país, por trazerem consigo hábitos e costumes da Alemanha. Como por exemplo: - A ampliação rede de igrejas luteranas, - Difundiram a religião protestante no Brasil, - A diversificação da agricultura, - Processo de urbanização e de - Industrialização, tendo influenciado, em grande parte, a - Arquitetura das cidades.

Concentração dos imigrantes alemães em Santa Catarina Concentração dos imigrantes alemães em Santa Catarina.  Fonte: Instituto Carl Hoepcke  http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/economia/ano-da-alemanha-no-brasil/noticia/2013/06/no-ano-da-alemanha-no-brasil-os-descendentes-catarinenses-contam-suas-historias-de-sucesso-empresarial-e-pessoal-4183045.html

OKTOBERFEST A Oktoberfest de Blumenau, que em apenas uma década se tornou uma das festas mais populares do Brasil, foi inspirada na festa alemã, que teve origem em 1810 em Munique. Tudo começou em 12 de outubro de 1810, quando o Rei Luis I, mais tarde Rei da Baviera, casou-se com a Princesa Tereza da Saxônia e para festejar o enlace, organizou uma corrida de cavalos. O sucesso foi tanto, que a festa passou a ser realizada todos os anos com a participação do povo da região. Em homenagem à princesa, o local foi batizado com o nome de Gramado de Tereza. A festa ganhou uma nova dimensão em 1840, quando chegou a Munique o primeiro trem transportando visitantes para o evento. Passaram a ser montadas barracas e promovidas várias atrações. Neste local apareceram também os primeiros fotógrafos alemães, que ali encontraram um excelente ambiente para fazerem suas exposições. A cerveja, proibida desde os primeiros anos, só começaria a ser servida em 1918. Logo depois, os caricaturistas já retratavam a luta pelos copos cheios de cerveja e pela primeira vez pode-se apreciar nas telas dos cinemas a festa das mil atrações. Por consequência das guerras e pela epidemia de cólera, a Oktoberfest deixou de realizar-se 25 vezes. De 1945 até hoje, aconteceu ininterruptamente. Atualmente, a Oktoberfest de Munique recebe anualmente um público de quase 10 milhões de pessoas. O consumo de cerveja chega a 7 milhões de litros. http://www.oktoberfestblumenau.com.br/oktoberfest/historia

http://uy.emedemujer.com/actualidad/viaja-con-anda-a-la-oktoberfest-y-vivi-una-experiencia-unica/

Influências na arquitetura: o estilo enxaimel O Vale do Itajaí (SC) é o local que concentra a maior parte das construções em estilo enxaimel

Atuais Notícias Por ter tido uma importância no desenvolvimento do nosso país, lugares mais conservadores da cultura alemã comemoram no final do mês de Julho o dia da Imigração Alemã no Brasil.

Alunos: Amanda, Ana Caroline, Denise, Filipe, Geovani, Lucas H Alunos: Amanda, Ana Caroline, Denise, Filipe, Geovani, Lucas H. e William