Globalização e Relações Internacionais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O MUNDO DO TRABALHO NA ATUALIDADE
Advertisements

POMMAR/USAID-Partners
Projeto de Pesquisa: Participação e Representação Política
Economia Política Internacional e Organizações Internacionais
Profa. Adriana Diaféria
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
Quem Governa o mundo? Que Desafios tem de Enfrentar?
PARA PENSAR O DESENVOLVIMENTO (SUSTENTÁVEL)
UNIJUI- Universidade Regional do Noroeste do Estado
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
A GLOBALIZAÇÃO (DR 4) O espaço em que vivemos está cada vez mais “pequeno”. Hoje, temos acesso a todas as informações em directo, do furacão à guerra,
Abrasco, Rio Janeiro, 23/08/2006 Polìticas públicas e distribuição da renda: o « Estado social ativo » Thomas Coutrot Economista, DARES, Ministère de lemploi,
“Funções Essenciais de Saúde Pública” nas Américas
CIDADANIA PLANETÁRIA.
Responsabilidade Social: desafios e oportunidades na ISO 2600
Responsabilidade Social: desafios e oportunidades na ISO 2600
Formação académica e empregabilidade na perspectiva da Francofonia (Ana Paula Coutinho, Coordenadora da Secção de Estudos Franceses da FLUP, Dez. 2006)
Ciência Geográfica.
Os Direitos Humanos Ana Beatriz Barata, nº1 Ana Beatriz Pacheco, nº2
Curso Direito à Memória e à Verdade
O ESTADO E A ORDEM INTERNACIONAL
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
Prof. Adjunto I Curso de Serviço Social
COMUNICAÇÃO, DIREITOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS MURILO CÉSAR RAMOS
Liberalismo, Neoliberalismo e Globalização
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Histórico Definição de Jogos Classificação de Jogos Processo de aprendizagem dos jogos Fases de realização.
Hoje Globalização Comentários sobre a leitura (10 minutos)
1 Fórum Nacional da Previdência Social A gestão da Previdência Social: uma questão de governança Peter Spink Brasília – DF 10 de maio de 2007.
COOPERAÇÃO SUL- SUL EM SAÚDE: O DESAFIO DAS DESIGUALDADES NO CONTEXTO DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS. NETHIS: CICLO DE DEBATES.
Globalização: Boa ou ruim?.
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
Planejamento Estratégico Objetivos Estratégicos Estratégias Projetos e Planos.
 A ordem internacional que se inicia após a II Guerra Mundial  O sistema que se procurou edificar em 1945, na Conferência de S. Francisco, apresentava.
Política Externa: o Desafio de torná-la Relevante FORUM CLP.
O Direito em crise: Fim do Estado Moderno
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
Situação Económica Mundial Abel M. Mateus Instituto Superior Naval, Março 2003.
GLOBALIZAÇÃO NEOLIBERALISMO
Sociedade Civil, Democracia e Desenvolvimento Hermílio Santos.
Evolução das profissões na área da Cultura no pós- 25 de Abril.
Teoria das Relações Internacionais I Teorias Clássicas
Relações Internacionais Noções básicas Fonte: ELÍBIO JÚNIOR; MATOS, 2006.
Situação Económica Mundial Abel M. Mateus Instituto Superior Naval, Março 2002.
Democracia e Relações Internacionais Prof. Fabiano.
Tópicos Contemporâneos de Administração
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
Globalização e autonomia: desafios, compromissos e incongruências
Políticas Educativas e Sociais Licenciatura em Educação Social (2º ano / 1º sem) Aula 2 Estado e mercado 22.Setembro.2008 Escola Superior de Educação de.
HERZ e HOFFMANN Capítulos 1 e 2 Isabela Ottoni Penna do Nascimento graduanda em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília.
Christian Looff Sanhueza  Habermas propõe uma Nova Teoria da Modernidade que recupere as promessas do Iluminismo e, ao mesmo tempo, suprima suas patologias.
INTERNACIONALIZAÇÃO. A INTERNACIONALIZAÇÃO A internacionalização implica em expandir as atividades da empresa para além das fronteiras nacionais. É uma.
QUESTÃO SOCIAL Processo Histórico Status emergência = 1830
Origens e bases do mundo global.
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
1 João Proença Secretário Geral da UGT Universidade de Verão do PSD Castelo de Vide - 30/8/06 As Funções do Estado. Há gente a mais na Função Pública?
ASSISTENTE SOCIAL NA SEGURANÇA PÚBLICA
Profa. Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho.
1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL
A tirania da informação e do dinheiro e o atual sistema ideológico
O mundo dividido na era da Globalização
Segurança Internacional
Universidade Comunitária da Região de Chapecó Curso de Serviço Social Disciplina: Serviço Social de Política Social CONTROLE SOCIAL.
A nova regionalização do mundo
ESTADO DE DIREITO INTRODUÇÃO.
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
O Estado na Economia Globalizada
REFORMA DO ESTADO NA AMÉRICA LATINA: TRAJETÓRIAS E PERSPECTIVAS Fernando Luiz Abrucio Fernando Luiz Abrucio.
Acordos Comerciais Internacionais Adhemar S. Mineiro DIEESE/REBRIP Cajamar, 9 de maio de 2016.
A Globalização Globalização: fenómeno que traduz uma
Transcrição da apresentação:

Globalização e Relações Internacionais Prof. Nizar Messari IRI/PUC-Rio

Plano da Discussão Definição (ções?) de Globalização Globalização Vs. Internacionalização O Papel do Estado Efeitos da Globalização Governança Pós Soberania Sociedade Civil e Globalização

Definição (ções?) de Globalização Contração do tempo e do espaço - Simples continuação de um processo existente - Intensificação de um processo já existente - Trata-se de uma Novidade Positiva (novas oportunidades financeiras, econômicas, políticas e culturais) - Trata-se de uma Novidade Negativa (aprofundamento das desigualdades, homogeneização)

Globalização Vs. Internacionalização O Inter-nacional como sendo essencialmente territorial A Globalização como sendo necessariamente Não-territorial Qualificações sobre a globalização: Não representa uma solução para nada, não rima com ocidentalização nem menos ainda americanização

O Papel do Estado O desafio do mercado globalizado A uniformização das normas e das regras do jogo (democracia, mercado) O Estado como regulador (mediação nos mercados internos, OMC) O Estado como defensor ou ponta de lance (garantir mercados, OMC) O Estado como problema (conceito de Estados falidos)

Efeitos da Globalização Os otimistas/Pró globalização: Normas gerais (ONU, FMI, OMC),solidariedade (Tsunamis, genocídios, TPI) Os pessimistas/anti globalização: Normas gerais mas NÃO UNIVERSAIS (intervenções, exceções), mediatização As conseqüências das crises atuais (a financeira e de saúde) A possibilidade de uma OUTRA GLOBALIZAÇÃO Novos espaços humanitários e a questão dos campos de refugiados

Governança Pós Soberania Governança sub-estatal e a importância das regiões Governança supra-estatal e o exemplo da União Européia (instâncias européias que vão contra decisões nacionais) Governança do mercado global ou sua falta (Fórum de Davos, G-20) Governança dos movimentos sociais (Fórum de Porto Alegre) O vácuo entre o que deixou de vigorar e o que ainda não se estabeleceu

Sociedade Civil e Globalização O desafio da democracia global: manter a diversidade mas defender o universal Sem globalização, não seria possível falar de uma sociedade civil global, mas a sociedade civil desempenha um papel dependente do papel do Mercado. Conceito de REDES. A sociedade civil global após o 11 de setembro de 2001 A sociedade civil e os conflitos contemporâneos (MSF, HRW, OXFAM)

Conclusões Globalização como um fato com o qual tem que lidar Globalização como ameaça mas também como oportunidade Quem tem medo da globalização?