Descrever sistema de saúde

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Educação e Educação Escolar
Advertisements

Capitalismo Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin
OS TRÊS ENFOQUES DE PESQUISA
UMA TENTATIVA DE DEFINIÇÃO
Letramento: um tema em três gêneros
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
A ORTODOXIA DO DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO
A questão das mudanças nas organizações
Características e Especificidades do Modo de Produção Capitalista
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Programa de Qualificação
Capitalismo / Socialismo
Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
EPIDEMIOLOGIA Prof. Eduardo Furtado Flores
FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 A OIT E A DEFINIÇÃO.
Projeto 1 Introdução 1.1 Tema 1.2 Problemática 1.3 Hipóteses
KARL MARX MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO
Aula 4: Análise da Situação de Saúde
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
GT EMPRESAS SAUDÁVEIS - PRINCIPAIS QUESTÕES LEVANTADAS Ponto de partida: distinção dos modelos de atuação predominantemente centrados no indivíduo daqueles.
1.Consciência (Chalmers,1997)
O PERFIL E PROCESSO DE TRABALHO DO AVISA
Direito humano a alimentação adequada
Indivíduos e sociedade:
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO FUNDAMENTOS DA GESTÃO
Método Hipotético-dedutivo Segundo Bunge
MATERIALÍSMO HISTÓRICO PROF: CRISTIANO ALMEIDA
Os clássicos e o trabalho
UNIDADES 2, 3 e 4 Fundamentos Históricos: Movimentos Sociais no Campo da Saúde Responsável: Jairnilson Paim (ISC) 1. Objetivo Discutir os.
Prof. Ivan Claudio Guedes
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
ESTÁTICA DAS ESTRUTURAS B
Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista
ALIENAÇÃO Karl Marx (1818 – 1883) 02/04/2017
Cenários Profa. Lillian Alvares, Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília.
Instituto Nacional de Saúde no Trabalho – CURSO SINDICAL DE FORMAÇÃO SOBRE SAÚDE E SEGURANÇA.
EPIDEMIOLOGIA Prof Ms Benigno Rocha.
ESF Integralidade da assistência
Fundamentos de economia
Karl Marx Máxima: 1818 – 1883 d.C. “Os filósofos não têm feito senão interpretar o mundo de diferentes maneiras, o que importa é transformá-lo”. Teses.
Introdução a Questão Social
Karl Marx (1818 – 1883).
Teoria Geral dos Sistemas
Aula de Sociologia – Karl Marx
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
Professor: Karina Oliveira Bezerra
MODOS DE PRODUÇÃO OLIVEIRA, Pérsio dos Santos. Introdução à Sociologia. São Paulo: Ática, Bibliografia.
Modos de Produção Em Karl Marx.
Prof. Gabriela LottaPMCS Apresentação da disciplina e introdução Problemas Metodológicos em Ciências Sociais.
ABORDAGENS SOCIOLÓGICAS CLÁSSICAS DO TRABALHO
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
TERRITORIALIZAÇÃO.
P LANEJAMENTO DE SERVIÇO DE SAÚDE : PANEJA - SUS.
Aspectos Conceituais da Epidemiologia
1. Martín – Baró cita Merton, autor que contribui para esclarecer e diferenciar o que se entende sobre os conceitos de grupo, coletividade e categorias.
CUIDADO DOMICILIAR: O PAPEL DO ENFERMEIRO
ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA
Karl Marx e o materialismo histórico
Karl Marx.
Uso de técnicas qualitativas e quantitativas
GÊNERO Gênero - Psicologia Social - Profa. Ma. Beatriz Baptista Tesche.
Abordagem Sistêmica e os Fenômenos Sociais
Rosa Lúcia prédes trindade
A teoria do Valor-trabalho O valor das “coisas” – O valor de qualquer mercadoria corresponde à quantidade de trabalho social médio nela contida. A quantidade.
As bases do pensamento de Marx
Aula 8 - A teoria de Karl Marx Karl Marx ( ) As bases do pensamento de Marx Filosofia alemã Socialismo utópico francês Economia política clássica.
Terapia familiar A terapia familiar evoluiu a partir de uma multiplicidade de influências tendo recebido contribuições de diferentes áreas do conhecimento.
Aulas 3 e 6 Instituições Sociais
Transcrição da apresentação:

Descrever sistema de saúde Saúde e Estrutura Social: Introdução ao Estudo dos Determinantes Sociais da Saúde Descrever sistema de saúde Discutir pelo menos dois indicadores epidemiológicos Discutir pelo menos dois indicadores sociais Comentar as principais abordagens para analise de saúde: funcionalista e histórico - estrutural

Como definir a Situação de Saúde de um País Através de três dimensões Quais? Estudo ou perfil epidemiológico da população Organização dos serviços de saúde Identificação de determinantes desse estado e dessa organização de serviço

Podemos considerar Cada momento há um estado de saúde Um modelo de organização Diferentes determinantes

Quando tomamos como objeto a análise de situação de saúde Perguntamos: Quais os principais problemas de saúde? Quais as características da organização dos serviços de saúde? E por que os problemas apresentam dessa forma e não de outra forma e por que os serviços estão organizados dessa forma? A sua identificação vai definir qual (ais) os métodos

Métodos 1. Enfoque Sistêmico também conhecido como “funcionalista” seria equilíbrio entre: ambiente, agente e hospedeiro. A balança seria desequilibrada (agente e hospedeiro)ou o deslocamento do fulcro (ambiente físico, biológico e sócio –cultural), no sentido de favorecer a ação do agente em detrimento do hospedeiro

Atualmente esse modelo vem sendo ampliado com mais dois elementos: estilo de vida e o sistema de saúde. Esse enfoque define o sistema como:” um conjunto de partes ou elementos de uma realidade que, no desenvolvimento de suas ações, guardam entre si relações diretas de interdependências com mecanismos recíprocos de comunicação e bloqueio, de tal modo que as ações desenvolvidas resultam na obtenção de objetivos comuns”

Quatro grandes fatores A biologia humana O estilo de vida O ambiente O sistema de saúde

Sistema de Saúde Seria um conjunto de agências e agentes com a finalidade de prestar serviços de saúde ( pessoais e / ou coletivos, preventivos e/ou curativos)

Sistema de saúde Um sistema de input ( uma população e um meio ambiente, processo que seriam realizadas as ações Um sistema de output ( corresponderia aos resultados em termos de pessoas atendidas ou ambiente melhorados expressos na análise de saúde. Esse sistema teria relação com: sistema educacional, aparelho industrial e sistema econômico e político

Vantagens e desvantagens desse modelo Vantagem na descrição da situação e Desvantagens em explicá-las porque a situação de saúde , tanto o perfil epidemiológico , como os serviços de saúde e seus determinantes é que ai está e não outra . Não se detém ma dimensão histórica desses fenômenos e nem na perspectivas de identificar mudanças.Torna-se importante verificar o desenvolvimento da sociedade, os problemas de saúde.

1. Abordagem Sistêmica A A H H M M

2. Abordagem histórico - estrutural Precisamos compreender doença , morte de forma quantitativa e qualitativamente em cada sociedade,sua organização,estrutura social em cada momento histórico no tempo e lugar. Essa relação com as ciências sociais ajuda a reconhecer os determinantes desse perfil epidemiológico.

A estrutura social aponta para a base econômica ou infra-estrutura as superestrutura político – ideológica. É justamente a produção econômica que caracterizar a sociedade e as relações que estabelecem com o Estado, as formas jurídico- políticos,, as ideológicas etc.

Formação de duas classes:a burguesia que detém o capital e os trabalhadores que vendem a sua força de trabalho. Estas classes se subdividem em frações. Existe a pequena burguesia com produção familiar, intelectuais, artistas etc.

Determinantes epidemiológicos e sociais Epidemiológicos:Possas para determinar os determinantes epidemiológico precisa: O estado de saúde no enfoque estrutural, Organizações dos serviços Sócio econômica Classes sociais Força de trabalho Troca de venda (salário)

Os determinantes estruturais sofrem variações econômicas, políticos e ideológicos, variam historicamente. Esse modelo examina a questão sanitária numa perspectiva predominantemente social. Isto conduz ao esforço de analisar os problemas do estado de saúde e da organização dos serviços a partir das contribuições das ciências sociais

Referência PAIM,J. S.Saúde e Estrutura Social: Introdução ao Estudo dos Determinantes Sociais da Saúde