A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações

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Transcrição da apresentação:

A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações Mulher e Liderança A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações Rosemeire Raimundo Sandra Bispo dos Santos Orientador: Prof. Ms. Rogério Souza FACEQ – Junho/2010

Objetivo da Pesquisa Mostrar a crescente participação da mulher no mercado de trabalho bem como os problemas enfrentados para que elas alcancem seu lugar no mundo corporativo.

Relevância do tema para a curso Ressaltar para os novos administradores a importância de valorizar o profissional pelo seu potencial de trabalho, deixando de lado as questões de preconceito com relação ao gênero.

Problema Mesmo com as conquistas já obtidas.

Problema As mulheres ainda não conseguem se igualar aos homens dentro do mercado de trabalho.

Hipóteses Preconceito de gênero As mulheres têm de provar constantemente que são capazes de executar as mesmas funções que o homem executa e com a mesma eficiência. A desigualdade de salários entre homens e mulheres ainda é grande. Muitas vezes com idades iguais, formações iguais, cargos iguais, tempo de trabalho igual, as mulheres ainda ganham menos que os homens.

Hipóteses Questão cultural Ainda vivemos em uma sociedade machista que acredita que um líder deve ter características meramente masculinas. Algumas empresas, ainda enxergam a evolução da mulher como uma invasão de espaço, e não se rendem à idéia de que a mulher pode ser líder, ocupar cargos de chefia e confiança e ainda ganhar o mesmo salário que os homens.

Procedimento Metodológico Pesquisa bibliográfica com foco na liderança feminina. Além de livros foram consultados sites, artigos científicos e dissertações. Analisamos, também, dados de pesquisas realizadas por algumas organizações (Catho e IBGE).

Resultados Alcançados A tabela a seguir mostra que as mulheres vêm cada dia mais conquistando seu espaço no mercado de trabalho e já é claro que em muitas organizações a liderança feminina já está presente e se transformou em um diferencial.

Presidente, CEO ou Equivalente Participação da Mulher no mercado de trabalho brasileiro de 1996 a 2010 Cargo 96/97 98/99 99/00 00/01 01/02 02/03 03/04 04/05 05/06 06/07 07/08 08/09 09/10 Presidente, CEO ou Equivalente 10,39 12,04 13,02 13,88 15,14 15,24 15,87 16,75 20,21 20,17 20,56 22,43 21,88 Vice-Presidente 10,82 12,92 11,54 12,55 12,69 13,06 13,52 15,11 15,59 14,13 14,04 17,47 17,79 Diretor 11,60 16,01 18,67 19,73 19,21 20,14 21,59 21,91 24,39 25,03 25,86 26,29 25,45 Gerente 15,61 17,32 18,85 20,43 22,16 23,37 24,92 25,64 28,03 30,12 32,03 34,14 35,10 Supervisor 20,85 22,95 25,24 24,75 29,22 30,81 32,87 37,11 40,42 42,84 44,68 47,58 47,86 Chefe 24,76 24,52 29,50 30,27 32,22 34,84 38,57 39,30 40,54 42,07 42,86 Encarregado 36,78 36,42 40,40 41,66 44,38 45,63 48,32 50,93 52,32 53,49 55,54 55,00 Coordenador 36,95 34,60 39,63 40,65 42,44 44,65 47,46 49,96 51,51 53,89 55,67 56,28

Conclusão As mulheres que ocupam cargos de chefia estão mudando a definição de liderança. Isso porque elas têm a capacidade de transmitir o lado familiar para a empresa, ao envolver mais as pessoas, trazer valores e não somente impor ordens.