A ABORDAGEM GESTÁLTICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NOÇÕES DE PSICOPATOLOGIA Prof. Calvino Camargo
Advertisements

Dinâmica e Gênese dos Grupos
A INTERAÇÃO SIMBÓLICA George Mead.
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
Epistemologia genética – Jean Piaget
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Prof.a Andréia Chagas Pereira
DISCIPLINA: Teorias e Estruturas Organizacionais
UMA DAS CARACTERÍSTICAS QUE DISTINGUEM O GRUPO DE
Como a Criança Pensa Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves.
O código no qual se estrutura determinada linguagem, ou seja, a sua forma, está ligada a certos traços da matéria de expressão.
A Natureza do Caminho Interior
Pressupostos básicos GESTALT: configuração
O planejamento eficaz. Definir objetivos e resultados;
O Existencialismo é um Humanismo - Sartre
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
A Natureza do Caminho Interior
Searle, John. Consciência e Linguagem. S. Paulo: Martins Fontes 2010
Fenomenologia Edmund Husserl ( ).
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
Memória – comportamento de lembrar: estrutura e função
Professora Suraia Rahmé
O Poder da Ilusão Darryl Anka.
Vivei o Presente Abdruschin (Escrito em 1931).
Teoria Geral de Sistemas
SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers –1987.
Lei da Atração Tyberonn.
Teorias do conhecimento
Chiara Lubich - Março de 2011
Searle, John. Consciência e Linguagem. S.Paulo: Martins Fontes,2010 A Intencionalidade e seu lugar na natureza.
OSHO estar atento” “O Milagre do.
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PSICOMOTRICIDADE.
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
PENSAMENTO HUMANO ENQUANTO PENSAMENTO FILOSÓFICO.
PERCEPÇÃO É O PROCESSO DE ORGANIZAR E INTERPRETAR DADOS SENSORIAIS RECEBIDOS PARA DESENVOLVER A CONSCIÊNCIA DO AMBIENTE QUE NOS CERCA E DE NÓS MESMOS.
Profª. Taís Linassi Ruwer
Orientação Especial Abril/2011. Liderando pelo Exemplo.
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Teoria Geral dos Sistemas
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Gestaltismo ..
EXISTENCIALISMO Filosofias de Base I Especialização em Gestalt-terapia
IDEOLOGIA.
Conceitos básicos do Aconselhamento não-diretivo
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
A Gestalt-terapia, sofrendo influências dos conceitos da Psicologia da Gestalt, incentiva a formação flexível de gestalt sucessivas, adaptadas à relação.
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
TIPOS DE PERSONALIDADE
Períodos no desenvolvimento da terapia centrada na pessoa (HART, 1970)
Immanuel Kant
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
Aborto O argumento pró-escolha de Michael Tooley Pedro Galvão Departamento de Filosofia Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
ORGULHO ESPIRITUAL outubro de 2015 Saint Germain EU SOU 135 e 145
Impulso e quantidade de movimento
A FAMILIA SISTEMA VIVO.
Eckhart Tolle A Natureza do Caminho Interior CLICA para continuar.
Mecanicismo cartesiano
Comportamento Organizacional
A Crítica Do Juízo A posição da terceira Crítica em relação às duas anteriores.
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
KARL JASPERS
Também necessitamos da Natureza para que nos ensine o caminho para “CASA”, o caminho de saída da prisão das nossas mentes.
1 Cap 1: FUNDAMENTOS Perls F. (1988). A Abordagem Gestáltica e testemunha ocular da terapia. RJ: LTC. UNIP13/04/2011AHP.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
CURSO DE ACONSELHAMENTO PIB SJCAMPOS
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
Transcrição da apresentação:

A ABORDAGEM GESTÁLTICA Prof. João Laurentino 07 Abril de 2010

A ABORDAGEM GESTÁLTICA A premissa é que é a organização de fatos, percepções, comportamentos ou fenômenos, e não os aspectos individuais de que são compostos, que os define e lhes dá um significado específico e particular.

O homem não percebe as coisas isoladas e sem relação, mas as organiza no processo perceptivo como um todo significativo.

Selecionamos um objeto entre muitos objetos em função dos nossos interesses e necessidades nos ambientes e situações da vida.

Um elemento selecionado entre muitos presentes, sobressai, enquanto os outros ficam em segundo plano.

À medida que seu interesses variam, muda sua percepção da sala, das pessoas e objetos nela, e até a percepção de si próprio.

Escola Gestáltica Gestalt é uma palavra não há tradução equivalente em outra língua. Forma, configuração, o modo particular de organizar das partes individuais que entram em sua composição. A natureza humana é organizada em partes ou todos, só pode ser entendida como uma função de partes ou todos dos quais é feita (visão de sistema).

A relação Terapeutica A Gestalt-terapia, diferentemente das formas terapêuticas tradicionais, exige uma relação horizontal entre o terapeuta e o paciente, isto é, ambos devem estar presentes de maneira total, de modo que a relação se dá entre iguais.

HOMEOSTASE O processo homeostático é aquele pelo qual o organismo mantém seu equilíbrio, sua saúde sob condições diversas. A homeostase é o processo através do qual o organismo satisfaz suas necessidades. Uma vez que suas necessidades são muitas e cada necessidade perturba o equilíbrio, o processo homeostático perdura o tempo todo. Estabilidade – Desequilíbrio - Doença. Dessa forma, poderíamos chamar o processo homeostático de processo de auto-regulação.

Os seres humanos têm necessidades no nível fisiológico. E, de acordo com os níveis sociais, há outros milhares de necessidades. Quanto mais intensamente as sentimos como essenciais para o prosseguimento da vida, mais de perto nos identificamos com elas e mais intensamente dirigimos nossas atividades para satisfazê-las.

PERCEPÇÃO, NECESSIDADES E VALORES O organismo saudável parece operar através do que poderíamos chamar uma escala de valores. De acordo com o princípio das coisas fundamentais.

Homem é um organismo unificado. A necessidade dominante do organismo, em qualquer momento, se torna a figura de primeiro plano e as outras necessidades recuam, pelo menos temporariamente, para o segundo plano.

Causalidade Circuclar x Causalidade linear Desde o surgimento da medicina psicossomática, a estreita relação entre atividade mental e física se tornou cada vez mais flagrante. A habilidade de aprender e manipular símbolos e abstrações.

Atenção Conectamos com o problema. Queremos dizer: “Concentrei muito de minha atividade e de minhas percepções sensoriais nesse problema.

Vontade Aqui a área da atenção e da consciência está fortemente restrita e a pessoa se fixa em iniciar e levar a cabo um certo número de atos dirigidos para fins específicos.

Experiência de Fantasia A atividade fantástica, no sentido amplo em que uso o termo, é aquela em que o ser humano, através da adoção de símbolos, tende a reproduzir a realidade numa escala reduzida. Toda fantasia tem relação com a realidade, que tem uma existência significativa para a pessoa, em cuja realidade fantasiosa ela entra.

Pensamento e Fantasia Quando medito sobre um problema tentando determinar que rumo darei a uma atitude, numa situação dada, é como se eu estivesse fazendo duas coisas extremamente reais. Em primeiro lugar, mantenho uma conversa sobre meu problema – na realidade eu poderia ter essa conversa com um amigo. Depois reproduzo com o olhar de minha mente a situação que minha decisão precipitará em mim. É suficientemente forte para que eu baseie nela minhas ações.

Portanto, a atividade mental parece agir como um economizador de tempo, energia e trabalho para o indivíduo.

A habilidade do homem para inventar símbolos, para criar a arte e a ciência, tudo isto está intimamente ligado à sua capacidade de fantasiar. A capacidade básica de criar e usar símbolos está acrescida pelos produtos reais do uso de símbolos. Cada geração herda as fantasias de todas as gerações anteriores, e assim acumula maior conhecimento e compreensão.

Exemplo O terapeuta pede que o paciente imagine-se no futuro e pergunta como ele então veria o momento presente.

As partes e o todo Ver os lados mental e físico do comportamento humano, não como entidades independentes que poderiam ter existências separadas do seres humanos ou uma da outra. Permite-nos ver o ser humano como ele é, como um todo.

uma vez que reconheçamos que pensamentos e ação são efeitos da mesma matéria, podemos traduzir e transpor de um nível para outro.

Holístico – o conceito de campo unificado. Em psicoterapia, este conceito nos dá um instrumento para lidar com o homem global.

A Psicoterapia do Aqui e agora Através da própria experiência nos três níveis de imaginar, representar e fazer, se tornará um entendedor de si mesmo. A psicoterapia, então, deixa de ser uma escavação do passado, em termos de repressão, conflitos edipianos e cenas primárias, para se tornar uma experiência de viver no presente.

“Agora eu percebo conscientemente” Agora nos mantém no presente e nos põe a par do fato de que nunca é possível uma experiência fora do tempo presente. “EU” um antídoto para “esta” ou “aquela” parte minha e desenvolve o sentido de responsabilidade do cliente por seus sentimentos, pensamentos e sintomas.

“Percebo conscientemente” – assinala a tomada de consciência e fornece ao paciente a compreensão de suas próprias capacidades e habilidades; Não se trata de uma consciência que é puramente mental – ela é existencial.