ILDÊNES MARIA PEREIRA PORTO NUBIANE ISACKSSON SANTOS O ATENDIMENTO AO DEFICIENTE VISUAL NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL VINHA DE LUZ MONTE DOURADO – PA 2008
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA QUEM É O ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL? O aluno deficiência visual é acima de tudo um ser humano e precisa ser respeitado como tal. A ausência ou não de um órgão sensorial como parte de sua natureza não é necessariamente um fator determinante para seu desenvolvimento.
ALGUMAS LEIS QUE AMPARAM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA LDB Declaração Universal dos Direitos Humanos Conferência Mundial Sobre Necessidades Especiais Educativas Assembléia Geral das Nações Unidas Sobre a Criança em Maio de 2002
PESQUISA DE CAMPO – ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNAMENTAL VINHA DE LUZ Algumas dificuldades enfrentadas pelos alunos deficientes visuais (baixa visão) Algumas dificuldades enfrentadas pelos professores que trabalham com alunos deficientes visuais(baixa visão) 1º 2º
REFLEXÃO SOBRE O ATENDIMENTO DO ALUNO COM NECESSIDADE ESPECIAL NO ENSINO REGULAR (DEFICIENTE VISUAL) Educação Inclusiva ? ?