Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade I

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POLÍTICAS: MONETÁRIA, FISCAL,CAMBIAL E DE RENDAS
Advertisements

TEORIA ECONÔMICA Objetivo: Analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens e serviços produzidos em uma economia Teoria Neoclássica.
Política Fiscal e Déficit Público
Macroeconomia Aula 2.
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
Administração Financeira
ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Anos 1980: Rumo perdido.
DEFINIÇÃO E OBJETIVOS DA POLITICA MONETÁRIA
ESTRUTURAS DE MERCADO Partimos da premissa de que o mercado, sem interferências, encontra o ponto de equilíbrio entre oferta e demanda. A premissa adotada.
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
POLÍTICA MONETÁRIA promover o desenvolvimento econômico
POLÍTICA MONETÁRIA POLÍTICA ECONÔMICA
Balanço de Pagamentos Prof. Ricardo Rabelo
Instrumentos de Política Macroeconômica
MACROECONOMIA Fundamentos de Economia para a Gestão Financeira
SISTEMA MONETÁRIO.
Caso 3 – política fiscal e monetária
RESPOSTAS DAS QUESTÕES CAP. 12 E 16
Macroeconomia Aula 7 Prof. Karine R. de Souza.
Políticas Econômicas.
Prof.Nelson Guerra – Ano 2013
Economia Brasileira_26/02/2007
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
Sistema Monetário Aula 6 Prof. Karine R. de Souza.
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Mercado de Capitais - Prof. Renato Mogiz
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
TAXA DE JUROS (i) preço do crédito custo da moeda
Macroeconomia Política Fiscal
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
MEDIDAS DA ATIVIDADE ECONÔMICA
Política monetária Por política monetária entende-se o conjunto de ações do Banco Central, que define a quantidade ofertada de moeda numa economia, ou.
INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA
Fundamentos de Economia
Introdução à Macroeconomia
Macroeconomia Determinação da Renda e Produto Nacional
Fundamentos de Economia
Abordagem Macroeconômica: Medidas da Atividade Econômica; O Lado Real
INDICADORES ECONÔMICOS
Capítulo 14 O Setor Público
Professor Julio Cesar da Silva Tavares
Macroeconomia ..
MOEDA, CRÉDITO E CRESCIMENTO
Indicadores Econômicos.
Mercado de Capitais Políticas Econômicas
Introdução à Macroeconomia
A MACRO E MICRO ECONOMIA
CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL
Abordagem Macroeconômica: Medidas da Atividade Econômica; O Lado Real.
Economia Empresarial Fichamento das aulas.
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
Mercado Financeiro: noções
TEORIA ECONÔMICA Objetivo: Analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens e serviços produzidos em uma economia Teoria Neoclássica.
Mercado de Capitais Políticas Econômicas
A Política Econômica do Governo Lula: avaliação e agenda de reformas
Mecanismos das Instituições Financeiras
POLÍTICAS ECONÔMICAS Cézar Augusto Pereira dos Santos 1.
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
ESTABILIDADE DE PREÇOS VERSUS ALTO NÍVEL DE EMPREGO POLÍTICAS MACROECONÔMICAS PARA ATINGÍ-LAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS E POSITIVAS PARA A ECONOMIA.
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
MECANISMOS DE INTERVENÇÃO NA ECONOMIA
POLÍTICA FISCAL Ações do governo do lado dos gastos públicos e da arrecadação tributária.
Mercado Financeiro 1/20 Aula 3 Políticas Econômicas Parte II ABREU FILHO, José Carlos Franco de, et alli Finanças corporativas. 9ª. edição revista. Rio.
Objetivos e Instrumentos
ECONOMIA – Micro e Macro 1 Definição: inflação é o aumento contínuo e generalizado no nível geral de preços. Custos gerados pela inflação: a distribuição.
Transcrição da apresentação:

Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade I Noções de Economia e Finanças

Política Econômica: Objetivos Promover o desenvolvimento econômico, Garantir o pleno emprego e sua estabilidade, Equilibrar o volume financeiro das transações econômicas com o exterior, a estabilidade de preços e o controle da inflação Promover a distribuição das riquezas e das rendas.

Política Econômica: Desdobramento EXTERNA POLÍTICA ECONÔMICA POLÍTICA DE RENDAS POLÍTICA FISCAL POLÍTICA MONETÁRIA

Política Monetária: Conceito Pode ser definida como o controle da oferta da moeda e das taxas de juros que garantam a liquidez ideal de cada momento econômico, ou seja, é a maneira como o Estado controla a quantidade de dinheiro que circula na economia.

Política Monetária: Objetivo Expansão econômica e pleno emprego; Minimizar a inflação; Equilibrar a balança de pagamentos

Política Monetária: Executor Banco Central do Brasil Emissão de Moeda Depósito compulsório; Open Market. Redesconto; Controle da taxa de juros Meios de pagamento e Base monetária

Política Fiscal É a política de receitas e despesas do governo. Envolve a definição e a aplicação da carga tributária exercida sobre os agentes econômicos, bem como a definição dos gastos do governo, que têm como base os tributos captados.

Política Fiscal: Objetivos Função alocativa (fornecimento de bens públicos), Função distributiva (ajustes na distribuição de renda de forma justa), Função estabilizadora (uso da política econômica para aumentar o nível de empregos, estabilizar os preços e obter uma taxa apropriada de crescimento).

Política Fiscal: Conceitos ARRECADAÇÃO SUPERÁVIT FISCAL PRIMÁRIO GASTOS PÚBLICOS ARRECADAÇÃO DÉFICT FISCAL PRIMÁRIO GASTOS PÚBLICOS

Política Fiscal: Conceitos ARRECADAÇÃO SUPERÁVIT FISCAL NOMINAL GASTOS PÚBLICOS + JUROS ARRECADAÇÃO DÉFICT FISCAL NOMINAL GASTOS PÚBLICOS + JUROS

Política Externa Representa um conjunto de medidas que tem por objetivo manter o equilíbrio do balanço de pagamentos do país, proteger setores em desenvolvimento e desenvolver as relações comerciais com outros países. POLÍTICA CAMBIAL POLÍTICA COMERCIAL

Política Cambial Está, fundamentalmente, baseada na administração da taxa de câmbio e no controle das operações cambiais. Embora indiretamente ligada à política monetária se destaca desta por atuar mais diretamente sobre todas as variáveis relacionadas às transações econômicas do país com o exterior.

Política de Rendas Representa o conjunto de medidas que têm por objetivo a redistribuição da renda, a garantia de renda mínima a determinados setores ou classes sociais, a redução do nível das tensões inflacionárias, etc. São exemplos da política de rendas adotadas no Brasil: a política de preços mínimos – utilizada na área rural e que garante um preço mínimo aos produtos agropecuários – política e controle de preços, política salarial, programas de Renda Mínima, etc

Conclusão É importante notar que as medidas adotadas no âmbito de cada uma dessas políticas (monetária, fiscal, externa, e de rendas) acabam influenciando as demais e gerando reflexos na área de atuação de cada uma delas.

Veja um exemplo: Quando ocorre uma queda na taxa de juros (política monetária), essa queda pode influir na cotação do câmbio, (política externa), pois o país ficará menos atrativo aos capitais estrangeiros. Por outro lado, o recuo das taxas de juros poderá aquecer a economia (política de expansão ou expansionista), mas, também incentivará o consumo, levando pressões inflacionárias (política monetária).