Empresas em Mercados Competitivos

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Transcrição da apresentação:

Empresas em Mercados Competitivos Capítulo 14 Empresas em Mercados Competitivos

O QUE É UM MERCADO COMPETITIVO? Um mercado perfeitamente competitivo tem as seguintes características: Existem muitos compradores e vendedores no mercado. Os bens oferecidos pelos vários vendedores são homogêneos. A firmas podem entrar e sair livremente do mercado.

O QUE É UM MERCADO COMPETITIVO? Com resultado dessas características, o mercado perfeitamente competitivo apresenta o seguinte: As ações de um único vendedor ou comprador no mercado em um impacto desprezível no preço do mercado. Cada comprador e vendedor toma o preço como dado.

O QUE É UM MERCADO COMPETITIVO? Um mercado competitivo (concorrente) tem muitos compradores e vendedores para um produto idêntico de modo que cada comprador ou vendedor é um tomador de preço (price taker). Compradores e vendedores devem aceitar um preço que é determinado pelo mercado.

A Receita de uma Firma Competitiva A receita total para uma firma é o preço de venda vezes a quantidade vendida. RT = (P  Q)

A Receita de uma Firma Competitiva A receita total é proporcional a quantidade produzida.

A Receita de uma Firma Competitiva A Receita média nos informa quanta receita a firma recebeu do produto vendido. A receita média é a receita total dividida pela quantidade vendida.

A Receita de uma Firma Competitiva Em uma competição (concorrência) perfeita, a receita média equivale ao preço do bem.

A Receita de uma Firma Competitiva A receita marginal é a mudança na recita total derivada de uma unidade adicional vendida. RMg =RT/ Q

A Receita de uma Firma Competitiva Para firmas competitivas, a receita marginal equivale ao preço do bem.

Tabela 1 Receitas Marginal, Média e Total para uma Firma Competitiva

A MAXIMIZAÇÃO DO LUCRO E A CURVA DE OFERTA DE UMA FIRMA COMPETITIVA O objetivo de uma firma competitiva é maximizar o lucro. Isto significa que a firma quer produzir a quantidade que maximiza a diferença entre receita total e custo total.

Tabela 2 Maximização do Lucro: Um Exemplo Numérico

Figura 1 Maximização do Lucro para Uma Firma Competitiva Custos A firma maximiza os lucros ao produzir quantidade na qual custo marginal é igual a receita marginal. e Receita Cmg CMg 2 Q CTM P = RM 1 2 RMg Q MAX CVM CMg 1 Q Quantidade

A MAXIMIZAÇÃO DO LUCRO E A CURVA DE OFERTA DE UMA FIRMA COMPETITIVA A maximização do lucro ocorre na quantidade onde receita marginal equivale ao custo marginal.

A MAXIMIZAÇÃO DO LUCRO E A CURVA DE OFERTA DE UMA FIRMA COMPETITIVA Quando RMg > CMg Lucro aumenta com Q Quando RMg < CMg Lucro diminui com Q Quando RMg = CMg Lucro é maximizado.

Figura 2 O Custo Marginal como a Curva de Oferta da Firma Preço Esta seção da curva de Cmg é também a curva de oferta da firma. CMg P 2 Q CTM P 1 Q CVM Quantidade

A Decisão da Firma de Suspender as Atividades no Curto Prazo Uma paralisação (shutdown) se refere a uma decisão de curto prazo de não produzir nada durante um período específico por causa das condições correntes do mercado. A saída ou abandono se refere a decisão de longo prazo de deixar o mercado.

A Decisão da Firma de Suspender as Atividades no Curto Prazo A firma pode considerar um custo irrecuperável (sunk costs) quando decidindo sobre a sua saída, mas ignora quando decidindo sobre a paralisação. Custos irrecuperáveis (Sunk costs) são custos comprometidos e que não podem ser recuperados.

A Decisão da Firma de Suspender as Atividades no Curto Prazo A firma interrompe suas atividades temporariamente se as receitas forem menores que os custos variáveis em determinado nível de produção . Suspende se RT < CV Suspende se RT /Q < CV /Q Suspende se P < CVM

Figura 3 A curva de Curto Prazo de Uma Firma Competitiva Custos Curva de oferta da ’ de curto prazo Se P > CTM, a firma continua a produzir no lucro. CMg CTM Se P > CVM, a firma continuará a produzir no curto prazo. CVM A firma suspende Atividades P < CVM Quantidade

A Decisão da Firma de Suspender as Atividades no Curto Prazo A porção da curva de custo marginal que está acima da curva de custo variável médio corresponde a curva de oferta de curto prazo da firma.

A Decisão da Firma de Entrar no Mercado ou Sair dele no Longo Prazo No longo prazo, a firma sai se a receita obtida com a produção for menor do que seu custo total. Sai se RT < CT Sai se RT /Q < CT /Q Sai se P < CTM

A Decisão da Firma de Entrar no Mercado ou Sair dele no Longo Prazo A firma entrará na indústria se tal ação for lucrativa Entra se RT > CT Entra se RT /Q > CT /Q Entra se P > CTM

Figura 4 A Curva de Oferta de Longo Prazo de Uma Firma Competitiva Custos Curva de oferta ’ de longo prazo CMg = Longo prazo A firma entra se P > CTM CTM A firma sai se P < CTM Quantidade

A CURVA DE OFERTA EM UM MERCADO COMPETITIVO A curva de oferta da firma no longo prazo é a porção da curva do custo marginal que está acima da curva de custo total médio.

Figura 4 A Curva de Oferta de Longo Prazo de Uma Firma Competitiva Custos CMg Curva de oferta ’ s no longo prazo CTM Quantidade

A CURVA DE OFERTA EM UM MERCADO COMPETITIVO Curva de Oferta de Curto Prazo A porção da curva de custo marginal que está acima da curva de custo variável médio. Curva de Oferta de Longo Prazo A porção da curva de custo marginal que está acima do ponto mínimo da curva de custo total médio.

Figura 5 Lucro Como Área entre o Preço e o Custo Total Médio (a) Uma Firma Com Lucros Preço CTM CMg Lucro CTM Q P P = RM CMg Quantidade (quantidade de maximização do lucro)

Figura 5 Lucro Como Área entre o Preço e o Custo Total Médio (b) Uma firma com perdas Preço CMg CTM CTM Q Perdas P = RM CMg Quantidade (quantidade de mínimas perdas)

A CURVA DE OFERTA EM UM MERCADO COMPETITIVO A curva de oferta de mercado equivale a soma das quantidades oferecidas pelas firmas individuais no mercado.

O Curto Prazo: Oferta de Mercado com um Número Fixo de Firmas Para um dado preço, cada firma oferece uma quantidade de produção de tal modo que o custo marginal é igual ao preço. A curva de oferta de mercado reflete as curvas de oferta das firmas individuais.

Figura 6 Oferta de Mercado com um Número Fixo de Firmas (a) Oferta de Uma Firma Individual (b) Oferta de Mercado Preço Preço CMg Oferta $2.00 200 $2.00 200,000 1.00 100 1.00 100,000 Quantidade (firma) Quantidade (mercado

O Longo Prazo: Oferta de Mercado com Entrada e Saída A firmas entrarão no mercado ou sairão dele até que o lucro seja levado a zero. No longo prazo, o preço equivale ao mínimo do custo total médio. A curva de oferta de longo prazo é horizontal a este preço.

Figura 7 Oferta de Mercado com Entrada e Saída de Firmas (a) Firma ’ Condição de lucro zero (b) Oferta de mercado Preço Preço CMg CTM P = mínimo do CTM Oferta Quantidade (firma) Quantidade (mercado)

No Longo Prazo: Oferta de Mercado com Entrada e Saída de Firmas No fim do processo de entrada e saída, as firmas que permanecem devem ter lucro econômico zero. O processo de entrada e saída termina somente quando o preço e o custo total médio são levados a igualdade. O equilíbrio de longo prazo apresenta as firmas operando no seu ponto de escala eficiente.

O lucro equivale a receita total menos o custo total. Por que As Firmas Competitivas Ficam no Negócio se Elas Fazem Lucro Econômico Zero? O lucro equivale a receita total menos o custo total. O custo total inclui todos os custos de oportunidade da firma. No equilíbrio onde o lucro é zero, as receitas da firma compensam os donos pelo tempo e dinheiro que eles dedicam para manter o negócio em funcionamento.

Um Deslocamento na Demanda no Curto Prazo e no Longo Prazo Um aumento na demanda eleva o preço e a quantidade no curto prazo. A firmas ganham lucros porque o preço excede o custo total médio.

Figura 8 Um Aumento na Demanda no Curto Prazo e no Longo Prazo (a) Condição inicial Firma Mercado Preço Preço CTM CMg S Oferta c. prazo, 1 D Demanda, 1 1 Q A P 1 Oferta de Longo prazo P 1 Quantidade (firma) Quantidade (mercado)

Figura 8 Um Aumento na Demanda no Curto Prazo e no Longo Prazo (b) Resposta no curto prazo Firma Mercado Preço Preço D 2 CTM CMg Lucro S 1 Q 2 P B P 2 D 1 Q 1 A P 1 P Oferta de 1 Longo prazo Quantidade (firma) Quantidade (mercado)

Figura 8 Um Aumento na Demanda no Curto Prazo e no Longo Prazo (c) Resposta no longo prazo Firma Mercado Preço Preço D 2 S CMg CTM 1 S 2 B P 2 A Q 3 C P P Oferta de 1 1 Longo prazo D 1 Quantidade (firma) Q Q 1 2 Quantidade (mercado)

Por que a Curva de Oferta de Longo Prazo Pode Ter Inclinação Ascendente Se algum fator de produção é limitado, um maior numero de empresas envolveria um aumento nos custos de produção e consequentemente no preço (curva de oferta de longo prazo ascendente) As firmas podem ter diferentes custos. Entram empresas cada vez com custos mais altos. Novamente, a longo prazo, maior produção vai acompanhada de maior preço (inclinação ascendente)

Por que a Curva de Oferta de Longo Prazo Pode Ter Inclinação Ascendente Firma Marginal A firma marginal é a firma que sairia do mercado se o preço fosse menor.

O preço do bem equivale ao custo médio e ao custo marginal da firma. Resumo Por causa da firma ser uma tomadora de preços, sua receita é proporcional a quantidade de produção. O preço do bem equivale ao custo médio e ao custo marginal da firma.

Esta é também a quantidade na qual o preço equivale ao custo marginal. Resumo Para maximizar o lucro, uma firma decide a quantidade de produção de modo a que custo marginal seja igual a receita marginal. Esta é também a quantidade na qual o preço equivale ao custo marginal. Portanto, a curva de custo marginal da firma é a sua curva de oferta.

Resumo No curto prazo, quando uma firma não puder recuperar seus custos fixos, a firma decide suspender suas atividades temporariamente se o preço de um bem for menor do que seu custo variável médio de produção. No longo prazo, quando uma firma puder recuperar tanto os custos fixos quanto os custos variáveis, a firma decide sair se o preço for menor que o custo total médio.

Resumo Em um mercado com entra e saída livres, os lucros são levados a zero no longo prazo e todas as firmas produzem em sua escala eficiente. As mudanças na demanda têm diferentes efeitos sobre diferentes horizontes de tempo. No longo prazo, o número de firmas se ajusta de modo a que o mercado retorne ao ponto de equilíbrio onde não há lucro.