Características da liberdade em Sartre

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
João 6, º Domingo do Tempo Comum –B- 2 agosto 2009
Advertisements

- O assunto é vocação A meta da vida humana (não só religiosa) é a transcendência de si mesma: o ser humano não é.
FILOSOFIA E ÉTICA Prof. Rafael Lima.
JEAN-PAUL SARTRE.
HUMANISMO E PSICOLOGIA Mauro Martins Amatuzzi
O HOMEM LANÇADO NO MUNDO
Rede conceptual da Ação
MORAL E ÉTICA MORAL: mos-mores
CONCEITOS FUNDAMENTAIS DO EXISTENCIALISMO
Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin
NÃO CONSEQÜENCIALISMO
EXISTENCIALISMO Os existencialista não tem um pensamento unificado.
FILOSOFIA.
O Comportamento Microorganizacional e a PERCEPÇÃO
O Existencialismo é um Humanismo - Sartre
Aula 15 – Sartre e o Existencialismo
CONCEITO ANTROPOLOGICO DE CULTURA
O existencialismo de Sartre
No aspecto semântico, é a ciência dos valores. No aspecto etimológico, deriva do grego axiólogos, que significa digno de ser dito. É o ramo do conhecimento.
O início da transformação
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
A QUESTÃO DA LIBERDADE Colégio Adventista da Cohab
Existencialismo – Parte II
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
TEORIA DO CONHECIMENTO DESCARTES TEORIA DO CONHECIMENTO.
O QUE VOCÊ VAI SER QUANDO CRESCER? O QUE VOU SER QUANDO CRESCER?
A Filosofia Existencialista
JEAN PAUL SARTRE.
JEAN – PAUL SARTRE Profª MÁRCIA FABIANI AULA 24
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
O PORQUÊ DA ÉTICA.
Filosofia O que é filosofia?.
A LIBERDADE Prof. Lucas Villar
FILOSOFIA.
COMO CRESCER NA VIDA SE TORNANDO UMA PESSOA AMADURECIDA
Somos realmente livres? Cap 19 – pág 236 a 245
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
QUEM É O HOMEM? “Quem é o homem para dele te lembrares com tanto carinho?” (Sl 8) Freud: o homem é um ser impulsionado, conduzido por seus instintos.
Os Valores e a Acção Humana
Pr. Jonas Arrais Associação Ministerial DSA
Prof. jose PLANEJAMENTO.
A Sociedade humana: generalidades
Aulas Específicas Filosofia A Aulas 5 e 6
As possibilidades e os limites da razão
Professor Romildo Tavares Filosofia Módulo 22 –
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
LIMPEZA: MEU QUARTO PASSO
FILOSOFIA O QUE É FILOSOFIA ?.
EXISTENCIALISMO Filosofias de Base I Especialização em Gestalt-terapia
Sonhadores Osho. Sonhadores Osho Música Silk road Kitaro.
René Descartes ..
Douglas Fernando Blanco
Positivismo Positivo = fatos concretos, demonstrações lógicas Todo enunciado que não se refira a um objeto concreto não tem sentido real. Lei dos Três.
A angústia segundo Sartre
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
Como devo fazer para que a abundância entre em minha vida? Se sou um Co-Criador e tenho as mesmas qualidades de Deus, por que não consigo criar abundância.
Conseqüências revolucionárias do mecanicismo. “Conseqüências revolucionárias do mecanicismo” O modo de pensar ‘substancialista’ cai definitivamente por.
JEAN-PAUL SARTRE ( ) O EM-SI E O PARA-SI, O SER E O NADA.
“ 0 SER HUMANO E A SOCIEDADE ”  O SER HUMANO COMO SER CULTURAL Visão natural Visão natural  O homem se explica mediante sua essência  Defendida pela.
A FUNDAMENTAÇÃO METAFÍSICA DOS COSTUMES. O Homem deve também acreditar no Homem Boa ideia…! Assim já posso ir de férias.
A PESSOA: As ideias sobre os valores e sua hierarquia permitem: Refinadas análises críticas do subjetivismo ético no mundo moderno Delineamento agudo da.
Profª Luciana Miranda A tradição hegeliana.
SARTRE-III AS MODALIDADES DO SER.
O conceito de Razão “O conceito de Razão” Karl Jaspers ( )
O conhecimento Spinoza.
MAURICE MERLEAU-PONTY ( ) A LIBERDADE CONDICIONADA.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Aulas de Filosofia - 2º Ano a e C Immanuel Kant Prof. Ms
LIBERDADE 26/6/2016www.nilson.pro.br1. QUESTÕES FUNDAMENTAIS 1)Podemos realmente ser livres? 2)Como somos livres, se não podemos fazer tudo o que queremos?
Transcrição da apresentação:

Características da liberdade em Sartre Ontológica – o Para-si é livre por ser inacabado Surge na ação Situada na realidade; Liberdade = situação + ação Só há liberdade quando algo nos constrange, a liberdade depende da resistência que se lhe opõe, se afirma quando sujeita a maiores pressões Não significa obter o que se quer, mas querer fazer o que se pode. Está na autonomia de escolha Cabe ao homem forjar a própria essência – de início o homem nada é, irá definir-se pela sucessão de seus atos, pela série de opções que faz em face de cada situação concreta. Sua definição se conserva em aberto até sua morte. Liberdade não é o mesmo que vontade; a liberdade originária precede o ato voluntário. Quando agimos por vontade, a decisão já estava tomada. O passado, Em-si, seja como influência do ambiente ou como dinâmica psíquica, não tem como motivar ou explicar a ação no presente. Esta só pode ser compreendida tendo em vista o futuro, o projeto, o para que, o sentido, e não o porque. O futuro ainda não é, mas ilumina o presente.

Características da liberdade em Sartre O lugar que ocupamos no mundo, as coisas que nos cercam, meu passado, a existência dos outros e a morte não limitam a liberdade. Crítica ao determinismo e mecanicismo. Riscos da crença em condicionamentos, reforços, causas: conformismo O passado ganha sentido a partir do projeto. Projeto = superação do dado existente em direção a um fim ainda inexistente. Estamos condenados a ser livres – a liberdade é um fato contingente que nasce com o nosso Ser. Não posso escolher não ser livre. Projeto fundamental – eleição originária de si, que fundamenta todas as suas deliberações. Não-refletido. É contemporâneo aos atos; mutável. Meta: tornar-se plenitude, um Em-si-Para-si; fadada ao fracasso. Angústia – não temos a quem recorrer para orientar as nossas escolhas. A liberdade que sou é o único fundamento a que posso me apegar. Criamos os valores morais. Por sermos livres, somos angústia. Para mascará-la, precisamos disfarçar a liberdade que somos, inventamos o que possa eximir-nos da responsabilidade por nossos atos: saberes, profissões, essências.

Características da liberdade em Sartre Má-Fé – consiste em acreditar nas mentiras que pregamos em nós mesmos, ainda que sabendo a verdade (podemos chamar de desespero ou perda no impessoal). Fissura interna do Para-si, enganador e enganado ao mesmo tempo. A má-fé está sempre presente como possibilidade, por não sermos completos. O Para-si não-é-o-que-é e é-o-que-não-é, não tem essência e é projeto. A sinceridade total é impossível.