Projeto Sacola Verde.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aberta a participação pública Estudantes, pais, educadores...
Advertisements

Diálogos Política Nacional de Resíduos Sólidos Embalagens pós-consumo e responsabilidade compartilhada A ÓTICA DOS CONSUMIDORES Lisa Gunn Coordenadora.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
PREFEITURA MUNICIPAL DE TIBAGI
Ciclo de vida do produto
na Administração Pública Um novo modelo de Gestão
Gerencia de Núcleo Saúde do Adolescente
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Gestão Ambiental.
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
CONSELHO REGIONAL DE MEIO AMBIENTE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E CULTURA DE PAZ SUBPREFEITURA BUTANTÃ CALENDÁRIO DE REUNIÕES EM 2010 Aprovado em 08 de.
Programas sociais para a infância
Educação Ambiental - GPEEA
CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA
A Holcim LTD é um dos principais fornecedores mundiais de cimento, bem como agregados( brita,areiae cascalho),concreto e serviços de construção com atividades.
INTERFACE DA COLETA SELETIVA COM A LOGÍSTICA REVERSA
Sugestões de ações para implantações
Plásticos Degradáveis
Nos Condomínios Verticais
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
LIXEIRINHAS ECOLÓGICAS
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
Alternativas Sócio-Ambientais para os Plásticos Pós-Consumo V Simpósio Plastivida São Paulo, Hotel Intercontinental, 22 agosto de 2007 Francisco de Assis.
ASSOCIAÇÃO DAS ENTIDADES DO PROJETO TRANSFORMAÇÃO
O problema do lixo termina
LEVANTAMENTO DA EFICÁCIA DO PROJETO DE COLETA SELETIVA NO CAMPUS LAGEADO, UNESP, BOTUCATU Flávia Cristina Freitas Santos1, Richardson Barbosa Gomes da.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos
Logística Reversa.
Painel: Aspectos destacados
ABIF Dados e Histórico da OrganizaçãoDados e Histórico da Organização Razão Social: ABIFRazão Social: ABIF Nome Fantasia: Associação Beneficente de Integração.
17ª. Reunião Ordinária do Conselho Estadual das Cidades
Agenda 21 nas Universidades
ReduçãoReutilizaçãoReciclagem. Contextualização Marco Legal Lei Federal n o de 02 de agosto de Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
CETEM SUSTENTÁVEL. Promovendo mudanças. COMISSÃO GESTORA DO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (CGPGLS) DO CETEM.
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
1 CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO - FAE São João da Boa Vista – SP PPG – Programa de Pós-Graduação em Administração Mestrado Acadêmico.
“DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DOS ECO- PONTOS NO MUNICÍPIO DE LIMEIRA- SP”
Responsabilidade Socioambiental UNIDADE: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PROFª ESP. NATALIA PACHECO
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF.
ESCOLA MONTE DE CAPARICA
ATIVIDADES DO GRUPO DE TRABALHO DE FORMAÇÃO AMBIENTAL DA COMUNIDADE E COLETA SELETIVA 2013 Membros Ativos: Alberto Cury Nassour - SMM Claudete Ap. Poianas.
Ações Sustentabilidade ASSINTECAL. Apoio: Finep, Sebrae e Apex Objetivo : desenvolvimento de um calçado ecologicamente correto. Premissa : oferecer ao.
Secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental- SAIC SACOLAS PLÁSTICAS Impacto ambiental e soluções para a redução do consumo.
Programa EESC Sustentável USP Recicla
8 ADM-GERAL NOTURNO - FESVV. AMANDA MAYER DANILO ARAUJO MARILDA MATTOS PATRICK VASCONCELOS RACHEL BONIZIOLLI.
Semana do Meio Ambiente
INTERVENÇÃO EDUCATIVA COMO FERRAMENTA DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” Guilherme Aleoni – Bolsista do Programa USP Recicla (ESALQ/USP)
Resíduos sólidos – Coleta Seletiva Eng. Antônio Carlos Silva Sampaio Campo Grande, MS – Agosto, 2011 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO.
CONSTRUÇÃO DE UMA COMPOSTEIRA SUSTENTÁVEL COM A REUTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PET EM PROL DO REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NA EEEFM PROFª. BENVINDA.
Interdisciplinaridade: Ciências Agrárias VII EPETUSP / Campus USP – São Carlos 29 e 30/08/2009 MESA REDONDA Evaristo Marzabal Neves Flavio B. Gandara Mendes.
JabUNESP Recicla. Introdução O JabUNESP Recicla é um projeto de extensão universitária, que existe desde 2005, voltado para a questão ambiental; Em 2011.
VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATUANDO JUNTO À COMUNIDADE DE PIRACICABA E DO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN
LOGISTICA REVERSA VIA ACORDO SETORIAL E LOGISTICA REVERSA POR DECRETO DO EXECUTIVO.
Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul II SEMINÁRIO ICMS ECOLÓGICO Componente Resíduos Sólidos Eliane C. D. Ribeiro de Barros Campo Grande /
PRÁTICAS AMBIENTAIS NA PERCEPÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS (CCHSA) DA UFPB Edjane Soares Carneiro Erika Maria do.
15 anos.
PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE SAÚDE Uma experiência em Unidades Básicas de Saúde do município do Rio de Janeiro.
RECUPERAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE NASCENTES: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE DAS PRÁTICAS VEGETATIVAS E MECÂNICAS DA BACIA DO RIO.
Seminário “Uso de Sacolas Plásticas” Dra. Samyra Crespo Secretária Câmara dos Deputados Comissão Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Ministério.
Reaproveitamento de Águas. Objetivo do Projeto: Implantar e incentivar a implantação de sistemas de captação e utilização de águas pluviais e reutilização.
Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos do Município de Belo Horizonte - PMGIRS BH DEZEMBRO/2015.
Política Municipal de Resíduos Sólidos de Campo Grande 6º Reunião Ordinária do Fórum do Lixo Eng. Marcos Antônio Moura Cristaldo Secretário Municipal de.
SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL Audiência Pública 25/setembro/2014.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
Audiência Pública - Logística Reversa COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS 55ª Legislatura - 1ª Sessão Legislativa.
SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL Audiência Pública 25/setembro/2015.
Transcrição da apresentação:

Projeto Sacola Verde

Instituto Ambiente em Foco Associação sem fins lucrativos (ONG) Fundada em 21 de agosto de 2007: estudantes e professores da USP (campus Piracicaba - ESALQ) e qualificada como OSCIP em 12 de novembro de 2008. Representante Legal do Coletivo Educador Pirá Sykauá e Conselheiro do COMDEMA Piracicaba.

Instituto Ambiente em Foco Equipe Técnica: Gestão Ambiental, Biologia, Ecologia, Eng. Ambiental, Florestal, Agronômica e da Computação, Direito, professores diversas áreas Áreas temáticas: Resíduos; Sustentabilidade; Educação ambiental; Arborização urbana; Recuperação de áreas degradadas (RAD). Mais informações: www.institutoaf.org.br

Lei de substituição das Sacolas convencionais Lei municipal Complementar nº 233 de 16 de dezembro de 2008 e Decreto nº 13.080 de 01 de abril de 2009; Início: 16º de outubro de 2010; Objetivo: utilizar embalagens retornáveis, sacolas plásticas biodegradáveis ou oxi-biodegradáveis em substituição às convencionais; A quem se aplica: TODOS estabelecimentos que utilizam sacolinhas. Multa: R$ 5,00/m² de área construída. Fiscalização: SEDEMA

O que é Oxi-biodegradável? Decomposição de materiais por: Oxidação (oxigênio em conjunto com o aditivo) Biodegradação

O que é Oxi-biodegradável? Antes ou Sacola Convencional Depois ou Oxi-biodegradável

As Oxi-Biodegradáveis Presença de aditivo na composição da sacola oxi-biodegradável. Degradam-se a partir de 6 meses em condições ambientais favoráveis. Custo: até 10% a mais Como adquirir: atuais fornecedores

As Oxi-Biodegradáveis Problemas e considerações: Percepção de impacto reduzido. Não há responsabilidade quanto às conseqüências do consumo. Não há diminuição na produção de sacolas plásticas. NÃO é uma proposta definitiva.

Apoio:

Antiga abordagem... Idealizador: José Carlos Masson (Direitos Autorais requeridos) - Prêmio Ambiental do COMDEMA: em 2004, recebido pelo quesito conscientização ambiental. Implantação: janeiro de 2004, em diversos supermercados Objetivo: estimular a sensibilização ambiental e a coleta seletiva municipal por meio da distribuição de sacolas na cor verde para armazenamento de resíduos recicláveis visando a diferenciação do lixo comum. Interrupção devido à falta de uma equipe de acompanhamento.

Projeto Sacola Verde Projeto do Ambiente em Foco de abrangência municipal que envolve todos os supermercados visando à racionalização do uso de sacolas plásticas. Outras práticas sustentáveis nos supermercados participantes.

Sacola Verde - Propostas Incentivar a substituição de 100% das sacolas plásticas convencionais por sacolas oxi-biodegradáveis transparentes, sacolas retornáveis e outras alternativas em cada um dos supermercados participantes;

Sacola Verde - Propostas 2) Promover a capacitação dos funcionários dos supermercados; Implantar um ponto de entrega voluntário de óleo de cozinha e de materiais recicláveis nos supermercados;

Sacola Verde - Propostas 4) Promover a sensibilização dos clientes dos supermercados; Espaço Interativo Oficinas de Reaproveitamento

Sacola Verde - Propostas 5) Coordenar a implantação de um caixa ecológico.

Mais informações sobre o Instituto Ambiente em Foco: Muito Obrigado!!! Mais informações sobre o Instituto Ambiente em Foco: www.institutoaf.org.br Contato: geral@institutoaf.org.br