ESQUENTA ENEM – GEOGRAFIA – 2015 Professores: Célia Campos e Ricardo Augusto.

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Transcrição da apresentação:

ESQUENTA ENEM – GEOGRAFIA – 2015 Professores: Célia Campos e Ricardo Augusto

HABILIDADE: Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.

O trabalho infantil, segundo a OIT, sofreu redução, mas ainda é grande o número de crianças trabalhadoras no mundo. O texto e a representação cartográfica indicam que as duas regiões em que o trabalho infantil é ainda intenso apresentam em comum a) elevado desenvolvimento socioeconômico em regiões urbanizadas. b) maior percentual de PEA em atividades do setor primário da economia. c) maior percentual de PEA em atividades do setor secundário da economia. d) maior percentual de PEA em atividades do setor terciário da economia. e) elevado desenvolvimento socioeconômico em regiões primário- exportadoras.

De acordo com os dados da PNAD/IBGE de 2013, são em média de 3,2 milhões de crianças e adolescentes trabalhando no Brasil. Em 2012, esse número era de 3,5 milhões, o que mostra uma redução de 10,6%. Dados sobre a mão de obra infantil no Brasil: 2% das crianças de 5 a 9 anos (queda de 2012 para 2013 – 26,%) 15% das crianças e adolescentes de 5 a 13 anos; 14% das crianças de 10 a 13 anos. 82% de adolescentes na faixa de 14 a 17 anos. Se mantido esse ritmo, o Brasil dificilmente alcançará a meta de erradicar o trabalho infantil até Em 2013, o rendimento mensal dos trabalhares entre 5 e 17 anos era de R$ 557 por mês. Eles trabalharam, em média, 27 horas por semana. A legislação brasileira proíbe o trabalho de crianças e adolescentes menores de 16 anos. Entre 14 e 16 anos, é possível exercer atividades remuneradas apenas na condição de aprendiz.

fonte: /noticia/ /brasil-tem-36-milhoes-de- criancas-e-jovens-fora-da-escola 2013

ESTRUTURA ETÁRIA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

HABILIDADE: Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas.

Desde o final do século XIX, o modo de produção capitalista passou a formar grandes empresas capazes de controlar a maior parte ou mesmo todo o mercado de um ou mais produtos. Os fragmentos expressam as práticas monopolistas características de concentração de capitais do atual momento econômico e apresentam diferenças quanto à atuação no mercado, pois o Fragmento 1 se refere a) à formação de um cartel e o 2, à formação de uma holding. b) à formação de um oligopólio e o 2, à formação de um cartel. c) à formação de um truste e o 2, à prática de dumping. d) à prática de dumping e o 2, à formação de um truste. e) ao controle acionário de empresas e o 2, à prática de dumping.

HABILIDADE: Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos. Questão 32

Migrações mundiais