Aula Prática 1 Monitoria IP/CC (~if669) (A partir do slide elaborado por Luís Gabriel)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programação orientada a objetos
Advertisements

Pseudo-código: sintaxe
Introdução à Programação Engenharia da Computação
Programação em Java Prof. Maurício Braga
Estruturas de Repetição
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS INTRODUÇÃO AOS APLICATIVOS JAVA Prof. Thiago Pereira Rique
INTRODUÇÃO AOS APLICATIVOS JAVA
Universidade Federal de São Carlos Introdução à Linguagem C Comandos.
Algoritmos e Programação Linguagens de Programação Teoria Aula 5 (05/05) Universidade Federal do Vale do São.
Programação Básica em Java
Construção de Algoritmos 1
1 Professor Rogério B. de Andrade - Aula 001- Dez/2008 Técnicas e Linguagem de Programação.
Paradigmas da Programação
Linguagem C Estruturas de Sequências
Introdução a Programação JAVA
Paradigmas de Linguagens de Programação Paradima da Programação Orientada à Objetos Professor: Armando Hage Belém-2008.
Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Introdução a Computação e Cálculo Numérico
FTIN Formação Técnica em Informática
Entendendo as definições de classe
Seminário 1: Revisão de C
OPERADORESOPERADORES SCJP – Otimize-TI. Operadores Java Resultado: Maioria das operações é um booleano ou numérico. Não podem ser sobrecarregados (Existem.
Introdução a aplicativos Java
Prof. Daniel Aula 03.  Criar Projeto  Criar Pacote  Criando classes  Meu primeiro programa  Compilar  Comentários  Variáveis.
Operadores e Atribuições Capítulo 3
Programação em C++ Compiladores
Aulas 2 e 3 – Java – Prof. Marcelo Heitor # O método main e argumentos na linha de comando; # Fluxo padrão de entrada e saída; # A classe JOptionPane;
Programação Orientada a Objetos - Java
Programação I Aula 3 (Entrada de Dados) Prof. Gilberto Irajá Müller Última atualização 11/3/2009.
Aula prática 2 Operadores e Expressões Comandos de Decisão Comentários
Estrutura de Controle em JAVA
Wellington Felix.  Criada por Brian Kernighan e Denis Ritchie, na década de 1970, para uso em um computador DEC PDP-11 em Unix  C++ é uma extensão da.
Aula prática 3 Aprofundando em Funções Parâmetros de uma função Uso do return Execução Variáveis Global, local e estática Monitoria de Introdução à.
Programação I Aula 4 (Expressões Booleanas e Expressões de Seleção) Prof. Gilberto Irajá Müller Última atualização 17/3/2009.
Introdução à Programação
JAVA Sintaxe.
Certificação Marco Antonio. Introdução A compreensão desse capítulo é muito importante pois trata de um assunto essencial em qualquer linguagem de programação,
Aula Prática 1 Monitoria IP/CC (~if669) (A partir do slide elaborado por Luís Gabriel)
Aula Prática 2 Monitoria IP/CC (~if669).
Introdução à Programação Aula Prática 2 Operadores e Comandos Condicionais Monitoria
Conceitos Básicos e Manipulação de Objetos
Laboratório I Mateus Raeder. Mateus Raeder – abril de 2010 Expressões booleanas  Tipo boolean -Tipo de dado primitivo -Possui os valores: true e false.
Fundamentos de linguagens de programação
Linguagem C.
Programação Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
ALGORITMIA. ALGORITMO Conjunto de instruções ou acções que ao serem executadas, permitirão realizar uma determinada tarefa.
Copyright 2000, Departamento de Informática, UFPE. Todos os direitos reservados sob a legislação em vigor. Orientação a Objetos e Java.
Programação em Java Prof. Edvan Chaves.
Introdução Sintaxe Básica da Linguagem JAVA
Tipos de Dados Todo o trabalho realizado por um computador é baseado na manipulação das informações contidas em sua memória. Estas informações podem.
Profa. Maria Augusta Constante Puget
Capítulo 1 A Classe Scanner Pág. 31 a 34.
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO I Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba-
C# - Unity Introdução.
C# - Unity Introdução. Criando um script Mono Develop Uma IDE.
Operador Condicional (? :). Operador Condicional Operador ternário que pode ser utilizado no lugar de uma instrução if...else.
C# - Unity Introdução.
11 Revisão da Linguagem C Prof. Kariston Pereira Adaptado de Material gentilmente fornecido pelo Prof. Rui Tramontin (DCC/UDESC)
1 Programação – JAVA Unidade 3 – Loops e Lógica Prof. Aparecido V. de Freitas Curso de Ciência da Computação.
Implementação Orientada a Objetos – Aula 04 Métodos, parâmetros e retorno Prof. Danielle Martin/Marcia Bissaco Universidade de Mogi das Cruzes
Visual C# (parte 2) Prof. Igor Conrado Alves de Lima – Operadores, estruturas de decisão, vetores (arrays), e estruturas de.
Linguagem Java Programação II.
1. 2 Prof. Maurício Rodrigues de Morais Programação Orientada a Objetos II.
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS Carlos Marques
Java Básico Lab Ruddá Beltrão | Cristian Costa.
Prof. Tertuliano Operadores Variáveis em C++.
IFRN Técnico em Informática para Internet Estruturas Condicionais Prof. Gilbert Azevedo.
Laboratório de Computação Aula 06 e 07 – Implementação de classes Prof. Fábio Dias
Ambientação com a Sintaxe de Java: parte 2 Prof. Gustavo Wagner Slides Originais: Prof. Tiago Massoni Desenvolvimento de Sistemas FATEC-PB  Centro de.
Lógica de Programação Aula 06 Prof. Marcelo Marcony.
Transcrição da apresentação:

Aula Prática 1 Monitoria IP/CC (~if669) (A partir do slide elaborado por Luís Gabriel)

Roteiro 1.Estrutura de um programa Java 2.Tipos 3.Operadores 4.I/O 5.Controle de Fluxo 6.Padrões de codificação 7.Exercícios

Definindo uma classe public class PrimeiraClasse { //corpo da classe public static void main(String[] args){ //corpo do método (main) }

Tipos primitivos Inteiros: byte (8bits), short(16), int(32), long(64) Números reais: float e double Caracteres: char Valores booleanos: boolean int idade = 19;char letra = ‘a’ float peso = 65.6f;boolean flag = false; double salario = ;

Classe String Usada em Java para representar uma cadeia de caracteres. Apesar de não ser um tipo primitivo, pode ser inicializado de maneira semelhante. Tem alguns métodos muito úteis (ver documentação).ver documentação String nome = “Fulaninho da Silva” String nome2 = new String (“Fulaninho da Silva”)

Operadores matemáticos Adição: (+) Subtração: (-) Multiplicação: (*) Divisão: (/) Resto da divisão inteira: (%) Precedência: Divisão, multiplicação, resto > adição e subtração Precedência: Divisão, multiplicação, resto > adição e subtração

Exemplos de precedência a + b + c + d + e a + b * c - d / e a / (b + c) – d % e a / (b * (c + (d - e)) (a * ( b / (c - d)))% e

Operadores lógicos NÃO lógico (!); E lógico (&&); OU lógico (||); Atenção! Todos esses operadores usam operandos booleanos e produzem resultados booleanos. O NÃO lógico é um operador unário. Atenção! Todos esses operadores usam operandos booleanos e produzem resultados booleanos. O NÃO lógico é um operador unário.

Expressão booleanas Expressões booleanas geralmente usam os operadores de igualdade ou os operadores relacionais de Java, que retornam resultados booleanos: igual a (==) diferente de (!=) menor que (<) maior que (>) menor ou igual que (<=) maior ou igual que (>=) = (atribuição) é diferente de == (comparação) = (atribuição) é diferente de == (comparação)

Precedência Operadores aritméticos têm maior precedência do que operadores de igualdade e relacionais. Ex.: salarioNovo == salarioAntigo + 15 Primeiro é calculado salarioAntigo E então, o resultado é comparado com salarioNovo!

Saída de dados É a maneira que temos de mostrar dados ao usuário durante a execução do programa; Utilizaremos inicialmente o console para nos comunicar com o usuário; Para imprimir mensagens no console utilizaremos o objeto System.out.

Saída de dados Exemplo: String nome = “Rafael da Silva”; int idade = 20; System.out.println(nome+ “ tem ” +idade+ “ anos!”); Saída: Rafael da Silva tem 20 anos! Saída: Rafael da Silva tem 20 anos!

Entrada de dados E a maneira que temos de receber dados do usuário durante a execução do programa; Para receber dados através do console utilizaremos o objeto Scanner. (ver documentação)ver documentação Scanner input = new Scanner (System.in); System.out.prinln(“Digite seu nome”); String nome = input.next(); System.out.prinln(“Digite sua idade”); int idade = input.nextInt();

Observações A menos que o programador especifique o contrário, um método é executado de forma linear, uma instrução após a outra; Algumas estruturas de programação nos permitem decidir se uma instrução vai ou não ser executada; Também existem estruturas de programação que nos permitem executar várias vezes uma mesma instrução; Essas decisões são tomadas de acordo com o resultado (true ou false) de expressões booleanas

Estruturas condicionais Estruturas condicionais nos permitem escolher qual instrução (ou conjunto de instruções) vai ser executado. As estruturas condicionais de Java são: if if-else switch

if “condicao” deve ser uma expressão booleana Se “condicao” for true o que estiver no escopo do if será executado Se “condicao” for false o que estiver no escopo do if será ignorado if (condicao){ instrução1; instrução2;... } if (condicao){ instrução1; instrução2;... }

if Se “condicao” for true instrução1 será executada. Se “condicao” for false instrução 2 será executada. Uma ou outra é executada. Mas não as duas. if (condicao){ instrução1; }else{ instrução2; } if (condicao){ instrução1; }else{ instrução2; }

Indentação Consiste em deixar o código no interior de um bloco com mais espaçamento do que o código que está fora desse bloco; O uso de uma indentação consistente faz um programa ser mais fácil de ser lido e entendido; Mesmo não fazendo diferença para o compilador, uma indentação apropriada é muito importante; Grande parte dos editores atuais ajudam a manter o código identado. Dica! Ctrlf + Shift + f OU Ctrl + i Dica! Ctrlf + Shift + f OU Ctrl + i

Comentários São incluídos no código para explicar os propósitos do programa e para descrever o seu processamento passo- a-passo; Eles não afetam o modo como o programa é executado; //comentário de uma única linha /* comentário de várias linhas */ /** comentário javadoc (pode ter múltiplas Luís Gabriel */

Exercício Desenvolva um programa que simule uma partida do jogo Par ou Ímpar. Devem ser informados pelo usuário os números escolhidos pelos jogadores e a escolha entre par ou ímpar do primeiro jogador. A opção do outro jogador vai ser a oposta. Ex.: se o primeiro jogador escolheu ímpar, a opção do segundo vai ser par. Imprima quem foi o vencedor.

Solução import java.util.Scanner; public class ParOuImpar { public static void main(String[] args) { Scanner input = new Scanner(System.in); int numJogador1,numJogador2, somaNumeros; String opcaoJogador1; // Entrada de dados: System.out.print("Digite o número escolhido pelo primeiro jogador: "); numJogador1 = input.nextInt(); System.out.print("Digite o número escolhido pelo segundo jogador: "); numJogador2 = input.nextInt(); System.out.println("Digite a opção escolhida pelo primeiro jogador (PAR/IMPAR)"); opcaoJogador1 = input.next(); somaNumeros = numJogador1 + numJogador2;

Solução (cont.) //Se o primeiro jogador escolheu PAR if((opcaoJogador1.equals("PAR")) ){ //Resultado PAR if(somaNumeros % 2 == 0){ System.out.println("O vencedor foi o primeiro jogador!"); } //Resultado IMPAR else{ System.out.println("O vencedor foi o segundo jogador!"); } else{ //Resultado IMPAR if(somaNumeros % 2 == 1){ System.out.println("O vencedor foi o primeiro jogador!"); } //Resultado PAR else{ System.out.println("O vencedor foi o segundo jogador!"); }

Dúvidas?