Cuba: grandes conquistas sociais e atraso econômico. Geopolítica/atualidades Reginaldo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cuba: grandes conquistas sociais e atraso econômico.
Advertisements

REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
INTERVENÇÕES ESTADUNIDENSES NA AMÉRICA LATINA
Departamento de História
Cuba.  4 séculos de colonização espanhola  guerra espano americana.  governo militar americano  Espanha perdeu terras para os EUA.
Revoluções do Século XX (II)
GEOGRAFIA POR TABATA SATO.
História – 8ª série Prof. Lisiane
Revolução Cubana Nathalia K. R Turma: 82 Número: 26.
CUBA Estou AQUI!!!.
Independência Cubana Cuba último país latino-americano independente (1898) – apoio dos EUA – Emenda Platt (Dispositivo que autorizava intervenção.
Cuba América Central.
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com
CUBA Após quase cinco décadas no poder, Fidel Castro foi um dos líderes que permaneceu por mais tempo no poder em todo o mundo. Raul Castro, seu irmão,
REVOLUÇÃO CUBANA 18/04/2017
AMÉRICA CENTRAL E ANTILHAS
O que foi? A Revolução Cubana foi o primeiro movimento que conseguiu resultados positivos contra a hegemonia norte-americana no continente.  * Hegemonia significa.
AULA 06 – ANALISANDO CHARGES GEOPOLÍTICAS
Teoria Geral. O Direito Econômico  É o direito das políticas públicas na economia.  Conjunto de normas e institutos jurídicos que permitem ao Estado.
Fonte: professoraclara.com.br
Revolução Cubana Alan.
UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.
Capítulo 1 - Século XX: onde tudo começou Capítulo 2 – A Primeira Grande Guerra: uma experiência traumática PROGRAMA I ETAPA 9º ANO Capítulo 4 – :
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Cuba: Um breve diálogo com o capitalismo Com a apresentação dos professores Hudson e Hudson Ps: Não somos uma dupla sertaneja!!!
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
ESTRUTURAS DA POPULAÇÃO Crescimento da população: Até 1930 – aumento com a contribuição dos imigrantes; 1934 – “Lei de Cotas” – limitações à entrada de.
População brasileira: rumo a estabilidade demográfica Atualidades/Geopolítica Prof. Reginaldo.
CONFLITOS E FOCOS DE TENSÃO
Os chamados “Novos Movimentos Sociais” (NMS)
O PAPEL DA ONU NO MUNDO CAPÍTULO 2 - 9º ANO PROFESSORA: CARLA MENEZES.
Aspectos Naturais, econômicos, políticos e sociais
TRANSIÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO PARA O TRABALHO LIVRE
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
Globalização e Mercado Financeiro Global Prof. Glauco Carvalho.
NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO 2 ANO, APOSTILA 12.
GEOGRAFIA POLÍTICA – EPUFABC 2016 PROF.º ALAN NERIS.
A revolução cubana de 1959 de Colônia e neocolonia Algumas referências cronológicas: 1868 – guerra dos 10 anos 1895 – morte de José Martí
AS CAUSAS E OS OBSTÁCULOS AO DESENVOLVIMENTO
Rio + 20:As questões ambientais que afetam as pessoas aqui e agora foram esquecidas ; verdade inconvenientes VISITANTES 190 PAÍSES ONG`s RIO +20.
PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
ATUALIDADES EUA / CUBA O presidente dos EUA Barack Obama cumprimenta o presidente de Cuba Raul Castro durante encontro na Cúpula das Américas na Cidade.
A União Ibérica. Regresso ao Norte de África Crise do Império do Oriente  Viragem para o Norte de África Marrocos estava mais próximo, tinha menos riscos.
O BRASIL NO SISTEMA INTERNACIONAL. As relações internacionais do Brasil ocorre: * com outros países * organismos internacionais * baseado na Constituição.
DA COLÔNIA À POTÊNCIA ECONÔMICA, ATÔMICA E DEMOGRÁFICA
Nova Ordem Mundial A construção da nova ordem Crise da URSS e as reformas de Gorbachev: Perestróica e Glasnost. Queda do Muro de Berlim: Falência.
GEOPOLÍTICA DA NOVA ORDEM MUNDIAL – CAP. 17 JANDERSON - CIC.
BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL
SUBDESENVOLVIMENTO. Problemas sociais: Baixos índices de qualidade de vida, de consumo. Elevadas taxas de miséria e mortalidade infantil. Concentração.
População brasileira Indicadores das características da estrutura da brasileira Idade e gênero – Pirâmide Etária escolaridade – Taxa de analfabetismo.
MOVIMENTO PERONISTA ARGENTINA, Ditaduras Latino-Americanas Casa Rosada. Buenos Aires, Argentina, Acervo pessoal.
Crise na Ucrânia. Possui uma das maiores usinas de aço do mundo, um lucro de 300 milhões de dólares ao ano. Possui grande reserva de carvão. Grande produção.
Capítulo 40 pág.571 a 583.   Atualmente passa por mudanças politicas e sociais.  Possui a maior cadeia de montanas da América.  Possui o maior Bioma.
Revisando Modo de Produção Feudalismo A Nova Relação Cidade-Campo A Burguesia Os Estados Nacionais Centralização Política e Econômica Capitalismo Mercantil.
KARL MARX ( ) Thiago Gonçalves.
O AVANÇO DA AGROPECUÁRIA NO BRASIL
FOUCAULT: REFLEXÕES SOBRE A CRISE NA MEDICINA. BREVE RESGATE HISTÓRICO O SURGIMENTO DO DIREITO À SAÚDE A SOMATOCRACIA.
Giovanna Matera do Amaral nº10 Maria Clara Peregrina Aude nº15 8°ano A Professor: Wilson Fernandes Forti.
PAÍSES PRODUTORES E EXPORTADORES DE PETRÓLEO (OPEP)
GEOGRAFIA Professor: Wilson Forti Maria Clara Samapaio Nº 14 8ºB Pedro Henrique Ambrósio Nº 18 8ºB Rafaella Montebello Nº 19 8ºB.
DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL. CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por.
O mundo subdesenvolvido. Origens do subdesenvolvimento O Neocolonialismo Durante o século XIX, principalmente em sua 2ª metade, desenvolveu- se um processo.
POPULAÇÃO 2,5 Bilhões em ,2 Bilhões em 2002 (U.S. Census Bureau, 2004a) 74 Milhões de pessoas são adicionados aos números acima por ano 74 Milhões.
Colégio de Nossa Senhora de Fátima Geografia 9º ano Filipe Miguel Botelho.
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo Geral e do Brasil História.
União Nacional por Moradia Popular O povo que constrói a casa é o povo que constrói a história.
Globalização e Integração Econômica. Economia Global define uma nova era na história da humanidade, em que a interdependência entre os povos será tão.
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
O MUNDO DA GUERRA FRIA AULAS 10 E 11.
Guerra fria - Coreia e Cuba
Transcrição da apresentação:

Cuba: grandes conquistas sociais e atraso econômico. Geopolítica/atualidades Reginaldo

Histórico  1898: fim da dominação espanhola – Espanha perde a guerra para Cuba/EUA;  1902: independência de Cuba que era administrada pelos EUA;  Até 1934 os EUA mantém o direito de intervir nos assuntos internos;  : Ditadura de Fulgêncio Batista com apoio dos EUA; Cuba era o paraíso do turismo, dos jogos e da prostituição para os ricos dos EUA, enquanto o povo cubano vivia na miséria.

A guerrilha de Fidel : a guerrilha de Fidel Castro luta pelo poder; 01/01/1959: Fidel toma Havana (Revolução Cubana);

As reformas da Revolução de Fidel Reforma Agrária (propriedades com no máximo 67 ha); Combate as desigualdades sociais; Nacionalização das empresas estran- geiras; Estatização dos meios de produção; Fuzilamento dos colaboradores de Fulgêncio Batista.

Conseqüências 1961: alinhamento com a URSS, adoção do marxismo-leninismo (socialismo) e conseqüente rompimento das relações diplomáticas com os EUA; 1962: EMBARGO COMERCIAL A CUBA, que é expulsa da OEA;

1962: Crise dos mísseis

AS GRANDES CONQUISTAS SOCIAIS Analfabetismo: em 1959 era de 40% e hoje, 0,2% ( ); Mortalidade Infantil hoje de 4 por mil (2012); Expectativa de vida hoje: 77,2/81,2 anos ( ); Crescimento demográfico de -0,1% a.a.; Um médico para cada 150 habitantes - taxa mais alta da América Latina (Brasil: 1 médico para cada 555 habitantes); IDH de 0,815 (44º em 2014);

Médicos para cada mil habitantes no mundo

Qual foi o segredo dos avanços sociais de Cuba?  R: relações econômicas privilegiadas com a URSS: CUBA URSS Cuba exportava açúcar caro e comprava petróleo subsidiado da União Soviética. “Cuba: a vitrine socialista para a América latina”

1991: fim da URSS Cuba: um país órfão, ocorrendo uma forte CRISE nos anos 90; “Se em países do Leste Europeu as coisas andavam mal com o socialismo, na América Latina andam pior com o capitalismo.” Fidel Castro, em discurso após o fim da URSS.

E agora Fidel?

Atualidades O país ruma para uma economia de transição? Uma abertura seria necessária? 2002: em visita a Cuba, o ex-presidente dos EUA Jimmy Carter, pede fim ao embargo; Julho de 2006: Fidel castro, prestes a completar 80 anos se licencia do poder; Fevereiro de 2008: Raul Castro, irmão de Fidel é efetivado como presidente; O ex-presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, fez um histórico pronunciamento à população de Cuba na noite de terça-feira (14/05/2002). Observado pelo presidente cubano, Fidel Castro, Carter disse que os Estados Unidos devem "dar o primeiro passo" para resgatar as relações entre os dois países e encerrar o embargo econômico contra Cuba. O discurso de Carter, que fez o pronunciamento em espanhol na Universidade de Havana, foi transmitido ao vivo pelas emissoras estatais de rádio e TV.

Raul Castro implementa medidas tímidas de flexibilização ao regime, como acesso da população à telefonia celular, computador pessoal e casa própria; A era Raul Castro Problema: o contraste entre o moderno e o obsoleto e a rigidez do regime gera insatisfação de jovens cubanos que fogem para Miami - EUA (170 Km de Havana);

 Turismo, etanol, açúcar e médicos: as soluções para o país; As saídas econômicas para Cuba  Recuperação econômica do país desde 2004 com o apoio da Venezuela – Novo pai de Cuba?;  2008: Acordo econômico com a China (2º parceiro comercial).

 2009: com a ascensão de B. Obama, inicia-se a reaproximação;  2010: reformas em Cuba, com a reintrodução de conceitos de iniciativa, de propriedade privada e diminuição do estado na economia;  17/12/2014: restabelecimento das relações diplomáticas entre os EUA e Cuba;  20/07/2015: reabertura das embaixadas dos EUA e de Cuba após 54 anos.