O Mestre da Fantasia Formação continuada de leitores, alfabetizadores e coordenadores. Tema: ”Ler e escrever o cotidiano”
Leitura fílmica Tratamento pedagógico Leitura das imagens Explicação por diálogo Esses saberes na prática dos alfabetizadores do TOPA
O personagem Riquinho Vestes Idade Comportamento Criar hipóteses
Desafio Subir à árvore Ser criança Conhecer o novo Comprar “pregos”
Desafio aceito “Isso não vai ser nada bom!” Rejeição da seu grupo social. Ler é se arriscar; Aceitar desafios; Sair de si mesmo; Comprar pregos.
Refúgio Onde aconteceu o refúgio? Ler é criar hipóteses; É conhecer novos mundos. O que isso tem a ver com o EJA?
O encontro com: A aventura O terror A fantasia O mundo dos livros O jovem e o adulto encontram quais desafios no processo de alfabetização e letramento?
A luta contra os seus medos Requer estímulo Acessos a novos mundos Trocas de experiências Desinstalar-se de si mesmo Superar-se a cada dia
Formação do leitor crítico “Aquele sou eu?” “Não, aquele era você.” Ao aventurar-se no mundo da leitura nunca mais será o mesmo. O que leva o personagem a encontrar a saída? Quem ajudou o personagem a ler? (que motivação?)
O que é possível ler... Pessoas Monumentos Artes Natureza Livros diversos Acervos culturais Leitura informativa Placas Movimentos...
Modos de leitura Individual Silenciosa Coletiva Cuidadosa Divertida Informativa Critica Dinâmica...
Estou lendo:
REALIZAÇÃO Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB Unidade Formadora – PROEXT Coordenação pedagógica – Ana Rita Santiago, Val Rocha, Kátia, Marília,Márcia, Gina e Cida Coordenadores de zonal – Meire, Lêda, Luzia, Camila, Apoio – coordenadores de turma, movimentos sociais