O CURRÍCULO DOS URUBUS Rubem Alves.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Grande Corrida do Feijão
Advertisements

- Educar -.
EMRC Educação Moral e Religiosa Católica.
Matemática para todos Educação Básica
Um espaço de aprendizagem, em que as máquinas são apenas mais uma ferramenta de pesquisa, porém a vontade e determinação para obter aprendizado depende.
Educação Digital Fala-se muito das contribuições positivas do uso da tecnologia digital em sala de aula. Os professores que já experimentaram, no entanto,
Diretoria de Ensino da Região de Mogi das Cruzes
Concebido para ancorar atividades de pesquisa, produção do conhecimento e comunicação dos alunos do ensino fundamental (7a e.
A MAIOR BRONCA Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
- EDUCAR -.
No quintal de Seu Zeca, pouco antes do início do ensaio e mais tarde que a hora marcada para que este começasse, Seu Zeca falava a Seu Dola da necessidade.
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
A Minhoca e o Escaravelho
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
ANO 2020: A EXTINÇÃO DOS PROFESSORES
UM LOBO CULTO Jardim de Infância Calçada – Vermil
A Identidade da minha Escola
- Educar -.
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
Educar.
Imagens de João Parassu
2º ENCONTRO DE PROFESSORES COORDENADORES
A ESCOLA DOS BICHOS.
- Educar -.
Escola de Bichos Conta-se que vários bichos decidiram fundar uma escola. Se reuniram e começaram a escolher as disciplinas. O pássaro insistiu para que.
- EDUCAR -.
APREDENDO A ORAR.
ESCUTATÓRIA Do genial Rubem Alves, lá das Minas Gerais...
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colegio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
- Educar -.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
CARTA DE UM PAI AO FILHO Amado filho.
Ah! Se ao menos me fosse dado ser nada!”
Charges matemáticas.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
Prova Bimestral do Sistema de Avaliação da Educação Básica do
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
TODOS SOMOS DIFERENTES
AVALIAÇÃO NA OFICINA DE JOGOS
Esclarecendo o que entendemos por conhecimento escolar
ESCUTATÓRIA Ah! Como seria bom se soubéssemos fazer isto... e aplicar nas nossas reuniões...
ANJO NEGRO.
- Educar -.
Perguntas de Modelação
– Educar – Rubens Alves.
ESCUTATÓRIA Ah! Como seria bom se soubéssemos fazer isto...
Trabalho realizado por:
SITUAÇÕES.
O CURRÍCULO DOS URUBUS Rubem Alves.
Adolescência: Conflito entre gerações
Com o intuito de descobrir o que já sabíamos, nossas expectativas e o que queríamos saber sobre EaD, em uma das primeiras aulas de Introdução a EaD,
Educação e psicologia.
A MOTIVAÇÃO DOS PROFESSORES
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
- Educar - “Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: “Veja!” - e, ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Textos e citações do Rubem Alves
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Rubem Alves, nosso querido educador, teólogo, filósofo, professor & poeta, ao partir em 2014, deixou-nos órfãos de sua companhia.
Tendo em casa a presença viva de gêneros textuais apresentados de forma dinâmica em contação de histórias e poesias, procurei, desde o início do meu magistério,
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA A IMPORTÂNCIA DO.
Como conseguir aprender rápido, conseguir ler muito mais rápido e passar em qualquer concurso ou prova!
Docência do Ensino Superior Apresentação do Curso Silvia Pereira de Castro Casa Nova
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
Curso Elaboração de Projetos Utilizando os Recursos Tecnológicos.
O aluno perfeito Rubem Alves.
Transcrição da apresentação:

O CURRÍCULO DOS URUBUS Rubem Alves

O rei Leão, nobre cavalheiro, resolveu certa vez que nenhum dos seus súditos haveria de morrer na ignorância. Que bem maior que a educação poderia existir? Convocou o urubu, impecavelmente trajado em sua beca doutoral, companheiro de preferências e de churrascos, para assumir a responsabilidade de organizar e redigir a cruzada do saber. Que os bichos precisavam de educação, não havia dúvidas. O problema primeiro era o que ensinar.

Questão de currículo: estabelecer as coisas sobre as quais os mestres iriam falar e os discípulos iriam aprender. Parece que havia acordo entre os participantes do grupo de trabalho, todos urubus, é claro: os pensamentos dos urubus eram os mais verdadeiros; o andar dos urubus era o mais elegante; as preferências de nariz e de língua dos urubus era a mais adequada para uma saúde perfeita; a cor dos urubus era a mais tranquilizante; o canto dos urubus era o mais bonito. Em suma: o que é bom para os urubus é bom para o resto dos bichos.

E assim se organizaram os currículos, com todo o rigor e precisão que as últimas conquistas da didática e da psicologia da aprendizagem podiam merecer. Elaboraram-se sistemas sofisticados de avaliação para testes de aprendizagem. Os futuros mestres foram informados da importância do diálogo para que o ensino fosse mais eficaz e chegavam mesmo, vez por outra, a citar Martin Buber. Isso tudo sem falar na parafernália tecnológica que se importou do exterior, máquinas sofisticadas que podiam repetir as aulas à vontade para os mais burrinhos, e fascinantes circuitos de televisão.

Ah! Que beleza! Tudo aquilo dava uma deliciosa impressão de progresso e eficiência e os repórteres não se cansavam de fotografar as luzinhas piscantes das máquinas que haveriam de produzir saber, como uma linha de montagem produz um automóvel. Questão de organização, questão de ética. Não poderia haver falhas. Começaram as aulas, de clareza meridiana. Todo mundo entendia. Só que o corpo rejeitava. Depois de uma aula sobre o cheiro e o gosto bom da carniça, podiam-se ver grupinhos de pássaros que discretamente (para não ofender os mestres) vomitavam atrás das árvores.

Por mais que fizessem ordem unida para aprender o gingado do urubu, bastava que se pilhassem fora da escola para que voltassem todos os velhos e detestáveis hábitos de andar. E o pavão e as araras não paravam de cochichar, caçoando da cor dos urubus: “preto é a cor mais bonita? Uma ova…” E assim as coisas se desenrolaram, de fracasso em fracasso, a despeito dos métodos cada vez mais científicos e das estatísticas que subiam. E todos comentavam, sem entender: “a educação vai muito mal…”

Questões: O que mais chamou atenção na história? Quais as concepções dos professores urubus sobre seus alunos? Em que momentos da história essas concepções ficam evidentes? O que os urubus levaram em consideração na elaboração/ planejamento do currículo? Quais as consequências disso? O que o professor pode fazer para não tornar o currículo da Educação Infantil um banquete de urubus?

ALGUMAS REFLEXÕES “Para educar bem-te-vi é preciso gostar de bem- te-vi, respeitar o seu gosto, não ter projeto de transformá-lo em urubu. Um bem-te-vi será sempre um urubu de segunda categoria.” Rubem Alves