A origem do conceito Política:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fundamentos de la teoria política democrática liberal
Advertisements

PRESIDENCIALISMO E PARLAMENTARISMO
CONTROLE SOCIAL E CIDADANIA
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Jean-Jacques Rousseau
2. As democracias antigas e seu espírito
UNIJUÍ – Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Aluno: Nilson Heidemann Professor: Dr. Dejalma Cremonese Referências: DAHL, Robert. Onde.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - Desenvolvido por Laila L. F. Poppe – Bolsista PIBIC/UNIJUI Professor Orientador:
Ciência Política e Teoria do Estado Docente - Dejalma Cremonese
DEMOCRACIA.
DEMOCRACIA E CAPITAL SOCIAL
Dicionário de Política: Bobbio, N
DEMOCRACIA Elaboração e revisão : Dr. Dejalma Cremonese – Professor do Mestrado em Desenvolvimento e do Departamento de Ciências Sociais da Unijuí – RS.
Cidadania, Confiança e Instituições democráticas
TRABALHO DE HISTÓRIA.
DEMOCRACIA A palavra DEMOCRACIA vem do grego: DEMOS = POVO KRATOS = PODER; AUTORIDADE Significa poder do povo. Não quer dizer governo pelo povo. Pode estar.
DEMOCRACIA Origem histórica Democracia Antiga X Democracia Moderna
POLÍTICA ARISTÓTELES.
DEMOCRACIA A palavra DEMOCRACIA vem do grego: Democracia
Cap POLÍTICA: A ARTE DE GOVERNAR
Poder, Política, Regimes Políticos, Liberalismo e Democracia
Política Aristóteles.
Cidadania e Empregabilidade
DISCIPLINA: Ética e relações humanas no trabalho
Nicolau Maquiavel e o Nascimento do Realismo Político
Prof. Everton da Silva Correa
SOBRE A DEMOCRACIA de ROBERT DAHL
Participação direta e indireta
CIDADANIA.
Democracia e Cidadania
Cícero paulino dos santos costa
UNA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS GERENCIAIS
Escola Padre Carmelo Perrone
SÉCULO XV AO SÉCULO XVIII
UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PARTICIPAÇÃO PROFESSOR: Dr. DEJALMA CREMONESE ELABORADO POR: FABIANO S. HILDEBRANDT 25/03/2008.
O Estado Qual é a sua função.
Capítulo 13.  “Entendemos por política o conjunto dos esforços que se faz em vista de participar do poder ou influenciar a divisão do poder entre os.
Órgãos soberania.
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
Cidadania Cidadania é o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive.
AULA 1 ANTIGUIDADE CLÁSSICA.
POLÍTICA A ARTE DE GOVERNAR.
Escola de Conselhos do Pará Núcleo de Formação Continuada de Conselheiros Tutelares e de Direitos da Amazônia Paraense DEMOCRACIA 2ª parte.
- Homem como animal político
1 Filosofia Grupo ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE GOIÁS COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA  PROF.: JOSÉ LUIZ LEÃO  TURMA  - Djalma.
GRÉCIA: Esparta e Atenas
Os Primórdios da Administração
Disciplina de Filosofia Prof.ª: Thayanne Siqueira
CONTROLE SOCIAL E CIDADANIA Profa. Dra. Ligia Pavan Baptista.
História da Antiguidade Clássica e Roma
Introdução e contextualização histórica
Introdução e contextualização histórica.  Origem – Pólis  Pensamento sobre a sociedade  O que é política?  Política institucionalizada:  Governo,
Introdução e contextualização histórica
GRÉCIA ANTIGA CORREÇÕES DE ATIVIDADES CRIPTOGRAMA
TEORIA GERAL DO ESTADO E CIÊNCIA POLÍTICA
- NOMES - Gabriel Alves Rodrigo Reichelt William Rodrigues
Introdução à Filosofia Aula 10
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo I História.
Características Gerais do Estado – Conceitos:
ATENAS.
Democracia Grega.
Introdução e contextualização histórica.  Origem – Pólis  Pensamento sobre a sociedade  O que é política?  Política institucionalizada:  Governo,
 A cidadania é justamente a relação de respeito para com o meio em que vivemos e para com as pessoas que fazem parte dele. É participar na vida em.
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
PARTIDOS POLÍTICOS. Participação política  Essência da democracia é pautada em dois princípios: 1. Participação política 2. Liberdade de escolha  Desse.
Platão e o Mito da Caverna
O conhecimento na antiguidade
CONAE 2010 – Brasília Prof° Ms. Marco Antonio Soares – Secretário de Direitos Humanos da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação)
GRÉCIA. A civilização grega surgiu por volta de 2000 a.C. As pólis (cidades-estado), forma que caracteriza a vida política dos gregos, surgiram por volta.
A Democracia Ateniense
Transcrição da apresentação:

A origem do conceito Política: Do grego polis = (cidades-estados, cidadão, cidadania) Primeiros filósofos: Platão – A República (a vida política ideal) Aristóteles – A Política (Zoon Politikon – o homem animal político e a vida boa na cidade = viver bem (euzen);

A origem do conceito Democracia: “Como fogo, a pintura ou a escrita, a democracia parece ter sido inventada mais de uma vez, em mais de um local... depende das condições favoráveis” Robert Dahl Na Grécia: 500 a.C - demos, "povo", e kratos, “governar - autoridade“ Em Atenas: cidade-estado + famosa (200 anos de duração) Democracia direta (eleitos por sorteio – espécie de loteria) Democracia elitista (só os cidadãos participavam) Muitos ficavam excluídos (mulheres, estrangeiros, crianças, escravos...)

Roma – Renascimento – Modernas Roma: Res (coisa ou negócio) + públicus (público) = coisa pública e negócios do povo Cidades italianas: Veneza, Florença (Renascimento) EUA: James Madison (1787) – apoio à Constituição norte-americana Democracias Modernas: surgem com os estados nacionais: Inglaterra, Países Baixos, Suíça e no norte do Mediterrâneo Assembléias Locais: Vikings (Noruega – primeira experiência no ano 900 d.C – Escandinávia) Só os homens livres participavam..

A Democracia garante Direitos essenciais: igualdade de voto Liberdade geral: liberdade de expressão Autodeterminação: liberdade de escolha Autodeterminação moral: viver sob leis de sua própria escolha (Constituição Democrática) Desenvolvimento Humano: vida, propriedade privada A prosperidade: a economia de mercado, os trabalhadores podem mudar de emprego sem problemas

A democracia poliárquica (Dahl) Significa governo de muitos Dotada de seis instituições democráticas: Funcionários eleitos Eleições livres, justas e freqüentes Liberdade de expressão Fontes de informação diversificadas Autonomia para as associações Cidadania inclusiva

COMO ENTENDEMOS A DEMOCRACIA HOJE?

Para discussão: Por que há sempre uma lacuna entre a democracia real e a democracia ideal? Poderá haver democracia em situações que a maioria das pessoas são totalmente excluídas? E o Brasil, podemos afirmar que somos um país democrático? A corrupção na política pode atrapalhar o regime democrático, de que maneira? Como é a participação política (democracia) dos jovens da minha cidade? E na escola, sinto-me participante (cidadão) ou excluído do processo democrático? – Como exerço a democracia na Escola?

Juventude de Ijuí: interesse por política

Juventude de Ijuí: interesse por política

Juventude de Ijuí: discute política com os amigos

Juventude de Ijuí: funcionamento da democracia

Comparando a juventude (16-19 anos) de Ijuí com POA e o interesse por política

Interesse por política: juventude (16-19 anos)

Discute política com os amigos

Se mantém informado sobre assuntos políticos

A democracia no Brasil e o grau de satisfação da juventude