URBANIZAÇÃO BRASILEIRA

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Transcrição da apresentação:

URBANIZAÇÃO BRASILEIRA

HISTÓRICO Processo acentuado a partir déc 1940 Incersão em 1960 – pop. Rural > pop. Urbana MUDANÇAS - transporte - moradia - trabalho - socialização ** MODELO AGROEXPORTADOR URBANO-INDUSTRIAL

HISTÓRICO Concentração Industrial se deu graças à crise cafeeira CONSEQUÊNCIA – núcleo de atração de migrações campo-cidade

POR QUE ÊXODO RURAL? 1º - investimentos em atividades agrícolas DIMINUIÇÃO DOS EMPREGOS NO CAMPO

POR QUE ÊXODO RURAL? 2º - mecanização do campo DIMINUIÇÃO DA MÃO DE OBRA

POR QUE ÊXODO RURAL? 3º - aumento do valor da terra

CONSEQUÊNCIAS POBREZA NO CAMPO INCENTIVO À URBANIZAÇÃO

DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA NACIONAL Divulgação positiva de uma vida consumista Cria – se um mercado consumidor interno, graças à forte atividade dos meios de comunicação PORÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉM São poucos que conseguem vir do campo e se inserirem no consumo de classe média

CUIDADO!!!!!!! Não estar inserido nesse modelo de classe média não torna a vida miserável na cidade tão ruim como era no campo. Viver nas favelas é “menos pior” do que viver nas condições que a vida no campo proporciona Essa ORGANIZAÇÃO ESPACIAL faz parte de um novo modelo da vida social, política e econômica no Brasil – interesse real

CONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL Cada área tinha formas específicas de acordo com as características de cada uma delas

MOMENTOS 1º - Concentração da urbanização no Sudeste 2º - Desconcentração + crescimento urbano em outras regiões 3º - Criação de uma hierarquia urbana

REGIÃO SUDESTE 1940 Única que possuia – transporte - energia INFRAESTRUTURA - mercado consumidor P/ INDÚSTRIAS - concentração de capital atração populacional

REGIÃO SUDESTE Concentração em SP, RJ e BH

REGIÃO SUDESTE SP Ferrovias Café Centro do comércio internacional

REGIÃO SUDESTE RJ Capital federal Mercado consumidor

REGIÃO SUDESTE BH Fundada pela elite mineira – substituir Ouro Preto Essa elite tem importância na política nacional Atração de indústrias siderúrgicas

DESCENTRALIZAÇÃO Políticas públicas Permitem surgimento de cidades como Goiânia e Brasília Crescimento de Manaus, Recife e Salvador

HIERARQUIA URBANA

HIERARQUIA URBANA Nível de influência e subordinação entre cidades

REDE URBANA Conjunto integrado de cidades SISTEMAS: de TRANSPORTE E DE COMUNICAÇÃO (meio técnico-científico-informacional)

REGIÃO METROPOLITANA Conurbação ou forte integração entre cidades polarizadas por uma metrópole EXEMPLO: São Paulo, Vale do Paraíba, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista Integradas para repasse de verbas conjunta

CONURBAÇÃO Junção de estrutura de duas ou mais cidades EXEMPLO: ABCD Paulista

MEGALÓPOLE Conurbação ou Forte integração entre metrópoles (regional ou nacional) EXEMPLOS: São Paulo – Campinas São Paulo – Rio de Janeiro EUA: Boswash, Chipitts, Sansan JAPÃO: Tokkaido

MEGALÓPOLES

MEGALÓPOLES

DESMETROPOLIZAÇÃO Processo de desconcentração industrial e urbana em direção a pequenas e médias cidades do interior ao longo dos eixos rodoviários

EIXOS RODOVIÁRIOS

CRESCIMENTO URBANO - CAUSAS Especulação imobiliária: alto preço da terra; Espaços ociosos para valorização; Maior demanda de infraestrutura nas cidades para a nova população urbana

CRESCIMENTO URBANO - CONSEQUÊNCIAS Concentração populacional – inchaço; Congestionamentos; Verticalização de imóveis; Poluição

PLANO DIRETOR Projeto de planejamento urbano Estímulo ao adensamento populacional nas imediações dos metrôs

HORIZONTALIZAÇÃO PERIFERIZAÇÃO Loteamentos regulamentados pelo poder público municipal PROGRAMAS HABITACIONAIS POPULARES FAVELIZAÇÃO

CONDOMÍNIOS FECHADOS Segregação socioespacial Maior tempo de deslocamento no trânsito Edge Cities – “novos centros”

EDGE CITIES tayson’s corner

CIDADES POLINUCLEADAS Comércio popular Shopping centers Expansão do comércio para os bairros Áreas centrais abandonadas cortiços Ocupação populacional de baixa renda Crescente informalidade e ilegalidade x Projetos de revitalização do centro GENTRIFICAÇÃO, demolição, calçadões, restaurações de prédios antigos

PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS URBANOS Mobilidade urbana *** ciclovias; Corredores explusivos de ônibus; INEFICIENTES X Metrô Transporte veloz; Grande transporte de carga; Não poluente. ALTO INVESTIMENTO

TRANSPORTE Individual Congestionamentos Aumento da poluição atmosférica

SANEAMENTO BÁSICO Destinação inadequada do lixo Contaminação do solo e da água Proliferação de doenças Esgotos – contaminação de mares e rios Crise de desabastecimento de água Vazamentos nas tubulações

OUTROS PROBLEMAS Poluição sonora Enchentes Ilhas de calor Desmatamentos Falta de investimentos nos serviços públicos Precaridade e déficit habitacional

1(UNIFESP) No Brasil, em decorrência do processo de urbanização, verificou-se uma intensa metropolização, da qual resultaram: a) cidades médias, que se industrializaram após a abertura econômica da década de 1990, como Campinas e Ouro Preto. b) metrópoles nacionais, sedes do poder econômico e político do país, como São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. c) cidades mundiais, que receberam vultosos investimentos externos no início do século XXI, como Belo Horizonte e Rio de Janeiro. d) megacidades dispersas pelo país, graças ao retorno de imigrantes, como Manaus, Goiânia e Curitiba. e) metrópoles regionais, que constituem a primeira megalópole do país, como Fortaleza, Recife e Salvador.

2 (PUC-SP) É comum encontrar, nas referências sobre a urbanização no século XX, menções ao fato de ela ter sido fortemente marcada pela metropolização. De fato, as metrópoles são fundamentais para se entender a vida urbana contemporânea. A respeito das metrópoles modernas brasileiras, pode-se afirmar que:

2 a) não são aglomerações tão grandes como as de outros países, porque elas são fragmentadas em vários municípios, como no caso de São Paulo. b) são configurações cujas dinâmicas, em alguns casos, levaram seus limites para além do núcleo municipal de origem, formando aglomerações multimunicipais. c) elas são aglomerações modestas em razão da inviabilidade de se administrar em países pobres áreas urbanas de grande porte. d) apenas uma delas pode ser considerada de fato metrópole, logo, não se pode afirmar que no Brasil houve uma urbanização metropolitana. e) elas estão com o seu crescimento paralisado, sofrendo, em alguns casos, encolhimento, em função de novas políticas de planejamento.

3 O termo “metropolização” desvela o processo de constituição da metrópole, hoje, um processo que contempla a extensão da constituição da sociedade urbana traduzida enquanto prática socioespacial. Nesta dimensão a reprodução ganha um sentido prático – revela-se no plano do vivido e do lugar, ao mesmo tempo em que o modo como ocorre a articulação entre os planos do mundial e do local, pela mediação da metrópole. Esse conjunto de transformações revela as mudanças do processo de reprodução social em sua totalidade. CARLOS, A. F. A. São Paulo: dinâmica urbana e metropolização. Revista Território -

3 Entre os elementos constitutivos do adensamento urbano e da metropolização, o principal é: a) a conurbação das cidades b) a formação de espaços globais c) a modernização dos transportes d) a industrialização e) a criação de zonas e feiras de comércio

4 É o processo em que as indústrias, então concentradas em uma metrópole ou área metropolitana, migram para zonas com menores índices de adensamentos urbanos e problemas a eles relacionados. Essa “fuga” de empresas propicia o crescimento de metrópoles regionais e, principalmente, das chamadas Cidades Médias. Com isso, ocorre igual migração de mão de obra para essas regiões, resultando na queda no crescimento das grandes cidades do país.

4 O fenômeno acima descrito é chamado de: a) migração cidade-campo b) conurbação c) distribuição acumulativa d) desmetropolização e) terceirização da produção industrial

5 UFV 2011 - Sobre o conceito de megalópole, assinale a afirmativa CORRETA: a) É o conjunto formado por duas ou mais cidades próximas em que ocorre interação física e funcional entre elas. b) É o conjunto de metrópoles interligadas, abrangendo extensas áreas geográficas dentro de um mesmo país, podendo se estender por países vizinhos. c) É um grande espaço urbanizado, formado por municípios adjacentes, integrados funcional e socioeconomicamente a uma metrópole. d) É um espaço, normalmente a capital de um país, com elevada concentração humana em relação ao número total de habitantes desse país.

GABARITO 1B 2B 3D 4D 5B