2.6 Força de colisão. 2.6 Força de colisão Devido à grande quantidade de automóveis que circulam nas estradas, todos os dias ocorrem acidentes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Movimento em I dimensão
Advertisements

INVESTIGANDO A AÇÃO DE FORÇAS
Primeira Lei de Newton.
IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO
PRINCÍPIOS DE DINÂMICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Laboratório de Biomecânica
CONDUÇÃO ELÉTRICA EM SÓLIDOS
Movimento Circular Física Básica A
Universidade Federal Rural
Estudo das causas do movimento
Hipótese do Contínuo Propriedades Básicas dos Fluidos: continuação
OS MOVIMENTOS.
Leis de Isaac Newton.
DINÂMICA Quando se fala em dinâmica de corpos, a imagem que vem à cabeça é a clássica e mitológica de Isaac Newton, lendo seu livro sob uma macieira. Repentinamente,
DINÂMICA Parte da mecânica que estuda as causas do movimento e de que forma um corpo influência o movimento do outro.
DINÂMICA.
Mecânica Estudo dos Movimentos.
Física Recuperação: Velocidade média Movimento Uniforme (MU)
FÍSICA PROF. Antônio Carlos REVISÃO.
2° Lei de Newton Princípio fundamental da dinâmica
Capítulo 8 – Momento linear, impulso e colisões
INTRODUÇÃO À DINÂMICA Prof. Marcão (Marcus Vinícius)
Impulso e Momento Linear
LEIS DE NEWTON 1ª LEI – INÉRCIA:
Leis de Newton.
Movimentos.
Leis de Newton.
FORÇA
IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO
MECÂNICA DANIEL SENTO SÉ.
As Leis de Newton.
Site: Caderno 1 Capítulo 2 Movimento Retilíneo Site:
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências – 4º bim – º ano
Exercício 01 Considerando as alternativas abaixo, assinale a(s) correta(s) com relação à Gravitação: (001) Um astronauta, durante sua estada em um planeta.
REVISÃO SOBRE MOVIMENTO CIRCULAR
Ciências da Natureza e suas
DINÂMICA FORÇA.
DINÂMICA.
MOVIMENTOS E LANÇAMENTOS
Análise de forças Quais forças estão em um determinado elemento Com velocidade constante não há velocidade, logo não há forças atuando? Aceleração vem.
Isaac Newton atribuiu como a causa do movimento, a aplicação da força.
Movimentos na Terra Unidade Distância de segurança.
1.4 Velocidade e movimentos
1.1 Movimento de um corpo. 1.1 Movimento de um corpo.
uniformemente variado
1.5 Aceleração média. 1.5 Aceleração média Observa com atenção o movimento do automóvel. 0 m/s 6 m/s 10 m/s 12 m/s Escala 6 m/s v v v tempo 0 s tempo.
1.3 Rapidez média. 1.3 Rapidez média 1 2 Os automóveis 1 e 2 preparam-se para uma corrida. B 1 2 Os automóveis 1 e 2 preparam-se para uma corrida.
Módulo 12.
Leis de Newton Prof. Ademir Amaral.
CEEP NEWTON FREIRE MAIA Leis de Newton e suas Aplicações PROFESSOR: ADEMIR DISCIPLINA: FÍSICA TURMA: 1 ANO.
Unidade 1 – Movimentos na Terra e no Espaço
A mudança de direção do movimento exige uma força
MECÂNICA Prof. MSc Luiz Rogério Mantelli Setembro de 2010 INCLUSÃO PEDAGÓGICA OFICINAS DE FÍSICA.
Prof. José Garcia Vivas Miranda
FORÇAS.
Professora Paula Melo Silva
2.8 Segurança num automóvel
2.5 Lei da Inércia. 2.5 Lei da Inércia No corredor de um autocarro em repouso, encontra-se uma bola: Sobre o corpo atuam duas forças: A resultante.
3.2 Energia potencial gravítica
2.4 Lei Fundamental da Dinâmica
Física 1 Física 1 Os fiilosofos da antiguidade ficavam perplexos com o movimetno dos objetos.
Impulso e quantidade de movimento
Leis de Newton Primeira Lei de Newton Também conhecida como a lei da inércia, trata a respeito das condições de equilíbrio das partículas. Uma partícula.
(Ensino Fundamental , 9º ano)
CENTRO DE MASSA E MOMENTO LINEAR FISICA 12 ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO RODRIGUES LOBO Paula Sousa 2011/2012 Paula Sousa 2011/2012 Prof. Cacilda Ferreira.
Ondulatória.
Trabalho e Energia O problema fundamental da dinâmica de uma partícula é saber como a partícula se move, se conhecermos a força que actua sobre ela (como.
1 – Estudo dos Movimentos Continuação Parte Site:
CENTRO DE MASSA E MOMENTO LINEAR
Forças e Movimentos Unidade 2 Força de colisão. Devido à grande quantidade de automóveis que circulam nas estradas, todos os dias ocorrem acidentes. Devido.
Transcrição da apresentação:

2.6 Força de colisão

Devido à grande quantidade de automóveis que circulam nas estradas, todos os dias ocorrem acidentes.

Observa a situação seguinte: Fcolisão Fautomóvel/obstáculo Na colisão com o obstáculo, o automóvel exerce uma força sobre o obstáculo. De acordo com a 3.ª Lei de Newton, também o obstáculo exerce uma força sobre o automóvel, com a mesma direção e intensidade mas com sentido contrário. À força exercida pelo obstáculo sobre o automóvel, dá-se o nome de força de colisão.

Admitindo que a força de colisão é constante: Observa a situação seguinte: Fautomóvel/obstáculo Fcolisão Durante a colisão, a velocidade (v) do automóvel diminui até zero ( ⃦vf ⃦ = 0 m/s). Admitindo que a força de colisão é constante: O valor da aceleração ( ⃦a ⃦) do automóvel durante o intervalo de tempo (Δt) correspondente à colisão é: De acordo com a Lei Fundamental da Dinâmica, pode determinar-se o valor da força de colisão: Fr = m x a 0 m/s ⃦a ⃦ = ⃦vf ⃦ – ⃦vi ⃦ Δt ⃦a ⃦ = – ⃦vi ⃦ Δt ⬄ ⃦Fcolisão ⃦ = m x ⃦a ⃦ ⬄ ⃦Fcolisão ⃦ = m x – ⃦vi ⃦ Δt ⃦Fcolisão ⃦ = – m x ⃦vi ⃦ Δt ⬄

Observa a situação seguinte: Fautomóvel/obstáculo Fcolisão A intensidade da força de colisão é dada por: Fcolisão — força de colisão; vi — velocidade inicial do automóvel; m — massa do automóvel; Δt — duração da colisão. ⃦ Fcolisão ⃦ = – m x ⃦ vi ⃦ Δt O sinal negativo indica que a força que atua no automóvel, durante a colisão, tem sentido contrário ao do movimento. Quanto maior é a força de colisão aplicada sobre um dado veículo, maior é a quantidade de estragos sofridos por este.

Considera as colisões A e B: Veículo com menor massa. A Veículo com maior massa. B Fautomóvel/obstáculo Fcolisão A velocidade inicial dos veículos e o intervalo de tempo correspondente à duração da colisão são iguais. Em qual dos casos a força de colisão é maior? A força de colisão é maior em B. Quanto maior é a massa do veículo, maior é a força de colisão.

Considera as colisões A e B: Veículo com menor velocidade inicial. A Veículo com maior velocidade inicial. B Fautomóvel/obstáculo Fcolisão A massa dos veículos e o intervalo de tempo correspondente à duração da colisão são iguais. Em qual dos casos a força de colisão é superior? A força de colisão é superior em B. Quanto maior é a velocidade inicial do veículo, maior é a força de colisão.

Os materiais de que são feitos o obstáculo e o automóvel também influenciam o valor da força de colisão. Quando os materiais são facilmente deformáveis, o intervalo de tempo correspondente à colisão aumenta, logo a força de colisão diminui. A borracha é facilmente deformável, o que permite aumentar o tempo de colisão. É, por isso, muito utilizada em pistas de corridas.

Os materiais de que são feitos o obstáculo e o automóvel também influenciam o valor da força de colisão. Quando os materiais são facilmente deformáveis, o intervalo de tempo correspondente à colisão aumenta, logo a força de colisão diminui. Quanto maior é o intervalo de tempo de colisão, menor é a intensidade da força de colisão. A borracha é facilmente deformável, o que permite aumentar o tempo de colisão. É, por isso, muito utilizada em pistas de corridas.

No decorrer de uma colisão, à força exercida pelo obstáculo sobre o automóvel dá-se o nome de força de colisão. O valor da força de colisão depende da massa e velocidade inicial do automóvel e do intervalo de tempo correspondente à duração da colisão: ⃦Fcolisão ⃦ = – m x ⃦vi ⃦ Δt