INTEGRAÇÃO ASA/ACE E ACS NA VIGILÂNCIA À SAÚDE –

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DENGUE – Orientações para a participação Social
Advertisements

Dengue.
Atividade Integradora III Profª.Lícia Maria Oliveira Pinho
Rio de Janeiro, 22 de novembro de 2010
Dengue Profª: Vanise Parente.
1 Fonte das imagens em 18/02/ FORMATAÇÃO E PESQUISA: PROFESSOR PEDRO TRINCAUS COLÉGIO ESTADUAL.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE 2013
Xadrez Equipe – Regional
Bruna Lima e Maryanne Morais
EMEF Prof.Antonio de Sampaio Dória EMEF Prof.Antonio de Sampaio Dória Wesley e Jadiel 6ª A 6ª A.
PROGRAMA DE CONTROLE DA DENGUE Paraná UFPR SEED.
Todos Contra a Dengue IDENTIFICAÇÃO : E.M.E.F “E.R.S”
METODOLOGIA DA MOBILIZAÇÃO
Morbidade, hospitalizações e letalidade por dengue:
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde
Identificação de Áreas de Maior Vulnerabilidade para Ocorrência e Dengue na Estação de Transmissão 2010/2011 com vistas a subsidiar a intensificação das.
Brasília, Agosto de 2010.
DENGUE Vírus RNA. Gênero Flavivírus. Família Flaviviridae.
O que é a Dengue ? É uma doença causada por um vírus. Este vírus é transmitido de uma pessoa doente para uma pessoa sadia pela picada do mosquito Aedes.
BIOLOGIA DO VETOR AEDES AEGYPTI.
Identificação dos mosquitos capturados
LOCAL: ASSOCIAÇÃO COMUNITARIA SETOR NH-5
Dengue Dengue.
DENGUE Prof Edilson Soares
CAMPANHA. FIQUE ATENTO A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus da família Flaviviridae de evolução benigna, na maioria dos casos. Existem.
ÁGUA PARADA É DENGUE NA CERTA!
Dengue é uma virose transmitida através da saliva do mosquito Aedes Aegypti. O mosquito da Dengue tem hábitos diurnos (pica durante o dia) e está sempre.
Cartilha de Dengue.
Saúde: Utilidade Pública
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA
Secretaria da Saúde SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO DA SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL.
O que é a Dengue? É uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade Variável, causada por um vírus e transmitida principalmente pe- lo mosquito.
A MELHOR PREVENÇÃO É A INFORMAÇÃO
DENGUE
ENFRENTAMENTO EPIDEMIA DE DENGUE
Laércio de Sousa Saraiva Luis Mesquita de Sousa Filho
Desde 2003, o engenheiro agrônomo Reinado José Rodella coordenou, em Piracicaba, uma série de pesquisas usando o vinagre diluído na água contaminada.
DENGUE.
Descrever os aspectos positivos e dificuldades dos ACS e ACE no processo de incorporação dos ACE nas equipes de Saúde da Família e no controle da dengue.
DENGUE Proteja sua família, evite que o mosquito da dengue
Fone / Fax: (o92) – SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental.
Dener da Silva Fernandes
Brasil unido x dengue.
Unidos Contra a Dengue! Turmas: 81 e 82 Disciplinas: Português
Vigilância Epidemiológica

DIVULGANDO A PESQUISA. PROJETO LEITURA FONTE DE CONHECIMENTO
Dengue.
Documentos de Referência Febre do Chikungunya
DENGUE Carolina Romero.
Dengue.
O que é Dengue? Dengue é uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade variável causada por um vírus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
DENGUE UNIDADE DE PEDIATRIA - HRAS ENFERMARIA - DIP
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE COMITÊ MUNICIPAL DE MONITORAMENTO DAS AÇÕES DO PLANO DE CONTINGÊNCIA DA DENGUE 2012.
SITUAÇÃO ENTOMOLÓGICA E MONITORAMENTO DO VETOR EM PORTO ALEGRE
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
DENGUE.
Vigilância Epidemiológica
Situação da DENGUE no Estado de Minas Gerais
Aedes: criadouros e soluções
DENGUE A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Doença infecciosa aguda causado por um vírus Há quatro sorotipos do vírus DenV.
ESTUDO DO EFEITO LARVICIDA DE SUBSTÂNCIAS A PARTIR DE Eugenia uniflora (Myrtaceae) L. FRENTE AO MOSQUITO Aedes aegypti L. Aluna 1: Danielle E. Matos –
Secretaria Estadual de Saúde de Tocantins
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E DOS AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS Raio X da situação da epidemia do mosquito Aedes Aegypte nos.
O MOSQUITO NÃO MORREU! QUIZ DIGITAL 2016 IDEIAS PARA MUDAR O MUNDO.
Por Joára Mágna Alves Ferreira Entenda mais sobre o Zika Vírus.
Dengue Chikungunya Zika
Transcrição da apresentação:

INTEGRAÇÃO ASA/ACE E ACS NA VIGILÂNCIA À SAÚDE – SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE VIGILÂNCIA A SAÚDE DIRETORIA ATENÇÃO A SAÚDE INTEGRAÇÃO ASA/ACE E ACS NA VIGILÂNCIA À SAÚDE – todos juntos contra a DENGUE JOÃO PESSOA- 2011

Conhecendo a doença É uma doença infecciosa febril aguda causada pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado pelo vírus. Classifica-se em: Dengue Clássica (DC); Febre Hemorrágica de Dengue (FHD); Síndrome do Choque da Dengue Sorotipos Circulantes no País DENV 1 DENV 2 DENV 3 DENV 4

Características do mosquito O Aedes Aegypti é originário da África, possui a cor escura, rajado de branco nas patas e corpo, em tamanho é um pouco menor que um pernilongo comum.

Características do mosquito Ciclo de vida em quatro fases; Ovo - 450 dias(+1 ano e 2 meses). Larvas – média 08 dias. Pupa – 02 dias. Adulto - média 30 a 35 dias. A sua fêmea põe ovos de 4 a 6 vezes durante sua vida e, em cada vez, cerca de 100 ovos, em locais com água.

RESPALDO LEGAL… Lei 11.350 de 05 de outubro de 2006 MS- regulamenta a atividade do ACS e ACE; Portaria 1.007 de 04 de maio de 2010 MS- incorpora o ACE nas atividades da atenção primária à saúde para fortalecer as ações de vigilância em saúde junto às equipes de Saúde da Família.

JUNTOS NA PROMOÇÃO À SAÚDE Portaria nº 1007 de 04 de maio de 2010 - incorpora o ACE/ASA nas ESF VIGILÂNCIA À SAÚDE ATENÇÃO BÁSICA JUNTOS NA PROMOÇÃO À SAÚDE

ATRIBUIÇÕES SEMELHANTES... APOIO INDIVIDUAL E COLETIVO MOBILIZAR PRÁTICAS DE PROMOÇÃO DA VIDA AÇÕES DE ORDEM SANITÁRIS IDENTIFICAR SITUAÇÕES DE RISCO INTERAÇÃO SOCIAL ORIENTAÇÃO, EDUCAÇÃO EM SAÚDE TERRITORIO COMUM

LIRAa em JP passou de 0.6 para 0,9 em 2010 e que mesmo estando com resultado satisfatório (IIP<1,0) está contemplado no Estado com risco muito alto de Epidemia.

CLASSIFICAÇÃO DA VULNERABILIDADE DOS BAIRROS PARA OCORRÊNCIA DE DENGUE EM 2011 BESSA BESSA LEGENDA: JD. OCEANIA OCEANIA JD. AEROCLUBE AEROCLUBE Risco Baixo Risco Moderado Risco Alto Risco Muito Alto A. CÉU IPÊS PADRE ZÉ MANDACARÚ J. AGRIPINO MANAIRA S. JOSÉ S. JOSÉ ROGER VARADOURO DE MAIO 13 B. ESTADOS P. GONDIM BRISAMAR TAMBAÚ TAMBIÁ CENTRO MIRAMAR EXPEDICIONARIOS TAMBAUZINHO CABO BRANCO TORRE TORRE EXPEDICIONÁRIOS TRINCHEIRAS CABO BRANCO I. BISPO JAGUARIBE JAGUARIBE CASTELO BRANCO A. MATEUS ALTIPLANO C. DAS ARMAS C. DAS ARMAS RESERVA FLORESTAL BANCÁRIOS VARJÃO S. PAULO ANATOLIA PORTAL DO SOL OITIZEIRO A. FRIA JD. CID. UNIVERSITÁRIA OITIZEIRO CRISTO REDENTOR SEIXAS CID. COLIBRIS JD VENEZA PENHAA E. SATIRO J. PAULO II J. AMÉRICO MANGABEIRA E. GEISEL MANGABEIRA MUMBABA C. SILVA FUNCIONÁRIOS FUNCIONÁRIOS COSTA DO SOL CUIÁ B. INDUSTRIAS GROTÃO D. INDUSTRIAL P. B. ESPERANÇA VALENTINA VALENTINA MUSSURÉ GRAMAME PARATIBE MUSSUMAGNO BARRA DE GRAMAME

PLANO DE CONTIGÊNCIA DA DENGUE 2011 EM JP Qualificação dos ACS e ACE, trabalhadores da saúde; Pactuação com rede de assistência para estruturação e garantia da retaguarda; Realização de ações de prevenção e controle, mobilização da mídia, desenvolvimento de ações intersetoriais e interinstitucionais ; Intensificação das ações de controle vetorial nas áreas vermelhas do município ; Chegada de 01 ASA por equipe de saúde ; Realização de bloqueio vetorial dos casos suspeitos de dengue;

ANEXO 01 - FORMULÁRIO ACS E ASA

ROTEIRO DE VISITA

COMO MOBILIZAR A POPULAÇÃO CONTRA A DENGUE COMO MOBILIZAR A POPULAÇÃO CONTRA A DENGUE? O QUE ESTA SENDO FEITO NO SEU TERRITÓRIO? DISK DENGUE – 0800 2827959

PARA SABER MAIS: Sítio do Programa Nacional de Controle da Dengue Ministério da Saúde. Acesso: http://portal.saude.gov.br/SAUDE/area.cfm?id_area =920 Sítio do Ministério da Saúde que disponibiliza on- line o conteúdo do livro. Dengue: decifra-me ou devoro-te. Acesso: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/kitdengu e2/mitoseerros.html. Sítio do Ministério da Saúde destinado às ações de combate a dengue. Acesso: http://www.combatadengue.com.br

O resultado final da luta contra a dengue depende também do nosso esforço coletivo... nessa batalha nem você e nem a água podem ficar parados. Contamos com todos vocês! OBRIGADA!