MO622B: Fatores Humanos em Sistemas de Computação – 2º semestre 2007 Docente: M. Cecília C. Baranauskas Tarefa 4: Proponha uma solução de IU para cadastramento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tutorial de Pesquisa Básica de Bibliotecas Acadêmicas
Advertisements

Módulo II – Domine a Internet Introdução a Informática DCC - UFMG.
Support.ebsco.com EBSCOhost Pesquisa básica para usuários corporativos Tutorial.
Support.ebsco.com Pesquisa do Business Source no EBSCOhost Tutorial.
Tecnologia Hipermídia e Multimídia
Portfólio de Matemática
Editor de Slides BrOffice Impress
Biometria, do ponto de vista da tecnologia da informação, é a técnica utilizada para medir e se obter determinadas informações físicas sobre um indivíduo.
Engenharia de Software
Conceitos Básicos de Computação
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
Criando um blog com o wordpress. Criando um blog com o Wordpress Acesse:
Introdução à Informática
Como utilizar esta ferramenta para apresentações profissionais.
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Interface do usuário, linhas de comando e menus Interface do usuário Linhas de comando Menus.
Software Acessível Introdução O objetivo deste trabalho é fornecer noções básicas sobre os principais sistemas de acessibilidade de deficientes visuais.
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
7 - Criação de Páginas Web
Correio Eletrônico (Outlook Express) Mestrando em Computação
Tecnologia da Informação
Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 1)
Disciplina: Multimídia Prof a. Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães Transparências: Wilson de Pádua Paula Filho.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO – CATE 23ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
Criando Apresentações
Ameliara Freire O comando de entrada de dados é utilizado quando desejamos fornecer um valor para um nosso programa. Os dispositivos.
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Sistemas Operacionais
Modelos conceituais de interação
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
POWER POINT.
Bem vindos as aulas de informática
Tecnologias de Informação e Comunicação
MICROSOFT Windows XP.
Avaliação Eurística Instrutora Danielle Simões.
PARA GERENCIAR O TEXTO NA INTERNET Produção e distribuição de conteúdo jornalístico na Web.
PROF PAULO MAXIMO, MSc
Laboratório de Programação
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Requisitos de Software
Organização de Computadores JEAN CARLO MENDES. Seminários – Dispositivos de I/O  Tópicos (1 por grupo):  Teclado/Mouse/Trackpad  Impressoras (inclusive.
Como o seu aluno com deficiência visual conseguirá ler os textos disponibilizados em sua disciplina ?
Esta apresentação não ocorreu no próprio Visual Class devido ao tamanho - muitos megas, que demanda tempo e espaço para que seja possível a visualização.
Redes de computadores: Aplicações Prof. Dr. Amine BERQIA
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho”
M.Sc. Ronnison Reges Vidal
Aula 2 Conhecimento básico do Windows (ícones, menus,pastas, arquivos); Aprender a usar pen drive e fazer a transferência de fotos de câmera digital.
Classificação dos Sistemas Multimídia
& PROJETO CDI COMUNIDADE GOODHART PARCERIA GOODHART FOUNDATION.
UFMG DCC ICEx - Especialização em Informática
Microsoft Excel.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE INCLUSÃO DIGITAL O QUE É UM BLOG? Um site de estrutura simples que permite a criação de páginas pessoais na internet, que podem.
Multimídia Hardware/Software para Multimídia (Parte I)
Tarefa 2: Tecnologias Assistivas Breno Piva Dineide Dario Joana G. Malaverri.
Tarefa 5 Análise PAM Diagrama de Ontologias IC/Unicamp MO622 Luciana, Marcelo e Martha Novembro de 2007.
Apresentação do Protótipo Telecentro de Serviços ao Cidadão Grupo LMM – Luciana, Marcelo, Martha Novembro de 2007.
MO 622 – Tarefa 4 Grupo PRI: Igor José Ferreira de Freitas Pedro Almeida Ricardo Caceffo Considere o desenvolvimento de uma aplicação.
Est. 1 – 3 do computador usar mouse botão “voltar” do browser buscar no Google usar ajuda online usar mapa do site Uso do mouse (botão direita/esquerda),
Atualização da Tarefa 6 Brain Drawing Design Rationale MO622 Grupo GJN – Graziele, Johnny, Nelson, Marina UNICAMP – Instituto de Computação 26 de Novembro.
Atualização da Tarefa 6 Brain Drawing Design Rationale MO622 Grupo GJN – Graziele, Johnny, Nelson, Marina UNICAMP – Instituto de Computação 26 de Novembro.
Sistema HelpDesk Sistemas e Recursos da Plataforma SNELIS Clique aqui.
Protótipo de cadastro online Alunos:Marcelo Paiva RA João Marcos Silva RA Eduardo Luiz de Lima RA
Fábio Ivasse, Paulo Gurgel, Samer Eberlin Instituto de Computação Universidade Estadual de Campinas –UNICAMP Agosto de 2007 Disciplina: Fatores Humanos.
MO825B: Tópicos em Interfaces de Usuário 2º semestre 2007 Docente: M. Cecília C. Baranauskas Tarefa 1: Identificação de 03 (três) aplicações na Web para.
3) Unidades de Entrada e/ou Saída de Dados
Fundamentos de Sistemas Multimídia
Tarefa 2 Grupo XO+ Disciplina MO825B: Tópicos em Interfaces de Usuário – 2007/02 Professora: Dra. Maria Cecília C. Baranauskas Alunos: Frederico Fortuna,
Comunicação mediada pelo computador: correio eletrônico Objetivos: - Identificar procedimentos de segurança na web: antivírus - Criar conta de num.
Tutorial Webnode Criando site 1. Registrando Acesse o endereço: e preencha os dados solicitados e clique em Registre-se e crie.
VÍDEOS: captura e edição Profª Juliana Schivani. U$ 39,99 (sem validade) Gratuito para testar Grava a sua imagem (da webcam) ao mesmo tempo que grava.
Transcrição da apresentação:

MO622B: Fatores Humanos em Sistemas de Computação – 2º semestre 2007 Docente: M. Cecília C. Baranauskas Tarefa 4: Proponha uma solução de IU para cadastramento do público alvo no sistema Diego Samir Melo Solarte Heiko Hornung Leonardo Cunha de Miranda

Enunciado do problema Considere o desenvolvimento de uma aplicação Web para um telecentro no Brasil. O público alvo inclui analfabetos plenos, funcionais, excluídos digitais, idosos, pessoas com deficiência visual e auditiva. Proponha uma solução de IU para cadastramento do público alvo no sistema.

Agenda Quem são os usuários? Qual a aplicação? Princípios de design Tecnologias assistivas Vocabulário Protótipo Requisitos Discussão Referências

Quem são os usuários? Além dos dados estatísticas do IBGE (letramento, deficiências, faixa etária e faixa social) podemos pressupor o seguinte: Uma quantidade significativa de cegos não sabe Braille Uma quantidade relevante de surdos não domina a linguagem brasileira de sinais (LIBRAS)‏ linha/impressora Braille e vídeos em Libras não vão trazer beneficios para todos cegos e surdos

Quem são os usuários? Contexto A maioria dos usuários são novatos e não usam o computador, asssim como os sistemas oferecidos. Por exemplo? E-Gov Conjecturas Os usuários provavelmente não se beneficiarão de earcons Muitos usuários cegos provavelmente não podem manusear um leitor de tela Reconhecimento de voz provavelmente não funciona, por que sistema tem que “aprender” a pronuncia de cada usuário

Qual a aplicação? “Cadastramento do público alvo no sistema” Quais são dados que devem ser armazenados? Nome? RG? Endereço? RG? CPF? Existem outros? Quanto mais dados a serem armazenados mais difícil será o cadastramento Dados dependem dos requisitos do sistema Vamos assumir que precisamos o nome, RG e endereço do usuário; vamos incluir uma foto e identificação biométrica para facilitar o login

Princípios de design design universal e uso de diferentes mídias (texto, imagens, áudio e vídeo): Para o analfabeto: imagens e voz Para o cego: áudio, possibilitar o uso de leitor de tela, mas não necessariamente (a aplicação já deve ter recursos nativamente auditivos) Para o surdo oralizado: imagens e texto Para o surdo não oralizado: imagens e vídeo em libras Para o deficiente físico: prover tecnologias assitivas de entrada (Quais?); adaptar altura da tela e outros fatores de acesso físico - > adaptar à realidade em cada telecentro Questões em aberto: Surdos não oralizados que não sabem Libras Tecnologias assistivas para deficientes físicos

Princípios de design (2)‏ minimizar a quantidade de texto na tela e entrada de dados no formato texto. Opção, usar números usar imagens concretas ao invés de abstratas, mas evitar usar fotos usar animações ao invés de vídeos prover feedback auditivo Ajuda online é relevante? texto em MAIÚSCULAS

Princípios de design (3)‏ Evitar : sinônimos e homônimos, ambigüidades múltiplas abas/guias e janelas menus extensos: Orientar-se pela tarefa e não ao conteúdo do site Barra de rolagem: tentar apresentar toda informação relevante em uma só tela Explorar: apresentar falas com subtítulos semelhante ao emprego em Karaokês apresentar texto usando a idéia do “twext”: imagens e textos em paralelo

Princípios de design (4)‏ Princípios especificos da aplicação Não usar “user-id” ou outros informações que não fazem sentido para o usuário Escanear RG para obter nome, no. do RG (e Foto?); para escanear o RG ou usar scanner ou “aparelho” com 2 web cams (veja discussão em slide mais a frente): Ao invés de uma senha utilizar acesso biométrico (p.ex. impressão digital, íris etc.)‏ Para fazer o cadastramento, usar o computador ou um hardware especificamente criado para este fim (analogamente à urna eletrônica)‏ web camvidro

Tecnologias assistivas Candidatos Web cam, caixa de som, microfone Numpad, touch screen e outras tecnologias assistivas de entrada leitor de tela terminal/impressora braille vídeos com informações em libras Além dos fatores acadêmicos, o conjunto das tecnologias assistivas a serem escolhidos depende de outros fatores (custo, tempo etc.)‏

Vocabulário Usar: (re)cadastramento: “comum” para aposentados independente de ser ou não analfabetizado esperar: mais comum do que aguardar Não usar: dado, informação, solicitar, processamento, inserir, scanner, hardware

Protótipo Telas em documento separado Questões em aberto: Melhor maneira de incluir vídeos para o surdo Ajuda on-line Alternativa para quem não tem RG ou só tem apenas cópia ou ainda não querer escanear o documento

Requisitos hardware requirido além do computador padrão, mouse, teclado: placa de som, caixa de som ou fone de ouvido web cam Scanner ou 2 web cams Finger print software adicionais além do browser software de OCR/processamento de imagens

Discussão Visando uma melhor forma de interação e custo X benefício. O que seria melhor: scanner X dupla web cam computador X hardware animações X vídeos reais, foto X imagem, imagem estática X animada

Referências Literacy, Bollywood Style: Twext: