Prof. Ricardo Lima Sociologia. NASA encontra rios de água salgada em Marte Esta é a revelação mais importante sobre a possibilidade de existência de vida.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

Temos nós o direito de decidir quem deve viver e quem deve morrer?
Nosso país segue o sistema de democracia representativa.
Pensamento Crítico, Prática 2
O DIA DE HOJE.
AS RELAÇÕES DE PODER NO MUNDO
O NOBEL DA PAZ 2007 VAI PARA A QUESTÃO AMBIENTAL
Das Ende Der Welt 2012.
O mundo em nossas mãos 6ºA.
Como elaborar um texto Argumentativo
COM A JUVENTUDE FAZEMOS OPÇÕES
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
A PRENSA DE GUTEMBERG (1450)
Direitos e Deveres da Pessoa
Professora Fernanda Landim
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
Uma perspectiva Bíblica
Ensino Médio 3ª Série..
Curso Direito à Memória e à Verdade
Soluções para atenuar as desigualdades
1. Somos o único país do mundo onde se pode abastecer
ESTER, a Rainha.
O planeta terra está esquentando
IMAGENS DO TIBETE. IMAGENS DO TIBETE REVOLUÇÃO DA CORÉIA.
A natureza não perdoa Maria Aparecida Costa Teoro Alves Ângelo
“... Mas , você pode fazer tudo acontecer !
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Parábola dos Dois Filhos – Mt 21,28-32
+ Locke e o consentimento Introdução à Ciência Polítca Novembro de 2014.
A força do cristão é a sua capacidade de amar. Amar especialmente aqueles que lhe fazem mal, aqueles que o odeiam. Não é um instinto natural, mas é.
Faça o teste dos 35 anos do golpe militar no Chile Teste seus conhecimentos sobre esse fato que marcou a história latino-americana. Entrar.
Orientação Especial Abril/2011. Liderando pelo Exemplo.
Fluxos Migratórios.
AS ESTRATÉGIAS DE ABORDAGENS AOS DIFERENTES TIPOS DE CONSUMIDORES
O Papa e as sua atuação O que mais chama a atenção no Papa é que ele parece não ter medo de tocar em assuntos tradicionalmente polêmicos para a instituição.
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
 Criado em 11 de Dezembro de 1946  Primeira assembléia Geral das Nações Unidas  Período Pós-Guerra na Europa, Oriente-Médio e China  Em 1953 tornou-se.
PALESTINA Era um mandato britânico convulsionado pelos choques que ocorriam entre árabes e judeus, época da criação sionista. Sionismo: Tinha o objetivo.
JOÃO é seu nome.
Prof.º Fylipe Alves Minikovski
Fonte: Organização Internacional para Migração
GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA
SITUAÇÕES.
Adolescência: Conflito entre gerações
“ O Reino de Deus Chegou” – Catequese 10
MEU DOMINGO MEU DOMINGO O Evangelho dominical animado em slides.
Fonte: Organização Internacional para Migração
A ORIGEM DO MAL "Deus é Amor e Todo-Poderoso, mas, o mau existe."
Água a energia da vida.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
1. Compreender soluções que procuram atenuar os contrastes de desenvolvimento
Crescimento populacional no mundo e no Brasil
7. Contra quem lutamos? 14 DE NOVEMBRO DE 2015
O fim da AIDS pós-2015: Um movimento para transformação.
EUROPA UNIÃO EUROPEIA.
CONHEÇA O ACNUR.
BREVE HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO
Easy.
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA PROF. JHONNY. Crise de Imigração na Europa.
GEOPOLÍTICA PROFESSOR JHONNY. Primavera Árabe  Onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos do mundo árabe que eclodiu em 2011.
Ligue o som... É o único santo que a Liturgia celebra também a festa do nascimento (geralmente só o dia da morte...) As Leituras bíblicas nos ajudam.
DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E MOBILIZAÇÃO SOCIAL.
Desigualdade e Globalização;
A FRAUDE DA VOLKSWAGEM Carolina Fernandes Eliana Andujar Juliana Kemp Júlio Vianna VAZAMENTO DA INFORMAÇÃO GEROU PREJUÍZO DE R$ 62,45 BILHÕES.
Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida
A INDÚSTRIA NO BRASIL. Meios de transporte no Brasil.
O poder do Estado Segundo Max Weber, o Estado é a instituição social que dispõe do monopólio do emprego da força legítima (violência) sobre um determinado.
Refugiados na Europa. No total, 438 mil refugiados pediram asilo em países do bloco europeu até o fim de julho 2015 – comparados com os 571 mil para 2014.
Transcrição da apresentação:

Prof. Ricardo Lima Sociologia

NASA encontra rios de água salgada em Marte Esta é a revelação mais importante sobre a possibilidade de existência de vida no planeta vermelho Toda tarde, uma sonda chamada Mars Reconnaissance Orbiter observa a superfície de Marte e elabora um relatório detalhado com tudo o que aconteceu. Nos últimos, as imagens captadas pela sonda têm mostrado algo que chamou bastante atenção.

Está vendo essas linhas mais escuras sobre a superfície? Pois é. São rastros de rios de água salgada que escorreram pelas colinas de Marte. Não viu? Olhe bem:

Ninguém sabia de onde vinham essas marcas, ou por que elas de repente desapareciam no fim do verão marciano (sim, o planeta vermelho tem estações, assim como a Terra). Isso porque as imagens da sonda não mostram exatamente a água, já que elas são registradas num horário bastante quente e seco do planeta, e essas evidências só aparecem de vez em quando. Mas hoje, uma parte desse mistério chegou ao fim.

Pausa dramática para você observar a beleza do planeta vermelho.

Nesta segunda-feira, o pessoal da Georgia Tech publicou online um artigo que dá alguns detalhes dessas linhas sazonais que aparecem nas montanhas marcianas. Elas ficam cada vez mais largas durante o verão e somem no inverno. Conclusão: são rastros de água. Um dos pontos principais do estudo é a maneira como os sais do solo de Marte têm interagido com a água - uma das teorias para explicar de onde vem essa água diz que ela possivelmente se forma a partir da umidade do ar em contato com os sais do solo - o que forma uma águal salgada (mais do que isso: salobra, com altíssima concentração de sais).

Outra teoria aponta para a possibilidade de haver um aquífero subterrâneo em Marte, ou reservas de gelo que ocasionalmente derretem quando o planeta está mais aquecido durante o verão.

Quando os cientistas encontram água líquida fora da Terra, normalmente é uma festa. É que a água é essencial para a existência de formas de vida como conhecemos. Outro dia, mesmo, acharam evidências de um oceano inteiro numa lua de Saturno. Acontece que Marte está aqui ao lado - e é muito mais fácil estudar um planeta próximo.

Não faz muito tempo que descobriram que nosso vizinho vermelho emite de metano, um gás associado a seres vivos. Uma hipótese possível é que o gás - esse mesmo que você solta todo dia - tenha vindo de micróbios metanogênicos marcianos.

Organismos vivos. A água líquida, como sabemos, é o ingrediente fundamental para a vida. E agora, com uma forte evidência de água líquida em solo marciano, a possibilidade de que o nosso vizinho vermelho contenha pelo menos micróbos deixa definitivamente o terreno da especulação pura. Se acharemos vida em Marte? A questão agora talvez não seja mais "se", e sim "quando".

Fotografia tirada pelo robô Spirit da NASA em 2014

Agências da ONU lançam declaração sobre direitos da população LGBT Em uma iniciativa inédita, 12 agências da Organização das Nações Unidas (ONU) fizeram um apelo conjunto para acabar com a violência e discriminação contra adultos e adolescentes lésbicos, gays, bissexuais, transgêneros e intersexuais (LGBTI).

“Esta é a primeira vez que tantos membros da família das Nações Unidas uniram forças em defesa dos direitos fundamentais das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e pessoas intersex”, ressaltou, em nota, o chefe de Assuntos Globais do Escritório de Direitos Humanos das Nações Unidas, Charles Radcliffe.

A declaração destaca o elo entre abusos dos direitos humanos contra pessoas LGBTI e problemas de saúde, rupturas familiares, exclusão social e econômica e oportunidades perdidas para o desenvolvimento e o crescimento econômico.

O texto estabelece medidas específicas que os governos devem tomar para coibir a violência e proteger os indivíduos de discriminação. Entre elas estão ações para melhorar a investigação e o comunicação de crimes de ódio, tortura e maus-tratos, proibir a discriminação e rever e revogar todas as leis usadas para prender, punir ou discriminar pessoas com base em sua orientação sexual e identidade ou expressão de gênero.

A declaração conjunta da ONU Dar Fim à Violência e à Discriminação contra Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersex foi endossada pelas seguintes agências da ONU: Organização Internacional do Trabalho (OIT), Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa), Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc ), ONU Mulheres, Programa Mundial de Alimentos (PMA) e Organização Mundial da Saúde (OMS).

Europa já recebeu mais de 500 mil refugiados este ano Mais de meio milhão de migrantes e refugiados entraram na Europa pelo Mediterrâneo só este ano, sendo que cerca de 3 mil desapareceram durante a travessia, informou hoje (29) o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

De acordo com os dados divulgados, quase 515 mil refugiados e migrantes cruzaram o Mediterrâneo. Aproximadamente 400 mil ficaram na Grécia e 129 mil em Itália - 71% dos refugiados que chegaram e ficaram na Grécia são sírios, enquanto no total dos dois países, 54% são procedentes da Síria e 13% do Afeganistão.

O Mar Mediterrâneo é a rota do mundo que registra maior número de mortes de refugiados que chegam à Europa, principalmente à Grécia, a partir de países afetados por violência e conflitos, entre eles a Síria, o Iraque e o Afeganistão. Essas pessoas, de acordo com o Acnur, estão fisicamente exaustas e traumatizadas e por isso precisam de proteção internacional.

A divulgação dos números é feita no momento da maior crise migratória na União Europeia desde a 2ª Guerra Mundial. Na semana passada, os países europeus concordaram com o acolhimento de 120 mil refugiados e decidiram prestar assistência financeira aos países vizinhos da Síria. As Nações Unidas também pedem mais esforços.

Muitos imigrantes, como essa família síria detida na Hungria na sexta, têm atravessado os Bálcãs (Foto: Bernadett Szabo/ Reuters)

De onde eles vêm? O maior grupo de imigrantes é de sírios, que fogem da violenta guerra civil em curso no país. Afegãos e eritreus vêm em seguida, geralmente tentando escapar da pobreza e de violações aos direitos humanos. Os grupos originários da Nigéria e do Kosovo também são grandes – pobres e marginalizados integrantes do povo romà (cigano) são boa parte dos imigrantes vindos do último país. Na Itália, pessoas que chegam da Eritreia formam o maior grupo, seguidas por aquelas que vêm da Nigéria. Na Grécia, porém, os sírios formam a maior população, seguidos pelos afegãos.

Volkswagen comunica fraude em sistemas de emissões de gases poluentes de veículos a diesel

O grupo alemão Volkswagen anunciou que mais de 11 milhões de carros a diesel em todo o mundo foram equipados com um tipo de motor que poderia distorcer os dados de emissão de gases poluentes. O anúncio veio dias depois de uma denúncia feita pela Agência de Proteção do Meio Ambiente (EPA) dos Estados Unidos, que acusou a empresa de adulterar o desempenho dos motores em termos de emissões de gases poluentes por meio de um software incorporado no veículo. A alteração pode resultar em multa de até US$ 18 bilhões.

A acusação feita pela EPA ocasionou a renúncia do presidente executivo do grupo Volkswagen, Martin Winterkorn. A justiça alemã também abriu uma investigação preliminar para apurar a falsificação de dados.

Na semana passada, a empresa admitiu que 11 milhões de carros a diesel em todo o mundo estão equipados com o software que adultera os resultados de emissão de gases poluentes durante testes, mas automaticamente desliga quando os testes terminam.

Corte italiana autoriza extradição de Pizzolato O Conselho de Estado da Itália autorizou hoje (22) a extradição de Henrique Pizzolato, ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil e condenado a 12 anos e 7 meses de prisão no processo do mensalão.

Os juízes rejeitaram o recurso apresentado pela defesa de Pizzolato e afirmaram que foram apresentadas garantias suficientes sobre as condições das prisões brasileiras em preservarem os direitos humanos. Segundo a Corte, as garantias foram apresentadas "tanto pelo governo quanto pelas máximas autoridades judiciárias brasileiras".

Elizabeth II é a monarca a ocupar por mais tempo o trono britânico

Esta semana, a monarquia britânica registrou um recorde: a rainha Elizabeth II se tornou a monarca a ocupar por mais tempo o trono. Assumindo o cargo em 1952, após a morte de seu pai, o rei Jorge VI, Elizabeth superou o tempo de reinado da sua tataravó, a rainha Vitória, que ficou no poder por 63 anos, sete meses e dois dias, até então o reinado mais longo. O feito é um símbolo de estabilidade em mais de meio século de mudanças econômicas e sociais.

Campanha incentiva imigrantes a se tornarem cidadãos dos Estados Unidos O governo dos Estados Unidos lançou uma campanha liderada pelo presidente Barack Obama, para incentivar 8,8 milhões de imigrantes legais no país a se tornarem cidadãos norte-americanos. A campanha, cujo lema é “Stand Stronger”, foi apresentada em um vídeo pelo próprio presidente, em que destaca os benefícios da cidadania norte-americana

“Ao passar a ser um cidadão norte-americano, você dá um passo importante para garantir esse sonho a todos nós. A promessa de melhores oportunidades de trabalho, os direitos e liberdades de que goza qualquer norte-americano e a possibilidade de dar algo mais ao país que agora chama de casa”, afirma o presidente.

Coreia do Norte anuncia que voltou a operar reator nuclear A Coreia do Norte anunciou hoje (15) que começou novamente a operar o reator nuclear de Yongbyon, considerado a principal fonte de plutônio do país para abastecer o programa de desenvolvimento de armas nucleares.

A Coreia do Norte anunciou também que está concluindo os preparativos para o lançamento de um satélite. A operação é considerada um ensaio para o lançamento de mísseis, o que poderia gerar um novo conflito com a comunidade internacional.

O país está na fase final de desenvolvimento de um novo satélite de observação da Terra para a previsão do tempo e outros objetivos, disse o diretor da Administração Nacional para o Desenvolvimento Aeroespacial, em nota divulgada pela KCNA. A previsão é que o lançamento ocorra perto do dia 10 de outubro, quando serão comemorados os 70 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores.

Papa pede que, durante Jubileu da Misericórdia, padres perdoem o aborto

O papa Francisco pediu hoje (1°) a todos os padres para que, durante o Jubileu da Misericórdia, que começa em dezembro, perdoem os católicos que abortaram ou provocaram aborto, desde que haja arrependimento. Em mensagem dirigida ao organizador do “Ano Santo” (ou jubileu), o prelado italiano Rino Fischella, o papa declara ter “decidido, não obstante qualquer disposição em contrário, conceder a todos os padres, para o ano do jubileu, a capacidade de absolverem do pecado do aborto todos aqueles que o provocaram e que, de coração arrependido, peçam perdão”.

Também em relação às mulheres que abortaram, “o perdão de Deus a quem se arrependeu não pode ser negado”. “O drama do aborto é vivido por alguns com uma consciência superficial, que parece não se dar conta do grave dano do ato, mas muitos outros, ao contrário, ainda que vivam esse momento como um fracasso, consideram não ter outras vias a recorrer”, diz Francisco em carta, adiantando pensar “em todas as mulheres que recorreram ao aborto”.

“Conheço bem os condicionalismos que as conduziram a esta decisão. Sei que se trata de um drama existencial e moral. Encontrei muitas mulheres que levavam, em seu coração, a cicatriz desta escolha difícil e dolorosa. O que ocorreu é profundamente injusto”, insistiu.