João Giga, António Surrécio, Paulo Mendes Escola Secundária André de Gouveia Évora; Évora 1.º + Física e Química, Electrónica Fundamental, IMEI ESAG 4.

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Trainature Melani Raposeiro Escola Secundária Poeta António Aleixo
DIVERSOL (DIVERSÃO) Margarida Teresa G A F Figueiredo
Empreendedores Ana Maria Carvalho Ferreira
Secundária/3 Aurélia de Sousa
António Surrécio; João Giga; Paulo Mendes Escola Secundária André de Gouveia Évora; Évora 1.º Ano (10.º) + Física e Química, Electrónica Fundamental, IMEI.
Margarida Pereira EB 2,3/S Pintor José de Brito Santa Marta de Portuzelo Viana do Castelo 9ºano Matemática, Ciências Físico-Químicas Emissões zero 3+2.
Filipe Fonte Escola Básica 2, 3 de Pedro de Santarém Benfica, Lisboa 8º ano; Ciências Físico-químicas Thunderstruck Team 5+1.
Tipo5 Ademar Ribeiro Escola Secundária Dr. José Afonso
Rodenses Carla Alexandra Mota Nunes Mata
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Os Verdes João Artur Figueiredo
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Flash starcar Rui Magalhães Escola EB 2,3/S Santos Simões Guimarães - Braga 410º ano – Clube dos Porquês e Ciências Físico - Químicas.
Rui Martins Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Forte da Casa Forte da Casa - Lisboa 6º e 9º ano + Clube de Ciência Solarengos 6 alunos + 2 professores.
Projecto Escola da Energia PROTÓTIPOS COM ENERGIA RELATÓRIO DE PROJECTO
“Engenhocas” Agostinho Machado Escola Básica Integrada de São Bruno
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TecnoVC4 Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz
MárioMobil Francisco Caeiro Escola Básica Integrada Mário Beirão
Escola Secundária André de Gouveia
ESAG 6 - BIOSSOL Ana Isabel Serrano, Ana Isabel Antunes, Helena Cardador Escola Secundária André de Gouveia Évora 8 10º, Física e Química.
Solar Moche Nuno Monteiro / Vitor Soares Escola Secundária Campos Melo
Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz Amarante - Porto 9º ano (Educação Tecnológica) TecnoVC
Carlos Panoias marques 2,3 de S. Miguel Guarda Localidae – Guarda Distrito da Guarda 6º ano disciplina de E.V.T. Termolight 4 alunos e 1 professor.
Maria de Lurdes Silva Agrupamento de Escolas de Cerva
António Alves Guerreiro Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Solbarco Ludgero José Faleiro Serrano EBI/JI de Alcáçovas
Pro-Solaris Paula Serrano EB2,3 D. Paio Peres Correia
António José Machado Ferreira Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Sol Flutuante Rui Magalhães Escola EB 2,3/S Santos Simões Guimarães - Braga 47º ano – Clube dos Porquês e Ciências Físico - Químicas.
Luis Gameiro Altomar EBI de São Bruno Caxias, Lisboa 4+1
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Victor Bairrada EB 2/3 DO TORTOSENDO TORTOSENDO – CASTELO BRANCO 5º ANO – ÁREA-PROJECTO, EVT, CN AUTOSOLARES DO TORTOSENDO 5.
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Pico de Regalados Manuel Flores
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Este protótipo possui a forma rectangular, e constitui-se como uma evolução do modelo apresentado.
Isabel Nunes Escola Secundária de Vergílio Ferreira Lisboa, Lisboa 12º ano – Física e Química Água Quente Para Toda A Gente 5.
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Projecto Escola da Energia CONCURSO DE PROTÓTIPOS RELATÓRIO FINAL
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António Supico e João Brás Escola Básica 2º e 3º Ciclos Serra da Gardunha - Fundão Fundão – Castelo Branco 9º Trad&Arte Solar 12.
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Pedro Silva Escola Profissional CIOR Vila Nova de Famalicão - Braga 11º ano; Práticas Oficinais; Física e Química; Tecnologias e Processos; Desenho Técnico.
Paulo Monteiro Secundária de Amares Amares – Braga 8º ano – Ciências Físico - Químicas Os faíscas 3+1.
Escola Secundária Padre António Macedo Vila Nova de Santo André, Setúbal. 12º Área de Projecto Os gansos 6 Mª Manuela Teixeira.
Arlindo Fragoso EB 2,3 El-Rei D. Manuel I Alcochete - Setúbal 7º ano – Área de Projecto Vento solar 2 +1.
Paulo Mendes, Beatriz Antunes Escola Secundária André de Gouveia Évora, Évora 1.º (8.º Ano) ; FQ, HSST ESAG 1 – Tóquim Barreto Mark I
Fotão Solar Rui Magalhães Escola EB 2,3/S Santos Simões Guimarães - Braga 36º ano – Clube dos Porquês.
ESAG 4 – Ideiafix(e) João Giga, António Surrécio, Paulo Mendes
ESAG 3 – Tóquim Barreto Mark II
Transcrição da apresentação:

João Giga, António Surrécio, Paulo Mendes Escola Secundária André de Gouveia Évora; Évora 1.º + Física e Química, Electrónica Fundamental, IMEI ESAG 4 – Ideiafix(e) 5+3

Mala Multiuso ESAG – Serve para, através da energia solar convertida e acumulada, carregar telemóveis, leitores de mp3/4, pilhas recarregáveis… e ouvir música através das colunas embutidas. Este sistema pode também ser utilizado em situações desfavoráveis pois tem um sistema de baterias. Fig. 1 - Esquema do protótipo Fig. 2 – A “caixa mágica”

Elaboração do protótipo; Pesquisa e selecção da informação necessária para a construção do protótipo; Selecção da modalidade a concorrer; Elaborar o projecto. Fig. 3 - Ensaio dos materiais fotovoltaicos

Aos alunos foi dada a liberdade de escolha do tipo deo protótipo a apresentar e sobre os materiais. A utilizar na sua concepção. Também foram auscultados sobre algumas situações a nível técnico. Quanto às fontes de informação consultadas podemos destacar a internet, alguns livros técnicos e o Workshop disponibilizado pela Ciência Viva. Quanto ao tempo estimado de execução do projecto, pensamos que 40/50 horas seja um valor ajustado à consecução das diversas fases. Fig. 4 - Com as mãos na massa

Quanto à produção/comercialização do protótipo, esta não foi equacionada. No entanto, com as aprendizagens realizadas e a motivação patenteada pelos alunos, pretendemos efectuar, no próximo ano lectivo, um mini Rali Solar a nível da escola, de modo a que os vencedores das respectivas categorias a representem, a nível nacional. Apesar de os alunos poderem aplicar conteúdos dos programas nas diversas etapas do projecto, este ano não existiu uma verdadeira integração do Rali Solar no currículo. Este facto deveu-se ao conhecimento e inscrição no evento ter sido efectuada já no segundo período. A divulgação na escola foi muito restrita e aberta apenas a quatro turmas (1.º IRC, 1.º PTGEI, 10.º CT1 e 10.º CT2). Esta situação prendeu-se com os motivos explicados anteriormente e pela impossibilidade de efectuar uma divulgação eficaz junto de toda a comunidade escolar e de suportar uma logística “pesada”, num intervalo de tempo muito curto. Pela ausência de experiências anteriores neste âmbito, o Rali Solar 2010 foi encarado por todos nós com o ano 0, um ano de muita aprendizagem e sem muita atenção a detalhes e aperfeiçoamentos. Este ano, o espírito é de participar e conseguir que todos os nossos protótipos funcionem. No entanto, tanto os alunos envolvidos como os professores abraçaram este projecto com muito entusiasmo e dedicação. Os trabalhos decorreram, maioritariamente, em tempo lectivo. Fig. 5 - A equipa