ARTIGO CIENTÍFICO Profª Lucimare Ferraz
Artigos científicos Artigo é a apresentação sintética dos resultados de investigações, ou estudos realizados, a respeito de uma questão. Refletem experiências de estudos científicos que permitem ao leitor repetir a experiência mediante a descrição da metodologia empregada, do processamento utilizado e resultados obtidos. O objetivo fundamental de um artigo é o de ser um meio rápido e sucinto de divulgar conhecidos, através de sua publicação em periódicos especializados. (MARCONI; LAKATOS, 2001)
Categorias de artigos aceitos pelas revistas Artigo original: são contribuições destinadas a divulgar resultados de pesquisa científica concluída. Sua extensão limita-se, na maioria das revistas, a 15 páginas. Relato de experiência: descrições de experiências acadêmicas, assistenciais e de extensão. Sua extensão fica em torno de 8 a 15 páginas.
Categorias de artigos aceitos pelas revistas Revisão da literatura: compreende avaliação da literatura sobre temas específicos. Deve incluir uma seção que descreva os métodos utilizados para localizar, selecionar, extrair os dados. Sua extensão, geralmente, limita-se a 15 páginas. Reflexão: de caráter opinativo, que possam contribuir para o aprofundamento de temas a que se destina a Revista. Sua extensão, geralmente, limita-se a 15 páginas.
ESTRUTURA DO ARTIGO 5. Introdução 6. Material e método (metodologia) O artigo possui a seguinte estrutura: 1.Título 2. Autor(es) 3. Resumo e Abstract 4. Palavras-chave (descritores) 5. Introdução 6. Material e método (metodologia) 7. Resultados 8. Discussão 9. Conclusões ou considerações finais 7. Referências
ESTRUTURA DO ARTIGO 1.Título Deve refletir o tema principal do estudo. O título é o menor resumo do trabalho. Contudo: evitar títulos longos.
ESTRUTURA DO ARTIGO 2. Autor(es) Deve constar o nome (e a sua afiliação/biografia) de todos as pessoas que participaram na construção do artigo.
ESTRUTURA DO ARTIGO 3. Resumo e Abstract È a síntese dos pontos relevantes do trabalho. Não deve haver referências (citações), em geral. Geralmente contém de 250 -500 palavras, dependendo das normas da revista. Pode ser ESTRUTURADO ou NÃO. Ver normas da revista.
Exemplo: RESUMO não estruturado O estudo avaliou a associação entre trajetória de obesidade e dificuldades emocionais e comportamentais em adolescentes. Foram estudados 4.325 jovens, aos 11 e 15 anos de idade, pertencentes à coorte de nascimentos de 1993 de Pelo-tas, Rio Grande do Sul, Brasil. Informações sobre índice de massa corporal (IMC), avaliação materna da saúde emocional e comportamental do adolescente (Strengths and Difficulties Questionnaire – SDQ) e características sociodemográficas e comportamentais foram utilizadas. As análises, estratificadas por sexo, foram conduzidas por meio de regressão linear simples e múltipla. A trajetória de obesidade mostrou associação com o escore total do SDQ, nas análises ajustadas, apenas entre os meninos. Entre esses, tornar-se obeso no período esteve relacionado com maior escore na subescala de problemas de relacionamento com os colegas. Diante do conhecimento atual sobre as implicações futuras da obesidade na saúde mental e em se tratando de adolescentes, sugere-se que estudos que avaliem as diferenças de gênero na adolescência possam contribuir para o entendimento da associação encontrada. Objetivo. Metodologia. Resultado. Conclusão.
Exemplo: RESUMO estruturado OBJETIVO: analisar o processo de cuidado desenvolvido por meio de arte e cultura em centros de atenção psicossocial. MÉTODOS: estudo integrado à pesquisa de avaliação dos centros de atenção psicossocial, em São Paulo, SP. Foram analisados os relatos da observação de tipo etnográfico de 126 atividades grupais de arte e cultura realizadas em 21 desses centros, entre 2007 e 2008. A análise incluiu depoimentos de coordenadores sobre os objetivos das atividades observadas. Baseado em referenciais teóricos da atenção psicossocial, utilizou-se da técnica de análise de conteúdo para investigar relações entre meios terapêuticos (enquadres, atividades e vínculos) e objetivos das atividades. RESULTADOS: três tendências de cuidado foram identificadas: (1)estritamente clínica, predominante e marcada por atividades realizadas dentro dos centros com foco em competências pessoais e interações grupais; (2)psicossocial, que incluiu atividades no território, ampliação dos repertórios culturais e da circulação social; e (3)residual, minoritária e sem ganhos psicossociais. CONCLUSÕES: a realização de atividades de arte e cultura que produzam cuidado na perspectiva da reabilitação psicossocial depende do acesso dos profissionais a bens culturais e a processos criativos, do reconhecimento dessas atividades como trabalho integrado a toda a equipe e da consideração de todos os atores envolvidos como produtores de fatos de cultura.
ESTRUTURA DO ARTIGO Onde buscar os descritores? Em português - Bireme 4. Palavras-chave (descritores) São palavras que caracterizam do tema/assunto do estudo, servem para indexar o artigo. Pode ser palavras abrangentes, mas que identifiquem assuntos abordados no artigo. Onde buscar os descritores? Em português - Bireme http://decs.bvs.br/homepage.htm Em inglês: MeSH (Medical Subject Headings Medicus) http://www.nlm.nih.gov/mesh/MBrowser .html
Descritores BVS Resultados da pesquisa DeCS - Descritores em Ciências da Saúde
ESTRUTURA DO ARTIGO 5. Introdução Deve situar o leitor sobre o assunto abordado no estudo, sem muitos detalhes. Deve definir o problema investigado. Deve conter uma revisão da literatura atualizada que forneça um histórico/parâmetros da problemática pesquisada. Deve apresentar a justificativa da importância do estudo, bem como a relevância da publicação do artigo, ou seja, a contribuição para ampliar o Conhecimento. Deve expor o(s) objetivo(s) do trabalho, geralmente no último ou penúltimo parágrafo. Deve conter: o quê e porque foi desenvolvido o estudo que será relatado.
6. Material e método (metodologia) ESTRUTURA DO ARTIGO 6. Material e método (metodologia) Tipo de estudo Local e tempo do estudo População/participantes em estudo Coleta de dados Análise dos dados Aspectos éticos No caso de revisão: seguir o protocolo!
ESTRUTURA DO ARTIGO 7. Resultados Normas para as ilustrações... Deve descrever os resultados de forma clara e precisa. Deve, quando pertinente, incluir tabelas, quadros, tabelas e figuras. Nos casos de pesquisa qualitativa, apresentar relatos. *Os resultados mais específicos podem ser descritos no texto, sem tabelas. Normas para as ilustrações...
ILUSTRAÇÕES As ilustrações (gravuras, desenhos, fotografias, mapas, modelos, fórmulas e gráficos), servem para elucidar, exemplificar a compreensão do texto. Deverão ser inseridas no trabalho o mais próximo possível à questão apresentada ou discutida. No caso de ilustrações não originais, citar a fonte de onde foram retiradas.
FIGURA 2 - Perda óssea e fibroplasia de substituição. FONTE - NUNES et. al., 1991, p. 176.
15ª 11ª 14ª 17ª 6ª 12ª 9ª 5ª 16ª 2ª 4ª 10º 13ª 1ª 18ª 8ª 2ª\ 7ª 3ª < 15,9/1000 > 15,9/1000 Mapa 1- COEFICIENTES DE MORTALIDADE INFANTIL POR COORDENADORIAS REGIONAIS DE SAÚDE. RS -1998. Fonte: CIS/SES/RS
As tabelas contêm palavras e números As tabelas contêm palavras e números. Não são fechadas lateralmente e tampouco aparecem traços horizontais separando dados numéricos. Tabelas pequenas aparecem centradas na página. O título da tabela é escrito em letras minúsculas e deve conferir independência à tabela, isto é, se destacada a tabela do trabalho, juntamente com seu título, deve ser possível ao leitor encontrar respostas para as perguntas “o quê?”, “onde?” e “quando?”.
Faixa etária (anos) Percentual % 13 – 14 39,5 15 – 16 38,2 TABELA 1 Faixa etária dos alunos aprovados no Exame de Classificação da Unidade de Ensino Descentralizada de São José da Escola Técnica Federal de Santa Catarina – ETF- SC /UnED-SJ, em 1996. Faixa etária (anos) Percentual % 13 – 14 39,5 15 – 16 38,2 17 – 20 14,9 21 – 30 6,1 31 – 50 1,3 Total 100% FONTE - SILVA FILHO, 1997, p. 45.
Os gráficos são desenhos constituídos de traços e pontos GRÁFICO 1- CAMPO AUDITIVO DO HOMEM FONTE – ROSETTI, A., 1974, p. 68.
Coef./100.000 Gráfico 1 -Coeficiente específico de mortalidade por câncer no sexo feminino. principais tipos em diferentes períodos. RS, 1970 - 1998 Fonte: SES/RS
Os quadros caracterizam-se por conter dados sem tratamento estatístico e apresentam-se com as laterais fechadas. Como as tabelas, devem apresentar um título claro e conciso localizado acima do quadro.
ESTRUTURA DO ARTIGO 8. Discussão *Recomenda não repetir tudo o que já está nas tabelas e figuras, apenas chame a atenção do leitor para os resultados mais importantes. *Os resultados mais específicos podem ser descritos no texto, sem tabelas. * Acrescente também a discussão dos achados comparando-os ao que os autores de teu referencial teórico apresentam.
ESTRUTURA DO ARTIGO 5. Introdução 6. Material e método 7. Resultados 8. Discussão 9. Conclusões 7. Referências
ESTRUTURA DO ARTIGO 5. Introdução 6. Material e método 7. Resultados 8. Discussão 9. Conclusões 7. Referências
Em que revista publicar?
Objetividade e coerência QUADRO 3 – Descrição dos princípios básicos da redação técnico-científica segundo UFPR(2000c) Característica Descrição Objetividade e coerência abordagem simples e direta do tema; seqüência lógica e ordenada de idéias; coerência e progressão na apresentação do tema; conteúdo apoiado em dados e provas, não opinativo; Clareza e precisão evita comentários irrelevantes e redundantes; vocabulário preciso (evita linguagem rebuscada e prolixa); nomenclatura aceita no meio científico; Imparcialidade evita idéias pré-concebidas; não faz prevalecer seu ponto de vista; Uniformidade uniformidade ao longo de todo texto (números, abreviaturas, siglas, títulos de seções); Conjugação uso preferencial da forma impessoal dos verbos.
Processo de escrita: Planejamento Geração da primeira versão Revisões técnicas (conteúdo) Revisões de estilo (clareza) Revisões por colegas e orientador
Porque escrever um artigo? Aquisição de conhecimento Divulgação de idéias Reconhecimento da profissão