ARTIGO CIENTÍFICO Profª Lucimare Ferraz.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
Advertisements

Pesquisa Pesquisar Pesquisador
O ARTIGO E OUTROS TRABALHOS
Título do Trabalho (Arial 54)
Profª Ana Elisa Alencar Silva de Oliveira
Sérgio Elias Vieira Cury
Normas para publicação de trabalhos científicos
NORMALIZAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO
BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
Discilpina: Nutrição de Plantas
UNIDADE E PRODUÇÃO CIENTÍFICA.
Orientação do Artigo Interdisciplinar
RESENHA: CONCEITO, ESTRUTURA E PRODUÇÃO
Metodologia Científica Divulgação de resultados
ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA
Apresentação de Resultados de Pesquisa
TEXTOS EXPOSITIVOS textos científicos.
Como fazer sua dissertação/ tese em formato de artigo

Importante: A proposta desse “modelo” constitui apenas uma referência para a apresentação do Trabalho de Conclusão, podendo ser adaptada de comum acordo.
ARTIGO CIENTIFICO.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
Disciplina: Metodologia da Pesquisa e Tecnologia
Metodologia e Expressão Técnico-Científica
Metodologia Científica e Tecnológica
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
ELABORAÇÃO DE ARTIGO PARA PUBLICAÇÃO EM PERIÓDICO
Trabalho nas regras ABNT
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Artigo Científico Funções Básicas:
A estrutura do artigo científico e outros
Normas para redação de TCC
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
TCC III Artigo Científico Profª MSc. Rita Lírio de Oliveira.
Apresentação da estrutura Escolha e delimitação do tema Objetivos
Elaboração de relatório
Unidade 3 Processo de leitura.
AVALIAÇÃO DE PROJETOS E ARTIGOS CIENTÍFICOS
Itens para avaliação do artigo
Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais
Revisão de literatura A revisão de literatura tem papel fundamental no trabalho acadêmico, pois é através dela que você situa seu trabalho dentro.
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
Redação Científica Profa. Ana Lúcia Buogo Prof. Vanderlei Carbonara.
Metodologia Científica
TRABALHOS CIENTÍFICOS
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Titulo do Projeto Nome do (a) bolsista
Como elaborar um projeto de pesquisa?
O ARTIGO.
Título: deve ser representativo de seu conteúdo, sem ser longo, devendo conter apenas as palavras essenciais. Introdução: a introdução é a apresentação.
CEEL – Centro Educacional Eliã Polo: Concórdia - PA Curso de Pedagogia
Projeto de Pesquisa União de Ensino Superior de Campina Grande
Trabalho de Conclusão de Curso
Joel Miranda Lima 2, Vanessa Araújo de Paula 3, Carlos Rogério de Paula 4 1 Trabalho executado com recursos CNPq, CAPES, FAPEMIG....O nome do apresentador.
Orientações para escrever um Artigo Científico
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO-PSICOLOGIA
DISCIPLINA PROJETO INTEGRADO – OUTSOURCING
Ivani de S. Bott Sidney Stuckenbruck Engenharia de Dutos – 2015 Monografias Como escrever?
APRESENTAÇÃO E ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
Tânia Maria Santana Botêlho
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
SUGESTÃO DE ESTRUTURA DO ARTIGO
TIPOS DE TRABALHO E COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA. COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA “[...] a comunicação científica é a forma de estabelecer o diálogo com o público da.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
ESTRUTURA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Geciane S Porto.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
PRODUÇÃO E CRÍTICA DO TEXTO ACADÊMICO ARTES VISUAIS 2016.
Transcrição da apresentação:

ARTIGO CIENTÍFICO Profª Lucimare Ferraz

Artigos científicos Artigo é a apresentação sintética dos resultados de investigações, ou estudos realizados, a respeito de uma questão. Refletem experiências de estudos científicos que permitem ao leitor repetir a experiência mediante a descrição da metodologia empregada, do processamento utilizado e resultados obtidos. O objetivo fundamental de um artigo é o de ser um meio rápido e sucinto de divulgar conhecidos, através de sua publicação em periódicos especializados. (MARCONI; LAKATOS, 2001)

Categorias de artigos aceitos pelas revistas Artigo original: são contribuições destinadas a divulgar resultados de pesquisa científica concluída. Sua extensão limita-se, na maioria das revistas, a 15 páginas. Relato de experiência: descrições de experiências acadêmicas, assistenciais e de extensão. Sua extensão fica em torno de 8 a 15 páginas.

Categorias de artigos aceitos pelas revistas Revisão da literatura: compreende avaliação da literatura sobre temas específicos. Deve incluir uma seção que descreva os métodos utilizados para localizar, selecionar, extrair os dados. Sua extensão, geralmente, limita-se a 15 páginas. Reflexão: de caráter opinativo, que possam contribuir para o aprofundamento de temas a que se destina a Revista. Sua extensão, geralmente, limita-se a 15 páginas.

ESTRUTURA DO ARTIGO 5. Introdução 6. Material e método (metodologia) O artigo possui a seguinte estrutura: 1.Título 2. Autor(es) 3. Resumo e Abstract 4. Palavras-chave (descritores) 5. Introdução 6. Material e método (metodologia) 7. Resultados 8. Discussão 9. Conclusões ou considerações finais 7. Referências

ESTRUTURA DO ARTIGO 1.Título Deve refletir o tema principal do estudo. O título é o menor resumo do trabalho. Contudo: evitar títulos longos.

ESTRUTURA DO ARTIGO 2. Autor(es) Deve constar o nome (e a sua afiliação/biografia) de todos as pessoas que participaram na construção do artigo.

ESTRUTURA DO ARTIGO 3. Resumo e Abstract È a síntese dos pontos relevantes do trabalho. Não deve haver referências (citações), em geral. Geralmente contém de 250 -500 palavras, dependendo das normas da revista. Pode ser ESTRUTURADO ou NÃO. Ver normas da revista.

Exemplo: RESUMO não estruturado O estudo avaliou a associação entre trajetória de obesidade e dificuldades emocionais e comportamentais em adolescentes. Foram estudados 4.325 jovens, aos 11 e 15 anos de idade, pertencentes à coorte de nascimentos de 1993 de Pelo-tas, Rio Grande do Sul, Brasil. Informações sobre índice de massa corporal (IMC), avaliação materna da saúde emocional e comportamental do adolescente (Strengths and Difficulties Questionnaire – SDQ) e características sociodemográficas e comportamentais foram utilizadas. As análises, estratificadas por sexo, foram conduzidas por meio de regressão linear simples e múltipla. A trajetória de obesidade mostrou associação com o escore total do SDQ, nas análises ajustadas, apenas entre os meninos. Entre esses, tornar-se obeso no período esteve relacionado com maior escore na subescala de problemas de relacionamento com os colegas. Diante do conhecimento atual sobre as implicações futuras da obesidade na saúde mental e em se tratando de adolescentes, sugere-se que estudos que avaliem as diferenças de gênero na adolescência possam contribuir para o entendimento da associação encontrada. Objetivo. Metodologia. Resultado. Conclusão.

Exemplo: RESUMO estruturado OBJETIVO: analisar o processo de cuidado desenvolvido por meio de arte e cultura em centros de atenção psicossocial. MÉTODOS: estudo integrado à pesquisa de avaliação dos centros de atenção psicossocial, em São Paulo, SP. Foram analisados os relatos da observação de tipo etnográfico de 126 atividades grupais de arte e cultura realizadas em 21 desses centros, entre 2007 e 2008. A análise incluiu depoimentos de coordenadores sobre os objetivos das atividades observadas. Baseado em referenciais teóricos da atenção psicossocial, utilizou-se da técnica de análise de conteúdo para investigar relações entre meios terapêuticos (enquadres, atividades e vínculos) e objetivos das atividades. RESULTADOS: três tendências de cuidado foram identificadas: (1)estritamente clínica, predominante e marcada por atividades realizadas dentro dos centros com foco em competências pessoais e interações grupais; (2)psicossocial, que incluiu atividades no território, ampliação dos repertórios culturais e da circulação social; e (3)residual, minoritária e sem ganhos psicossociais. CONCLUSÕES: a realização de atividades de arte e cultura que produzam cuidado na perspectiva da reabilitação psicossocial depende do acesso dos profissionais a bens culturais e a processos criativos, do reconhecimento dessas atividades como trabalho integrado a toda a equipe e da consideração de todos os atores envolvidos como produtores de fatos de cultura.

ESTRUTURA DO ARTIGO Onde buscar os descritores? Em português - Bireme 4. Palavras-chave (descritores) São palavras que caracterizam do tema/assunto do estudo, servem para indexar o artigo. Pode ser palavras abrangentes, mas que identifiquem assuntos abordados no artigo. Onde buscar os descritores? Em português - Bireme http://decs.bvs.br/homepage.htm Em inglês: MeSH (Medical Subject Headings Medicus) http://www.nlm.nih.gov/mesh/MBrowser .html

Descritores BVS Resultados da pesquisa DeCS - Descritores em Ciências da Saúde

ESTRUTURA DO ARTIGO 5. Introdução Deve situar o leitor sobre o assunto abordado no estudo, sem muitos detalhes. Deve definir o problema investigado. Deve conter uma revisão da literatura atualizada que forneça um histórico/parâmetros da problemática pesquisada. Deve apresentar a justificativa da importância do estudo, bem como a relevância da publicação do artigo, ou seja, a contribuição para ampliar o Conhecimento. Deve expor o(s) objetivo(s) do trabalho, geralmente no último ou penúltimo parágrafo. Deve conter: o quê e porque foi desenvolvido o estudo que será relatado.

6. Material e método (metodologia) ESTRUTURA DO ARTIGO 6. Material e método (metodologia) Tipo de estudo Local e tempo do estudo População/participantes em estudo Coleta de dados Análise dos dados Aspectos éticos No caso de revisão: seguir o protocolo!

ESTRUTURA DO ARTIGO 7. Resultados Normas para as ilustrações... Deve descrever os resultados de forma clara e precisa. Deve, quando pertinente, incluir tabelas, quadros, tabelas e figuras. Nos casos de pesquisa qualitativa, apresentar relatos. *Os resultados mais específicos podem ser descritos no texto, sem tabelas. Normas para as ilustrações...

ILUSTRAÇÕES As ilustrações (gravuras, desenhos, fotografias, mapas, modelos, fórmulas e gráficos), servem para elucidar, exemplificar a compreensão do texto. Deverão ser inseridas no trabalho o mais próximo possível à questão apresentada ou discutida. No caso de ilustrações não originais, citar a fonte de onde foram retiradas.

FIGURA 2 - Perda óssea e fibroplasia de substituição. FONTE - NUNES et. al., 1991, p. 176.

15ª 11ª 14ª 17ª 6ª 12ª 9ª 5ª 16ª 2ª 4ª 10º 13ª 1ª 18ª 8ª 2ª\ 7ª 3ª < 15,9/1000 > 15,9/1000 Mapa 1- COEFICIENTES DE MORTALIDADE INFANTIL POR COORDENADORIAS REGIONAIS DE SAÚDE. RS -1998. Fonte: CIS/SES/RS

As tabelas contêm palavras e números As tabelas contêm palavras e números. Não são fechadas lateralmente e tampouco aparecem traços horizontais separando dados numéricos. Tabelas pequenas aparecem centradas na página. O título da tabela é escrito em letras minúsculas e deve conferir independência à tabela, isto é, se destacada a tabela do trabalho, juntamente com seu título, deve ser possível ao leitor encontrar respostas para as perguntas “o quê?”, “onde?” e “quando?”.

Faixa etária (anos) Percentual % 13 – 14 39,5 15 – 16 38,2 TABELA 1 Faixa etária dos alunos aprovados no Exame de Classificação da Unidade de Ensino Descentralizada de São José da Escola Técnica Federal de Santa Catarina – ETF- SC /UnED-SJ, em 1996. Faixa etária (anos) Percentual % 13 – 14 39,5 15 – 16 38,2 17 – 20 14,9 21 – 30 6,1 31 – 50 1,3 Total 100% FONTE - SILVA FILHO, 1997, p. 45.

Os gráficos são desenhos constituídos de traços e pontos GRÁFICO 1- CAMPO AUDITIVO DO HOMEM FONTE – ROSETTI, A., 1974, p. 68.

Coef./100.000 Gráfico 1 -Coeficiente específico de mortalidade por câncer no sexo feminino. principais tipos em diferentes períodos. RS, 1970 - 1998 Fonte: SES/RS

Os quadros caracterizam-se por conter dados sem tratamento estatístico e apresentam-se com as laterais fechadas. Como as tabelas, devem apresentar um título claro e conciso localizado acima do quadro.

ESTRUTURA DO ARTIGO 8. Discussão *Recomenda não repetir tudo o que já está nas tabelas e figuras, apenas chame a atenção do leitor para os resultados mais importantes. *Os resultados mais específicos podem ser descritos no texto, sem tabelas. * Acrescente também a discussão dos achados comparando-os ao que os autores de teu referencial teórico apresentam.

ESTRUTURA DO ARTIGO 5. Introdução 6. Material e método 7. Resultados 8. Discussão 9. Conclusões 7. Referências

ESTRUTURA DO ARTIGO 5. Introdução 6. Material e método 7. Resultados 8. Discussão 9. Conclusões 7. Referências

Em que revista publicar?

Objetividade e coerência QUADRO 3 – Descrição dos princípios básicos da redação técnico-científica segundo UFPR(2000c)  Característica Descrição Objetividade e coerência abordagem simples e direta do tema; seqüência lógica e ordenada de idéias; coerência e progressão na apresentação do tema; conteúdo apoiado em dados e provas, não opinativo; Clareza e precisão evita comentários irrelevantes e redundantes; vocabulário preciso (evita linguagem rebuscada e prolixa); nomenclatura aceita no meio científico; Imparcialidade evita idéias pré-concebidas; não faz prevalecer seu ponto de vista; Uniformidade uniformidade ao longo de todo texto (números, abreviaturas, siglas, títulos de seções); Conjugação uso preferencial da forma impessoal dos verbos.

Processo de escrita: Planejamento Geração da primeira versão Revisões técnicas (conteúdo) Revisões de estilo (clareza) Revisões por colegas e orientador

Porque escrever um artigo? Aquisição de conhecimento Divulgação de idéias Reconhecimento da profissão