UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA CULTURA DOS NEGROS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HISTÓRIA Professor Balduino.
Advertisements

A edificar a Igreja do Senhor
Império Romano Turma:114 Grupo: Guilherme Camillo Ricardo Barcelos
ESTADO DE MATO GROSSO.
Imagem e Memória da República
Início da Novena 05/10/2007.
1ª Visita 12/09/2006.
No quintal de Seu Zeca, pouco antes do início do ensaio e mais tarde que a hora marcada para que este começasse, Seu Zeca falava a Seu Dola da necessidade.
2ª Visita Ensaio da Festa 17/09/2006.
Após o almoço foi-se em cortejo buscar em suas respectivas casas a “Princesa Velha”, a “Princesa Nova”, a “Rainha Nova”, o “Príncipe Velho”, o “Príncipe.
Festa do Rosário e 14/10/07. Quando cheguei ao distrito, no sábado as 18 horas e 40 minutos, Seu Dola conversava na porta de sua casa com um rapaz.
4ª Visita Festa de doze pra treze. 12/05/2007. Cheguei na Festa do dia doze pra treze, que é assim chamada pelos membros do grupo de Congado, às vinte.
Desta rua retornamos até chegar à Igreja. Ao nos aproximarmos desta, o sino tocava anunciado a chegada da banda para o início da celebração. Neste percurso.
No intervalo entre uma música e outra, Seu Dola anunciou que a irmandade havia sido convidada para participar das festividades de aniversário da cidade.
A indepêndencia do Brasil
TRADIÇÕES E LENDAS DE NATAL
Nossa Senhora do Rosário
Nossa Senhora das Neves
Cerimonial e Protocolo

“Na Virgem Maria tudo é relativo a Cristo e tudo dele depende.”
Danças Africanas Dança do Siriá Dança do Congo.
A CONGADA DE ILHABELA NA FESTA DE SÃO BENEDITO
TRABALHO DE EDUCAÇÃO FISÍCA
Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete
FESTA DE CORPUS CHRISTI
A história da Capoeira começa no século XVI , na época em que o Brasil era colônia de Portugal. Muitos destes escravos vinham da região de Angola , também.
3ª Visita Festa do Rosário /10/2006.
Santa Mãe de Deus.
Culto à Virgem Maria.
E as origens do samba no Brasil
Ritmos Afro-brasileiros
Tempo da Graça de Deus. É uma festa! Vida Nova Renovação Perdão Alegria & União Reconciliação.
Nossa Senhora, Divina Pastora
APRESENTAÇÕES EM POWERPOINT
E O parque nacional dos Lençóis Maranhenses
Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
Ritmos Afro-brasileiros
Ritmos Afro-brasileiros
REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL
Memorial Emanuelle Lustosa
Os propósitos de Deus na história de uma nação
Nossa Senhora da Consolação.
Mês de Maio.
Catequese 2.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
Ritmos Afro-brasileiros
Pioneiro: WILLIAM BUCK BAGBY ( )
Nossa Senhora do Bom Conselho
Formação do Reino de Portugal
Rainha dos Anjos.
A visita do Anjo à Virgem Maria, como disse o santo padre Bento XVI, marca o início de um novo tempo para o povo de Deus, pois é o cumprimento do Velho.
Nossa Senhora da Caridade do Cobre A história da colonização cubana conta que em 1509, um certo soldado espanhol estava muito doente e foi levado do.
Caríssimos, Por que dizemos que ainda é Natal? Assim dizemos por que após comemorarmos o dia 25 de dezembro, Natal do Senhor, continuamos a comemorar.
Nossa Senhora do Rosário.
Carnaval no Brasil
O Rosário.
Nossa Senhora da Consolata
Nossa Senhora, Mãe e Rainha.
Aluno(a):Cristiana Sofia Santos Duarte Ano e Turma:6ºA Disciplina: História e Geografia de Portugal Professora:Delfina Casalderrey.
Subprojeto de Matemática – Natal
DANIEL Cap. 1.
CORREÇÃO APOSTILA 7 ANO – PRIMEIRO BIMESTRE
O termo quilombola vem do tupi-guarani cañybó e significa aquele que foge muito.
O que a população de Salvador enfrentava entre 1797 e 1798?
Nossa Senhora de Loreto Durante séculos a devoção a N. S. de Loreto se desenvolveu a partir de uma história que, embora fantástica em alguns aspectos,
SÃO SEBASTIÃO DA VARGEM ALEGRE
Folclore do RN Danças e Altos..
Ocupação e formação do espaço brasileiro – G2
JUVENTUDE CURSILHISTA JUBILEU DE OURO DO MCC BRASIL ANO DE FESTA PARA A JUVENTUDE CURSILHISTA DO BRASIL.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA CULTURA DOS NEGROS DO ROSÁRIO DE CAICÓ CAICÓ, OUTUBRO DE 2015

CONTEXTO HISTÓRICO A Irmandade dos Negros do Rosário no interior do Rio Grande do Norte teve seu estatuto oficializado pelo Rei de Portugal, D. José I, em Mas, de acordo com relatos históricos, o documento com o Selo Real só chegou ao país dois anos depois, em 27 de dezembro de 1773, data em que ocorreram os festejos com o tríduo encerrando em 1º de janeiro de 1774, na Igreja de Sant’Ana, em Caicó, local onde inicialmente era realizada a festa com a imagem da santa. Posteriormente, o evento passou a ser realizado na Igreja do Rosário e no mês de outubro.

A irmandade do Rosário vem desde a Idade Média, no século XIII. No Brasil, chegou com os colonizadores portugueses, mas com o propósito de ser absorvida pelos escravos que misturaram crenças da sua terra africana ao culto dos senhores de engenhos, com ênfase à devoção - principalmente aos santos negros como São Benedito, Santa Efigênia, Santo Onofre e, também, à Nossa Senhora do Rosário, a mais venerada entre os negros brasileiros. Há registros de que alguns grupos de escravos, ao chegarem no Brasil, já cultuavam essa tradição.

Na região do Seridó, as primeiras irmandades surgiram nas comunidades de Samanaú, Rio do Peixe, Riacho de Fora e Sabugi, e posteriormente foram criados grupos polarizados em Jardim do Seridó, Parelhas, Acari, Currais Novos, Jardim de Piranhas, além de irmandades que existem no vizinho estado da Paraíba.

CORTE REAL NEGRA O festejo da Irmandade do Rosário mantém-se vivos na tradição e cultura dos Negros do Rosário de Caicó, cuja Corte é constituída por um Rei Perpétuo e uma Rainha Perpétua, sendo os seus sucessores o filho e a filha mais velhos. Ainda segundo a tradição e estatuto da entidade, são escolhidos, na comunidade, um rei e uma rainha, além de um juiz e uma juíza, o escrivão e a escrivã, que participam dos festejos repassando seus respectivos títulos para os próximos representantes durante o ritual de coroação que acontece no encerramento da festa em frente à igreja.

DANÇA, ESPONTÕES, ESTANDARTE É na dança que o grupo dos Negros do Rosário manifesta alegria na cidade, despertando curiosidade, sobretudo nas crianças, no período dos 10 dias de festa. A dança vem desde os mais antigos da irmandade, com suas coreografias repassadas de geração a geração, tocando tambores, ao som de um pífano e lanceiros com seus espontões, numa demonstração de guerreiros. À frente do grupo, um membro conduz o estandarte. Na atualidade, o grupo é formado por jovens e adolescentes. Porém, em Caicó, os mais antigos se lembram dos que fizeram parte do grupo, como Noé, Pedro Henrique, Manoel Mariano, que foi o avô do atual Rei Perpétuo, Rael Mariano, e tantos outros na sua maioria homens calejados pelo tempo.