Concordância.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

Orações Subordinadas Substantivas.
Concordância Nominal.
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
Concordância Verbal.
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Concordância Nominal.
ESQUEMA CONCORDÂNCIA NOMINAL
ESQUEMA DE ESTUDO CONCORDÂNCIA VERBAL.
Sintaxe de Concordância II: Concordância Nominal
Concordância Nominal.
Concordância verbal Romão Júnior.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
CONCORDÂNCIA NOMINAL PORTUGUÊS PROFª ANDRÉA
PROFª ANDRÉA FÁVARO REIS BARONI
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
CONCORDÂNCIA VERBAL PROFESSORA: JOSIANE.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Pofessora: Josiane.
Mais concordância....
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
INTRODUÇÃO À ANALISE SINTÁTICA
Concordância verbal.
Gramática da Sapatilha
CONCORDÂNCIA NOMINAL módulos 17 e 18 página 255
SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES
CONCORDÂNCIA NOMINAL Acordo com o qual toda palavra variável referente ao substantivo deve se flexionar (alterar a forma) para se adaptar a ele.
Língua Portuguesa 3º ano Ensino Médio
TERMOS ESSENCIAIS SUJEITO E PREDICADO.
Profª Giovana Baggio Schubert
OITAVO IV.
“COMPARECERAM à reunião todos os diretores.”
DISCIPLINA: Português
Concordância verbal coletivo Verbo no singular
Concordância Verbal.
Concordância verbal ·Regra geral: O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Ex: Bancários iniciam campanha eleitoral.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Profª Adriana Guimarães
Termos essenciais da oração.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Concordância verbal Concordância nominal Quezia Lopes
Concordância Nominal.
Concordância Verbal I.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Surgiram Aconteceram CONCORDÂNCIA VERBAL
CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre entre o verbo e o sujeito.
Profª.: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE
CONCORDÂNCIA VERBAL.
Concordância Nominal Professora Patrícia.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
REVISÃO: 1ª AULA Período Simples.
CONCORDÂNCIA VERBAL Profª Shirlene Xavier.
TIPOS DE SUJEITO De quem se fala!.
Como resultado das análises sintática e morfológica temos a morfossintaxe, levando em consideração a diferença que há entre classe e função. MORFOSSINTAXE.
O verbo concorda com o sujeito (SIMPLES) em número e pessoa.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
CONCORDÂNCIA VERBAL É a concordância do verbo com o seu sujeito.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Concordância Nominal Concordância Verbal
Prof. Msc. Richard da Silva
Concordância.
ENSINO MÉDIO PROFa. GLAUCIA LOPES
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
Resumo Assuntos estudados
Concordância Nominal Adjetivos ( nomes ou pronomes), artigos e numerais concordam em gênero e número com os substantivos de que dependem. Ex: Aqueles dois.
CONCORDÂNCIA NOMINAL. REGRA GERAL: Os determinantes concordam em gênero e número com os substantivos. Estes são os meus dois corajosos cachorros marrons.
CONCORDANCIA VERBAL. A regra básica da concordância verbal manda que o verbo concorde com o sujeito gramaticalmente. O verbo, porém, pode concordar, por.
Concordância.
Transcrição da apresentação:

Concordância

Concordância Nominal

Concordância Nominal Artigos, numerais, adjetivos e pronomes concordam em gênero (masc./fem.) e número (sing./plural) com o substantivo a que se referem: Todas as meninas estão dispostas a participar do concurso.

Concordância Nominal 2) Advérbios não variam: As meninas estão meio cansadas. Adv + adjetivo Hoje nós comemos pouco. verbo + Adv Os alunos falaram muito pouco durante a aula Adv + Adv Todos estão um pouco famintos. Adv + Adjetivo (particípio)

Concordância Nominal 3) 2 ou mais substantivos + adjetivo I- Adjetivo concorda com os dois (prevalece o masculino) Comprou uma casa e um apartamento pequenos. II- Adjetivo pode concordar com o mais próximo Comprou uma casa e um apartamento pequeno. Comprou um apartamento e uma casa pequena.

Concordância Nominal - Juntos de substantivo: sofrem variação 4) Meio, muito, pouco, bastante, caro, barato - Juntos de substantivo: sofrem variação Ele bebeu meio copo de café e comeu meia fatia de pão. Subst. Bastantes pessoas participaram do evento. subst. - Juntos de adjetivos, verbos e advérbio: Não sofrem variação As meninas pareciam bastante nervosas. Eles falaram pouco durante a aula.

Concordância Nominal 5) Só: - Adjetivo: sozinho (sofre variação) Ela está só./Os alunos ficaram sós durante a aula. - Advérbio: somente/apenas (não varia) Eles só falavam sobre as provas. Obs.: “a sós” – loc. Adverbial = sem mais ninguém (não sofre variação) O casal ficou a sós depois da cerimônia. 6) Menos: Advérbio - não sofre variação. Recebi menos ofertas durante o mês.

Concordância Nominal 7) Anexo, obrigado, incluso, mesmo*, próprio: - Concordam com o substantivo. Os convites seguem anexos à carta. Elas mesmas prepararam a festa. Cuidado: A expressão “mesmo” (e suas variações) é usada para reforçar uma ideia (sinônimo de “próprio”) ou como sinônimo de “igual”. Não pode ser usada para “retomar” informações. Para isso, use outro pronome. Os alunos do 2º ano organizaram um ótimo projeto. Os mesmos também arrumaram a escola para a feira cultural. (Eles também arrumaram...)

Concordância Nominal 8) É bom, é necessário, é preciso, está claro... (VL +predicativos) - Se o sujeito é subst. sem artigo ou verbo no infinitivo/particípio: predicativo no masculino Água é bom para a saúde. Caminhada é bom para o metabolismo. Caminhar é necessário para uma vida saudável. É necessário mudança. - Se o sujeito é subst. com artigo: predicativo varia A água de Ibirá é boa para a saúde. É necessária a mudança de hábitos.

Concordância Verbal

Concordância Verbal REGRA GERAL: VERBO E SUJEITO CONCORDAM ENTRE SI EM NÚMERO (SINGULAR E PLURAL) E PESSOA (1ª , 2ª, 3ª) “Nós imaginamos que o importante é a palavra.” -verbo: imaginamos sujeito: nós Ambos referem-se à 1ª pessoa do plural. -verbo: é sujeito: o importante Ambos referem-se à 3ª pessoa do singular

Concordância Verbal SUJEITO SIMPLES 1) Substantivo coletivo: concorda com o verbo no singular (3ª p.) A multidão de fãs invadiu o show antes da hora. A matilha atacou vários animais. Pode também concordar com o adj. Adnominal Um grupo de pessoas entrou no salão. (3ª p. sing.) Um grupo de pessoas entraram no salão. (3ª p. pl.)

Concordância Verbal 2) Expressões que indicam quantidade aproximada: apresentam verbo no plural (3ª pessoa) Aproximadamente cem pessoas participaram do evento. Perto de trinta pessoas confirmaram presença na atividade.

Concordância Verbal 3) Expressões partitivas (que indicam parte): a maioria, grande parte de, parte de... O verbo pode concordar com o núcleo (regra geral) ou com o adjunto adnominal que indica o conjunto (possibilidade): A maior parte dos alunos faltou hoje. (parte/ faltou – 3ª pessoa do singular) A maior parte dos alunos faltaram hoje. (alunos/faltaram – 3ª pessoa do plural) A maioria dos alunos faltou/faltaram. Uma parte dos bois contraiu/contraíram a doença. Pelo menos um terço dos vestibulandos entregou/entregaram a prova em branco.

Concordância Verbal 4) Expressões formadas por pronomes indefinidos no plural “Quantos de, alguns de, vários de, muitos de nós”: verbo pode concordar com pronome indefinido ou com o pronome especificativo: Alguns de nós faremos o trabalho. (1ª p. pl.) Alguns de nós farão o trabalho. (3ª p. pl.) Muitos de nós acompanhamos o debate pela TV. Muitos de nós acompanharam o debate pela TV. Quantos de vocês fizeram a tarefa? (Quantos/vocês – 3ª p. pl)

Concordância Verbal Exceção (pronome indefinido no singular) Um de nós fará o trabalho (um – 3ª p. sing.) Qual de vocês esqueceu os documentos? (qual – 3ª p. sing.) Nenhum de nós fará o trabalho (nenhum – 3ª p. sing.) Cada um de nós deve preencher a ficha de inscrição. Cada um de vocês receberá instruções sobre as atividades. (Cada um – 3ª p. sing.)

Concordância Verbal 5) Porcentagem: 2 regras possíveis 1. Verbo concorda com termo preposicionado que especifica o número 30% da população votou naquele candidato. ( da população/votou – 3ª p. sing.) 30% dos brasileiros votaram naquele candidato. (dos brasileiros/votaram – 3ª p. pl.) Quando formada apenas por número, o verbo concorda com ele. 1% dos eleitores votaram em branco. 1% votou em branco. 15% dos eleitores votaram naquele candidato. 15% da população votou naquele candidato. 15% votaram naquele candidato.

Concordância Verbal 5) Porcentagem: 2. Verbo concorda sempre com numeral (menos usada) 30% da população votaram naquele candidato. ( da população/votou – 3ª p. sing.) 30% dos brasileiros votaram naquele candidato. (dos brasileiros/votaram – 3ª p. pl.) 1% dos eleitores votou em branco. 1% votou em branco. 15% dos eleitores votaram naquele candidato. 15% da população votaram naquele candidato. 15% votaram naquele candidato.

Concordância Verbal 6) Expressão “Mais de um...” – verbo no singular Mais de um aluno protestou contra o castigo Exceção: Mais de um deputado se ofenderam no debate. (indica reciprocidade – desuso)

Concordância Verbal Pronome relativo “que” com função de sujeito: o verbo que o acompanha varia de acordo com o número e a pessoa do substantivo antecedente do pronome: Os operários que fizeram greve foram punidos.

Concordância Verbal - Se o termo antecedente do pronome relativo for um predicativo, o verbo da oração adjetiva pode concordar com o sujeito ou ir para a 3ª pessoa : Fui o primeiro que consegui isso. Fui o primeiro que conseguiu isso. (3ª pessoa) Pronome “quem”: verbo pode concordar com antecedente ou aparecer na 3ª pessoa do singular

Concordância Verbal SUJEITO COMPOSTO 1) Ordem direta: (Sujeito+Verbo+Complemento) sujeito e verbo apresentam mesma referência a número (sing./plural) e pessoa (1ª, 2ª, 3ª) A escuridão e o silêncio assustaram os garotos. Cuidado com a gradação: segue a regra e também permite o verbo na 3ª p. sing. “Todo conhecimento, toda ciência, toda tecnologia se baseia no conhecimento de relações entre causas e efeitos.”

Concordância Verbal 2) Ordem indireta (sujeito posposto) – o verbo concorda com o sujeito (plural), mas também permite a concordância com o termo mais próximo: Assustou/assustaram os garotos a escuridão e o silêncio

Concordância Verbal 3) Núcleos no singular: o verbo pode concordar com o singular ou com o plural A alegria e o entusiasmo da turma era/eram impressionante(s). Sua dor, sua tristeza, sua angústia parecia/pareciam não ter fim. 4)Pronome indefinido com função de aposto (resumidor): concordância com pronome. Os amigos, os filhos, os parentes, ninguém conseguiu convencê-lo a parar. Os amigos, os filhos, os parentes, todos conseguiram convencê-lo a parar.

Concordância Verbal 5) “nem”: por ser uma partícula aditiva, ou seja, adiciona, liga elementos, geralmente leva o verbo no plural: Nem eu nem você podemos participar do evento. (eu+você= nós/1ª p.pl. – podemos/1ª p.pl.) Nem o professor nem o aluno entenderam a situação. (professor+aluno= eles/3ª p.pl. – entenderam/3ª p.pl.) Cuidado: quando constituído pela sequência “nem um... Nem outro...” o verbo ficará no singular: Nem um nem outro quis dar explicações. Nem um nem outro compareceu ao exame.

Concordância Verbal 6) “ou”: apresenta ocorrência semelhante à conjunção “nem”. Como apresenta valor inclusivo ou estabelece a alternância entre dois ou mais seres, o verbo aparece no plural Trocar o dia pela noite ou deixar de fazer refeições interferem na digestão. O castigo violento ou o crime passional contra a mulher eram comumente perdoados pela lei. - Quando a conjunção indicar exclusão, o verbo irá para o singular De acordo com as pesquisas, ou o candidato do PSDB ou a candidata do PSB irá para o 2º turno.

Concordância Verbal Voz passiva Sujeito indeterminado - VL/VI/VTI + PRON. SE - Verbo na 3ª pessoa do singular - (não ocorre em VTD) Precisa-se de doações. (= Precisam de doações) - VTD + PRON. SE Verbo concorda com sujeito paciente (antigo OD), ou seja, pode estar na 3ª p. do singular ou plural Aluga-se esta casa Alugam-se chácaras. (Esta casa é alugada)

Concordância Verbal ORAÇÃO SEM SUJEITO: Verbo sempre na 3ª pessoa do singular. Há, no congresso, mais de cem projetos de combate à pobreza. No congresso brasileiro, tem muitos políticos que não sabem legislar. (informal – verbo ter na 3ª p. sing., sinônimo de haver - uso frequente na língua) Trata-se de um capital político imenso, mas instável e rigoroso. Fazia meia hora que eu vinha repetindo essas palavras. Choveu muito ontem. Cuidado : O dia amanheceu nublado. (Este caso e fen. da natureza empregados conotativamente admitem sujeito)

Concordância Verbal Sujeito oracional: Quando os sujeito aparece como uma oração (oração subordinada substantiva subjetiva), vale por um substantivo de número singular e de gênero masculino, logo o verbo da oração principal estará em 3ª pessoa do singular. Parece que tudo está bem. É necessário que compreenda minhas ações.

Concordância Verbal Verbo Ser 1) Tempo: verbo concorda com numeral São 3 horas da manhã Já é uma hora. São dez para uma. É meia noite e meia./ São 12 horas Data: Hoje são 15 de agosto. Hoje é (dia) 15 de agosto. (uso frequente)

Concordância Verbal Verbo Ser 2) Verbo concorda com pronome pessoal (em posição de sujeito ou predicativo) Eu sou a melhor aluna. A melhor aluna sou eu.

Concordância Verbal 3) Verbo ser + pronome interrogativo ou indefinido ou demonstrativo – verbo concorda com predicativo Quem são os vencedores? Isso que ela disse são boatos. 4) Verbo ser + quantidade/preço/valor/medida – verbo na 3ª pessoa do singular Cem reais é pouco Duzentos gramas é o suficiente.

Concordância Verbal Não se esqueça: VTD – Contratam-se funcionários (Voz passiva – verbo varia de acordo com suj. paciente 3ª p. s./pl.) VTI – Precisa-se de funcionários (Sujeito Indeterminado – verbo não varia – sempre 3ª p. s.) Fenômenos da natureza (verbo não varia *) Verbo haver/fazer- tempo (verbo não varia ) Verbo haver/ter = existir (verbo não varia) Faz/há 10 anos que não o vejo. Há/tem muitos conflitos nesta sala.