RESENHA CRÍTICA Profª Anny Barros.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
Advertisements

RESENÇÃO OU RESENHA Definição:Exposição em síntese do assunto tratado em uma obra científica . Resenção crítica: Desenvolvida em forma de apreciação da.
O ARTIGO E OUTROS TRABALHOS
Universidade do Estado da Bahia-UNEB Curso:Direito Disciplina:Produção de Texto Técnico-Científico Docente:César Costa Vitorino.
Breves Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto
Autor: Orientador Instituição Local e data
Luciana Bicca Dode CDTEC UFPEL
Profª Ana Elisa Alencar Silva de Oliveira
TCC: Monografia e/ou Artigo
CONHECENDO PELA LEITURA
NORMALIZAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO
Técnicas da Comunicação Científica
Comunicações Técnico-científicas
RESENHA: CONCEITO, ESTRUTURA E PRODUÇÃO
MONOGRAFIA Natália Maria Reis Oliveira Furtado.
LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Metodologia Científica
C OMO E NCONTRAR UM T EMA. A leitura ainda é o meio de captação de idéias por excelência. Muitas vezes, não se tem a menor idéia sobre determinado assunto.
Projeto de Intervenção
FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA
Metodologia do Trabalho Acadêmico
apresentação de textos: - Originários de pesquisa científica
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ESTUDO
ARTIGO CIENTIFICO.
Metodologia e Expressão Técnico-Científica
Curso de Pedagogia Introdução à Prática da Pesquisa em Educação I: Fontes Professora: Maria Fátima Aucar Soler.
Elaborado pela profa. Solange
Resenha Produção de texto.
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
LEITURA E REDAÇÃO CIENTÍFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
CONHECENDO PELA LEITURA
Pesquisa Científica – Partes constituintes
A estrutura do artigo científico e outros
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Resenha Crítica HOSS, Osni. Ms. e Doutorando.
METODOLOGIA DE PESQUISA Prof: Ms. Joseli Monteiro Tozetto -
RESUMO.
Revisão de literatura A revisão de literatura tem papel fundamental no trabalho acadêmico, pois é através dela que você situa seu trabalho dentro.
FICHAS DE LEITURAS E ORGANIZAÇÃO DE APRESENTAÇÕES/ TRABALHOS ESCRITOS
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
Resenha Crítica.
RESENHAS Prof.: Rodney Caetano.
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
RESENHA.
Documentação e Resenha
Metodologia da Pesquisa Científica
Metodologia Científica
Fichamento.
RECAPITULANDO .... MODELO DE FICHAMENTO
Prof. Ms. Patricia Tatiana Soler
LEITURA E REDAÇÃO CIÊNTIFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
Profa. Jeiel Lucena RESENHA CRÍTICA Profa. Jeiel Lucena
DISCIPLINA PROJETO INTEGRADO – OUTSOURCING
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
Tânia Maria Santana Botêlho
DISCIPLINA: Redação científica
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
Metodologia Científica
TIPOS DE TRABALHO E COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA. COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA “[...] a comunicação científica é a forma de estabelecer o diálogo com o público da.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Metodologia de Pesquisa Científica IES/Funcec Administração 2009 Prof. Breno Eustáquio.
Gêneros textuais/discursivos: a produção de gêneros acadêmicos
METODOLOGIA CIENTÍFICA PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS E TÉCNICAS DE PESQUISA.
Eduardo Ramos de Santana UNEB – Universidade Estadual da Bahia Curso de Ciências Contábeis Disciplina: Estágio Supervisionado.
Normatização ABNT.
RESENHA.
Introdução a atividade acadêmica
Transcrição da apresentação:

RESENHA CRÍTICA Profª Anny Barros

Resenha Conceito Tipos de Resenha Importância Elaboração Movimentos Retóricos Conclusão Bibliografia Recomendada Bibliografia

Conceitos É uma síntese descritiva e crítica do conteúdo de uma obra. Parece-se ao resumo crítico, contudo, é mais abrangente: permite comentários e opiniões, inclui julgamento de valor, comparações com outras obras da mesma área e avaliação da relevância da obra com relação às outras do mesmo gênero.

Tipos de Resenha Uma resenha pode ser puramente informativa, limitando-se a expor o conteúdo do texto resenhado com a maior objetividade possível. Nesse caso, confunde-se com o resumo. A resenha crítica é a apresentação do conteúdo de uma obra (resumo), acompanhada de uma avaliação crítica.

Importância da Resenha Na ótica da circulação dos textos, é uma forma de apresentar à sociedade uma nova produção acadêmica; Na perspectiva do receptor, representa aos pesquisadores e leitores em geral uma economia de tempo e dinheiro em possíveis leituras desnecessárias;

Importância da Resenha Na ótica do produtor experiente, mostra o domínio que ele tem do conteúdo (autoridade do saber). Na perpesctiva do resenhista novato, é uma forma de apresentar-se como participante do debate acadêmico. Imprescindível para desenvolver a mentalidade científica, constituindo-se no primeiro passo para introduzir o iniciante na pesquisa e na elaboração de trabalhos monográficos.

Elaboração de Resenha A resenha requer de quem a elabora, exigências tais como: Competência de leitura; Capacidade de juízo crítico para distinguir claramente o essencial do supérfluo. Conhecimento completo da obra;

Elaboração da Resenha Independência de juízo para ler, expor e julgar com isenção de preconceitos, simpatias, ou antipatias (imparcialidade≠ objetiviade); Correção e urbanidade, respeitando sempre a pessoa do autor e suas intenções ( a crítica é ao conteúdo do texto); Fidelidade ao pensamento do autor.

Elaboração da Resenha Deve apresentar: a referência completa do livro resenhado, sempre precedendo o texto em si; nome completo do resenhista, sua filiação institucional, complementada ou não por um minicurrículo; Os títulos são opcionais;

Elaboração da Resenha Deve apresentar: a avaliação emitida procura contrabalancear aspectos positivos e negativos da publicação; o livro objeto da resenha acadêmica tende a ser de natureza não-ficcional parte do texto da resenha é composto por uma síntese descritiva da organização do livro ou do tema nele desenvolvido.

Movimentos Retóricos da Resenha Crítica Movimento retórico 1: apresentação e avaliação inicial do livro. Movimento retórico 2: descrição e avaliação do livro (comparação com outras obras do autor ou de outros especialistas) Movimento retórico 3: recomendação final sobre o livro.

Movimentos Retóricos da Resenha Crítica MR1: apresentação e avaliação inicial do livro. Define-se o assunto ou tema do livro e/ou Explicita-se a abordagem utilizada e/ou Registram-se seus objetivos e/ou Delimitando leitores potenciais da publicação e/ou Fornecem-se informações sobre o autor e/ou Apresenta-se uma avaliação inicial.

Movimentos Retóricos da Resenha Crítica MR2: Descrição e avaliação de partes do livro. Descreve-se a organização geral do livro e/ou Especifica-se o assunto de cada parte e/ou Avaliam-se partes específicas do livro

Movimentos Retóricos da Resenha Crítica MR3: recomendação final sobre o livro Recomenda-se o livro ou Recomenda-se o livro com restrições ou Desaconselha-se o livro

Elaboração da Resenha De que trata o livro? De que modo o assunto é abordado? E com que objetivos? A quem se dirige? O leitor irá achá-lo útil? Quem o escreveu? Tem o livro alguma característica especial? Que conhecimentos prévios são exigidos para entendê-lo?

Elaboração da Resenha O tratamento dado ao tema é compreensivo? O livro foi escrito de modo interessante e agradável? As ilustrações foram bem escolhidas? O livro foi bem organizado? Que resulta da comparação dessa obra com outras similares (caso existam) e com outros trabalhos do mesmo autor?

Conclusão A Resenha possui grande importância no meio científico, como contribuinte no desenvolvimento do conhecimento. Uma vez que compila informações sobre bibliografias publicadas emitindo um juízo de valor. O que vem a auxiliar na escolha da leitura. Um dos fatores mais importantes e indispensáveis na elaboração de uma resenha vem a ser a ética profissional do resenhista.

Bibliografia Recomendada ANDRADE, Maria Margarida de. Como preparar trabalhos para cursos de pós-graduação: noções práticas. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1999. 144p. JOHANN, Jorge Renato (coord.). Introdução ao método científico: conteúdo e forma do conhecimento. 2.ed. Canoas: Ed. ULBRA, 1997. 145p. REY, Luís. Como redigir trabalhos científicos. São Paulo, Edgard Blücher, Ed.da USP, 1972. SÁ, Elisabeth Schneider de (Coord.)...[et.al.]. Manual de normalização de trabalhos técnicos científicos e culturais. Petrópolis: Vozes, 1994. 184p. SALVADOR, Ângelo Domingos. Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica. 3 ed. Porto Alegre: Sulinas, 1973.

Bibliografia CARVALHO, Gisele de. Resenhas acadêmicas: um guia rápido para escritores de primeira viagem. Disponível em : http://paginas.terra.com.br/arte/ dubitoergosum/arquivo65.htm . Acesso em: 07 nov. 2007. LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1985. LAMEIRA, Leocadio J. Resenha. Disponível em: <http://www-usr.inf.ufsm.br/ ~edklug/metodologiacientifica/art-ens-res.doc. Acesso em: 24 ago. 2004.

A crítica recensória [resenha crítica], por sua função de recomendação, não pode eximir-se, senão em casos de excepcional vilania, de pronunciar um juízo sobre aquilo que o texto diz. Umberto Eco