SÉCULO XIX NA EUROPA: O IMPRESSIONISMO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Simbolismo.
Advertisements

IMPRESSIONISMO E POS-IMPRESSIONISMO
Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século.
e Pós-Impressionismo no Brasil.
Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura.
George Seurat ( )
Claude Monet Pierre Auguste Renoir Edgar Degas
AULA DE HISTÓRIA 8º ANO Junho 2007
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
Quebra de particularidade
Arquitetura Outra maneira de manifestarmos algo em 3 dimensões é através da arquitetura. Essa expressão artística está presente em nosso cotidiano,
Fauvismo.
O Impressionismo O Movimento Características Impressionistas
Tricromia e aditividade
Expressão Plástica Luz / Cor.
O Impressionismo.
Impressionismo.
Óptica Geométrica Princípios da propagação da luz
Arte e Interpretação em Ação: Leitura de Textos Não-Verbais.
Início às grandes tendências da arte do século XX
PROFESSORA CAMILE BACCIN 1º ANO - LITERATURA
Impressionismo 02/04/2017
Teoria Da Cor.
2.3 COR NO DESIGN A cor não tem existência material e é considerada muitas vezes como apenas um fenômeno da luz Os seus estudos passaram pela filosofia,
Impressionismo.
Professora Fabíola Soares. Fevereiro / 2010.
A ARTE NO SÉCULO XIX NA EUROPA (II) As inovações na arte.
Impressionismo.
O Impressionismo O Impressionismo foi o movimento artístico que aconteceu no período compreendido entre o ano de 1874 (data da primeira exposição) e.
O que é TÊMPERA GORDA ? A têmpera é uma técnica de pintura na qual os pigmentos ou os corantes podem ser misturados com um aglutinante. Esse aglutinante.
O Impressionismo Musee d’Orsay, Paris, France
EREM PROFESSOR BARROS GUIMARÃES
Como fazer a leitura de obra de arte?
O IMPRESSIONISMO O que é o Impressionismo e quando surgiu? O Impressionismo surgiu na década de 60 do século XIX (1874) em França. O Impressionismo foi.
Fauvismo é o nome dado à tendência estética na pintura que buscou explorar ao máximo a expressividade das cores na representação pictórica.
Começou a actuar profissionalmente ainda jovem, por volta dos 15 anos de idade. Trabalhou para um comerciante de arte da cidade de Haia. Com quase vinte.
 O primeiro inventor a obter a uma imagem fixada pela ação da luz (que é o princípio da fotografia) foi o francês Joseph Nicéphore Niépce ( )
No século XIX, o pintor Itten foi um grande estudioso da cor,
FENÔMENOS ÓPTICOS E ESPELHO PLANO
Arte século XIX.
Prof. Edinaldo Ribeiro.
Impressionismo Grupo: Carolline Marinho Mayara Coelho Ingrid,
UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO
Os estilos artísticos do início do século XX
Os anos 60 - iconografia.
Fauvismo.
Pintura Pós-impressionista
Autor da vida Paulo Roberto Gaefke.
Impressionismo.
Impressionismo.
ESTUDAR PARA TESTE Capítulos 12, 13,14 E 15
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
ELEMENTO DA IMAGEM VISUAL: PONTO
Revisão aulas anteriores
A ARTE DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
Impressionismo Ensino Médio.
Impressionismo e Pós-Impressionismo.
Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães. Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início.
Pintura de quadrosPintura de quadrosPintura de quadrosPintura de quadros _________________________.
Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães. Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início.
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886) MANET, MONET, RENOIR, DEGAS.
ALL STAR & MONET.
Arte de Vanguarda Impressionismo Quais os objetivos de suas críticas? Quem foram seus inimigos? Quais mudanças trouxeram?
AULA 6: Composição- sistemas ordenadores Professora: Geórgia Feitosa
IMPRESSIONISMO.
Principais características da pintura: * A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento,
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR! (1860/1886)
Impressão, nascer do sol (1873) de Claude Monet.
A ARTE DO SÉCULO XIX NA EUROPA
Transcrição da apresentação:

SÉCULO XIX NA EUROPA: O IMPRESSIONISMO CAPÍTULO 14 SÉCULO XIX NA EUROPA: O IMPRESSIONISMO

O IMPRESSIONISMO FOI UM MOVIMENTO QUE REVOLUCIONOU A PINTURA E DEU INÍCIO ÀS GRANDES TENDÊNCIAS DA ARTE DO SÉCULO XX.

Daguerreótipo

PRIMEIRA FOTOGRAFIA 1826 NIEPCE

OS IMPRESSIONISTAS BUSCAVAM OBSERVAR OS DIVERSOS EFEITOS DA LUZ SOLAR SOBRE OS OBJETOS AO LONGO DO DIA PARA REGISTRAR NA TELA AS VARIAÇÕES PROVOCADAS NAS CORES DA NATUREZA.

ELES NÃO CHEGARAM A FORMAR UMA ESCOLA OU SISTEMA; APENAS COMPARTILHARAM ALGUMAS TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS GERAIS.

? OS GRANDES PINTORES IMPRESSIONISTAS O PRIMEIRO CONTATO DO PÚBLICO COM OS IMPRESSIONISTAS FOI EM UMA EXPOSIÇÃO COLETIVA REALIZADA EM PARIS EM 1874. O PÚBLICO E OS CRÍTICOS, PORÉM, REAGIRAM MAL AO MOVIMENTO, POIS AINDA SE MANTINHAM FIÉIS À PINTURA TRADICIONAL.

SÓ NA DÉCADA SEGUINTE OS IMPRESSIONISTAS COMEÇARAM A SER COMPREENDIDOS.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS

A PINTURA DEVE REGISTRAR AS TONALIDADES QUE OS OBJETOS ADQUIREM AO REFLETIR A LUZ SOLAR NUM DETERMINADO MOMENTO, POIS AS CORES DA NATUREZA SE MODIFICAM CONSTANTEMENTE, DEPENDENDO DA INCIDÊNCIA DA LUZ DO SOL,

AS FIGURAS NÃO DEVEM TER CONTORNOS NÍTIDOS, POIS A LINHA E UMA ABSTRAÇÃO DO SER HUMANO PARA REPRESENTAR IMAGENS.

AS SOMBRAS DEVEM SER LUMINOSAS E COLORIDAS TAL COMO É A IMPRESSÃO VISUAL QUE NOS CAUSAM E NÃO ESCURAS OU PRETAS COMO OS PINTORES COSTUMAVAM REPRESENTÁ-LAS NO PASSADO.

  OS CONTRASTES DE LUZ E SOMBRA DEVEM SER OBTIDOS DE ACORDO COM A LEI DAS CORES COMPLEMENTARES. ASSIM, UM AMARELO PRÓXIMO A UM VIOLETA PRODUZ UMA IMPRESSÃO DE LUZ E DE SOMBRA MUITO MAIS REAL DO QUE O CLARO-ESCURO TÃO VALORIZADO PELOS PINTORES BARROCOS.

AS CORES E TONALIDADES NÃO DEVEM SER OBTIDAS PELA MISTURA DAS TINTAS NA PALETA DO PINTOR. PELO CONTRARIO, DEVEM SER PURAS E DISSOCIADAS NOS QUADROS, EM PEQUENAS PINCELADAS. É O OBSERVADOR QUE, AO ADMIRAR A PINTURA, COMBINA AS VÁRIAS CORES, OBTENDO O RESULTADO FINAL. “A MISTURA DEIXA, PORTANDO, DE SER TÉCNICA PARA SER ÓPTICA.” 

UTILIZAÇÃO DE TINTA A ÓLEO EM BISNAGA

MONET: AS CORES MUTÁVEIS DA NATUREZA O FRANCÊS CLAUDE MONET (1840-1926) APRECIAVA A PINTURA AO AR LIVRE, QUE LHE PERMITIA REPRODUZIR OS EFEITOS DA LUZ SOLAR DIRETAMENTE DA NATUREZA.

O MAIOR EXEMPLO DESSE INTERESSE ESTÁ NA SÉRIE QUE TEVE COMO TEMA A FACHADA DA CATEDRAL DE ROUEN.

ELE A PINTOU EM VÁRIOS MOMENTOS DO DIA, REGISTRANDO AS DIFERENTES IMPRESSÕES QUE ELA LHE CAUSAVA.

Claude Monet perto do lago de ninféias, fotografado por Jacques Émile Bulloz no verão de 1905.

Ele escolheu morar na cidade de Giverny para pintar suas grandes obras Ele escolheu morar na cidade de Giverny para pintar suas grandes obras. A cidade de Giverny está situada a noroeste de Paris à 1h30 min de carro.

A ponte japonesa

Nenúfares , 1904 Foi vendido em 2007 por 26 milhões de Euros

Ninfeias

A Estação Saint Lazare – Claude Monet – 1877

Argenteuil – Claude Monet – 1872

Regatas em Argenteuil – Claude Monet – 1873