“Por que não considerar em cada bairro, a escola, o grupo escolar, como fonte de energia educacional, como ponto de reunião social, como sede das sociedades.

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Transcrição da apresentação:

“Por que não considerar em cada bairro, a escola, o grupo escolar, como fonte de energia educacional, como ponto de reunião social, como sede das sociedades de ‘amigos de bairro’, como ponto focal de convergência dos interesses que mais de perto dizem com a vida laborista das suas populações?” Hélio Duarte

Intenções de projeto Escola como centro polarizador e formador de identidade da comunidade Convívio de áreas verdes com o ambiente escolar, aproveitando ao máximo as estratégias de conforto ambiental e naturalizando o “verde” à rotina dos estudantes Continuidade com futuro equipamento cultural e estação Bloco maciço, porém com geometria que valorize a circulação dos usuários bem como de ventilação Inserir-se no terreno sem causar tumulto ás residências vizinhas e ao mesmo tempo, sem ser prejudicado por ruídos da estação Uso de concreto pré-fabricado

Referências FDE Várzea Paulista, São Paulo, SP. Forte, Gimenes e Marcondes Ferraz Arquitetos

Referências FDE Várzea Paulista, São Paulo, SP. Forte, Gimenes e Marcondes Ferraz Arquitetos

Referências Centro de Educação Unificado (CEU) Guarulhos Pimentas, Guarulhos, SP. Biselli e Katchborian Arquitetos Associados Quadra semi-enterrada

Organização de usos

Pavimento 0m: salas de aula

Pavimento 3m: salas de aula

Pavimento 3m: administração e área de vivência

Cota das coberturas