PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fatores que intervêm no Planejamento de RH
Advertisements

Estudo de Mercados.
CICLO DE VIDA.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Análise Ambiental (Interna)
Planejamento estratégico de pessoas
Administração Estratégica
Planejamento de Marketing
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
Planejamento de Marketing e Estratégia Organizacional
Gestão do Conhecimento na prática
AULAS 05 E 06 PLANOS DE NEGÓCIOS.
Marketing Capítulo 2 Análise Ambiental
DIFERENÇA ENTRE CLIENTE/ CONSUMIDOR
Etapas do Planejamento Estratégico
Prof.: Ms. Maria Teresa Grimaldi Larocca
Estratégias do agronegócio
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Planejamento e controle de Projetos
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –
Como estabelecer e organizar
GESTÃO ESTRÁTÉGICA Trabalho apresentado a Disciplina de Análise Organizacional da FACIMOD do Paraná, como requisito parcial à obtenção de créditos.   Professora:
Engenharia de Requisitos
Metodologias de Apoio ao Planejamento Estratégico
Equipe de Gestão.
O Plano Estratégico Planejamento e Estratégia Organizacional
11 - Gerenciamento de Riscos
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Administração de Empresas Pessoais
ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO
Planejamento É a ferramenta para administrar as relações com o futuro
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Gestão Farmacêutica – Análise ambiental e interna
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E COMPETITIVIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Gestão de Remuneração Profª Bárbara Freixo.
DEFININDO O PROBLEMA ROESCH, CAP. 5
INSTRUMENTOS ESTRATÉGICOS
Planejamento e estratégia
Análise SWOT Professor: Carlos Cunha Alunos:
MATRIZ BCG.
Planejamento Estratégico
FORÇAS E FRAQUEZAS OPORTUNIDADES E AMEAÇAS
Marketing para web Prof. Fabio Palamedi. Roteiro para trabalho final.
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
PLANEJAMENTO E AÇÃO EMPRESARIAL
Aula – 4 Planejamento
Profª Drª Maria da Graça Gomes Ramos
Posicionamento Estratégico
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
Planejamento e Estratégia
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Planejamento Estratégico
MARKETING EM HOTELARIA
Avaliação de Desempenho
ANÁLISE AMBIENTAL - ANÁLISE EXTERNA
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
ADMINISTRAÇAO POR OBJETIVOS
ESTRATÉGIASDEMARKETING ConceitoseAplicações. CONCEITO DE ESTRATÉGIA É Um Conjunto Integrado de Escolhas Sobre Como Criar e Conquistar Valores Para os.
Cenário Cultural da Cidade de Natal
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
PLANO DE NEGÓCIOS Plano de Marketing.
Transcrição da apresentação:

PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO SUPERVISIONADO ANÁLISE SWOT OBJETIVOS JUSTIFICATIVAS

ANÁLISE SWOT Caracterização do ambiente SWOT: strengths, weaknesses, opportunities and threats. Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

Objetivo da análise SWOT É identificar forças e fraquezas, oportunidades e ameaças para ajudar os gerentes a encontrar os pontos fortes da empresa e combiná-los com as oportunidades do ambiente, preferencialmente em áreas que os concorrentes não tenham capacidade similar.

Ambiente Interno Para desenvolver uma análise SWOT os gerentes avaliam as forças e as fraquezas do ambiente interno de suas empresas, tais como:

Ambiente Interno Forças: custo baixo, lealdade dos clientes, recursos financeiros disponíveis, marca conhecida, relações fortes com o usuário final ou com membros do canal de distribuição, desenvolvimento de novos produtos em curto espaço de tempo, habilidades tecnológicas, novos produtos potenciais, etc. Ao avaliar as forças os gerentes procuram habilidades da empresa, que a fazem melhor que as concorrentes, e que ainda criam valor para os clientes, isto são as competências básicas da organização. Fraquezas: custo alto, falta de lealdade dos clientes, não disponibilidade de recursos financeiros, marca desconhecida, falta de direção estratégica, instalações obsoletas, nova concorrência, etc

Ambiente Externo Na análise do ambiente externo os gerentes devem buscar as oportunidades e as ameaças, tais como:

Ambiente Externo Oportunidades: demanda não atendida, novos conceitos ou tecnologias de produtos, empresas concorrentes que podem ser adquiridas, novos mercados potenciais, queda de barreiras comerciais internacionais, novas regulamentações, cotação do dólar, entre outras. Ameaças: concorrentes novos ou mais fortes, novas leis limitando as atividades da empresa, mudança nos desejos e preferências dos clientes que os afaste dos produtos da empresa, crescimento lento do mercado, inflação, entre outras.

Objetivos Fixação de padrões de sucesso pelos quais o trabalho será avaliado Permitem perceber as etapas contidas no trabalho Orientam a revisão da literatura e a metodologia do projeto Delimitam o tipo de trabalho.

OBJETIVOS Objetivos-meio: Ex: área de RH “Formular um plano de carreira” (meio) “Reduzir a rotatividade da mão-de-obra” (fim)

OBJETIVOS Objetivos realistas: Considerar recursos à disposição para a realização do projeto. Negociar seus interesses com os da organização-alvo.

Objetivos O trabalho deve apresentar o objetivo geral e objetivos específicos. Todos os objetivos devem começar com um verbo de ação no infinitivo, além disso, devem ser de modo claro e sucinto. * Objetivo geral: define o propósito (resultado a alcançar) do estágio como um todo (dá resposta ao problema) * Objetivos específicos: estabelecem como o projeto será desenvolvido (isto é, resultados parciais necessários para a obtenção do resultado final) e deverão ser, no mínimo, 5 (cinco objetivos específicos).

Exemplo Problema Porque a rotatividade de pessoal nos últimos meses encontra-se em nível elevado, superior à média histórica? Objetivo geral: Elaborar um plano de cargos e salários; Objetivos específicos: Planejar os cargos da empresa Descrever os cargos Especificar os requisitos do ocupante Avaliar e classificar os cargos Pesquisar o mercado Definir a estrutura salarial

Justificativas da formulação do projeto de pesquisa/estágio Justificativa: razões da existência do próprio projeto. Formas de justificativas: Quanto à importância. Quanto à oportunidade. Quanto à viabilidade. O trabalho deve apresentar as razões que justificam sua execução ou realização. O aluno deve apresentar separadamente os itens a seguir:

Importância Identificar os aspectos e/ou dados e informações que mostram a importância (valor, utilidade, benefícios) do projeto para a organização, onde o Estágio esta sendo realizado. A importância é definida pelos valores e prioridades dos envolvidos, isto é, das partes interessadas. Deve-se mostrar que os benefícios proporcionados pelo trabalho compensam os esforços e custos necessários a sua execução. Assim, deve-se enfatizar, separadamente, a importância do Projeto de Estágio em quatro níveis: a) Importância para a formação do aluno como profissional da Administração; b) Importância para o aluno dentro da progressão funcional dentro da empresa (caso faça Estágio na própria empresa onde trabalha); c) Importância para a empresa; d) Importância pela contribuição que vai oferecer para a Teoria Administrativa e para a Administração em geral.

Oportunidade Devem ser apresentados argumentos, dados e informações que justifiquem-se o momento adequado para execução do trabalho na organização. A oportunidade é indicada por tendências e histórico da organização e do ambiente.

Viabilidade Mostrar que a execução do projeto é possível, considerando complexidade, custo e acesso às informações. Um trabalho pode ser importante e oportuno para a organização e não ser viável. Portanto neste tópico são importantes aquelas informações que comprovem a viabilidade do Estágio. A viabilidade é determinada pela relação entre os benefícios para organização e seus clientes ou beneficiários e os recursos necessários a sua execução, considerando investimentos, despesas, recursos humanos e tempo.