Perspectivas sobre modelos de regulação relativas ás exposições na área médica D IRECÇÃO G ERAL DE F ARMÁCIA José Carlos Carvalho CABO VERDE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AGENDA TOCANTINENSE DE PRIORIDADES DE PESQUISA EM SAÚDE
Advertisements

Seminário de Mobilização e Produtos de Defesa Câmara dos Deputados Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional Brasília, 26 de Outubro de 2005.
Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - SETEC Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa - SCUP Ministério da Ciência e Tecnologia.
REMOÇÃO DAS BARREIRAS AO INVESTIMENTO. Total: 153 Dias.
O que é o SIMPLEX? Grande objectivo: tornar a Administração mais transparente e facilitar o acesso dos cidadãos e empresas aos serviços públicos 4 vertentes:
WORKSHOP ESTRATÉGIAS PARA CONTROLE DE ALIMENTOS IRRADIADOS
© 2005, it - instituto de telecomunicações. Todos os direitos reservados. LOcalização de PESsoas em Ambientes Interiores 1º Workshop TELESAL 23 de Novembro.
Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia Rio de Janeiro - 19 a 21 de outubro de 2005 Workshop para.
SITUAÇÃO DOS HOSPITAIS BRASILEIROS Panorama da distribuição e dos custos de manutenção de (alguns) equipamentos médicos para diagnóstico                 
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
Regulamentação do repasse de recursos financeiros de VISA
3º Encontro da Rede SST SISTEMA INDÚSTRIA
Finanças Empresariais #1
ENGENHARIA ECOLÓGICA O QUE É?
Sistemas de Informação para a Saúde Mod.AFTEBI.P-009.rev03.
GESTÃO E POLÍTICAS DE ENERGIA A GESTÃO DA ENERGIA E O REGULAMENTO DE GESTÃO DO CONSUMO DE ENERGIA (R.G.C.E.) Anabela Piedade Eugénia Ramiro.
Modelo de Atenção à Saúde no Brasil
Workshop Nacional da OMPI para a Elaboração da Política Nacional da Propriedade Intelectual Hotel Rovuma, Fevereiro 2006 Maputo O papel do direitos.
Fernando Mecca Augusto Físico - Radiologia
Sistema Desportivo Português. Presidência do Conselho de Ministros A Presidência do Conselho de Ministros (PCM) é o departamento central do Governo de.
Cooperação universidade empresa: uma realidade concreta Ericeira, Fevereiro de 2010.
Painel 2: Sistema de Coleta de Dados Criminais em tráfico de pessoas Iniciativas implementadas pelo ICMPD sobre coleta de dados Enrico Ragaglia, Project.
Panorama da Saúde no Brasil
PROJECTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Direcção de Tecnologias e Sistemas de Informação Departamento de Sistemas de Informação 15/01/2004 NOVOS SERVIÇOS E.
2 © 2000 Hovione Na vanguarda da Ciência da Saúde Hovione hoje Hovione hoje 2 fábricas (Portugal & Macau), Centro de Transferência de Tecnologia em New.
Painel III Planos de Gestão do Risco Perspectivas e Expectativas
FORTALEZA, CEARÁ. BRASIL DE JUNHO DE 2010.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Consórcio Público – Licenciamento ambiental
“ A comunicação do Ministério da Saúde sofre de anemia crónica” Comunicação Empresarial – 2º Ano Marketing das Organizações Políticas e da Economia Social.
O Livro de Reclamações Electrónico INFARMED - Direcção de Inspecção e Licenciamento 15 de Abril de 2008.
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
2.º Questionário Nacional Programa do Medicamento Hospitalar
DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
MODELOS DE URBANISMO E MOBILIDADE
Ministério do Planejamento Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Decreto n.º 8.428, de 2 de abril de 2015 Procedimento de Manifestação de Interesse.
Antonio Garcia Reis Junior
AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
Direcção Nacional de Recursos Humanos
Plano de Acção da Secretaria Geral para o Exercício Económico 2015, no quadro da execução do PNDS e do Decreto âmbito do Decreto Presidencial Nº 178/13.
COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA (CEPs) da UNICAMP Campus Piracicaba (FOP): criado em set-1997 Campus Campinas- maio (DFCM20 / 97) Finalidade: fazer.
IGS - Perspectivas para 2015
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Contrato de Gestão 5º Termo Aditivo
24 Fevereiro Debriefing Marcos R. Ymayo, MD, PhD Consultor - Jhpiego Fortalecimento dos Serviços Integrados de Saúde Sexual e Reprodutiva Curso de Prevenção.
Discussão do PDVISA no Estado do Amazonas
Acesso a consulta hospitalar de Março de 2011.
29/05/2015 Ciclo de Debate sobre Educação Profissional em Saúde na Fiocruz - Desafios do mercado de trabalho para a formação técnica em Biotecnologia Tatiane.
SERVIÇO ESPECIALIZADO DE ENGENHARIA E MEDICINA DO TRABALHO SESMET
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
APRESENTAÇÃO Aliando a competência profissional aos investimentos em tecnologia e a vasta experiência nas áreas trabalhadas, a Redígolo Consultoria vem.
1 INVESTIMENTO NOS SECTORES CHAVES NA ÁREA DO AMBIENTE A República de Angola concebeu um amplo programa que se estende de 2000 ao ano É neste Âmbito.
INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
Auditoria em Serviços de Saúde
Formação, prática profissional e cultura de segurança Grupo B.
L ISBOA | 10 DE SETEMBRO 2015 | S OFIA N UNES | O PROCESSO DE AUTORIZAÇÃO PARA INSTALAÇÃO E INVESTIMENTO EM EQUIPAMENTOS MÉDICOS PESADOS Sofia Nunes Administração.
A realidade e perspectivas dos países de língua oficial portuguesa no contexto da Bonn Call for Action D IRECÇÃO G ERAL DE F ARMÁCIA José Carlos Carvalho.
Justificação e optimização das exposições médicas a radiações ionizantes Abimite Adozinda Tome CA Guiné-Bissau Lisboa, Setembro 2015.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária “A realidade e perspectivas dos países de língua oficial portuguesa no contexto da Bonn Call.
GERENCIA DE QUALIDADE DE VIDA GERENCIA ADJUNTA DE SAUDE
WORKSHOP SOBRE JUSTIFICAÇÃO E OTIMIZAÇÃO EXPOSIÇÕES MEDICAS DAS RADIAÇÕES IONIZANTES A REALIDADE E PERSPETIVA DOS PAÍSES DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA NO.
PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE SAÚDE Uma experiência em Unidades Básicas de Saúde do município do Rio de Janeiro.
Jorge Mario Campagnolo, D.Sc. Secretário Substituto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Programa Nacional.
AUDIÊNCIA PÚBLICA: Política de Defesa Agropecuária no Brasil: Defesa agropecuária e integração dos entes da federação e Sistema Unificado de Atenção à.
Seminário “Formação e Novas Tecnologias” Cabo Verde: Que Presente, Que Futuro Lisboa, 11 de Abril 2007 Augusto Manuel Correia A Cooperação Portuguesa na.
Programas de Controle das Emissões Veiculares
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
1 SEMINÁRIO sobre Acesso à Informação Científica e Técnica em Saúde nos Países de Língua portuguesa São Paulo 11 a 15 de Junho de 2007.
Proposições para o Desenvolvimento da Ciência para a Saúde Senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC)
Apoiopatrocínio realização. Parcerias Público-Privadas em Saúde: a experiência em Portugal.
1 Artur Correia GESTÃO DE LIXOS HOSPITALARES EM CABO VERDE.
Transcrição da apresentação:

Perspectivas sobre modelos de regulação relativas ás exposições na área médica D IRECÇÃO G ERAL DE F ARMÁCIA José Carlos Carvalho CABO VERDE

Situação actual  Inexistencia de um quadro legislativo sobre exposições médicas;  Carência de procedimentos uniformizados na área de radiologia, principalmente no sector público;

O que tem sido feito em Cabo Verde?  Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário (PNDS) – dotar o país de um parque de equipamentos de acordo com a realidade das estuturas (LEGISLAÇÃO ??).  O país ja deu o seu 1º passo na regulamentação dos equipamentos médicos pesados;

O que tem sido feito em Cabo Verde?  Protocolo com MS de Portugal  Agosto de 2015 – Missão da Administração Central do Sistema de Saúde, IP (ACSS). Missão da equipe do ACSS  Definir um plano de acção que visa melhorar o quadro tecnológico no que concerne aos equipamentos médicos pesados (EMP);

O que tem sido feito em Cabo Verde? Angiógrafo Ecógrafo Mamógrafo RaioX Ressonância Magnética (RM) Tomografia Computorizada (TC) Radiooncologia ( POSTERIORMENTE)

O que tem sido feito em Cabo Verde? Missão da equipe do ACSS Até 2016 Elaboração da legislação na área de radiologia para: Aquisição/doação e investimento (2015), Manutenção (2015), Abate (2015), Instalações, Licenciamento, Recursos humanos para cada tipologia de equipamentos, e Caderno de encargos (especificações técnicas) (2015).

Prespectivas futuras  Dotar o país de normas que visam proteger: Profissionais de saúde, Utentes, Meio ambiente

Prespectivas futuras  Criar regulamentos na área de radiologia tanto para sector público como sector privado, p.e: Requisitos para abertura de um serviço de rediologia no sector público; Requisistos para licenciamento de clínicas privadas com radiologia; Base legal para inspeção e fiscalisação das instituições; Etc.

O que esperamos com esse Workshop  Partilha e troca de experiências;  Recolha de subsídios para criação de regulamentos na área de radiologia em Cabo Verde;  Além, o Ministério da Saúde de Cabo Verde tem todo gosto em fazer parte desse projecto e projectos futuros.

José Carlos Borges de Carvalho Farmacêutico Industrial e Bioquímico Mestre em Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde 10 Obrigado