DIDÁTICA: Planejamento Plano de Ensino Algumas considerações

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DIDÁTICA: Planejamento Plano de Ensino Algumas considerações

PLANEJAMENTO É 1. Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor processo de ensino-aprendizagem. O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações (PADILHA, 2001, p. 30).

“ Planejamento é elaborar - decidir que tipo de sociedade e de homem se quer e que tipo de ação educacional é necessária para isso (...) é propor uma série de ações (...) é revisar sempre”(Danilo Gandin)

2. Planejar, em sentido amplo, é um processo que "visa a dar respostas a um problema, estabelecendo fins e meios que apontem para sua superação, de modo a atingir objetivos antes previstos, pensando e prevendo necessariamente o futuro", mas considerando as condições do presente, as experiências do passado, os aspectos contextuais e os pressupostos filosófico, cultural, econômico e político de quem planeja e com quem se planeja. (idem, 2001, p. 63).

Planejar é uma atividade que está dentro da educação, visto que esta tem como características básicas: evitar a improvisação, prever o futuro, estabelecer caminhos que possam nortear mais apropriadamente a execução da ação educativa, prever o acompanhamento e a avaliação da própria ação. Planejar e avaliar andam de mãos dadas.

4. Planejamento Curricular é o "processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar. É previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno". Portanto, essa modalidade de planejar constitui um instrumento que orienta a ação educativa na escola, pois a preocupação é com a proposta geral das experiências de aprendizagem que a escola deve oferecer ao estudante, através dos diversos componentes curriculares (VASCONCELLOS, 1995, p. 56).

5. Planejamento de Ensino é o processo de decisão sobre atuação concreta dos professores, no cotidiano de seu trabalho pedagógico, envolvendo as ações e situações, em constante interações entre professor e alunos e entre os próprios alunos (PADILHA, 2001, p. 33). Na opinião de Sant'Anna et al (1995, p. 19), esse nível de planejamento trata do "processo de tomada de decisões bem informadas que visem à racionalização das atividades do professor e do aluno, na situação de ensino-aprendizagem".

6. Planejamento Escolar é o planejamento global da escola, envolvendo o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição. "É um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social" (LIBÂNEO, 1992, p. 221).

7. Planejamento Político-Social tem como preocupação fundamental responder as questões "para quê", "para quem" e também com "o quê". A preocupação central é definir fins, buscar conceber visões globalizantes e de eficácia; serve para situações de crise e em que a proposta é de transformação, em médio prazo e/ou longo prazo. "Tem o plano e o programa como expressão maior" (GANDIN, 1994, p. 55).

8. No Planejamento Operacional, a preocupação é responder as perguntas "o quê", "como" e "com quê", tratando prioritariamente dos meios. Abarca cada aspecto isoladamente e enfatiza a técnica, os instrumentos, centralizando-se na eficiência e na busca da manutenção do funcionamento. Tem sua expressão nos programas e, mais especificamente, nos projetos, sendo sobretudo tarefa de administradores, onde a ênfase é o presente, momento de execução para solucionar problemas (idem.).

Tipos de Planos de Ensino Plano de curso (anual) Plano de unidade Plano de aula

PLANO É 1. Plano é um documento utilizado para o registro de decisões do tipo: o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer, com quem fazer. Para existir plano é necessária a discussão sobre fins e objetivos, culminando com a definição dos mesmos, pois somente desse modo é que se pode responder as questões indicadas acima.

O plano é a "apresentação sistematizada e justificada das decisões tomadas relativas à ação a realizar" (FERREIRA apud PADILHA, 2001, p. 36). Plano tem a conotação de produto do planejamento.

Para Pichin-Rivière (1991) grupo é um "conjunto restrito de pessoas ligadas entre si por constantes de espaço e tempo, articuladas por sua mútua representação interna interatuando através de complexos mecanismos de assunção e atribuição de papéis, que se propõe de forma explícita ou implícita uma tarefa que constitui sua finalidade" (pp. 65-66). O que se diz explícito é justamente o observável, o concreto, mas abaixo dele está o que é implícito. Este é constituído de medos básicos (diante de mudanças, ora alternativas transformadoras ora resistência à mudança). Pichon-Rivière (ibdem) diz que a resistência à mudança é conseqüência dos medos básicos que são o "medo à perda" das estruturas existentes e "medo do ataque" frente às novas situações, nas quais a pessoa se sente insegura por falta de instrumentação.

Plano é um guia e tem a função de orientar a prática, partindo da própria prática e, portanto, não pode ser um documento rígido e absoluto. Ele é a formalização dos diferentes momentos do processo de planejar que, por sua vez, envolve desafios e contradições (FUSARI, op. cit.).

2. Plano Nacional de Educação é "onde se reflete toda a política educacional de um povo, inserido no contexto histórico, que é desenvolvida a longo, médio ou curto prazo" (MEEGOLLA; SANT'ANNA, 1993, p. 48).

3. Plano Escolar é onde são registrados os resultados do planejamento da educação escolar. "É o documento mais global; expressa orientações gerais que sintetizam, de um lado, as ligações do projeto pedagógico da escola com os planos de ensino propriamente ditos" (LIBÂNEO, 1993, p. 225).

4. Plano de Curso é a organização de um conjunto de matérias que vão ser ensinadas e desenvolvidas em uma instituição educacional, durante o período de duração de um curso. Segundo Vasconcellos (1995, p. 117), esse tipo de plano é a "sistematização da proposta geral de trabalho do professor naquela determinada disciplina ou área de estudo, numa dada realidade".

5. Plano de Ensino "é o plano de disciplinas, de unidades e experiências propostas pela escola, professores, alunos ou pela comunidade". Situa-se no nível bem mais específico e concreto em relação aos outros planos, pois define e operacionaliza toda a ação escolar existente no plano curricular da escola. (SANT'ANNA, 1993, p. 49).

PLANO DE CURSO (PROGRAMA DE DISCIPLINA NUMA SÉRIE OU NÍVEL ESPECÍFICO / PREVISÃO INTERDISCIPLINAR) PLANO DE UNIDADE (DESMEMBRAMENTO DO PLANO ANTERIOR EM UNIDADES TEM PRÁTICAS / PODE ARTICULAR--SE COM O TRABALHO POR PROJETOS PLANO DE AULA Maiza Althaus 2006

Para organizar o trabalho pedagógico de uma disciplina, visualiza-se: PROJETO PEDAGÓGICO DA INSTITUIÇÃO DO CURSO DA DISCIPLINA CONJUNTO DE AULAS QUE VOCÊ CONDUZIRÁ Maiza Althaus 2006

A PERGUNTA MAIS IMPORTANTE: Como ORGANIZAR o ensino para garantir a aprendizagem? PLANEJAMENTO - Planeje-se para conhecer seus alunos!

PLANO DE AULA linguagem simples roteiro de trabalho para o professor deve expressar as intenções com o trabalho pedagógico escolar : objetivos claros revela a concepção que se tem do processo ensino-aprendizagem.

ROTEIRO DE PLANO DE AULA Dados essenciais (Escola, disciplina, unidade, conteúdo, data, horário, tempo, organização da sala em grupos, duplas, etc; esquema do conteúdo, objetivos - em diferentes enfoques)

a) Introdução (consiste em: mobilização / incentivação/ abordagem inicial / problematização / levantamento da prática social inicial)

b) Desenvolvimento provável da aula (dividí-lo em tópicos, apresentando o encaminhamento metodológico que o professor pretende desenvolver frente ao conteúdo bem como as atividades dos alunos)

c) Síntese integradora (atividades de fixação da proposta desenvolvida /expressão da aprendizagem em função dos objetivos)

Referências bibliográficas utilizadas / anexar as atividades programadas; exercícios previstos / prever espaço para registro de intervenções do professor

Os recursos utilizados (mídias, materiais diversos) podem ser destacados no corpo do plano, em cada momento onde se fez presente.

REGISTRAR O TRABALHO DESENVOLVIDO „ o que foi planejado / executado a participação dos alunos durante a aula as estratégias/técnicas didáticas foram adequadas para que os alunos atingissem os objetivos quais aspectos poderiam ser melhorados a organização do espaço físico facilitou o trabalho em sala de aula

Sugestão de leituras complementares sobre PLANEJAMENTO Xavier, M. Planejamento em destaque : análises menos convencionais. Mediação:2003. Penteado, H. Comunicação escolar: uma metodologia de ensino. Salesiana, 2002 (capítulo III - sobre Planejamento)

Anastasiou, L. Processos de ensinagem na Universidade Anastasiou, L. Processos de ensinagem na Universidade. Unniville, 2004 (capítulo 2) „ Masetto, M. Competência pedagógica do professor universitário . Summus, 2003 (capítulo 11) ________. Didática: a aula como centro (capítulo sobre planejamento) Althaus, M, Rosso, A., Mendes, A. O planejamento de ciências/biologia : das observações dos licenciandos às vozes das professoras na escola pública. XII ENDIPE. Curitiba, 2004. (Painel).

Para concluir: O educador autêntico... “é humilde e confiante. Mostra o que sabe e, ao mesmo tempo, está atento ao que não sabe. Mostra para o aluno a complexidade do aprender, a nossa ignorância, as nossas dificuldades. Ensina, aprendendo a relativizar, a valorizar a diferença, a aceitar o provisório. Aprender é passar da incerteza a uma certeza provisória que dá lugar a novas descobertas e a novas sínteses ” Edgar Moran.