Como ter sucesso em uma prova. PREPARO Seja honesto com você mesmo, não se engane!!! Comece a ver a prova como algo necessário Fazer é uma oportunidade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Preparar-me para um teste
Advertisements

Como Estudar Direito Tributário para concursos
AVALIAÇÃO: a prova em questão
Elaborado por: Prof. Julien Ariani de Souza Laudelino
REDAÇÃO: garanta sua vaga com ela
Profª. Josélia Fontenele B. Cabral
Matemática para todos Educação Básica
Oficina ““Como Estudar- Técnicas de estudo” Elaborada por: Franciene Aparecida da Silveira/ CAE.
VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos
Portfólio de matemática.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
ORIENTAÇÃO PARA A REDAÇÃO
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Aprendizagem.
Portfólio de Matemática
Como elaborar um texto Argumentativo
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Como elaborar atividade Dialógica
Atualidades Entrevista de emprego.
ACESSO: 1. AUTORIA 2.AVALIAÇÕES.
Este teste foi extraído do Livro “A ARTE DA FELICIDADE”, do DALAI LAMA
Português/Redação Professora Pollyanna Mattos.
Urbano Cavalcante Filho (UESC, UFBA, IFBA)
AVALIAÇÃO DISCENTE: a prova em questão
Tipos.
Introdução Meu Portfolio representa tudo que aprendi no primeiro trimestre da disciplina de matemática no ano de Desde o primeiro dia de aula recebemos.
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Talvez Deus queira que nós conheçamos algumas pessoas erradas antes de
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
Leitura de Textos Científicos
Ambiente de Estudo Preliminares
Conquistando Competências e
Boa Tarde Galera.! Estou sem voz hoje, então, teremos uma aula um pouco diferente. Quem tiver dúvidas, pode perguntar, mas por favor, só se for realmente.
Livre arbítrio.
Bom dia!... By Vânia Maria.
TESTANDO O ATO DE ESTUDAR
Para compreender os enunciados:
Teses e Argumentos CASDVest 2014.
Por Antonio Castro do Amaral Mestre
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
Registro de Representação Metodologia de Pesquisa Educacional Agosto/2009 Professora Eleida da Silva Arce Adamiski.
Profª. Josélia Fontenele B. Cabral
BASES TECNOLÓGICAS DE INTRODUÇÃO A PESQUISA EM SAÚDE
Como Programar? Dicas para começar a programar bem
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
Dicas para Apresentações
AVALIAÇÃO NA OFICINA DE JOGOS
INFORMÁTICA.
BOM DIA !!!.
NO ESFORÇO DE COMPREENDERMOS A REALIDADE
Preparação para as Provas Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino
COMO INTERPRETAR TEXTOS
“Saber estudar com Eficiência III – Como posso ajudar o meu filho a ESTUDAR!” Maio, 2015.
O que quero dizer ? Quais as regras da sessão ? Duração permitida
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Curso de Administração de Empresas.
A DISSERTAÇÃO PASSO A PASSO.
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
COMO FAZER O RELATÓRIO DE ERROS
Dicas Para Apresentação dos Temas Com Data Show
Técnicas de Apresentação
Como redigir um bom texto?
Conscientização sobre a importância do SARESP
Crie o hábito da leitura e o gosto por ela. Quando nós passamos a gostar de algo, compreendemos melhor seu funcionamento. Nesse caso, as palavras tornam-se.
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
Dicas infalíveis para passar no Vestibular Prof. Artemisa.
DELEGAÇÃO Por: Suelen Gonçalves.  Delegação é um conceito aparentemente claro, mas que, na prática, poucas pessoas aplicam.  Dentro dessa linha, cremos.
Coleta de dados questionário.
Transcrição da apresentação:

Como ter sucesso em uma prova

PREPARO Seja honesto com você mesmo, não se engane!!! Comece a ver a prova como algo necessário Fazer é uma oportunidade. Aprenda com suas provas. Ôpa! Tire os pensamentos negativos da cabeça SAIBA DE ANTEMÃO SEUS PONTOS FORTES E FRACOS Ao fazer uma prova, nunca perca de vista o foco: PASSAR Objetivo é acertar as questões! Leve um relógio e água!!!

AO RECEBER A PROVA Agora é hora do jogo! Você já treinou! Aquecimento Organize seu material! Deixe ao alcance tudo, inclusive relógio e água! Respire! Calma, tranqüilidade! Respire! Deixe seu cérebro entender que você está na prova! Repita este procedimento quando estiver cansado! Goles de água ajudam a tirar o cansaço! Concentre-se somente em sua prova! Distrações fazem você perder tempo! Leia as instruções da prova.Isso é fundamental!!! Passeie pela prova!

A PROVA Comece pelo fácil! 1ª volta Dê um pequeno tempo para resolver cada questão! Identifique as questões fáceis, complexas e difíceis. Fáceis – Eu sei que vou acertar! Complexas – Eu posso acertar se me esforçar, pois estudei. Difíceis - dificilmente vou acertar, pois não estudei, ou estudei pouco. Faça o que puder neste tempo, passando pela prova toda!!! Pule o que for grande!!!

A PROVA Fazendo a parte difícil! 2ª volta Volte e se dê um tempo maior! Marque as questões que já tenha certeza. –Adiante os cálculos. –Leia as perguntas das que envolvem textos longos e anote o que procurar! Você estará garantindo a de grau médio! Resolva preferencialmente as de maior valor dentro deste grau, caso não consiga ter tempo para todas nesta etapa! Faça aquelas com cálculos antes do cansaço!

A PROVA Últimas questões e Revisão! Última volta Leia o enunciado novamente! Observe suas anotações iniciais! Você quebrou a linha de raciocínio, pode ser que agora você entenda! Enfrente os textos que ainda ficaram, procurando respostas nas anotações! Resolva as complexas! Sobre tempo para Revisão! –Isto evita o erro por distração! –Revisão é o Retão da chegada!!! Você NÃO pode perder todo o trabalho nestes últimos instantes!!!

PROVA OBJETIVA mobilização de informações e raciocínio! Classificação: –Sistema de Resposta: Múltipla escolha simples Preencher os vazios Verdadeiro ou falso –Natureza da formulação: Puramente conceituais ou conteudistas –conceito!!! Problema ou operatórias –mobilização de conceitos apropriados.

PROVA OBJETIVA Caminho estratégico! Passos para o sucesso I.Questões conteudistas que dispõe de informação! II.Questões operatórias que tenha a disponibilidade de informação! III.Questões operatórias sem disponibilidade de informações do conceito! Mobilizar outros conceitos disponíveis ao longo da prova! IV.Questões conceituais que o candidato não tem disponibilidade de informação! Seguir a lógica da matéria!

PROVA OBJETIVA Reserve tempo para o gabarito! Seja metódico ao responder! Atenção (acuidade)! Elimine as alternativas que não podem ser o gabarito! Adiante os cálculos! Reserve tempo para o gabarito! –A pressa faz errar séries inteiras de questões! Marque as questões que já tiver certeza! –Garanta pontos de questões fáceis e rápidas!

PROVA OBJETIVA Obter o êxito da pontuação necessária! Identifique o formato da prova adotado pelo examinador! Valorize a pontuação maior! –Obtenha o êxito por meio do alcance da pontuação necessária! Agora só falta o chute!!! Use a lógica para isto! –Ao eliminar as improváveis, chute sempre na letra com menor freqüência. Ou seja, a que você pouco assinalou! UMA LETRA SÓ!!!! –É usual ter equilíbrio entre alternativas!!!

PROVA DISSERTATIVA Simplicidade e objetividade! A simplicidade e a objetividade são indispensáveis! –“Florear” não vale a pena! Faça rascunho e guarde tempo para passar a limpo, principalmente, as questões complexas!!! –Rasuras e letra ilegível podem diminuir sua nota! Utilize linguaguem técnica! Correção lingüística! –Estudo da língua nunca é desperdício!!! Evitar “invenções”! Atentar ao modo de entender dominante e/ou do examinador!

PROVA DISSERTATIVA Coerência entre as partes!!!! Identifique as questões fáceis, complexas e difíceis. No início e no final de cada questão seja objetivo; no miolo ou desenvolvimento, mostre seus conhecimentos do assunto. Seja prudente e pragmático! Ler as questões e depois o texto contido nelas!

PROVA DISSERTATIVA QUESTÕES DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO –1ª leitura -preliminar →buscar as palavras-chave do texto POR PARÁGRAFO. –2ª leitura –interpretativa →compreender, analisar e sintetizar as informações do texto. I Compreensão: entender a mensagem exata. Postura ideológica e as idéias centrais. II Análise: obter a informação essencial. Grife as idéias básicas, indispensáveis, para a compreensão do texto. III Síntese: organizar as idéias principais do autor para chegar às conclusões.

PROVA DISSERTATIVA Não extrapole o que está escrito no texto!!! –Muitas vezes, por se tratar de fatos reais, o aluno interpreta o que não está escrito. Não valorize apenas uma parte do contexto. –O texto deve ser considerado como um todo, não se atenha apenas à parte dele. Não se apresse, no sentido de se libertar rápido! –É sempre apropriado repassar as questões já resolvidas. Tudo certo!?! Passe a limpo!

PROVA MISTA OU HÍBRIDA Faça as dissertativas!!!! Utilize os métodos abordados anteriormente! –Principalmente, a classificação de questões quanto a dificuldade e a forma! Não esqueça de fazer as dissertativas antes do cansaço!!! –Elas geralmente valem mais!!!! –As objetivas tem o chute!!! A objetividade é requerida mais ainda aqui! –Tempo de gabarito e de passar a limpo!!!

Boa prova!