Antes de decidir, pense no estudante. Secretaria de Regulação da Educação Superior – SERES/MEC.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Ma. Suely Melo de Castro Menezes
Advertisements

1.
ASPECTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO
Minuta de Decreto para Regulamentação da Educação a Distância
PLANO DE GESTÃO.
CG/DDPE/SETEC/MEC Brasília – Comitês Executivos 21 de maio de 2007
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Política de Gestão de Pessoas do GDF
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
A Educação a Distância na perspectiva
Ministério da Educação
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
II Encontro Nacional do Censo da Educação Superior
La Supervisión de los Custodios en Brasil Aspectos Legales.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP.
FORMAL NO BRASIL: Outros Desafios Contemporâneos
OS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO APROVADOS PELO MEC
SINAES: Concepções e Diretrizes
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira AVALIAÇÃO INSTITUCIONALFlorianópolis Junho de 2006.
PROGRAMA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANISÍO TEIXEIRA
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
A Educação Corporativa no TCU
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Prof. Emerson Luiz de Castro 21/08/2013
IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora PROPOSTA ORGANOGRAMA 2011
Sistema Universidade Aberta do Brasil
V CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PARTICULAR
1. 2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA.
Políticas e instrumentos para a reorganização da Rede e-TEC Brasil
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA
Antes de decidir, pense no estudante. Legislação e Atos Normativos de Regulação do Ensino Superior (temas selecionados)
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
Decreto Confira algumas dúvidas. 1)Somente instituições públicas podem oferecer cursos à distâncias? Não. Tanto as instituições públicas e/ou privadas.
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
Perspectivas da Educação Corporativa no âmbito da Educação Superior
INEP Florianópolis Maio/2008. INEP Iguatemy Mª de Lucena Martins DAES/INEP/MEC.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP OS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO APROVADOS PELO.
Prof. Dr. David Lopes Neto
Reunião SINPRO - RS Porto Alegre, 24 de novembro de 2005 Prof. Hélio Chaves Filho Diretor do Depto. de Políticas em EAD – SEED –
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES) Prof
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Cooperação ESAF/Estados em Ações de Capacitação Junho 2009.
Programação 2010 ESAF Junho Diretrizes para Programação ESAF  A programação será definida por Trilha de Capacitação Fazendária  Serão definidos.
Ministério da Educação A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DAS NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE GOVERNO Legislação e Regulação: Caminhos e Perspectivas Rio de.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior
DECRETO Nº /2011 – PUBLICADO EM 19/07/2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
“A A VALIAÇÃO E XTERNA DA E DUCAÇÃO S UPERIOR A D ISTÂNCIA ” S UZANA S CHWERZ F UNGHETTO Coordenadora – CGACGIES/DAES/INEP Rio de Janeiro | 09/Junho/2015.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
SERES - Estrutura (DPR) (DIREG) (DISUP)
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
AVALIAÇÃO, GESTÃO E QUALIDADE
Antes de decidir, pense no estudante. Coordenação-Geral de Regulação da Educação Superior a Distância COREAD/DIREG.
Antes de decidir, pense no estudante. Coordenação-Geral de Autorização* e Reconhecimento de Cursos de Educação Superior CGARCES/DIREG.
Coordenação-Geral de Credenciamento das Instituições de Educação Superior CGCIES/DIREG/SERES/MEC Rafael Arruda Furtado.
IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO / 2015 O presente Planejamento Estratégico tem por objetivo o estabelecimento de.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA. É uma comissão constituída por membros representantes do corpo docente, discente, técnicos administrativos e sociedade.
Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO Prof. Dr. José Ferreira Nunes Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.
Associação Universidade em Rede Profª Nara Maria Pimentel Universidade de Brasília - UnB Diretora de EaD/UnB Comitê de Coordenação Política da UniRede.
Diretoria de Regulação da Educação Superior
Transcrição da apresentação:

Antes de decidir, pense no estudante. Secretaria de Regulação da Educação Superior – SERES/MEC

Antes de decidir, pense no estudante. SERES – C OMPETÊNCIAS - D ECRETO Nº 7.690/2012 Formulação de políticas de regulação e supervisão da educação superior; Autorizar, reconhecer e renovar o reconhecimento de cursos de graduação e sequenciais, presenciais e a distância; Instruir os processos de credenciamento e recredenciamento institucional nas modalidades presencial e a distância; Supervisionar IES e cursos superiores visando cumprimento da legislação e melhoria da qualidade Estabelecer diretrizes para os instrumentos de avaliação de IES e cursos de educação superior; Gerenciar o Cadastro de instituições e cursos de educação superior; Gerenciar sistema eletrônico de acompanhamento de processos de regulação e supervisão da educação superior; Manter e atualizar o catálogo dos cursos superiores de tecnologia ; Propor as ações de atualização dos referenciais e das DCN dos cursos de graduação; Propor referenciais de qualidade para a educação a distância Participar de cooperação institucional, técnica e financeira bilateral e multilateral; Conceder os certificados de beneficência da área de educação ( CEBAS ) Promover processos de chamamento público em áreas estratégicas, considerando as necessidades do desenvolvimento do País e a inovação tecnológica

Antes de decidir, pense no estudante. SERES – C ONTEXTO DE C RIAÇÃO

Antes de decidir, pense no estudante. SERES - E STRUTURA Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior - SERES Diretoria de Política Regulatória (DPR) CG Legislação e Normas (CGLNRS) CG Cadastro (CGDIRES) CG CEBAS (CGCEBAS) Diretoria de Regulação da ES (DIREG) CG AUT, CRED e RECRED (CGCIES) CG REC e RR (CGARCES) CG Aditamentos (CGFPR) CG EAD (COREAD) CG Chamamentos Públicos (CGCP) Diretoria de Supervisão da ES (DISUP) CG Supervisão Ordinária (CGSO) CG Supervisão Especial (CGSE) CG de Monitoramento Áreas Estratégicas Chefia de Gabinete Assessoria Núcleo de Apoio ao PI (NAPI) CG Planejamento e Gestão

Antes de decidir, pense no estudante. E NTES E NVOLVIDOS NA R EGULAÇÃO DA ES Ministro SERESINEP Diretoria de Avaliação da ES (DAES) Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA) Comissão Nacional de Avaliação de ES ( CONAES) Conselho Nacional de Educação (CNE) Conselhos Federais de Regulamentação Profissional CNS OAB CONFEA CAU...

Antes de decidir, pense no estudante. ESTOQUE ANO DO PROCESSOQUANTIDADE Processos em papel

Antes de decidir, pense no estudante. RESULTADOS ANO DE PUBLICAÇÃOATOS PUBLICADOS TOTAL

Antes de decidir, pense no estudante. Desafios- SERES Enfrentamento do passivo Interação com outro sistemas Análise de Sustentabilidade Financeira Grandes Regulados/Pequenas Instituições Ciclo regulatório

Antes de decidir, pense no estudante. Revisão de fluxos e padrões decisórios Webconferências Eventos de capacitação Comunicador e-MEC Manuais de orientação Propostas de melhorias

Antes de decidir, pense no estudante. Obrigada! Luana Medeiros DIREG/SERES/MEC (61) 2022 – 8502/8504