Análise do livro: a identidade cultural na pós-modernidade Stuart hall

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Advertisements

Dinâmica e Gênese dos Grupos
Multicultural, MULTICULTURALISMO E O DEBATE SOBRE IDENTIDADE
Teorias Pós-críticas do Currículo
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
DCE SOCIOLOGIA 2008.
AFINAL O QUE É MULTICULTURALISMO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO?
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA CULTURA, IDENTIDADE E TERRITÓRIO NA AMÉRICA LATINA E CARIBE PROF. DR. CLIFF WELCH.
PENSANDO OS TRABALHOS ACADÊMICOS
BEM-VINDO À DISCIPLINA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Teorias do Conhecimento
Prof. Everton da Silva Correa
Sociologia
Educação Ambiental.
CIDADANIA.
Dimensões da Globalização
Educação Ambiental.
GLOBALIZAÇÃO e IDENTIDADE
Globalização por S. Hall e Milton Santos:
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Aula 6 – Hume e o Empirismo
A Ação Clínica e a Perspectiva Fenomenológica Existencial:
Sociologia e sociologia e senso comum
7º SEMINÁRIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS
A sociologia de Florestan Fernandes
A identidade cultural na pós modernidade
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Entre o Gris e a Irisação Limites da teoria e da práxis.
Identidade Cultural: o Conceito de Identidade
Introdução ao Estudo da História
CULTURA JURIDICA.
MULTICULTURALISMO E INCLUSÃO EXCLUSÃO E MINORIAS TOLERANCIA E INCLUSÃO
As possibilidades e os limites da razão
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA III
PCOG PSICOTERAPIA COGNITIVA
A Psicologia ou as Psicologias
IDENTIDADE CULTURAL: IDENTIDADE E GLOBALIZAÇÃO
Introdução ao Estudo da História
Ensino Fundamental – Diretrizes e Referenciais Curriculares Nacionais: algumas reflexões Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Karl Marx: História, Dialética e Revolução
Revisão de Filosofia.
[Antropologia Cultural]
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS NATURAIS.
FILOSOFIA PROFESSOR: MAX DANTAS.
Revolução da tecnologia da informação e a reestruturação do capitalismo introduziram uma nova forma de sociedade, a sociedade em rede. Características:
INTRODUÇÃO ..
Tema V: NORMATIVISMOE CULTURALISMO JURÍDICO CEAP – CURSO DE DIREITO Disciplina: INTRODUÇÃO AO DIREITO Professor: Milton de Souza Corrêa Filho.
Lógica e Filosofia da Ciência Professor Ulisses Mauro Lima
Introdução e contextualização histórica
As bases da ciência moderna
Profa. Dra. Andrea Paula dos Santos
GUARDIÕES DA VIDA A PRODUÇÃO + LIMPA = CONSUMO SUSTENTÁVEL.
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
Três Advertências Iniciais:
Introdução à obra de Michel Maffesoli Aula 2 – 14/09/2012 Prof. Dr. Fábio Fonseca de Castro PPGCOM/Facom - UFPA.
SUBJETIVIDADES E SOCIEDADE
Atividades econômicas
Estruturas epistêmicas e práticas discursivas
A Dialética do Iluminismo Adorno e Horkheimer Método da teoria crítica: 1.Orientar para emancipação 2.Manter um comportamento Crítico.
Capítulo 4 – Filosofar é conhecer
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Émile Durkheim
Introdução aos estudos da Antropologia da Educação.
A Crise Paradigmática da Ciência segundo Boaventura Sousa dos Santos Athais Goulart Furtado – Estudante de Biblioteconomia e Ciência da Informação na UFSCar.
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
SOCIOLOGIA – ATIVIDADE 1
Transcrição da apresentação:

Análise do livro: a identidade cultural na pós-modernidade Stuart hall Laura Silva Migliavacca

STUART HALL Stuart Hall (1932-2014) foi um jamaicano que viveu e trabalhou na Inglaterra, transitando constantemente entre culturas diferentes em seu próprio processo identitário. Esta experiência o motivou e inspirou para as reflexões que construiu acerca da identidade, dentro da perspectiva dos estudos culturais.

Objetivo principal do livro Este livro tenta debater a transformação causada pela globalização nas identidades culturais na pós- modernidade (ou modernidade tardia). Para isso, dentro do livro o conceito de "descentramento do sujeito" é existente, porque devido as mudanças produzidas nas paisagens culturais, as identidades se fragmentam e com elas (e a partir delas) também o sujeito. Ele também analisa a possível existência de uma “crise de identidade”, procurando ressaltar os caminhos que essa crise percorreu e os novos conceitos para a identidade.

1º capítulo: “A identidade em questão” Neste capítulo o autor apresenta três concepções de identidade que predominaram na figura do sujeito ao longo dos últimos séculos: O SUJEITO DO ILUMINISMO; O SUJEITO SOCIOLÓGICO; O SUJEITO PÓS-MODERNO.

1º capítulo: “A identidade em questão” Após diferenciar os três conceitos de identidade, o autor apresenta as transformações que aconteceram na modernidade tardia. Stuart Hall contextualiza suas ideias de sociedade moderna e das sociedades da pós-modernidade. A relação entre a mudança dessas sociedades e a questão da identidade pontua os “descentramentos do sujeito”, causando a “crise de identidade”.

2º capítulo: “Nascimento e morte do sujeito moderno” É neste segundo capítulo que o autor aborda a forma como o sujeito entra na modernidade e de como sai desse período. Caracteriza o sujeito do início da modernidade como individualista, trazendo consigo restos e vestígios de outros períodos. Com as mudanças na sociedade o sujeito passa a ser visto mais como um ser “definido” no interior dessas novas estruturas.

2º capítulo: “Nascimento e morte do sujeito moderno” O descentramento do sujeito sociológico ocorre, devido a cinco avanços das ciências humanas realizados na modernidade tardia, ocasionando, portanto, a “morte” do sujeito da sociedade moderna: AS TRADIÇÕES DO PENSAMENTO MARXISTA A DESCOBERTA DO INCONSCIENTE POR FREUD O TRABALHO DO LINGUISTA FERDINAND DE SAUSSURE O ESTUDO E TRABALHO DO PODER DISCIPLINAR REALIZADO POR MICHEL FOUCAULT O FEMINISMO

3º capítulo: “As culturas nacionais como comunidades imaginadas” Neste capítulo o autor faz uma crítica em torno da ideia de identidade nacional que temos e que, na verdade, construímos e “representamos”. Sua crítica sobre uma identidade nacional única e fixa ganha muito sentido quando fundamentada nas diferenças existentes em uma mesma nação, como o gênero e a etnia. Também critica o modo como as identidades culturais nacionais parecem naturais e neutras de se definir o sujeito.

4º capítulo: “Globalização” Um conceito simples para o processo da globalização seria: forma como os mercados de diferentes países interagem e aproximam pessoas e mercadorias. Foi devido a esse processo e seus efeitos nas sociedades que a identidade do sujeito passou daquela pensada na modernidade para a pós-moderna. A globalização foi o ápice para o “descentramento do sujeito” e para a “crise de identidade”.

5º capítulo: “O global, o local e o retorno da etnia” Neste capítulo o autor faz questionamentos como estes: O que está acontecendo à identidade cultural na modernidade tardia? Como as identidades culturais nacionais estão sendo afetadas ou deslocadas pelo processo de globalização?

6º capítulo: “Fundamentalismo, Diáspora e Hibridismo” O autor aumenta o entendimento de hibridismo, afirmando que as identidades culturais são híbridas. Dessa forma, reforça seu entendimento em torno da identidade, alegando que não é possível afirmar que temos uma “identidade”, mas que somos compostos por uma identificação, passível de mudança e transformação.

conclusão A “crise de identidade” que o autor tenta debater durante toda sua obra pode ser conceitualizada, de forma resumida, como a necessidade de adaptação nos meios influentes da sociedade, ou seja, é a mudança de identidade de acordo com o meio social em que se está para que o sujeito possa ser aceito.