A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

SEMANA DE ARTE MODERNA 1922.
O romantismo I – Contexto Histórico.
O que estudar para a prova de Literatura do ENEM
Roteiro de estudo Caros alunos, nossa trimestral será no dia 27 de novembro. Para uma revisão significativa você, agora, deve formar uma dupla e iniciar.
DEMOCRACIA.
Nomes: Ariane, Bruna Nº 03, 04 Série: 2º ano “A” Profº Cristiane
I- Concepção de Educação
Naturalismo O discurso.
Realismo - Naturalismo
O RENASCIMENTO Durante os séculos XV e XVI intensificou-se na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento.
Literatura Professora Margarete.
Vertentes Realistas.
REALISMO E NATURALISMO
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
Arte e representação.
A casa, uma parte de mim no mundo
Introdução ao Estudo da História
A AFIRMAÇÃO DO MODERNISMO
PROFESSORA CAMILE BACCIN 1º ANO - LITERATURA
ROMANTISMO Esta tela, do pintor francês Delacroix, remete-se ao principal alvo dos românticos, a Grécia, berço da cultura clássica e dos valores agora.
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
Em busca de uma compreensão
AS VANGUARDAS ARTÍSTICAS EUROPÉIAS
A EMERGÊNCIA DA SOCIOLOGIA
O Estado Qual é a sua função.
Texto Narrativo.
Literatura Realismo A Apoteose da Razão
Eugène Delacroix - La liberté guidant le peuple
RENASCIMENTO Movimento cultural, artístico e filosófico ocorrido na Europa, principalmente durante os séculos XIV, XV e XVI.
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Belle Époque no Brasil Estudaremos como o Brasil absorveu os movimentos modernos de arte, que romperam com a tradição acadêmica. A Belle Époque foi mais.
REALISMO O realismo foi um movimento artístico e cultural que se desenvolveu na segunda metade do século XIX. A característica principal deste movimento.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
PRÉ-MODERNISMO Uma introdução Daniele Leite de Morais
Romantismo Prof. Eduardo Silveira.
Realismo Entre 1850 e 1900 surge nas artes europeias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo, que se desenvolveu ao.
A representação social dos adolescentes do bairro Potecas,São José, sobre a AIDS e a liberação da distribuição de preservativos em escolas públicas. Autora.
Século XIX - Europa Final do século XVIII – Predominância do Neoclassicismo ou academicismo. Neoclassicismo- “neo”- Novo classicismo – retomada da cultura.
As duas fases de Macedo 1ª Fase: “o cronista de costumes” 2ª Fase: “o crítico irônico”
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Autor: Jefferson de Souza Bernardes
Teoria filosófica da arte.
Revisão para prova de Ciência Sociais Grupo 1 – Antropologia Observação: Essa revisão consiste em orientar os estudos e não substituir a revisão dos.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE HISTÓRIA
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
REALISMO PORTUGUÊS Prof. Karen Olivan.
Neoclassicismo.
REALISMO / NATURALISMO
Realismo • A primeira das tendências anti-românticas:Realismo, Naturalismo e Parnasianismo. • Segunda fase da Revolução Industrial: processo de urbanização.
ROMANTISMO Profª: Indianara..
Arte século XIX.
Prof. Edinaldo Ribeiro.
Vanguardas Européias Profª :Indianara.
Filosofia da Arte.
QUESTÃO COIMBRÃ / REALISMO / EÇA DE QUEIRÓS
HISTÓRIA DA ARTE Prof. Esp. Ribamar II Corrêa 2010.
Revisão de Lit.
REALISMO.
Professor Jardson Brito
Neoclassicismo e Romantismo
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
PARNASIANISMO PORTUGUÊS CAM 242 IFRJ LOUYSE FREIRE THALES SOARES PABLO DOS SANTOS MATHEUS RODRIGUES.
NEOCLASSICISMO, ROMANTISMO E REALISMO. NEOCLASSICISMO Nas duas últimas décadas do século XVIII e nas três primeiras do século XIX, uma nova tendência.
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
Estética SCHROEDER ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESNVOLVIMENTO REGIONAL GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUPERVISORIA.
Trabalho Realizado por: -Jonas Costa nº13 -Luís Filipe nº14 Disciplina de Português Professora Cristina Pimentel.
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
PARNASIANISMO LITERATURA.
Arte Realista O realismo foi um movimento artístico e literário surgido nas últimas décadas do século XIX na Europa, mais especificamente na França, em.
Transcrição da apresentação:

A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO

O realismo foi um movimento artístico e literário surgido nas últimas décadas do século XIX na Europa, mais especificamente na França, em reação ao romantismo. Entre 1850 e 1900 o movimento cultural, chamado realismo, predominou na França e se estendeu pela Europa e outros continentes. Os integrantes desse movimento repudiaram a artificialidade do neoclassicismo e do romantismo, pois sentiam a necessidade de retratar a vida, os problemas e costumes das classes média e baixa não inspirada em modelos do passado. O movimento manifestou-se também na escultura e, principalmente, na arquitetura e em alguns aspectos sociais.

Bonjour, Monsieur Courbet, 1854. A pintura realista de Gustave Courbet.

Características e contexto histórico Entende-se por "realismo literário" um estilo de escrita que toma a realidade como princípio orientador de criação artística por meio da palavra. Neste sentido, o realismo pode ser percebido em texto de qualquer época, desde as primeiras manifestações da humanidade até hoje; mas, como movimento relativamente organizado, começou na segunda metade do século XIX, na França, difundindo-se por todos os países da Europa, com oposição declarada, ou não, ao sentimento romântico. O movimento realista correspondeu à ascensão da pequena burguesia. O pensamento filosófico que exerceu mais influência no surgimento do realismo foi o positivismo. Ao contrário do gosto da alta burguesia, interessada no jogo vazio das formas artísticas (a "arte pela arte"), motivou-a uma arte voltada a solução dos problemas sociais, isto é, uma arte "engajada" de "compromissos", que se colocava também contra o tradicionalismo romântico e procurava incorporar os descobrimentos científicos de seu tempo.

O naturalismo é uma especie de prolongamento do realismo O naturalismo é uma especie de prolongamento do realismo. Não chegaram a ser movimentos literários distintos, tanto é que muitos autores são simultaneamente realistas e naturalistas, sendo o naturalismo cronologicamente posterior ao realismo. Para muitos, o realismo representava uma alternativa do que era visto como um isolamento ou mesmo um elitismo da vanguarda — ponto de vista que ganhou apoio a partir da adoção do realismo socialista como a forma oficial de arte da União Soviética. Contudo, outras vozes insistiam em que a vanguarda possuía um papel a exercer no desenvolvimento de um realismo moderno adequado às condições do século XX.

Realismo não só foi moldado como uma importante escola e períodos da história da literatura, mas também foi uma constante de toda a literatura, a sua primeira formulação teórica foi o princípio da mimesis na Poética de Aristóteles. Em geral, os realistas retratavam temas e situações em contextos contemporâneos do cotidiano, e tentaram descrever indivíduos de todas as classes sociais de uma maneira similar. O idealismo clássico, o emocionalismo romântico e drama foram evitados de forma igual, e muitas vezes os sórdidos ou não cuidados elementos de temas não foram suavizados ou omitidos. O realismo social enfatiza a representação da classe trabalhadora, e os tratam com a mesma seriedade que as outras classes de arte, mas o realismo, como prevenção a artificialidade, no tratamento das relações humanas e as emoções também eram um objetivo do realismo. Tratamentos de assuntos de uma maneira heroica ou sentimental foram igualmente rejeitados.

Jean-Baptiste Camille Corot, Jovem Garota Lendo, 1868, Galeria Nacional de Arte.

Paralelismo entre romantismo e realismo Embora alguns manuais de literatura estabeleçam uma grande ruptura entre as propostas estéticas do romantismo e do realismo, acredita-se que é possível considerar que há um momento de continuidade entre esses dois importantes momentos na história da literatura. O romantismo conquistou o direito de registrar e debater os grandes momentos da história nacional dos países que floresceu; o realismo, a seu modo, amplificou esse interesse e trouxe a reflexão sobre a realidade social e política para o centro das narrativas realistas.

Exemplos de pinturas do romantismo e do realismo O Beijo (1859), de Francesco Hayez. Exemplar de pintura romântica

Casa (1889), de Jožef Petkovšek. Exemplar de pintura realista

Professora: CRISLEY MONTEIRO DOS SANTOS Turma: 8º Ano “A”