UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ UNOCHAPECÓ EDUCAÇÃO E A INTERFACE COM A REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR PROF.(ME)

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Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ UNOCHAPECÓ EDUCAÇÃO E A INTERFACE COM A REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR PROF.(ME) LUCIANO JAEGER

1. QUAIS AS MUDANÇAS NODAIS DA MODERNIDADE À PÓS-MODERNIDADE ? 2. POR QUE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO É TEMA RELEVANTE NA ATUALIDADE?

ETHOS= CARÁTER, PERSONALIDADE DIZ DOS COSTUMES, DO “HABITAT” DIZ DOS COMPORTAMENTOS HUMANOS

A PÓS-MODERNIDADE POSSUI UM NOVO ETHOS?

1.Poder Estado 2.Ética 3.Materialidade 4.Produção 5.Racionalida- de técnica - instrumental 1.Poder Financeiro 2.Estética 3.Imaterialidade 4.Reprodução 5.Alteridade pluralista MODERNIDADE PÓS- MODERNIDADE

6. Fixidez, ordenamento 7. Renovação urbana 8. Permanência 9. Tempo 10. Arte 6. Complexidade, deslizes 7. Revitalização urbana 8. Efemeridade 9. Espaço 10. Espetáculo MODERNIDADE PÓS- MODERNIDADE

QUAIS AÇÕES DÃO SENTIDO À EXISTÊNCIA HUMANA TANTO NA DIMENSÃO INDIVIDUAL QUANTO COLETIVA?

NOVO CENÁRIO

MARCAS DA CONTEMPORANEIDADE 1.PARADOXOS AGUDOS 2. VOLATIZAÇÃO HUMANA 3. EMBRUTECIMENTO DOS SENTIDOS 4. FRAGILIDADE ÉTICA 5. ERA VIRTUAL

ATRAVÉS DAS MUDANÇAS NODAIS DA MODERNIDADE A PÓS-MODERNIDADE COMO SE EFETIVA O CONHECIMENTO? - PRATICAMOS UMA EDUCAÇÃO PARA A INFORMAÇÃO?

NOS ENGANAMOS QUANDO ENTENDEMOS E PRATICAMOS UMA EDUCAÇÃO PARA A INFORMAÇÃO SERIA DIFERENTE SE ENTENDÊSSEMOS E PRATICÁSSEMOS UMA EDUCAÇÃO PARA O CONHECIMENTO E A ÉTICA

INFORMAÇÃO # CONHECIMENTO

VOLTAMOS.. POR QUE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO É TEMA RELEVANTE NA ATUALIDADE?

“De sujeito pensante a objeto pensado, os humanos tornaram-se objetiváveis para a ciência” (MARINGUELA)

“Humano, demasiado Humano” – (1878) Nietzsche Denúncia da falta de espírito livres e de sentido histórico

Contexto Dogmatização da ciência Reflexão epistemológica inicia século 17 e tem seu apogeu no final do 19. Era da industrialização, ápice da ciência e da técnica.

Consciência epistemológica X Reflexão epistemológica Origem: Crise da Ciência Qual crise?

Crise de crescimento: problema na matriz disciplinar. Se revela a insatisfação dos métodos e conceitos. 2. Crise de degenerescência: são crises de paradigma. A crise da ciência é, assim, uma crise da epistemologia.

O Círculo de Viena é demarcador da dog/desdogmatização da ciência. Nele a teoria científica se justifica enquanto justificação das ciências positivas.

A epistemologia científica tem por objeto exclusivo, o conhecimento científico. Questões: - quais os fundamentos da ciência? - O que justifica a validade e os limites do conhecimento científico?

Assim, atualmente há a desdogmatização da ciência Através de 3 vertentes nodais: 1.O próprio Círculo de Viena 2.( Wittgenstein e Popper) ‏ Reflexão sobre a prática científica (Khun, Bachelard) ‏ 3. De conotação filosófica que não

partilha do fetichismo do conhecimento científico. Defende o devir histórico do homem no mundo. A ciência, enfim, é devir, fetichismo, método, disciplinadora, dispositivo ou emancipadora, social e crítica?

Retomando... Ideais da modernidade 1.Filosofia do sujeito/razão centrada no sujeito. 2. Necessidade do saber enquanto claro, evidente e distinto. “As coisas que concebemos muito clara e distintamente, são todas elas, verdadeiras”- Descartes – Meditações

3. Ordem e mecanização do pensamento 4. Pureza, limpeza X marginalização O centro e a periferia 5.Afirmação de que o mundo é racional, ou seja, se supõe que os diversos tipos de razão (analítica, dialética, concreta, instrumental, mecânica, prática) expliquem, justifiquem “os fins” – Homem – Mundo.

Para... Um “saber líquido” (Zygmunt Bauman)

Para... Um ethos de (im)Pureza, limpeza X marginalização O centro e a periferia

Certamente!!! O conhecimento científico Num novo Ethos de Tempo e Espaço Cognitivo

Fim.... Graças a Deus!