COMPREENDER PARA INCLUIR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A AÇÃO TERAPÊUTICA DA PSICOMOTRICIDADE NA CRIANÇA COM TDA/H
Advertisements

Os principais espectros do desenvolvimento
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
As dificuldades na abordagem
ATENDIMENTO EDUCACIONAL À ALUNOS COM TGD/ CLASSES ESPECIAIS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS
FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 – I SEMESTRE
Coordenação Pedagógica Elaboração: Equipe de Coordenadores Escolas
Transtorno Invasivo do Desenvolvimento
Marta C. R. Gertel - Doutoranda em Fonoaudiologia
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Rotina na Alfabetização:
EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.
Programa Ler e Escrever
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto Educação Especial
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
Aprendizado depende de:
ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER
Práticas Pedagógicas e Síndrome de Down
Projeto Brincar para Vencer
SUCESSO E SUPERAÇÃO DA PESSOA COM
As dificuldades na abordagem de adolescentes autistas e consequências
PSICOMOTRICIDADE.
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
A Metacognição no Currículo do Estado de São Paulo
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
Foi realizada uma visita na EMEEF Escola Municipal de Educação Especial Fundamental Dr. Edmundo Campanhã Burjato, situada a R. Thomaz Antônio Gonzaga,
Ensino Especializado em TGDs
TRABALHO EM EQUIPE Aleide Tôrres.
Inclusão que bicho é esse?
Psicopedagogo clínico
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Psicologia da Educação
RESULTADOS E DISCUSSÃO OBJETIVOS
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PÓS-GRADUAÇÃO ED
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
Terapia analítico-comportamental infantil
Registro de Estudo de Caso
SITUAÇÕES.
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
• Manejo – Formação – Professor.
AUTISMO X PSICOSE.
AUTISMO. 1.O que é? O autismo é uma disfunção no desenvolvimento cerebral que tem origem na infância, persiste ao longo de toda a vida e pode dar origem.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ UNOCHAPECÓ
TDAH: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
TRANSTORNOS MOTORES Transtorno do desenvolvimento da coordenação
Socialização dos Estágios da Licenciatura em Educação Especial – VI Transtorno Global de Desenvolvimento/ Altas Habilidades-Superdotação Professora: Claudia.
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
AUTISMO/ASPERGER E PERTURBAÇÕES EMoCIONAIS
Formulação de casos Prof. Márcio Ruiz.
COMPREENDENDO SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR
Intervenções Pedagógicas O que pode ser feito na escola?
O papel pedagógico do órgão gestor
Existência de matrículas duplicadas; Alunos com matrícula nas escolas especiais e nas escolas comuns; Mesmo aluno com várias deficiências; Nº elevado.
Câmara dos Deputados Comissão dos Direitos Humanos e Minorias Comemoração ao Dia do Orgulho Autista Brasília, junho, 2010 Eliana Rodrigues Araújo Mestranda.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AEE Jucimara Liesenberg 1.
Termo de Terminalidade
Universidade Federal Do Pampa campus Jaguarão Curso Licenciatura em Pedagogia Bolsista: Tatiane Silveira Conceição Coordenadora: Patrícia Moura Supervisora:
Educação Inclusiva.
Transcrição da apresentação:

COMPREENDER PARA INCLUIR Projeto de pesquisa AUTISMO NA ESCOLA: COMPREENDER PARA INCLUIR

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ - UNOCHAPECÓ Curso de Licenciatura em Educação Especial Acadêmicas: Angela Mari Serpa Salete Kosmann do Nascimento Professor: Josimar de Aparecido Vieira Prof. Orientador: Marcio de Macedo

Autismo na escola: compreender para incluir TEMA Autismo na escola: compreender para incluir

Problema de pesquisa Síndrome comportamental com características de um distúrbio de desenvolvimento. Características: disfunções relacionadas às capacidades físicas sociais e lingüísticas; anormalidades no relacionamento com objetos, eventos e pessoas. O Autismo compreende mais do que tratos clínicos ou pedagógicos, compreende e proporciona o entendimento de que a diferença está em nossa “Percepção de Mundo”.

Problema de pesquisa Quais são as estratégias pedagógicas que estão sendo adotadas pelas escolas e pelos professores para incluir o aluno com  Autismo no ensino regular? 

Questões de pesquisa - Quais as características do Autismo? - Como se deu o processo de inclusão dos Autistas no ensino regular no decorrer dos anos? - Quais as estratégias pedagógicas estão sendo utilizadas pelos educadores para a inclusão do sujeito Autista?

Justificativa Compreender o autismo Amenizar o despreparo enquanto educadores Buscar informações sobre a temática para que se possa aperfeiçoar a prática.

Objetivos Objetivo Objetivo Geral: Analisar estratégias pedagógicas  que estão sendo adotadas pelas escolas e pelos professores para incluir o aluno com  Autismo no ensino regular Objetivos Específicos: Apontar as principais características do Autismo; Investigar historicamente como tem ocorrido o processo de inclusão dos Autistas no ensino regular; Descrever os benefícios da inclusão do aluno autista na sala de aula.

AUTISMO Caracteriza-se por um transtorno no desenvolvimento e os portadores deste transtorno apresentam dificuldades severas em diversas áreas.

Transtorno do desenvolvimento de causas neurobiológicas. Transtorno Autista Transtorno do desenvolvimento de causas neurobiológicas. Comunicação Comportamentos Repetitivos e Interesses restritos Habilidade Social Transtornos do espectro do autismo – TEA / coordenadores: José Salomão Schwartzmannn, Ceres Alves de Araujo. São Paulo: Memmon, 2011

A idade para detectar o autismo é ao redor dos 3 anos, embora autores sugiram que o diagnóstico já possa ser bem estabelecido com cerca de 18 meses de idade.

Comportamentos Usa as pessoas como ferramenta, isto é, aponta objetos para que as pessoas peguem para eles sem manifestarem esforço para fazê-lo. Resiste a mudanças de rotina. Isola-se e não se mistura a outras crianças. Não mantêm contato visual com outra pessoa. Age como se fosse surdo, não atendendo a chamados. Resiste ao aprendizado. Apresenta apego a determinados objetos. - Não apresenta medo de perigos.

Comportamentos a) Apresenta risos e movimentos com relação a nada. b) Resiste extremamente ao contato físico. c) Acentuada hiperatividade física. d) Às vezes torna-se agressivo, destrói objetos, ataca e fere pessoas aparentemente sem motivo. e) Apresenta certos gestos imotivados como balançar as mãos ou ficar balançando-se. f) Apresenta comportamento indiferente e arredio. g) Cheira ou lambe os brinquedos.

Método Teacch - Método comportamentalista que apresenta uma programação individualizada à criança autista com base no conhecimento do funcionamento desta criança; - É desenvolvido com os seguintes pontos: espaço físico, tempo e material bem delimitado; - A estrutura da sala de aula TEACCH: locais para atividades com o terapeuta, locais para atividades em grupos, local para lanche, local para tempo livre.

Currículo

Habilidades Motoras Exemplos: Copia, escreve. Corta, calça e amarra o sapato. Corre, anda. Manipula objetos (bolas, raquetes etc).

Habilidades Sociais Exemplos: Responde a saudações. Olha para as pessoas e coisas ao seu redor. Responde a saudações. Responde perguntas sociais (ex: “Como vai você?”, “Qual é o seu nome?”). Responde às propostas dos amigos. Inicia brincadeiras com colegas. Interage verbalmente com colegas (comenta, pergunta, oferece ajuda).

Habilidades Acadêmicas e Profissionais Exemplos: Acadêmica Leitura. Escrita e organização. Habilidades de matemática e números. Habilidades de uso do computador. Habilidades acadêmicas – participa de um grupo, espera a vez. Profissional Interesse, via de acesso, habilidades. Ocupação. Contato com os colegas, rede social.

Interesses e habilidades. Funcionalidade O que se espera dele? Independência. Rotina. Interesses e habilidades. Olhar para a trajetória deste adulto, como ele chegou até aqui.

Caso Clínico “Não sabe por onde começar a procurar trabalho, não se veste adequadamente e a higiene não é das melhores”. Aos 25 anos de idade, época em que se formou na faculdade, recebeu o diagnóstico. “Currículo”: Habilidades sociais, de autocuidado e funcionalidade – desadaptadas. Plano de Intervenção: Médico, AT e Psicólogo. Metas: Independência de vida diária (higiene pessoal e financeira), Treino de habilidade social e profissional.

Caso Clínico Médico acompanhou mensalmente; Psicóloga: orientação de pais – higiene pessoal e financeira. Professor de equitação: auxiliou na independência financeira. AT participou conjuntamente nos possíveis locais de atuação, cursos de especialização e atualização e THS. Fonoaudióloga: expressão verbal. Passou por 2 trabalhos onde realizava muito bem os procedimentos cirúrgicos, no entanto, não buscava o contato social com os colegas. Atualmente ministra aulas na universidade “cirurgia de animais de médio porte”.

Caso Clínico Alfabetizou-se aos 12 anos e apresentava boa habilidade em Matemática, “com mania de ler assuntos da área e elaborar sumários”. Concluiu o Ensino Médio com muita dificuldade. Iniciou intervenção com fonoaudióloga, fisioterapeuta, psicopedagoga e psiquiatra aos 8 anos, com frequentes interrupções. Foi tratado como TDAH até os 20 anos. Trabalha no estoque de uma farmácia. Empacota produtos e encaminha para outras sedes. Objetivo é cumprir um número X de caixas. Cumpre este objetivo diariamente.

(Marcos Tomanik Mercadante) “Pensar em transtorno do espectro autista é um avanço mas ainda é menos do que a gente compreender o funcionamento do individuo e ajudar a criar um programa de intervenção eficiente para ele”. (Marcos Tomanik Mercadante)

Referências Bibliográficas Bosa, C. A. Autismo: intervenções psicoeducacionais. Rev. Bras. Psiquiatr. vol.28  suppl.1 São Paulo Maio 2006. Mercadante, M. T. Autismo e Cérebro Social /Organizadores Marcos Tomanik Mercadante e Maria Conceição do Rosário. – São Paulo: Segmento Farma. Mercadante, M. T. e Sato, F. P. A Clínica Psiquiátrica: Transtornos Invasivos do Desenvolvimento, (1085-1093). Editores: Eurípedes Constantino Miguel, Valentim Gentil e Wagner Farid Gattaz. Schopler E, Reichler RJ, Bashford A, Lansing MD, Marcus LM. Psychoeducational Profile Revised. Austin, TX: PRO ED; 1990. Schwartzmannn, J. S. e Araujo, C. A. Transtornos do espectro do autismo – TEA. São Paulo: Memmon, 2011. Tuchman, R. e Rapin, I. Autismo: abordagem neurobiológica. – Porto Alegre: Artmed, 2009. Willians, C. e Wright, B. Convivendo com Autismo e Síndrome de Asperger: Estratégias Práticas para Pais e Profissionais, 2008.

OBRIGADA! 25