Como produzir e conduzir a entrevista

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Transcrição da apresentação:

Como produzir e conduzir a entrevista Elaboração de roteiro Início Comece com perguntas fáceis de se responder como nome, local e data de nascimento. Além de contextualizar a fonte, essas perguntas têm a função de “esquentar” a entrevista. É como o começo delicado de um relacionamento, e nada como perguntas simples e objetivas para deixar o entrevistado à vontade e ajudá-lo a mergulhar em sua Memórias.

Como produzir e conduzir a entrevista Elaboração de roteiro Encadeamento A ordem cronológica costuma ser um bom fio condutor da conversa, mas não necessariamente o único. Se a comunidade ou grupo tiver outra lógica de organização de suas histórias, o roteiro deve ser reorganizado. Se optarmos para seguir o desenrolar cronológico, podemos dividir o roteiro em três grandes blocos de pergunta:

Como produzir e conduzir a entrevista Introdução: origem da pessoa, pais, avós, infância. Desenvolvimento: fases e acontecimentos da sua trajetória, incluindo, se for o caso, o tema específico do projeto. Finalização: ponte para o presente e futuro, sonhos e avaliação a experiência de contar sua história.

Como produzir e conduzir a entrevista Elaboração de roteiro Tamanho do roteiro O entrevistador não pode se sentir exaurido, portanto é bom passar pelos três blocos, sem a preocupação de esgotar cada assunto. Um bom exercício é começar construindo 10 perguntas (três de início, quatro de desenvolvimento e três de final) e depois subdividir cada uma em sub-blocos temáticos.

Como produzir e conduzir a entrevista Elaboração de roteiro Tipos de pergunta Diferentes tipos de pergunta provocam diferentes tipos de resposta. Se o objetivo da entrevista for registrar histórias, é importante que as perguntas sejam feitas neste sentido. Portanto é melhor optar por:

Como produzir e conduzir a entrevista Perguntas descritivas: Uma pergunta do tipo “Como era a casa de sua infância?” Leva o entrevistado a recuperar detalhes em sua memória e a fazer descrições interessantes e envolventes. Perguntas que evocam movimento: Uma pergunta do tipo “O que você fez depois que você saiu de sua casa?” Ajuda o entrevistado a continuar sua história. Perguntas avaliativas: Toda história inclui momentos de avaliação e comentário, assim perguntas do tipo “O que você mudaria na sua história de vida?” Levam o entrevistado a fazer uma reflexão conclusiva sobre sua trajetória.

Como produzir e conduzir a entrevista Assim como algumas perguntas contribuem para a construção da narrativa, outras tem o efeito inverso: Perguntas genéricas: Uma pergunta do tipo “Como foi sua infância?” Estimula que o entrevistado dê uma resposta, como “boa”, “ruim”, “muito difícil”, “muito feliz” sem contar histórias sobre essa época. Perguntas com pressupostos: Uma pergunta do tipo “O que você acha da situação atual do Brasil?” ou “Quais as situações de exclusão que o senhor vivenciou como idoso?” posicionam o entrevistado como “representante de um segmento social”, propiciando respostas meramente opinativas.

Como produzir e conduzir a entrevista Perguntas puramente informativas: O principal objetivo da entrevista é a articulação que o entrevistado faz de sua própria história. Ele não deve ser encarado como “informante” ou “portador da verdade”. Assim, perguntas como “Qual era exatamente o nome da praça?” ou “Em que ano realmente foi esta revolução?” podem desconcertar o entrevistado e interromper sua narrativa. Tais dados, se importantes, devem ser pesquisados pelo grupo antes ou depois da entrevista. Perguntas controversas ou com julgamento de valor: Questões como “Você não acha que a mulher na sua época deveria...?” ou “Por que o senhor não reagiu à ditadura?” atendem muito mais a hipóteses e anseios do entrevistador do que aos objetivos de construção de uma narrativa pessoal do entrevistado.

Como produzir e conduzir a entrevista Exemplo de roteiro A seguir exemplo de um roteiro utilizado na entrevista de Lauro Gilberto Pereira, entrevistado em 2004, durante o projeto Memórias do Comércio do Vale do Paraíba, do SESC-SP. Morador da cidade de São José dos Campos, ligado ao ramo de alimentação, Lauro trabalhava, desde os 14 anos, na mercearia que pertenceu a seu pai: a mais antiga do tradicional mercado da cidade.

Como produzir e conduzir a entrevista Como o roteiro é apenas um orientador das entrevistas, outras perguntas surgirão durante o desenrolar da narrativa. Assim, ao falar da infância, o depoente poderá falar mais sobre sua escola, sua família, amigos ou problemas que teve na infância. Em relação ao tema específico da entrevista neste caso, o comércio, podem ser acrescentadas várias outras perguntas, sobre embalagens, tipos de controle de estoque, formas de venda e pagamento.

Como produzir e conduzir a entrevista Finalmente, o depoente pode ser levado a comentar sua vida atual: atividades de lazer, sobre a família e sobre suas próprias lições de vida. O importante é perceber oportunidades para novas questões sem ficar preso ao roteiro e dar espaço para que o entrevistado construa sua própria narrativa. As melhores perguntas, em geral, são baseadas nas falas do próprio entrevistado.

ROTEIRO INTRODUÇÃO Identificação 1. Para começar, gostaria que o senhor dissesse seu nome completo, data e local do nascimento. 2. Qual o nome se seu pai e de sua mãe? E de seus avós? 3. O senhor tem irmãos? Quantos? Família 4. O que o senhor sabe sobre a origem de suas famílias? 5. O que faziam seus pais? 6. O senhor sabe como eles se conheceram e se casaram? 7. Como o senhor descreveria seu pai? E sua mãe?

ROTEIRO INTRODUÇÃO Infância 8. E, quando o senhor nasceu, onde a família estava morando? 9. O que o senhor se lembra dessa casa? 10. Poderia descrever um pouco a rua que marcou mais a sua infância? 11. Quais eram suas brincadeiras favoritas? 12. E, dentro de casa, como era a rotina? Escola 13. O senhor estudou? Até qual série? 14. O que o senhor se lembra de sua primeira escola? O senhor poderia descrever o prédio, o pátio, a sala de aula. 15. E os professores? Algum foi mais marcante para o senhor? Por que?

ROTEIRO INTRODUÇÃO Juventude 16. O senhor passou sua juventude na mesma cidade? 17. Qual era a principal diversão da época? 18. O senhor quer contar da primeira namorada? 19. E sua esposa, como a conheceu? 20. O senhor se lembra como foi o noivado e o dia do casamento? 21. O senhor teve filhos? Quantos? DESENVOLVIMENTO Trabalho/ comércio 22. Qual foi seu primeiro trabalho? 23. Como o senhor começou no comércio? O que exatamente o senhor fazia?

ROTEIRO 24. Quais foram as principais dificuldades no início? 25. Como era a loja nessa época? E os clientes? 26. A família participava da rotina da loja? Como era a rotina de funcionamento? 27. E os produtos, da onde vinham? Como eram transportados? E preservados? Como eram pesados e embrulhados? 28.Como a loja atraía os clientes? 29. E como eram feitos os pagamentos? 30. Quais foram as maiores dificuldades? 31. Houve alguma grande crise? O que aconteceu? 32. O que mudou depois disso? 33. O senhor se envolveu com outras atividades?

ROTEIRO FINALIZAÇÃO Atualidade 34.Muita coisa mudou na atividade do comércio? O senhor poderia dar alguns exemplos? 35.E na cidade? Quais foram as principais mudanças? 36. Como está a família do senhor atualmente? Com quem o senhor mora? 37. O senhor continua trabalhando? E, além do trabalho, o que o senhor gosta de fazer? Futuro/ avaliação 38. Qual é hoje seu maior sonho? 39. Se o senhor pudesse mudar alguma coisa em sua vida, o que seria? 40. O que o senhor achou de contar um pouco da sua história?

FONTE História falada: memória, rede e mudança social / Coordenadores Karen Worcman e Jesus Vasquez Pereira. – São Paulo: SESC SP: Museu da Pessoa: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006. Vários autores.