ATUALIDADES 2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS REGIÕES CONFLITUOSAS DA AMÉRICA
Advertisements

EUA: A CONQUISTA DA HEGEMONIA POLÍTICA E ECONÔMICA
8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
SOCIALISMO CIENTÍFICO
AMÉRICA ANDINA E GUIANAS
CONFLITO BASCO.
Prof. José Victor GayLussac
GEOPOLÍTICA DO MUNDO ATUAL e AÇÃO ESTADUNIDENSE
Prof. José Victor GayLussac
América Central Prof. Rudimir.
Leste Europeu e a CEI A porção oriental do continente europeu passou por grandes mudanças políticas e econômicas, especialmente depois da Segunda Guerra.
Rumos da América Latina no Século XX
PODER PARALELO.
Conflitos tendo por base os nacionalismo e a vontade independentista
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
A Circulação da Mercadoria
América.
Capitulo 1- Povos e Nações
CONFLITOS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Desintegração e conflitos no leste Europeu.
Irlanda do Norte e País Basco
AULA DE HISTÓRIA Prof.ª MARTA CIBELE
Episódios da Guerra Fria
MIGRAÇÃO E XENOFOBIA.
conflito da Irlanda do norte
Fluxos Migratórios.
A CRISE NA UCRÂNIA A onda de manifestações na Ucrânia teve início depois que o governo do presidente Viktor Yanukovich desistiu de assinar, em 21 de.
UCRÂNIA: NOVA FACE DA GUERRA FRIA ??
PLANÍCIE CENTRAL APALACHES ROCHOSAS. PLANÍCIE CENTRAL APALACHES ROCHOSAS.
Imperialismo - séc XIX (Neocolonialismo)
A Ucrânia é uma ex-república soviética localizada hoje entre a Rússia e a UE. Sua importância deriva de diversos fatores: produção agrícola, litoral.
Conflitos Nacionais na África.
Democracia e Relações Internacionais Prof. Fabiano.
Revisão.
1) Recentemente um grande número de protesto acorreram e ainda ocorrem no território brasileiro. O que deu origem a estes protestos e quais foram as principais.
PRP 2 período Geografia 8 ano Prof. José Victor Gaylussac.
CONGRESSO DE VIENA ( ) E REVOLUÇÕES LIBERAIS NA EUROPA ( )
Guerra Fria.
EPN – ESCOLA PAULISTA DE NEGÓCIOS CENÁRIO ECONÔMICO – O MOMENTO DA ECONOMIA MUNDIAL E SEUS REFLEXOS NO BRASIL.
Cuba América Central.
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com
Atividade sobre a Economia Europeia
Revisão 8º ano.
CRISE NA UCRÂNIA Prof. GROTH.
Argentina Nome oficial: República Argentina Federação de 23 províncias e uma cidade autônoma (Buenos Aires) É o oitavo maior país do mundo em área territorial.
CUBA Após quase cinco décadas no poder, Fidel Castro foi um dos líderes que permaneceu por mais tempo no poder em todo o mundo. Raul Castro, seu irmão,
Política Externa Brasileira
REVOLUÇÃO CUBANA 18/04/2017
NACIONALISMOS E SEPARATISMOS
AMÉRICA CENTRAL.
AMÉRICA CENTRAL E ANTILHAS
O país Basco (Espanha) 1959 Surge o grupo armado ETA (Euskadi ta Askatasuna) Luta por meio pacíficos por maior autonomia da região Luta contra o regime.
CEI – RÚSSIA E UCRÂNIA PROFª JULIANA AMARAL.
Doutrina Monroe A chamada Doutrina Monroe foi anunciada pelo presidente estadunidense James Monroe (1817 a 1825) em sua mensagem ao Congresso em 2 de dezembro.
Origens e bases do mundo global.
Revisão Cap. 41 e 42.
Luta pela emancipação política nas Américas
CANADÁ E MÉXICO.
AMÉRICA CENTRAL.
Cuba: grandes conquistas sociais e atraso econômico. Geopolítica/atualidades Reginaldo.
Tema: Conflitos Regionais
Fundamentalismo religioso mortal. Contexto Histórico No dia 29 de junho de 2014, Abu Bark Al-Baghdadi, líder do grupo terrorista sunita Estado Islâmico.
ORIGENS: 2003, FIM DO GOVERNO DE SADDAM HUSSEIN NO IRAQUE Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) OU (ISIS), ISLAMIC STATE IRAQ AND SYRIA REINVINDICAM.
GEOPOLÍTICA PROFESSOR JHONNY. Primavera Árabe  Onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos do mundo árabe que eclodiu em 2011.
Características da economia das Américas Central e do sul
América Porções Central e Sul
 Grupos: 1 - Guerra da BIAFRA 08/04 4 – IUGOSLÁVIA 09/04 2 – RUANDA E BURUNDI 08/04 5 – CÁUCASO 15/04 3 – BASCOS E IRLANDA 09/04 6 – CURDOS E TIBET 15/04.
Guerra de Secessão Prof. Filipe Carota. Regras de Sala 1)Respeitar 2) Pedir 3) Cumprir.
Rússia e Europa Oriental
GEOGRAFIA Professor Juan Dorado Licenciado em Geografia - Universidade Federal Fluminense - UFF Bacharel em Geografia - Universidade Federal Fluminense.
Transcrição da apresentação:

ATUALIDADES 2015

A GUERRA CIVIL NA SÍRIA Há alguns anos, os telejornais têm sido preenchidos todos os dias com uma escalada de imagens de violência e histórias de tragédias humanas vindas de um país do Levante, a Síria. Um dos fatores por trás dessa crise é a guerra civil que começou ali em março de 2011. O conflito fratricida foi estimulado, entre outras causas, por uma luta étnica e política entre a oposição sunita e o regime do presidente Bashar al-Assad, que é alauíta.

Migrações em Massa A crise na Síria é um dos principais motores da atual migração em massa de pessoas do Oriente Médio para a Europa. Mas não é o único. E nem a Europa é o único destino dos refugiados no mundo, embora seja, atualmente, um dos mais visados. 

Reaproximação de Cuba e EUA Geograficamente tão próximos e ao mesmo tempo tão distantes politicamente, Cuba e os Estados Unidos da América estão em vias de uma reconciliação, após décadas de um estranhamento cujo principal efeito foi o pesado embargo comercial imposto sobre a ilha pelo vizinho do norte. Em dezembro de 2014, os governos de ambos os países (ou seja, dos presidentes Raúl Castro, no lado cubano, e Barack Obama, no norte-americano) anunciaram os primeiros esforços para uma reaproximação. 

A crise na ucrânia A Ucrânia, um país formado após o desaparecimento da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) no início dos anos 1990, vive um momento delicado. Existe uma cisão dentro de suas fronteiras, o que já levou a conflitos sangrentos. A porção oeste do país, mais próxima do resto da Europa e que fala o idioma ucraniano, busca uma aproximação comercial com a União Europeia. Já o lado leste, vizinho da Rússia e falante da língua russa, pende para um reforço da aliança com Moscou, principal fornecedor de gás natural para os ucranianos e boa parte dos europeus -- os gasodutos de um lado para o outro passam pelo solo da Ucrânia.

Desaceleração da economia chinesa O ano de 2015 foi marcado por sinais do desaquecimento da economia da China, o que pode reverberar nas finanças do resto do mundo, inclusive nas brasileiras. Ora, mas a China está do outro lado do globo... O que ela tem a ver com a vida da gente no Brasil? Bem, muito. A começar pelo fato de os chineses serem os nossos principais parceiros de comércio, consumindo 20% das exportações do país, um patamar que lhes confere um peso relativo muito grande na balança comercial (resultado de tudo o que importamos e exportamos).

Austeridade fiscal Todo o mundo ouviu falar bastante da austeridade fiscal nos últimos tempos. Seja na Grécia, seja no Brasil, o assunto tem dominado os debates na imprensa. Mas de que se trata? Basicamente, de ajustes que os governos desses dois países vêm adotando para tentar equilibrar as suas contas, já que tanto gregos quanto brasileiros gastaram mais do que podiam nos últimos anos. Os cortes são criticados pois atingem áreas delicadas, como programas sociais.

Desertificação e falta de água Uma das recomendações é que os alunos se atentem à questão geoclimática em decorrência da ação humana no ambiente, assim como as iniciativas no sentido de reverter os danos da estiagem. Destaca-se a sanção, em julho, do Plano Nacional de Combate à Desertificação e Mitificação dos Efeitos da Seca.

Narcotráfico e crime organizado no México Segundo país mais populoso e rico da América Latina (atrás apenas do Brasil), o México convive com o fardo de ser vizinho fronteiriço dos Estados Unidos da América. A sua localização torna-o uma das principais portas de saída de entorpecentes proibidos para atender os consumidores do país do Tio Sam, a maior potência econômica do planeta. Devido a isso, grande parte do território do México virou, nos últimos anos, palco de uma guerra sangrenta entre as forças legalistas do governo e poderosos cartéis de narcotráfico transnacionais, que atuam como entrepostos, repassando para os norte-americanos drogas produzidas na América do Sul, em países como Colômbia e Peru.

Tensões na América do Sul O continente em que vivemos também virou foco de atenção nos últimos meses em virtude de dois conflitos: um que está em processo de suspensão e o outro bastante recente. O primeiro, no interior da Colômbia, envolve o governo federal daquele país e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). O segundo, na fronteira colombiana com a Venezuela.

Movimentos separatistas A Catalunha, região autônoma do nordeste espanhol, reviveu em setembro o sonho de se tornar independente de Madri. Nas eleições para a escolha do presidente regional, a coalizão formada pelos dois maiores partidos independentistas, batizada de estrategicamente de "Juntos pelo sim", reconduziu ao cargo o atual dirigente, Artur Mas No ano passado, a Escócia decidiu, por meio de um referendo, manter-se vinculada ao Reino Unido. O caso chamou a atenção para a série de movimentos separatistas que pipocam no mundo. Obs. Vale lembrar que no Caso da Escócia houve a vitória do Não à separação.

A família Após cinco horas de debate, polêmica e bate-boca a comissão especial da Câmara aprovou o Estatuto da Família, que conceitua família a partir da união entre homem e mulher, excluindo as relações homoafetivas.

Outros Fatos Relevantes Estados Unidos e Irã chegam a acordo sobre programa nuclear Mobilidade urbana: No Brasil, transporte público tem pouco investimento e a preferência ainda é do carro. Ensino religioso na escola pública: Ele deve existir? Em que condições? ECA: Estatuto da Criança e do Adolescente completa 25 anos 40 anos do fim do franquismo: Ditadura marcou o século 20 na Espanha Crise político – econômica do Brasil

Fonte http://educacao.uol.com.br/listas/enem-2015-10-temas-de-atualidades.htm