HOMILÉTICA CETAPES Prof: Irisomar Fernandes Silva Bel em Teologia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Problematizando os relatos pessoais:
Advertisements

HOMILÉTICA.
HOMILÉTICA.
SERMÃO EXPOSITIVO.
Um bom Sermão geralmente tem três partes:
MAPA MENTAL.
O PREGADOR E A PREGAÇÃO.
Dicas para apresentação em banca
A PALAVRA DE DEUS NA VIDA E NA MISSÃO DA IGREJA O Sínodo propõe avaliar os frutos da Dei Verbum (40 anos) Os resultados da renovação bíblica A difusão.
HOMILÉTICA Estrutura do sermão
ministrar uns aos outros.
Fundamentação Bíblica – Atos 17, 22-34
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Facilitador: Ronildo Manoel
HOMILÉTICA Tipos de Sermões
A HERMENÊUTICA E O SERMÃO
Produção Textual.
A prática da virtude Prof.ª Andréa Cristina Filosofia
Preparando Mensagens Bíblicas
DISCERNINDO A VONTADE DE DEUS
LIÇÃO ESCOLA SABATINA.
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
Leitura de Textos Científicos
Apresentação oral Como fazer uma boa apresentação ?
♫ Turn on your speakers ♫ Turn on your speakers CLICK TO ADVANCE SLIDES Copyright © 2008 Tommy's Window. All Rights Reserved.
HOMILÉTICA Considerações preliminares. A importância da homilética.
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
TABAGISMO “XEQUE-MATE” “PARE, PENSE E ANALISE”.
Interpretando as Escrituras Sagradas
HOMILÉTICA Fundamentos da pregação bíblica pentecostal.
Como interpretar a Bíblia?
NOSSO DESAFIO Desde o Mundo Bíblico Para o Mundo de Hoje
ROTEIRIZAÇÃO CONCEITO DE ROTEIRO ROTEIRO ESCRITO E NÃO ESCRITO
Sermão Expositivo.
Pr. Jonas Arrais Associação Ministerial DSA
PREGUES A PALAVRA - 1 Que é Homilética?
Série: O maravilhoso caráter de Deus
Interpretando as Escrituras Sagradas
PREGANDO A PALAVRA.
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO II.
MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS
Profº Roney Ricardo – (27) – /
HOMILÉTICA Profº Roney Ricardo – (27) – /
Considerações Culturais:
A Paz do Senhor! Estamos no 1º trimestre de 2014 e o tema da revista é Religiões, seitas e heresias, tendo o Pastor Joabes Rodrigues do Rosário, Presidente.
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
HERMENÊUTICA A ciência da interpretação. A ciência da interpretação. Importância para os nossos dias atuais. Importância para os nossos dias atuais. Desvendar.
Referencial teórico Bíblia Sagrada, varias traduções.
A Paz do Senhor! Estamos no 1º trimestre de 2014 e o tema da revista é Religiões, seitas e heresias, tendo o Pastor Joabes Rodrigues do Rosário, Presidente.
Leitura e interpretação de texto
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: o que é e como se faz
PRÁTICA DA PREGAÇÃO I BACHARELADO EM TEOLOGIA
Noções para o Pregador Pr. Denis Almeida.
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
TEOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS APLICADAS
Comunicação e Redação Empresarial
A produção de textos João Wanderley Geraldi Por: Caren Cristina Brichi
Retórica, comunicação e homilética
LIÇÃO 8 – O CUIDADO COM A LÍNGUA
COMUNICANDO A VERDADE Comunicando a Verdade Março/2015
MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS Sem. Juan Pablo Juica H.
A Vida Devocional do Remanescente
ADORAÇÃO INFANTIL Este é o momento de culto destinado especialmente às crianças, é onde elas recebem alimento espiritual. A sugestão é que não passe de.
“Desde a infância conheces as sagradas Escrituras e sabes que elas têm o condão de te proporcionar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Jesus.
Curso para Pregadores “O escrever torna o homem exato”.
OBJETIVO: -Ampliar os conhecimentos lingüísticos dos cursandos a fim de torná-los leitores críticos e reflexivos e produtores de textos coerentes e adequados.
LEITURA EM ANÁLISE DOCUMENTÁRIA Profa. Giovana Deliberali Maimone.
Apresentação Estágio I Habilidades sociais e relações interpessoais.
María Pinto Molina “Hacia um modelo de representación documental: la técnica de resumir”
Transcrição da apresentação:

HOMILÉTICA CETAPES Prof: Irisomar Fernandes Silva Bel em Teologia Especialista em Ensino Religioso Mestre em Ciências das Religiões

A Teologia e seus fazeres CRITICA CONFESSIONAL RELACIONAL O TEÓLOGO, É O QUE SE DEBRUÇA SOBRE OS TEMAS LIGADOS A D’US E SEUS ATRIBUTOS, (COMUNICÁVEIS E INCOMUNICÁVEIS). CABE AO TEÓLOGO PENSAR O TEOS, (DEUS). RELACIONANDO O TRANSCENDENTE AO IMANANENTE COM APLICAÇÕES SOCIAIS PRÁTICAS. EXISTEM MUITAS CORRENTES TEOLOGICAS (BÍBLICOS, FUNDAMENTALISTAS, LIBERAIS, ECUMENICOS...)

Por uma Teologia Social O Teólogo deve pôr-se frente às demandas e anseios sociais O Fazer do teólogo deve imbricar com as reais necessidades e questões humanas A Teologia como fonte educadora deve ter a vida prática como foco essencial O olhar teológico deve ser de dentro para fora e de fora para dentro... O teólogo deve trazer em mãos o jornal do dia...

A HOMILETICA – UM DOS FAZERES A homilética está entre os fazeres teológicos É parte de suas construções ligadas às três tarefas Crítica na seleção das informações (crivo) Confessional na medida em que objetiva apresentar meditações e reflexões espirituais Relacional no sentido de instruir para a em sociedade. É possível dizer que a homilia é um dos instrumentos educacionais do teólogo.

O QUE É? É a arte da retórica planejada e devidamente preparada com objetivos bem definidos Pode também ser chamada de arte da pregação Um bom discurso é sempre resultado de uma boa homilia Como fazer?

Preparando um sermão/discurso Para preparação de um sermão, é preciso ter em mente que o mesmo intenciona “tocar os corações” dos ouvintes. Deve conter entonação variada, e isso ocorre de acordo com o momento propício para tal. É necessário ter o público, em seu comportamento o “termômetro” do discurso. Se há inquietações, bocejos, conversas paralelas... É hora de dizer. AMÉM!

ERROS COMUNS O maior erro, é querer discursar sem ter estudado previamente o tema em tela. Leia e releia os textos varias vezes. Usar o texto por pretexto. (fora do contexto) Perder a unidade textual e idearia Os textos devem versar sobre os mesmos temas abordados... Cuidado com; “Eu estou terminando... Encerrando...” Omitir a hermenêutica e exegese. Omitir a oração e o preparo espiritual... Cuidado com tempo do serão:

Tipos de sermões Textual: Vai lendo versículo a versículo e ministrando sobre eles... Tópico: Pega um tópico e explora-o de forma uma e coerente. Por exemplo: Jo 11.35 “Jesus chorou...” Trabalharemos os motivos pelos quais chorou... Expositivo = Expõe o fato do texto em seu contexto, mantendo a ideia inicial sem perder-se. Ex: A pesca maravilhosa... Lei o texto e junte as ideias a fim de uma conclusão coerente.

Estrutura dos sermões Tópico Introdução (pode-se falar do contexto histórico, pode-se se falar de nosso contexto social...) Transição: (Pode-se usar ilustrações...) I. Argumento a) b) c) II. Argumento III. Argumento Conclusão (Aplicação)

Estrutura dos sermões Textual Texto Jo 1.1-10 Apresentação: Transição: Uma sentença, ou uma ilustração V. 1 – 2 (Explanação) VV 3 -4 (Explanação) Vv 5 -10 (Explanação) Conclusão Aplicação,.

Estrutura dos sermões expositivo Texto. At 1.8 Apresentação transição. Ideia exposta: A Força do Espírito. Exposição dos fatos textuais, Fundamentação bíblica textual Aplicação da ideia ao contexto de vida dos ouvintes Conclusão

A importância da hermenêutica A arte da interpretação textual Ler o texto em si Sem preconceitos ou paixões Deixe que o “texto se interprete” por sua história e seu contexto geral Caso necessário pode-se usar comentários Bíblicos conceituados para auxiliar... Não ler partículas do texto de forma isolada

A importância da Exegese A Análise textual deve partir do texto em si Considere sempre o texto a partir de sua língua original Use dicionários bíblicos se preciso Esteja sempre em oração ao analisar um texto das escrituras sagradas

4 X1 = Fazeres e um texto Orar Ler/estudar Interpretar/analisar entender Aplicar/Homilia

Esquema textual