UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA 2015.1. Apresentação Integrant es: 1.DEUSZETE BISPO 2.ALANA LOPES 3. TAÍS SANTOS 4.VITORIA LEITE EDC287 – Educação e Tecnologias.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Advertisements

Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Professora Lina Cardoso Nunes Universidade Estácio de Sá 2003
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
INFORMATICA NA EDUCAÇÃO
O Aluno a Distância.
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Aplicando novas ferramentas
Desenvolver Por uma Nova Escola.
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Planejamento de Tutoria
Tipos de Tutoria.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA & EXTENSÃO I CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA UFPB, João Pessoa, 11/11/2002.
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
ESCOLA DO FUTURO.
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Educação a Distância no Brasil
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação Departamento de Educação I Docente: Menandro Ramos Discentes:Ada Silveira Georgia dos Santos Iane.
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
Antecedentes da EaD FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional 4º Período: Introdução a.
Experimentações de EAD na Fundação Joaquim Nabuco Verônica Araújo FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO Sandra H. Rodrigues FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:

Linha do Tempo União Educacional Minas Gerais
Um modelo de avaliação de cursos tendo como referência o SINAES Renato Cislaghi, Beatriz Wilges, Wesley Gonçalves, Masanao Ohira, Douglas Hiura Longo,
/ / Década de SAIR.
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  espaço estratégico nas políticas públicas para o ensino superior;  destaque para a.
A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO ENSINO DA BIBLIOTECONOMIA: contribuição estratégica da Educação a Distância Mariza Russo Seminário de Educação a Distância.
VANTAGENS E DESVANTAGENS
EAD Profa Erci Ribeiro Moura Tecnologia Educacional.
Linha do Tempo da EaD no Brasil
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO I DISCIPLINA EDC287- EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS.
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação – Departamento I Disciplina: EDC 287 – Educ. Tecnologias Contemporâneas Professor: Menandro Ramos Alunos:
A tecnologia DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) a favor da agilidade na CONCLUSÃO das Atividades Complementares em cursos a distância Ana Cristina Gobbo.
O processo de inclusão do aluno com necessidades especiais na escola regular é um processo ainda muito novo e é um grande desafio para os educadores e.
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
OBJETIVOS DA DISCIPLINA ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE A COMPLEXIDADE DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, A EDUCAÇÃO E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO;
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
Didática Material: Didática Geral Demétrio Delizoicov Neto
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Cidade do Polo 2013 UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE PEDAGOGIA TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO Tecnologia na Educação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA EDUCAÇÃO INDÍGENA E DIREITOS HUMANOS
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
ANTECEDENTES DA EaD.
Educação à Distância Forma de ensino que possibilita auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Termo de Terminalidade
Novas Tecnologias para Educação Superior e os Procedimentos de Ensino Apuena Vieira Gomes Secretaria de Educação a Distância – SEDIS Universidade Federal.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Apresentação Integrant es: 1.DEUSZETE BISPO 2.ALANA LOPES 3. TAÍS SANTOS 4.VITORIA LEITE EDC287 – Educação e Tecnologias Contemporânea. Docente: Menandro Celso de Castro Ramos

INTRODUÇÃO

É um recurso muito importante cujo papel é atender a grande contingente de alunos de forma mais efetiva que outras modalidades e sem riscos de reduzir a qualidade dos serviços oferecidos em decorrência da ampliação da clientela atendida.

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA OU EDUCAÇÃO DISTANTE ?

Surgimento da EAD Surgimento da EAD no Brasil

Serviços Prestados pelo EAD: I.Serviço de Qualidade aos Alunos. II.Instituições dotadas de agilidade para atingir grandes demandas. III.Universalização do Ensino.

Tentativas Iniciais: CORRESPONDÊNCIA RÁDIO

Segunda Guerra Mundial: I.Capacitação de Recrutas Norte Americanos e outros soldados; II.Durante a segunda Guerra – Modificação da Estrutura Trabalhista; III.Necessidades de Mercado – Mão de Obra qualificada; IV.Aumento das possibilidades no mercado; V.II Guerra Mundial várias experiências de EaD foram adotadas para capacitar soldados, entre elas, a de Fred Keller para ensino e recepção do Código Morse.

Código Morse: I.Usado para integraão dos soldados atingidos pela guerra; II.Forma de Comunicação entre pessoas. III.Pedidos de S.O.S CURIOSIDADE: S.O.S = Três piscadas rápidas e curta, três piscadas longas, três piscadas rápidas e curta!

CURIOSIDADE

MEB e as Escolas Radiofônicas: Entidades Pioneiras: I.Instituto Rádio Monitor em 1939; II.Instituto Universal Brasileiro em 1941; Movimentos de Destaque: I.MEB – Alfabetizar através de Escolas Radiofônicas; OBS. A repressão política do golpe de 1964 desmantelou o projeto inicial (ideais abondonados por isso).

CONCEITOS TÉCNICOS DEFINIÇÃO E CONCEITOS TÉCNICOS

O que usamos na EAD? I. Professores e alunos estão conectados, interligados, por tecnologias chamadas telemáticas. II. Uso da internet e em especial as hipermídias. III. Podem ser utilizados também : carta, rádio, televisão, vídeo, CD-ROM, telefone, fax, celular, iPod, notebook etc.

Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Facilidades na ESCOLA: I.Facilidade de comunicação com os professores; II.Acesso mais fácil à materiais e estudo; III.Escola não fica restrita somente à sala de aula (estrutura física);

TRADICIONALISMO I.Preconceito do Modelo EAD; II.Preferência pelo ensino em sala de aula – Presencial.

Desenvolvimento  A educação a distância pode ser feita nos mesmos níveis que o ensino regular;

Instituições Exclusivas de EAD I.Instituições como por exemplo a Open University na Inglaterra. II. A Universidade Nacional de Educação a Distância, UNED (Universidad Nacional de Educación a Distancia em espanhol) é umauniversidade pública espanhola, fundada em 1972.

I.Avanços de tecnologias de comunicação virtual alteram o conceito de presencialidade; II.Mudança no conceito de curso e de aula; III.As crianças, pela especificidade de suas necessidades de desenvolvimento e socialização, não podem prescindir do contato físico, da interação; IV.Educação a distância não é um "fast-food" em que o aluno se serve de algo pronto; V.Algumas organizações e cursos oferecerão tecnologias avançadas dentro de uma visão conservadora; UM POUCO SOBRE EAD

Dificuldade na Instalação da EAD i.Desigualdade econômica, de acesso, maturidade, motivação das pessoas. ii.Nem todas as pessoas estão aptas para as mudanças tecnológicas. iii.As grande maioria das pessoas, não tem acesso às tecnologias – risco de restringir a educação à alguns. iv.É importante que todos tenham acesso á tecnologias. v.Treinamento de profissionais, para utilizar essas tecnologias.

IMPACTO NAS ORGANIZAÇÕES

IMPACTOS NA SOCIEDADE

Impactos na sociedade : As mudanças tecnológicas terão um impacto cada vez maior na educação escolar e na vida cotidiana;

Os livros didáticos deixaram de ser as únicas fontes do conhecimento;

Despreparo dos profissionais da educação e de discentes para a utilização das tecnologias.

Conclusão Conclusão I.Diante dos avanços tecnológicos e pesquisas realizadas, podemos enfatizar que a EaD ainda enfrenta preconceito; II.Um dos principais aspectos que é alvo de críticas refere-se ao o apostilamento; III.A expansão de varias instituições, por meio dos cursos EAD, exerce um papel de importante minimização do espaço e acima de tudo, da exclusão social.

Referências Bibliográficas     Imagens cia&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=nmzwUfGuC7S- 4AOU4YG4DA&ved=0CFoQsAQ&biw=1241&bih=584#facrc=_&imgdii=_&imgrc=8nonA9VTlc SU7M%3A%3BEUuprfj7lUXUWM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.belmonteconsulting.co m.br%252Fmidias%252F2012%252F05%252Fplataforma- ead.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.belmonteconsulting.com.br%252Feducacao%252 Fplataforma-ead%252F%3B309%3B466  BRASIL. BARROS, D. M. V. Educac ̧ ão a Dista ̂ ncia e o Universo do Trabalho. Bauru-SP:  EUDSC,  DELORS, J. et al. Educac ̧ ão, um tesouro a descobrir – Relatório para Unesco da Comissão Internacional sobre Educac ̧ ão para o Século XXI. São Paulo: Cortez/Unesco,  LOPES. Maria Cristina L.P, Dorsa. Arlinda Cantero, Salvago. Blanca Matín, Sanavria. Cláudio Zarate, Pistori. Jéferson. O Processo Histórico da Educac ̧ ão a Dista ̂ ncia e Suas Implicac ̧ ões: Desafios e Possibilidades.

 Acesso às 14h25min, 22/07/13.  Acesso às 23h20min, 22/07/13.  ALMEIDA M. E. B. Educação à distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Revista Educação e Pesquisa, v. 29, n. 2. São Paulo, FE/USP, jul/ dez  LANDIM, Claudia Maria Ferreira. Educação à distância: algumas considerações. Rio de Janeiro, s/n,  LUCENA, Marisa. Um modelo de escola aberta na Internet: kidlink no Brasil. Rio de Janeiro: Brasport,  NISKIER, Arnaldo. Educação à distância: a tecnologia da esperança; políticas e estratégias a implantação de um sistema nacional de educação aberta e a distância. São Paulo: Loyola, 1999.

FIM