PROCESSO DE ENFERMAGEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Investigação Qualitativa: caminhos e possibilidades
Advertisements

Professor: Bruno Ribeiro Mestre em Ciências da Saúde e Meio-Ambiente
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
Acolhimento com Classificação de Risco
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
Implementação do Processo de Enfermagem no Hospital do Câncer III
Vera Lúcia Regina Maria
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
DO TCC PROJETO INTENÇÃO PLANEJAMENTO INTENÇÃO
A Enfermagem na Era da Informática
Perfil e Atribuições Equipe Enfermagem Trabalho
VISITA DOMICILIAR CONSULTA DE ENFERMAGEM
Processo de Enfermagem – Wanda Horta
Processo de Enfermagem
Unidade II: Os propósitos e etapas essenciais para o cuidar em enfermagem: O cuidar de enfermagem ao indivíduo, família e comunidade com visão holística.
A Importância da Educação Continuada
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
Acolhimento O que entendemos por acolhimento?
Ações e Atividades do Enfermeiro nos Programas de Assistência à Mulher
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
QUALIDADE Prof. Enf. Paulo José de Andrade. CONCEITOS O que é qualidade? –Satisfação do cliente (o consumidor final) Qualidade Luxo Atendimento Cliente.
PROCESSO DE ENFERMAGEM SEGUNDO WANDA HORTA
Ações e Atividades do Enfermeiro nos Programas de Assistência à Mulher
Metodologia da Assistência de Enfermagem Profª. Elisangela Cason Erlich CESCAGE/2011.
TEORIAS DE ENFERMAGEM Prof. Diego Louzada.
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
A. Um dos problemas se refere ao fato de que as secretarias de saúde gerenciam um vasto e complexo número de unidades de atendimento, profissionais e programas.
HOSPITALIZAÇÃO Profª. Enfª. Paula.
Área de abrangência da Equipe de Saúde da Família
Sistematização da Assitência de Enfermagem na Oncologia
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
O PROCESSO DE ENFERMAGEM
FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA PRÁTICA DE ENFERMAGEM
Auditoria em Serviços de Saúde
Auditoria em Enfermagem Prof Bruno Silva Rio de Janeiro 2007
ENERMAGEM SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES
Educação permanente Prof Rodrigo Bueno.
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
PROCESSO DO TRABALHO DA ENFERMAGEM
Planejamento do Processo de enfermagem
Processo do Trabalho do serviço em enfermagem
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
As Atribuições do Enfermeiro do Trabalho
sistemas de informação
Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem
Sistematização da Assistência de Enfermagem –SAE
PROCESSO DE ENFERMAGEM
“PROCESSO DE ENFERMAGEM”
Auditoria em Serviços de Saúde
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM
DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM
PROCESSO DE ENFERMAGEM
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
EDUCAÇÃO CONTINUADA: Um Desafio para o Enfermeiro Educador! Prof Bruno Silva UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO FACULDADE DE ENFERMAGEM.
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
Serviço Social no IPQ Implantado em 1971; Atualmente: 7 Assistentes Sociais; (16 em 1985). Atividades: Entrevistas na Triagem; Grupos de Admissão; Grupos.
Soluções para modelo de gestão em saúde. Índice I)Modelo de Gestão em Saúde II)Objetivo Geral III)Objetivos Específicos IV)Metodologia V)Descrição VI)Abordagem.
Sistemas de Informação Capítulo 6 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento.
Olga Matoso Consultora Técnica – PNH/DAPES/SAS/MS.
PROCESSO DE ENFERMAGEM
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM SAE
Transcrição da apresentação:

PROCESSO DE ENFERMAGEM SAE PROCESSO DE ENFERMAGEM Profª. Fátima Franco-2011

INTRODUÇÃO A palavra metodologia deriva da palavra método É um procedimento, técnica ou meio de se fazer alguma coisa de acordo com um plano. É um processo organizado, lógico e sistemático de pesquisa, instrução, investigação ou apresentação (HOUAISS, 2001)

Nesse contexto, a enfermagem é ciência, tecnologia e arte.

ENFERMAGEM COMO CIÊNCIA Tem como objetivo principal produzir conhecimento novo, freqüentemente para uso prático

ENFERMAGEM COMO TECNOLOGIA Tem o objetivo de produzir técnicas úteis, ferramentas com a intenção de resolver problemas práticos

ENFERMAGEM COMO ARTE Tem o objetivo de satisfazer necessidades, promover bem-estar, melhorar a saúde e promover a vida - Sensibilidade - Relacionamento de abertura

AMPARO LEGAL A resolução COFEN 358/2009 ampara legalmente o exercício profissional de enfermeiros e enfermeiras quanto à sistematização da assistência de enfermagem (SAE) por meio do processo de enfermagem.

PROCESSO DE ENFERMAGEM

1- Definição É um instrumento profissional do enfermeiro que guia sua prática e pode fornecer autonomia profissional, como também documentar sua prática profissional, visando a avaliação de qualidade de assistência prestada.

2- Importância É a base para os exames de qualificação. Tem enfoque holístico. Garantia de autonomia profissional. Melhoria na qualidade da assistência. Menor tempo de hospitalização. Satisfação da clientela. Maior vínculo enfermeiro x paciente.

2- Importância Exemplo: análise de dados sob a visão do médico e do enfermeiro. Dados do médico: (Enfoque na doença) M.J. tem dor e edema em todas as articulações. Os estudos diagnósticos indicam artrite reumatóide. Será iniciada a administração de antiflamatórios para o tratamento da artrite (enfoque no tratamento)

2- Importância Dados do enfermeiro: (Enfoque holístico) M.J. tem dor e edema em todas as articulações, o que dificulta a alimentação e o vestir-se. Ela menciona a dificuldade de sentir-se valorizada, quando nem mesmo consegue alimentar-se. Relata estar deprimida, pela falta que sente dos filhos . Necessitamos desenvolver um plano pra ajudar em sua dor, auxiliá-la a alimentar-se e vestir-se, a elaborar os seus sentimentos de auto estima e providenciar visita dos filhos (Enfoque na pessoa)

3- Característica É sistemático, dinâmico, humanizado e com foco nos resultados.

4- Etapas Coleta de dados de Enfermagem Diagnóstico de Enfermagem Planejamento de Enfermagem Implementação Avaliação de Enfermagem

4- Etapas- Res-272/2002 A sistematização de assistência de enfermagem que nós desenvolvemos está fundamenta na teoria das N.H.B., adotada por HORTA, em conceitos de auto cuidado de orem e holística de Myra E. Levine. De acordo com a resolução do COFEN N° 272/2002, que dispõe sobre a SAE, nas instituições de Saúde Brasileiras, o processo era composto de Histórico (exame físico), Diagnóstico de Enfermagem, Prescrição de Enfermagem, Evolução de Enfermagem e Relatório.

ETAPAS-358/2009. Coleta de dados de Enfermagem-H.E É um guia sistematizada para levantamentos de dados com o objetivo de se conhecer os problemas de enfermagem vivenciados pelo paciente para que a assistencia seja direcionada ao atendimento de sua N.B. ( Ciancirullo – 1975)

Responsabilidade Específica do enfermeiro

Características: Ser conciso, claro, preciso, individualizado e sem duplicidade de informações.

Modelo Teórico Deve atender ao perfil epidemiológico do cliente direcionado para o atendimento ambulatorial, de emergência ou de unidade de internação.

Finalidades Identificar problemas. Conhecer hábitos individuais. Tentar abranger a totalidade do paciente nos seu aspectos biopsicosssociaisespirituais. Individualizar a assistência de enfermagem.

Etapas que Compõem Entrevista Exame físico

CUIDADOS DURANTE ATENDIMENTO E EXAME FÍSICO Iniciar a abordagem, apresentando-se e situando sua função dentro de instituição. Adequar o vocabulário à compreensão do paciente. Evitar interrupções ou interferências. Dar explicações sobre os procedimentos realizados. Registrar os dados de maneira clara, concisa, objetiva e precisa .

Diagnóstico de Enfermagem É a determinação das necessidades básicas afetadas que necessitam de atendimento.

Avaliação de Enfermagem-Evolução. Definição: É o registro feito pela enfermagem após a avaliação do estado geral do paciente.

Normas É feita diariamente para todos os pacientes internados. Na elaboração da primeira evolução, o enfermeiro resume as condições gerais do paciente detectadas no H.E. Para elaborar a evolução, o enfermeiro deve consultar a evolução e prescrição de enfermagem anterior .

Planejamento de Enfermagem e Implementação- Prescrição. Definição: É uma etapa do P.E. na qual o enfermeiro decide acerca das condutas a serem implementadas, objetivando uma assistência individualizadas e de qualidade. Denominações: Condutas, cuidados, atividades, ação, intervenção, tomada de decisão.

Planejamento de Enfermagem e Implementação Normas Deve deixar claro em cada item, o grau de dependência do cuidado ao paciente: fazer, ajudar, orientar, supervisionar ou encaminhar. Tem validade 24 horas. Deve ser redigido com um objetivo operacional e usar o verbo sempre no infinitivo.

Planejamento de Enfermagem e Implementação Deve anteceder a prestação da assistência. Usar linguagem comum aos elementos da equipe. Conter determinação de horários que serão checados.

Implantação do Processo de Enfermagem É necessário: Iniciativa da gerencia do serviço de enfermagem. Colaboração da direção geral do hospital Profissionais capacitados e dedicados Treinamento e educação continuada em serviço Equipe de enfermagem em quantidade suficiente para atender a demanda do serviço

Experiências de Implantação da SAE Brasil: A primeira experiência com o P.E. ocorreu em 1981 no Hospital Universitário da Universidade de São Paulo – USP, sob a direção da Profª. Tâmara T. Cianciarullo. Piauí: Destaque para a experiência no HGV em 1983, através da iniciativa do Departamento de Enfermagem da UFPI, em parceria com o HGV.

Não importa o que é o mundo.... O importante são seus sonhos.

O importante é o que você quer ser. Não importa o que você é...... O importante é o que você quer ser.

Não importa aonde você está.... Importa para aonde você quer ir.

Não importa o porque.... O que importa é o querer.

Não importa suas mágoas... O que importa são suas alegrias.

E não adianta você sonhar.... Se você não lutar.

Afinal o que importa? VOCÊ IMPORTA. EU ACREDITO......E VOCÊ? ACREDITE EM VOCÊ! EU ACREDITO......E VOCÊ?