SEGUNDA PARTE – JULGAR “ Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. (Am 5, 24)

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Transcrição da apresentação:

SEGUNDA PARTE – JULGAR “ Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. (Am 5, 24)

JUSTIÇA OU VINGANÇA

Pai Nosso (Versão Ecumênica) Pai nosso que estás nos céus. Santificado seja o teu nome, venha a nós o teu reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje, perdoa-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!

“Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. (Am 5,24) A Bíblia é uma revelação progressiva. Mesmo antes da revelação plena que veio através de Cristo, profetas já anunciavam aspectos importantes da caridade e da justiça que faziam parte do grande projeto de Deus. Amós fundamenta sua pregação profética numa denúncia social aguda, chamando a atenção para um progresso econômico que não se traduzia em igualdade e justiça para todos. Sua denúncia aponta para uma situação de caos social, onde as relações afetivas estavam se rompendo (cf. Am 2,6-8).

“Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. (Am 5,24) Isaías diz que, quando houver de fato justiça, “o meu povo se estabelecerá em um remanso de paz, em moradias seguras, tranquilos lugares de repouso” Oseias afirma que Deus quer fraternidade, mas do que homenagens: “pois é o amor que me agrada e não o sacrifício, e o conhecimento de Deus, eu prefiro aos holocaustos” (6,6) Miqueias: “Foi-te dado a conhecer, ó homem, o que é bom, o que o senhor exige de ti: nada mais que respeitar o direito, amar a fidelidade e aplicar-te a caminhar com teu Deus (6,8)

“Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. (Am 5,24) Garantir direitos essenciais para a vida humana de todos e cuidar bem do planeta são partes fundamentais dessa justiça que os profetas proclamam como vontade de Deus A corrupção e a violência da sociedade humana estão destruindo a ordem e a harmonia da criação de Deus As ações humanas degradantes e violentas colocam em risco a integridade da Casa Comum. Os profetas deixam bem claro que a fidelidade a Deus tem tudo a ver com o cuidado que temos de ter uns com os outros e com os dons da natureza que Deus criou

“Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. (Am 5,24) Saber cuidar do ambiente e das pessoas A harmonia do ser humano com o meio ambiente aparece bastante na Bíblia como símbolo da vida gratificante que Deus planejou para nós. “Deus tomou Adão e o colocou no jardim do Éden, para que o cultivasse e guardasse” (cf. Gn 2,15). Um rio de água vivificante que brilhava como cristal e brotava do trono de Deus. (cf. Ap 22,1-2). Deverás prover um lugar fora do acampamento para as tuas necessidades. Junto com teu equipamento tenhas também uma pá (Dt 23, 13) Junto ao poço de Jacó, Jesus conversou com a samaritana sobre a água viva (cf. Jo 4.1-26)

“Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. (Am 5,24) Algumas atitudes do povo de Deus Organizar a comunidade para que resolva seus problemas Moises/Jesus Repartir com os pobres. Cuidar e tratar da água a ser consumida Saber comer alimentos bons Cuidar das arvores e bosques Saber descansar

“Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. (Am 5,24) Saneamento básico e a prática da justiça A justiça não pode ser comparada a um rio temporário, que só tem água na época das chuvas. A justiça não pode interromper seu fluxo. Não pode ser um regato que desaparece. A água sempre foi um bem muito precioso na Palestina, uma região de terras boas, mas com índices de chuva muito precários e muitos rios temporários. Diante de um discurso religioso que excluía os doentes, as pessoas com deficiência e os mendigos, tratando-os como possessos e endemoniado, Jesus anuncia a graça e assume posição clara de solidariedade com as pessoas discriminadas, criticando, dessa forma, tudo o que promovia a exclusão.

“Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. (Am 5,24) Amós anuncia a justiça. Jesus também anuncia a justiça. Cada qual o faz com a visão própria de seu tempo e de sua época. A questão das relações justas entre seres humanos entre si e para com o meio ambiente diz respeito não apenas às igrejas, mas a toda a humanidade. Papa Francisco insiste que a igreja de Cristo deve ser “pobre para os pobres”. Na Encíclica Laudato Sí’: sobre o cuidado da Casa Comum, o Papa Francisco diz: “O amor cheio de pequenos gestos de cuidado mútuo, é também civil e político, manifestando-se em todas as ações que procuram construir um mundo melhor.

“Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. (Am 5,24) Amós condena severamente aqueles e aquelas que vivem no luxo irresponsável, à custa do trabalho dos outros. Amós alerta que não é suficiente investir em belas e vistosas celebrações, garantir rituais caríssimos e atrair o público para as suas festas e cerimônias. Jesus anuncia a graça e assume posição clara de solidariedade com as pessoas discriminadas e critica os que promovia a exclusão. Jesus de Nazaré denunciando o ritualismo e a legislação que privilegiava os puros e marginalizava os impuros, proclama “felizes os que têm fome e seda de justiça, porque serão saciados.

“Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. (Am 5,24) Aos seus discípulos e discípulas, Jesus alerta: “pois eu vós digo: se a vossa justiça não ultrapassar a dos escribas e dos fariseus, de modo algum entrareis no Reino dos Céus” Pelo batismo, somos chamados a viver como uma grande família , onde as discriminações e preconceitos sejam superados “Aí não mais grego nem judeu, circunciso e incircunciso,... Como estamos desenvolvendo a tarefa de “Cultivar e guardar” o mundo que é nossa grande Casa Comum?