O Turismo Uma Actividade em Expansão
À cerca de 50 anos que o turismo constitui uma importante actividade económica e social.. A ONU – Organização das Nações Unidas – define turista como sendo “toda a pessoa, sem distinção de raça, sexo, língua ou religião, que ingresse no território de uma localidade diferente daquela em que tem residência habitual e nela permaneça pelo prazo mínimo de 24 horas e máximo de 6 meses, no decorrer de um ano, com a finalidade de recreio, desporto, saúde, motivos familiares, estudos, peregrinações religiosas ou negócios, mas sem propósito de imigração. A OMT- Organização Mundial do Turismo - definiu turismo como sendo a deslocação para fora do local de residência por razões não económicas, por um período superior a 24horas e não superior a 60 dias.
A EVOLUÇÃO DA ACTIVIDADE TURÍSTICA Evolução do turismo internacional ( ) 25 milhões 750 milhões
Desde meados do século XX verificou-se um aumento do número de turistas, devido: Desenvolvimento dos transportes, que levou a um aumento da mobilidade das populações; A institucionalização das férias pagas; A melhoria e diversificação das infra-estruturas de acolhimento turísticas; A divulgação dos produtos turísticos através da publicidade veiculada pelos meios de comunicação social; A intervenção dos operadores turísticos, que podem oferecer condições mais atractivas.
A Evolução do Turismo por Áreas Geográficas Conclusões: A Europa sempre foi o principal destino Turístico… Grande crescimento da região da Ásia – Pacífico.
A EVOLUÇÃO DO TURISMO POR ÁREAS GEOGRÁFICAS OS FLUXOS MIGRATÓRIOS As principais áreas de emissão e recepção de turistas e os respectivos fluxos
A EVOLUÇÃO DO TURISMO POR ÁREAS GEOGRÁFICAS OS FLUXOS MIGRATÓRIOS As principais áreas emissoras de turistas são: A América do Norte A Europa O Sudeste Asiático (Japão) Que correspondem também às maiores áreas de recepção dos turistas, devido: Há grande diversidade de património histórico; Ao maior desenvolvimento das infra-estruturas turísticas; Ao clima (Europa mediterrânica, Florida, Califórnia) – Turismo balnear.
OS PRINCIPAIS TIPOS DE TURISMO Turismo Balnear Turismo Religioso
OS PRINCIPAIS TIPOS DE TURISMO Turismo Termal Turismo de Montanha
OS PRINCIPAIS TIPOS DE TURISMO Turismo Cultural Turismo Cinegético
OS PRINCIPAIS TIPOS DE TURISMO Agro-turismo Turismo em Espaço Rural Turismo de Habitação
Factores Condicionantes do Turismo Factores Físicos O Relevo - Atrativo para a pratica de turismo de inverno e turismo de aventura ex: escalada, alpinismo, rafting e rappel; Repulsivo quando as cadeias montanhosas impedem o acesso a determinados espaços). O Clima - Procura preferencial do tempo seco e céu limpo. A Vegetação - Áreas preservadas em termos ambientais são mais cativantes e permitem o aparecimento de novas alternativas turísticas como o turismo ambiental, o agro-turismo e o turismo rural. Disponibilidade hídrica - É fundamental quer no turismo balnear, rural ou de montanha, quer no turismo termal, onde a qualidade terapêutica deste recurso é essencial.
Factores Condicionantes do Turismo Factores Humanos Infra- estruturas e equipamentos Alojamentos Publicidade Intervenção de operadores turísticos
Alguns destinos Turísticos ÁreasFactores mais Atrativos Europa Região do Mediterrâneo (principal destino turístico) Clima muito favorável, Águas cálidas e calmas, Beleza da paisagem, Riqueza histórica e cultural, Qualidade das infra-estruturas. Algumas cidades: Paris Londres, Veneza, Florença e Pisa Riqueza histórica e cultural, Qualidade das infra- estruturas. Central e de LesteRiqueza histórica e cultural Ásia Alguns países: China, Tailândia, Indonésia, Singapura, Hong Kong (China) Clima, Praias, Riqueza histórica e cultural, Negócios/ Congressos. África Marrocos, Tunísia, EgiptoClima, Praias, Riqueza histórica e cultural. QuéniaFauna/Safaris América CaraíbasClima, Praias. Brasil (Nordeste e Rio de Janeiro) Clima, Praias e Carnaval. E. U.A.Beleza da Paisagem, Clima, Qualidade das infra- estruturas, Negócios/ Congressos.
Os maiores destinos no mundo Destacam-se na sua maioria países Europeus, França, Espanha, Itália e Reino Unido. Entre os países mais visitados temos também os EUA, a China e o México.
Posição mundial Atração turística CidadePaís Número de turistas (em milhões) Posição mundial Cidade Número de turistas (em milhões) 1Times SquareNova IorqueEUA351Londres15,64 2 National Mall & Memorial Parks Washington, D.C. EUA252Bangkok10,35 3 Walt Disney WorldWalt Disney World's Magic KingdomMagic Kingdom Lake Buena VistaLake Buena Vista, FLFL EUA16,63Paris9,70 4Trafalgar SquareLondres Reino Unido 154Singapura9,50 5DisneylândiaAnaheimAnaheim, CACAEUA14,75Hong Kong8,14 6 Cataratas do Niágara OntárioOntário & Nova IorqueNova Iorque CANCAN & EUAEUA146Nova Iorque6,22 7 Fisherman's WharfFisherman's Wharf & Golden GateGolden Gate São FranciscoSão Francisco,CACA EUA137Dubai6,12 8 Tóquio Disneylândia & Disney Sea Tóquio Japão 12,98Roma6,03 9 Catedral de Notre-Dame de Paris França 129Seul4,92 Atracções turísticas mais visitadas do mundo
O turismo em Portugal Em Portugal o turismo começou a desenvolver-se a partir dos anos 70. Durante o séc. XX o termalismo foi predominante, com o passar do tempo, o turismo de sol e praia acentuou-se. Predomina no Algarve, embora se pratique em toda a fachada atlântica.
Impactes Ambientais, Sociais e Económicos Negativos Positivos Aumento e melhoria de infra-estruturas ( por exemplo: aeroportos, redes viárias, saneamento básico etc) Criação de postos de trabalho Promoção de produtos locais por exemplo: artesanato e gastronomia Crescimento económico Valorização do património cultural e construído Soluções: O turismo e outras actividades económicas devem crescer numa perspectiva diversificada, planeada e, assim, sustentável.