O Turismo Uma Actividade em Expansão. À cerca de 50 anos que o turismo constitui uma importante actividade económica e social.. A ONU – Organização das.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aldeia do Piódão – Arganil Fonte: Internet, 2007.
Advertisements

O Turismo É uma forma especial de movimentos migratórios temporários, cujas motivações são as mais diversas: o descanso; prazer dos banhos de mar; o apreço.
A OFERTA TURÍSTICA.
MEIO AMBIENTE E URBANISMO
APEC E TIGRES ASIÁTICOS
Blocos Econômicos.
Sudeste.
Definição do sector de Touring
Itália Itália Alunas: Camila Waked Carolina Rezende Marianna Barcelos
AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA
Monte Mckinley MONTES APALACHES PENÍNSULA DO LABRADOR MONTANHAS ROCHOSAS PLANÍCIE DO MISSISSIPI PLANÍCIE LACUSTRE.
Europa – Aspectos Gerais
POPULAÇÃO E POVOAMENTO
Estratégias e Comercialização de um Mercado Consolidado
Imigração Eb2/3cManuel de Figueiredo Área de projecto Torres Novas 2008/2009 Francisco Gonçalves nº12 Júlia Vasconcelos nº13 Miguel Costa nº18.
Movimentos Migratórios e Urbanização
Migrações.
Uma atividade em expansão.
As grandes cidades são diferentes?
Os portugueses na América do Norte, América do Sul e África
TURISMO EM PORTUGAL.
Factores que permitiram o desenvolvimento do turismo
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
As etapas do Capitalismo
GLOBALIZAÇÃO: Interligação Interdependência - Atual
Economia Européia.
ATRACÇÃO E ANIMAÇÃO TURÍSTICAS
MIGRAÇÕES.
A Circulação da Mercadoria
A formação e a diversidade cultural da população brasileira
Histórico e Hierarquias urbanas
Geografia Por Tabata.
A urbanização e seus impactos Cap. 25 – pg 358
B. Que fatores explicam a distribuição da população em Portugal?
Segmentação em Turismo (Mtur)
Comportamentos Sexuais
Os desafios que o turismo lança ao imobiliário. Destino turístico Algarve.
POPULAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
A história da cidade de São Paulo ocorre paralelamente à história do Brasil ao longo de aproximadamente 455 anos de sua existência, contra os mais de.
O COMÉRCIO MUNDIAL É através do comércio que se realizam as trocas de bens entre pessoas, regiões e países. Torna possível a complementaridade entre diferentes.
A população européia A Europa não é um continente muito grande, mas apresenta grande variedade étnica, linguística e cultural.
Fonte: Organização Internacional para Migração
O espaço urbano e o processo de urbanização
A IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DO TURISMO
Fonte: Organização Internacional para Migração
Formação do Território Brasileiro
Formação territorial brasileira
Fonte: Organização Internacional para Migração
Crescimento populacional no mundo e no Brasil
FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL
EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL. AnoPopulação
Região Sudeste Escola: COOPEN Aluna:Melyssa Vitória Oliveira França Série: 5ºAno A.
BOLSISTA: GIOVANA TAVARES LOPES 1°ano D
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
TURISMO NO ESPAÇO RURAL (TER)
Os seus recursos endógenos específicos que muitas vezes constituem vantagens relativas para o seu desenvolvimento; Património histórico, arqueológico,
Oreni Campêlo Braga da Silva
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA PROF. JHONNY. Crise de Imigração na Europa.
Geografia 2011/12.
Em 1960, o interior do nosso país ainda era atrativo
1 LITORAL NORTE - UMA MARCA FORTE? Encontros do Litoral – POLIS LITORAL NORTE Painel “A Zona Costeira: o potencial turístico” Litoral Norte – Uma Marca.
TURISMO E GLOBALIZAÇÃO CIC/2016 JANDERSON. TURISMO Deslocamento de indivíduo ou grupo, por até um ano, com objetivo de lazer e entretenimento, sem fixar.
MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO
OS RECURSOS MARINHOS E A SUA EXPLORAÇÃO
População mundial: cidades e consumo
MÉDIA DE ACESSOS TAXA DE NOVOS VISITANTES 391 acessos 120 acessos 238 acessos IE FirefoxChrome Operações de acessos de 29/07 à 14/10: acessos.
Uma atividade em expansão.
Uma atividade em expansão.
Uma atividade em expansão.
Transcrição da apresentação:

O Turismo Uma Actividade em Expansão

À cerca de 50 anos que o turismo constitui uma importante actividade económica e social.. A ONU – Organização das Nações Unidas – define turista como sendo “toda a pessoa, sem distinção de raça, sexo, língua ou religião, que ingresse no território de uma localidade diferente daquela em que tem residência habitual e nela permaneça pelo prazo mínimo de 24 horas e máximo de 6 meses, no decorrer de um ano, com a finalidade de recreio, desporto, saúde, motivos familiares, estudos, peregrinações religiosas ou negócios, mas sem propósito de imigração. A OMT- Organização Mundial do Turismo - definiu turismo como sendo a deslocação para fora do local de residência por razões não económicas, por um período superior a 24horas e não superior a 60 dias.

A EVOLUÇÃO DA ACTIVIDADE TURÍSTICA Evolução do turismo internacional ( ) 25 milhões 750 milhões

Desde meados do século XX verificou-se um aumento do número de turistas, devido:  Desenvolvimento dos transportes, que levou a um aumento da mobilidade das populações;  A institucionalização das férias pagas;  A melhoria e diversificação das infra-estruturas de acolhimento turísticas;  A divulgação dos produtos turísticos através da publicidade veiculada pelos meios de comunicação social;  A intervenção dos operadores turísticos, que podem oferecer condições mais atractivas.

A Evolução do Turismo por Áreas Geográficas Conclusões: A Europa sempre foi o principal destino Turístico… Grande crescimento da região da Ásia – Pacífico.

A EVOLUÇÃO DO TURISMO POR ÁREAS GEOGRÁFICAS OS FLUXOS MIGRATÓRIOS As principais áreas de emissão e recepção de turistas e os respectivos fluxos

A EVOLUÇÃO DO TURISMO POR ÁREAS GEOGRÁFICAS OS FLUXOS MIGRATÓRIOS As principais áreas emissoras de turistas são: A América do Norte A Europa O Sudeste Asiático (Japão) Que correspondem também às maiores áreas de recepção dos turistas, devido:  Há grande diversidade de património histórico;  Ao maior desenvolvimento das infra-estruturas turísticas;  Ao clima (Europa mediterrânica, Florida, Califórnia) – Turismo balnear.

OS PRINCIPAIS TIPOS DE TURISMO Turismo Balnear Turismo Religioso

OS PRINCIPAIS TIPOS DE TURISMO Turismo Termal Turismo de Montanha

OS PRINCIPAIS TIPOS DE TURISMO Turismo Cultural Turismo Cinegético

OS PRINCIPAIS TIPOS DE TURISMO Agro-turismo Turismo em Espaço Rural Turismo de Habitação

Factores Condicionantes do Turismo Factores Físicos  O Relevo - Atrativo para a pratica de turismo de inverno e turismo de aventura ex: escalada, alpinismo, rafting e rappel; Repulsivo quando as cadeias montanhosas impedem o acesso a determinados espaços).  O Clima - Procura preferencial do tempo seco e céu limpo.  A Vegetação - Áreas preservadas em termos ambientais são mais cativantes e permitem o aparecimento de novas alternativas turísticas como o turismo ambiental, o agro-turismo e o turismo rural.  Disponibilidade hídrica - É fundamental quer no turismo balnear, rural ou de montanha, quer no turismo termal, onde a qualidade terapêutica deste recurso é essencial.

Factores Condicionantes do Turismo Factores Humanos  Infra- estruturas e equipamentos  Alojamentos  Publicidade  Intervenção de operadores turísticos

Alguns destinos Turísticos ÁreasFactores mais Atrativos Europa Região do Mediterrâneo (principal destino turístico) Clima muito favorável, Águas cálidas e calmas, Beleza da paisagem, Riqueza histórica e cultural, Qualidade das infra-estruturas. Algumas cidades: Paris Londres, Veneza, Florença e Pisa Riqueza histórica e cultural, Qualidade das infra- estruturas. Central e de LesteRiqueza histórica e cultural Ásia Alguns países: China, Tailândia, Indonésia, Singapura, Hong Kong (China) Clima, Praias, Riqueza histórica e cultural, Negócios/ Congressos. África Marrocos, Tunísia, EgiptoClima, Praias, Riqueza histórica e cultural. QuéniaFauna/Safaris América CaraíbasClima, Praias. Brasil (Nordeste e Rio de Janeiro) Clima, Praias e Carnaval. E. U.A.Beleza da Paisagem, Clima, Qualidade das infra- estruturas, Negócios/ Congressos.

Os maiores destinos no mundo Destacam-se na sua maioria países Europeus, França, Espanha, Itália e Reino Unido. Entre os países mais visitados temos também os EUA, a China e o México.

Posição mundial Atração turística CidadePaís Número de turistas (em milhões) Posição mundial Cidade Número de turistas (em milhões) 1Times SquareNova IorqueEUA351Londres15,64 2 National Mall & Memorial Parks Washington, D.C. EUA252Bangkok10,35 3 Walt Disney WorldWalt Disney World's Magic KingdomMagic Kingdom Lake Buena VistaLake Buena Vista, FLFL EUA16,63Paris9,70 4Trafalgar SquareLondres Reino Unido 154Singapura9,50 5DisneylândiaAnaheimAnaheim, CACAEUA14,75Hong Kong8,14 6 Cataratas do Niágara OntárioOntário & Nova IorqueNova Iorque CANCAN & EUAEUA146Nova Iorque6,22 7 Fisherman's WharfFisherman's Wharf & Golden GateGolden Gate São FranciscoSão Francisco,CACA EUA137Dubai6,12 8 Tóquio Disneylândia & Disney Sea Tóquio Japão 12,98Roma6,03 9 Catedral de Notre-Dame de Paris França 129Seul4,92 Atracções turísticas mais visitadas do mundo

O turismo em Portugal Em Portugal o turismo começou a desenvolver-se a partir dos anos 70. Durante o séc. XX o termalismo foi predominante, com o passar do tempo, o turismo de sol e praia acentuou-se. Predomina no Algarve, embora se pratique em toda a fachada atlântica.

Impactes Ambientais, Sociais e Económicos Negativos Positivos  Aumento e melhoria de infra-estruturas ( por exemplo: aeroportos, redes viárias, saneamento básico etc)  Criação de postos de trabalho  Promoção de produtos locais por exemplo: artesanato e gastronomia  Crescimento económico  Valorização do património cultural e construído Soluções: O turismo e outras actividades económicas devem crescer numa perspectiva diversificada, planeada e, assim, sustentável.