CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS DA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PELA METODOLOGIA MCT VIVERAPRENDERTRANSFORMAR GEOTECNIA LUCAS PUFAL PEC II - Segundo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dra Sueli Rezende Cunha
Advertisements

Curso de Engenharia Mecânica
Projeto 1 Introdução 1.1 Tema 1.2 Problemática 1.3 Hipóteses
Título do Trabalho Nome do apresentador Orientador Demais autores
Título da apresentação (Verdana, cor preta)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA.
Lívia M. Chagas Rios, Cristina Etcheverria, Úrsula L. F. Ribeiro
FACULDADE DE ENGENHARIA INDUSTRIAL da Fundação de Ciências Aplicadas
TÍTULO DO TRABALHO Autores
Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FNDCT
Nome Integrantes do grupo e Professor Orientador
Classificação dos solos
Apresentação.
ESTUDO COMPARATIVO DE MISTURAS DE REJEITOS INDUSTRIAIS PARA CONFECÇÃO DE TIJOLOS Anderson Alves Cunha 1 Francismar Henrique.
Título (arial 26 - negrito) Autor (arial 24) Orientador (arial 24)
Daniel Alexandre Aio Prof. Dr. Antônio Anderson da Silva Segantini Autor Orientador ESTUDO DE POSSIBILIDADES.
TÍTULO.
Universidade Federal de Sergipe, Aracaju/Brasil
XI Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação - SICTI
Grupo: Emanuele, Ismael, Breno, Luana, Vitor e Valdir.
MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014)
Introdução à Engenharia Civil e Ambiental
Título Autores (nomes completos) Unidades Palavras-chave II Encontro Regional de Iniciação Científica da Faculdade União Latino-Americana de Tecnologia.
Titulo do Projeto Nome do (a) bolsista
XII Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação - SICTI
O ARTIGO.
ANÁLISE DE PROJETOS DE RODOVIAS PARA PROGRAMAS COM FINANCIAMENTOS
TÍTULO (centralizado; fonte: arial 44)
XX Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica - 14 a 16 de Outubro de 2015 – Câmpus Campo Mourão Acadêmico(a): Nome do acadêmico(a) Orientador(a):
Neste trabalho descreve-se a importância e a necessidade do desenvolvimento de equipamentos que facilitem e viabilizem a utilização da energia solar, ajudando.
Título do trabalho Nome do aluno
CONECTANDO COM O PATRIMÔNIO E A DIVERSIDADE CULTURAL DE UBERLÂNDIA: Educação não formal de Ciência e Tecnologia. Ana Lúcia Gomes 1 Dilma Célia Mallard.
Título do Trabalho MOSTRA DE EXTENSÃO, INOVAÇÃO E PESQUISA - POLI/UPE 2015 – 24 a 26/11/15 Nome do Aluno Orientador Coorientador Cooautor(es) Curso (Engenharia.
TÍTULO: Subtítulo Fulano de Tal, Fulana de Tal, Fulano de Tal, Fulana de Tal João Pessoa (PB), 10 de novembro de Nomes dos autores. Nome do orientador.
Gestão Comercial e Vendas - Especialização Nome do Aluno Nome do Orientador Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ Pós-graduação em.
LILIANE BONDIMAN BULIGON
DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL CERÂMICO COM AGREGAÇÃO DE AREIA VERDE VIVERAPRENDERTRANSFORMAR MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CAMILA STOCKEY ERHARDT PEC II - Segundo.
TÍTULO: Subtítulo Fulano de Tal, Fulana de Tal, Fulano de Tal, Fulana de Tal João Pessoa (PB), 10 de dezembro de Nomes dos autores. Nome do orientador.
NOME: ANÁLISE DA VARIAÇÃO DE CUSTOS RELACIONADA AO DESEMPENHO TÉRMICO DE DIFERENTES ALVENARIAS EM FACE DA NORMA BRASILEIRA VIVERAPRENDERTRANSFORMAR.
PERDA DE TRANSMISSÃO SONORA ENTRE PAREDES DE ALVENARIA ESTRUTURAL
TÍTULO DO ARTIGO Autores: Autor 1; Autor 2; Autor 3 VI SENPEX Ciência e Tecnologia para promoção da Educação e da Vida.
MÉTODO BAILEY: AVALIAÇÃO LABORATORIAL DE MISTURAS ASFÁLTICAS A QUENTE
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
GEOTECNIA VIVER APRENDER TRANSFORMAR
GEOTECNIA/PAVIMENTAÇÃO
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
Nicole Deckmann Callai, Lucas Pufal
ESTUDO DA MISTURA IDEAL DE SOLO ARGILOSO LATERÍTICO DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL E AREIA PARA USO EM PAVIMENTOS ECONÔMICOS VIVERAPRENDERTRANSFORMAR.
PEC I - Primeiro Painel Temático de Pesquisa da Engenharia Civil da UNIJUÍ 14 de Outubro de 2014 Estudo da Capacidade de Carga e Recalque de Solos do Noroeste.
SUBSTITUIÇÃO DE MATÉRIA PRIMA/CONSTRUÇÃO CIVIL
VIVER APRENDER TRANSFORMAR
Análise da Capacidade de Carga e Recalque de
VIVER APRENDER TRANSFORMAR
ESTUDO DE PRODUÇÃO E DESEMPENHO DE BLOCOS DE CONCRETO
INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES
PEC II - Segundo Painel Temático de Pesquisa da Engenharia Civil da UNIJUÍ 1º de outubro de 2015 CONSTRUÇÃO DE SOLUÇÕES SOCIOAMBIENTAIS PARA A PROBLEMÁTICA.
ANÁLISE DA ESTABILIZAÇÃO QUÍMICA DE SOLOS FORMADOS NO VALE DO RIO PARDO PARA APLICAÇÃO EM ESTRADAS VIVERAPRENDERTRANSFORMAR GEOTECNIA MARIANA DA SILVA.
VIABILIDADE ECONÔMICA DO REAPROVEITAMENTO DE AREIA DE DESCARTE DE FUNDIÇÃO EM CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND VIVERAPRENDERTRANSFORMAR MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO.
ESTUDO DE MISTURAS DE SOLO ARGILOSO LATERÍTICO DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL E AREIA INDUSTRIAL PARA USO EM PAVIMENTOS ECONÔMICOS VIVERAPRENDERTRANSFORMAR.
COMPARATIVO LABORATORIAL DE MISTURAS ASFÁLTICAS MOLDADAS NO CENTRO E NAS EXTREMIDADES DAS FAIXAS B E C DO DNIT VIVERAPRENDERTRANSFORMAR Pavimentação Janaína.
Reutilização do Entulho de Construção Civil em Argamassas. Ciências Aplicadas e Engenharias. Acad. Luana Xavier Rodrigues. Prof. Lucimara Aparecida S.
Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental ANÁLISE DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Estudo dos mecanismos de instabilidade em solos residuais de biotita-gnaisse.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Transcrição da apresentação:

CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS DA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PELA METODOLOGIA MCT VIVERAPRENDERTRANSFORMAR GEOTECNIA LUCAS PUFAL PEC II - Segundo Painel Temático de Pesquisa da Engenharia Civil da UNIJUÍ 1º de outubro de 2015

VIVERAPRENDERTRANSFORMAR INTRODUÇÃO O Sucesso de rodovias paulistas incentivou a criação da Classificação MCT para solos Tropicais e consequentemente a Metodologia de Classificação MCT. A Classificação pelo SUCS e da HBR/AASHTO são para solos de clima temperado. Criação em 2012 do projeto de pesquisa “Estudo de Solo Argiloso Laterítico para uso em pavimentos Econômicos” vinculado ao Grupo de Pesquisas em Novos Materiais e Tecnologias para Construção.

VIVERAPRENDERTRANSFORMAR JUSTIFICATIVA Solos de mesma classificação tradicional, porém de comportamento geotécnico diferentes – Solos Lateríticos e Saprolíticos. Utilização da metodologia MCT para as pesquisas relacionadas a pavimentos econômicos. Metodologia pouco difundida e que melhor caracteriza os solos tropicais.

VIVERAPRENDERTRANSFORMAR Classificação de solos pela Metodologia MCT – Ensaios M5 e M8 Classificação Expedita – método das Pastilhas Criação de um Banco de Dados dos solos da nossa Região Consolidação dos ensaios dentro do Laboratório de Engenharia Civil da UNIJUÍ. Futuras Comparações entre os resultados dos dois ensaios. Acelerar o processo de pesquisas de materiais alternativos para Pavimentos Econômicos a serem construídos principalmente nas vias intermunicipais. OBJETIVOS

VIVERAPRENDERTRANSFORMAR Conforme os resultados já encontrados, observamos com grandes perspectivas o futuro da pesquisa. Espera-se obter resultados positivos referentes as misturas para construção de pavimentos econômicos. Criar um banco de dados da região com as informações obtidas. CONSIDERAÇÕES FINAIS

VIVERAPRENDERTRANSFORMAR Os pesquisadores agradecem ao MEC-SeSu pelas bolsas de iniciação científica. Ao Laboratório de Engenharia Civil da UNIJUÍ – LEC. Ao Laboratório da FURG pelos resultados iniciais. AGRADECIMENTOS